Após uma hora de brincadeira virtual, elas comem até 80 kcal a mais
Um estudo feito por pesquisadores canadenses e dinamarqueses mostrou que jogar videogame aumenta a taxa de açúcar no sangue e causa um aumento espontâneo no consumo de alimentos.
Segundo a médica Shelley McGuire, porta-voz da Sociedade Americana de Nutrição, diversos estudos já mostraram uma forte relação entre o tempo que as crianças passam na frente do videogame e a chance de ela se tornar obesa. Mas os cientistas queriam saber agora se o hábito de jogar videogame causa um aumento no consumo de comida ou se diminui o gasto energético.
Para descobrir isso, os cientistas estudaram o mesmo grupo de crianças durante dois períodos – um de descanso e outro em que jogavam videogame.
Foram avaliados então aspectos como a alimentação, o gasto energético e as sensações de fome, apetite e satisfação. Nos dois casos, a avaliação foi feita pela manhã, no mesmo horário, e após o mesmo café-da-manhã.
Os resultados mostraram que a concentração de açúcar no sangue aumentou mais entre aqueles que estavam jogando videogame. O gasto energético também foi maior entre os que estavam jogando, cerca de 21 kcal/h a mais. Mas, por outro lado, esse grupo comeu 80 kcal a mais ao final da atividade na comparação com as crianças que passaram o tempo descansando.
Para Shelley, os resultados foram surpreendentes.
- Os resultados indicam que jogar futebol virtual pode afetar a alimentação. Isso é muito interessante, e uma das causas da crise de obesidade em crianças. Será que os jogos violentos ou educacionais têm os mesmos efeitos que os de esporte? Temos que acompanhar os próximos estudos.
![]() |
Nenhum comentário:
Postar um comentário