terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Dia da Amizade

Amizade é um sentimento fiel de afeição, simpatia, estima ou ternura entre pessoas.
No decorrer da vida, nós desfrutamos da companhia de diferentes tipos de amigos. Os amigos de nossa infância, dos quais nós podemos lembrar vagamente. Os amigos da escola. O 'melhor' amigo da adolescência. Colegas que encontramos no serviço. Amigos com os quais compartilhamos bons momentos. Companheiros de farra.
À medida que envelhecemos, um amigo com o qual podemos tomar café juntos, enquanto conversamos ou fazemos outro tipo de atividade. Mas existem também relações de amizades entre outros tipos de pessoas de outras regiões, seja por via Internet, onde amizades surgem para suprir um vazio existente ou para descobrir outro mundo, além do seu, ou laços de amizades feitos por pessoas de outras cidades ou regiões, que se conheceram pessoalmente e que preservam, por muito tempo ou por consistência, esse sentimento.
Portanto, hoje, em comemoração ao Dia da Amizade, celebre a data com o amigo por perto; ou se está longe, faça um contato, por mais breve que seja, e reacenda os laços que os unem de amizade, de respeito. Que seu amigo saiba e sinta o quanto você o considera, o quanto você o ama como amigo.
A amizade torna os fardos mais leves, porque os divide pelo meio.
A amizade intensifica as alegrias, elevando-as ao quadrado na matemática do coração.
A amizade esvazia o sofrimento, porque a simples lembrança do amigo é alívio.
A amizade ameniza as tarefas difíceis, porque a gente não as realiza sozinho. A amizade diminui a distância.
Embora longe, o amigo é alguém perto de nós. A amizade enseja confidências redentoras: problema partilhado, percalço amaciado; felicidade repartida, ventura acrescida.
A amizade coloca música e poesia na banalidade do cotidiano.
A amizade é a doce canção da vida e a poesia da eternidade.
O amigo é a outra metade da gente.
O lado claro e melhor.
Sempre que encontramos um amigo, encontramos um pouco mais de nós mesmos.
O amigo revela, desvenda, conforta.
É uma porta sempre aberta, em qualquer situação.
O amigo na hora certa é o sol ao meio-dia, estrela na escuridão.
O amigo é a bússola e rota no oceano, porto seguro da tripulação.
O amigo é o milagre do calor humano que Deus opera num coração.

Dieta mediterrânea diminui risco de doenças no cérebro, aponta estudo

  Adotar a dieta mediterrânea - focada em vegetais, peixes, azeite e quantidades moderadas de vinho - ajuda a manter o cérebro mais saudável e reduzir os riscos de doenças ao envelhecer. É o que destaca estudo publicado na revista Archives of Neurology.
A pesquisa foi a primeira a examinar a relação entre a dieta baseada na alimentação dos franceses, gregos, espanhóis e italianos e um tipo de dano pequeno no cérebro chamado "hipersinais em substância branca".
O estudo foi realizado com mais de 1.000 pessoas com idade média de 72 anos. Todos tiveram que responder perguntas relacionadas à alimentação. O volume de lesão no cérebro foi medido com exames de ressonância magnética.
Os resultados mostraram incidência menor de lesão entre as pessoas que seguiam a dieta mediterrânea, mesmo entre os participantes fumantes, com histórico de doença cardíaca e hipertensão.
O estudo também apontou que os que também seguiam a dieta tinham o peso adequado e que as mulheres eram as que menos seguiam a dieta.
Segundo Hannah Gardener, autora do estudo, vários estudos sugerem que seguir a dieta mediterrânea reduz o risco de síndrome metabólica, doenças coronárias, infarto e problemas cognitivos, mas nenhum antes havia detectado que a dieta protege contra esse tipo de lesão.
Para Gardener, “um consumo maior de alimentos presentes na dieta mediterrânea ajuda a diminuir os riscos de danos aos vasos do cérebro”.

