lgumas pessoas defendem que os horários das aulas universitárias comecem mais tarde na manhã. Mas pesquisadores acreditam que essa mudança traria desvantagens por permitir que os estudantes passassem a consumir mais álcool.
Uma pesquisa desenvolvida na St. Lawrence University (EUA) analisou 253 estudantes universitários. Os participantes fizeram testes cognitivos e preencheram questionários sobre seus hábitos de sono, horários de aula, uso de substâncias e humor. Eles também mantiveram diários de sono durante uma semana.
Uma análise desses dados levou os cientistas a concluírem que se as aulas começassem mais tarde, os estudantes poderiam mudar suas escolhas e hábitos, passando a dormir mais e a consumir mais bebidas alcoólicas. Essa mudança de hábito poderia prejudicar o sono dos alunos, fazendo com que eles tivessem mais dificuldades de se concentrarem e aprenderem as matérias.
“Os efeitos de aulas que começam mais tarde incluem mais sono”, diz a autora Pamela Thacher, “Mas isso pode ser compensado por pior qualidade de sono, o que pode afetar a habilidade (dos estudantes) se comprometerem, intelectualmente, com os trabalhos do curso”.
A pesquisa foi apresentada na reunião de 25º aniversário da Associated Professional Sleep Societies LLC
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