domingo, 10 de julho de 2011

Pequenas mudanças ajudam a melhorar a qualidade de vida, especialmente entre os idosos

Guiados por profissionais, idosos participaram de um estudo realizado por pesquisadores da Universidade do Sul da Califórnia, onde tiveram de realizar pequenas – e perenes – mudanças em suas rotinas. Visitar museus com um amigo uma vez por semana, por exemplo, levou a ganhos reais na qualidade de vida, incluindo menor taxa de depressão e aumento da satisfação.
De acordo com a autora, Florence Clark, o estudo confirma a tendência atual nas estratégias com foco na prevenção de doenças e incapacidades em vez do tratamento, uma vez que a doença já comece a impactar negativamente a saúde da população. “A ênfase agora é a prevenção. Há intervenções não farmacológicas que funcionam”.
Durante seis meses, terapeutas ocupacionais acompanharam 200 participantes com 60 ou mais anos de idade no intuito de deixar a vida deles mais saudável – seja praticando exercícios em academias, em casa ou fazendo uma caminhada.
Os terapeutas também orientaram os idosos para a utilização de transporte público, estimulando-os a sair de casa. “Você é capaz de ir a um museu, você é capaz de ir a um parque… apenas afirmar isto abriu a eles um mundo de oportunidades”, confirma a autora. “Por exemplo, os terapeutas ajudaram uma das participantes que havia tido uma queda feia ao embarcar num ônibus, e por isso havia deixado de sair de casa. Além de voltar a pegar ônibus, ela começou a fazer trabalho voluntário”, comenta.
Para determinar os resultados, a qualidade de vida foi medida com base em alguns indicadores, como saúde física, mental, bem-estar social e satisfação com a vida. Os participantes do programa foram comparados com um grupo controle, que não recebeu a intervenção.
Embora os dois grupos apresentassem um início mais ou menos equivalente, o grupo de intervenção logo destacou uma melhora significativa na diminuição da dor e depressão, melhorando a vitalidade, função social, saúde mental e satisfação com a vida em geral de seus participantes.
No final da primeira fase, o grupo controle recebeu o mesmo tratamento que tinha sido dado ao grupo de intervenção – e fez progressos idênticos.
“Embora as pessoas estejam vivendo mais, é importante que elas também vivam melhor. Fazer mudanças positivas na forma como vivemos a cada dia e manter essas mudanças em longo prazo é fundamental para manter a independência e garantir um envelhecimento saudável”, conclui.
 

Conheça 5 maneiras diferentes de dizer eu te amo

Nunca ignore o companheiro, sempre diga oi, boa noite ou solte uma frase romântica do nada. Foto: Getty Images

Nunca ignore o companheiro, sempre diga oi, boa noite ou solte uma frase romântica do nada

Você não precisa dizer eu te amo para mostrar todo o apreço que tem pelo seu companheiro. Na correria do dia a dia existem outras maneiras de demonstrar que está do lado dele para o que der e vier e garantir uma relação saudável. O site de relacionamentos Your Tango ensina algumas dicas rápidas para desencadear uma ligação diária entre você e seu companheiro.
As dicas podem parecer simples, e são. Mas são as pequenas coisas que significam muito e temperam o casamento. É hora de se inspirar e ser uma companheira melhor. Aprenda novas maneiras de dizer "eu te amo" em 30 segundos ou até menos.
Se interesse pela vida dele
Quando o seu parceiro tiver alguma atividade importante como uma reunião no trabalho ou uma consulta médica mostre interesse pelo assunto. Assim que ele chegar em casa, pergunte como foi o evento. Torná-lo uma prioridade é o mesmo que dizer o quanto ele é importante pra você.
Mande mensagens
Se vocês passam o dia separados, tire 30 segundos do seu dia para mandar uma mensagem de texto ou e-mail bem romântico.
Ofereça ajuda sem ele precisar pedir
Ajudar o companheiro nas tarefas de casa, mesmo quando vocês está cansada, é uma maneira poderosa de dizer o quão especial ele é.
Preste atenção no companheiro
Muitas vezes estamos tão acostumados com o parceiro que esquecemos até de dizer bom dia. Nunca ignore o companheiro, sempre diga oi, boa noite ou solte uma frase romântica do nada: "eu amo a nossa vida juntos", "você é um grande mãe/pai".
Seja carinhosa
Dar um beijo de surpresa ou fazer um carinho enquanto ele assiste televisão ou lê um livro surpreende o companheiro. O toque, mesmo que seja rápido, diz "eu vejo você. Eu ouço você. Eu te amo".

Hábitos saudáveis: é possível aprendê-los com os homens

 . Foto: Getty Images
Homens gostam da imagem no espelho; adote o hábito

Tradicionalmente as mulheres são conhecidas como o sexo frágil - e saudável. Afinal, elas estão sempre em dieta, visitam o médico frequentemente e vivem mais. Por que elas deveriam se preocupar, então, com os hábitos saudáveis adotados pelos homens? A resposta, segundo o site Yourtango é porque uma pesquisa mostrou que eles têm mais facilidade em perder peso e encontrar a felicidade do que as mulheres, graças ao estilo de vida diferente.
Clique na aba e confira oito dicas sobre quais hábitos saudáveis eles adotam e que podem ser copiados do dia a dia feminino.

Mulheres mais velhas que tomam vitamina D3 podem viver mais

A vitamina D é importante para manter ossos saudáveis. Foto: Getty Images
A vitamina D é importante para manter ossos saudáveis


Mulheres idosas que tomam vitamina D3 podem viver um pouco mais do que aquelas que não usam o suplemento. A pesquisa, divulgada nesta sexta (8) no jornal Fox News, é resultado de um estudo clínico envolvendo mais de 90 mil adultos e foi realizado nos Estados Unidos.
São os efeitos preventivos que poderiam provavelmente explicar a redução da mortalidade, disse o Dr. Christian Gluud, pesquisador sênior. No entanto, segundo ele, são necessárias mais pesquisas para entender porque as mulheres que tomaram a vitamina D3 apresentaram menor taxa de morte.
Muitas questões ainda permanecem em dúvida, já que o estudo incluiu mais mulheres do que homens e por isso não está claro se eles têm o mesmo benefício que elas. Outro ponto é a dúvida em relação a dose ideal de vitamina para conseguir o benefício.

Atenção: umbigo pode conter mais de 1400 bactérias

 . Foto: Getty Images
Sem higiene adequada, umbigo pode ser habitat de colônias de bactérias

Um time de cientistas norte-americanos da North Carolina State University descobriu que há cerca de 1400 bactérias vivendo na cavidade do umbigo humano. A notícia foi divulgada no periódico britânico Daily Mail.
Para chegar a esta constatação, os pesquisadores analisaram o umbigo de 95 voluntários e encontraram traços de 662 bactérias desconhecidas, que podem ser espécies novas e únicas. De acordo com os pesquisadores, 40 destas bactérias são inofensivas e vivem na nossa pele. A quantidade de colônias também variou de acordo com os hábitos de higiene dos voluntários, já que no umbigo do jornalista Peter Aldhous, que lava regularmente a cavidade de seu umbigo, nenhuma bactéria foi encontrada.
Todavia, o escritor Carl Zimmer, especialista em ciência, carregou consigo 53 espécies diferentes e de distintos lugares, como do oceano e do solo japonês. Os pesquisadores disseram ter interesse em estudar o umbigo porque todos temos um e raramente damos atenção a ele, sendo que pouca gente realmente higieniza esta parte do corpo, colaborando para a proliferação de bactérias.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...]
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.