Ciência diz por que músicas como "Someone Like You" de Adele fazem chorar

  A ganhadora de seis Grammy’s Adele é famosa por sucessos que fazem todo mundo chorar, como "Someone Like You" e "Rolling in the Deep". E a ciência tem uma explicação para o fenômeno. É o que conta Michaeleen Doucleff, em sua coluna no The Wall Street Journal.
Apesar de a experiência pessoal e a cultura pesarem, pesquisadores descobriram que certas características musicais mexem com as emoções. A melodia correta, combinada com letras de rompimento amoroso e a voz potente de Adele enviam ao cérebro sinais de recompensa.
Há 20 anos, o  psicólogo britânico John Sloboda conduziu um experimento que identificou a “appoggiatura”, um tipo de nota musical constante em músicas que emocionam. Esta nota se choca com a melodia e cria um som dissonante, isto cria tensão ao ouvinte, contou Martin Guhn, psicólogo da Universidade de Columbia, que co-escreveu um estudo em 2007 sobre o assunto. "Quando as notas retornam à melodia anterior, a tensão é resolvida, e é bom".
"Someone Like You" está cheia de ornamentos semelhantes às "appoggiaturas". Além disso, no refrão, Adele ligeiramente modula seu tom no final de notas longas, momentos antes de o acompanhamento ir para uma nova harmonia, criando uma mini-montanha-russa de tensão e resolução, diz Guhn.
Em seu estudo, o psicólogo descobriu que as músicas que fazem chorar compartilham pelo menos quatro características: elas começam suavemente e depois se tornam altas; incluem a entrada abrupta de uma nova “voz”, seja um instrumento ou harmonia; elas expandem a frequência tocada e têm desvios inesperados na melodia e harmonia.
“A música começa com um padrão suave e repetitivo”, diz Guhn sobre "Someone Like You". Quando começa o refrão, a voz de Adele salta uma oitava, e ela canta as notas em um volume crescente. A harmonia muda enquanto a letra se torna mais e mais melancólica.
Doucleff diz no texto que quando a música de repente quebra seu padrão esperado, nosso sistema nervoso simpático entra em alerta máximo, nosso coração acelera e começamos a suar. Dependendo do contexto, interpretamos este estado de excitação como positivo ou negativo, feliz ou triste.
Um estudo no ano passado de Robert Zatorre e sua equipe de neurocientistas da Universidade McGill relatou que musicas emocionalmente intensas liberam dopamina nos centros de prazer e recompensa do cérebro, semelhante aos efeitos da comida, sexo e drogas. Isso nos faz sentir bem e nos motiva a repetir o comportamento.
Para medir as respostas dos ouvintes, a equipe descobriu que o número de arrepios estava correlacionado com a quantidade de dopamina liberada, mesmo quando a música era muito triste.

Confira 7 benefícios do sexo para a saúde

Alivia o estresse As endorfinas liberadas durante o sexo ajudam a aliviar a tensão e a deixar de lado os momentos ruins do dia  Foto: Getty Images
Alivia o estresse
As endorfinas liberadas durante o sexo ajudam a aliviar a tensão e a deixar de lado os momentos ruins do dia


Fortalece a musculatura do assoalho pélvico Exercícios para fortalecer o assoalho pélvico (contração da região do períneo) podem ser feitos enquanto está sentada trabalhando e, também, durante o ato sexual. Eles até aumentam o prazer, além de ajudar a melhorar o controle da bexiga  Foto: Getty Images
Fortalece a musculatura do assoalho pélvico
Exercícios para fortalecer o assoalho pélvico (contração da região do períneo) podem ser feitos enquanto está sentada trabalhando e, também, durante o ato sexual. Eles até aumentam o prazer, além de ajudar a melhorar o controle da bexiga


Melhora o sono O hormônio oxitocina aumenta quando faz sexo e o nível elevado ajuda a dormir melhor. Se tem problemas para cair no sono e descansar o tempo necessário, que tal se divertir entre quatro paredes?  Foto: Getty Images
Melhora o sono
O hormônio oxitocina aumenta quando faz sexo e o nível elevado ajuda a dormir melhor. Se tem problemas para cair no sono e descansar o tempo necessário, que tal se divertir entre quatro paredes?


Alivia a obstrução nasal Ter um orgasmo alivia temporariamente os seios nasais. Portanto, sexo é bom contra as alergias  Foto: Getty Images
Alivia a obstrução nasal
Ter um orgasmo alivia temporariamente os seios nasais. Portanto, sexo é bom contra as alergias


Aumenta a imunidade Pessoas que transam uma ou duas vezes por semana têm até 30% de níveis mais elevados da imunoglobulina A, que estimula o sistema imunológico e colabora com o combate de infecções, como resfriados e gripe  Foto: Getty Images
Aumenta a imunidade
Pessoas que transam uma ou duas vezes por semana têm até 30% de níveis mais elevados da imunoglobulina A, que estimula o sistema imunológico e colabora com o combate de infecções, como resfriados e gripe


Reduz o risco de doença cardíaca Uma pesquisa constatou que homens que fazem sexo duas ou mais vezes por semana cortam o risco de desenvolver doenças cardíacas pela metade  Foto: Getty Images
Reduz o risco de doença cardíaca
Uma pesquisa constatou que homens que fazem sexo duas ou mais vezes por semana cortam o risco de desenvolver doenças cardíacas pela metade


Adiciona anos de vida Mulheres que gostam de sexo vivem mais do que as que o evitam. E o ato pode fazer com que elas se sintam de dois a oito anos mais jovens  Foto: Getty Images
Adiciona anos de vida
Mulheres que gostam de sexo vivem mais do que as que o evitam. E o ato pode fazer com que elas se sintam de dois a oito anos mais jovens

Veja como identificar se seu relacionamento está crise

Você não foi apresentada à família dele durante as festas de fim de ano: Se vocês já estavam há algum tempo juntos e você não foi apresentada aos pais dele, com certeza esse rapaz não está certo sobre o futuro com você. Porém, se você o conheceu pouco tempo antes dessas ocasiões, esqueça essa regra  Foto: Getty Images
Você não foi apresentada à família dele durante as festas de fim de ano: Se vocês já estavam há algum tempo juntos e você não foi apresentada aos pais dele, com certeza esse rapaz não está certo sobre o futuro com você. Porém, se você o conheceu pouco tempo antes dessas ocasiões, esqueça essa regra

Ele já não tem o mesmo apetite sexual: homens gostam de perseguir e querem ver as mulheres transbordando de desejo. Se a paixão dele por você esfriou inexplicavelmente, reveja a sua relação  Foto: Getty Images
Ele já não tem o mesmo apetite sexual: homens gostam de perseguir e querem ver as mulheres transbordando de desejo. Se a paixão dele por você esfriou inexplicavelmente, reveja a sua relação

Ele só pensa no trabalho e, durante o tempo livre, programa alguma atividade sem você:  Você liga para ele no sábado de manhã e ele só retorna no fim da tarde com uma desculpa qualquer? Se esses sumiços acontecem com frequência, alguma coisa está errada  Foto: Getty Images
Ele só pensa no trabalho e, durante o tempo livre, programa alguma atividade sem você: Você liga para ele no sábado de manhã e ele só retorna no fim da tarde com uma desculpa qualquer? Se esses sumiços acontecem com frequência, alguma coisa está errada

Só você : Se você faz todos os planos, se preocupa e corre atrás de tudo e ele apenas aceita, sem se manifestar, você deve reconsiderar se vale mesmo a pena dispensar sua energia com esse relacionamento  Foto: Getty Images
Só você : Se você faz todos os planos, se preocupa e corre atrás de tudo e ele apenas aceita, sem se manifestar, você deve reconsiderar se vale mesmo a pena dispensar sua energia com esse relacionamento

Ele fala sobre o futuro e você não aparece nos planos:Seu companheiro fala sobre o lugar em que ele deseja viver, um destino que sonha conhecer ou um projeto profissional para o futuro e você não aparece em nenhum desses itens? Então, é fato: no futuro, vocês dois não estarão juntos  Foto: Getty Images
Ele fala sobre o futuro e você não aparece nos planos:Seu companheiro fala sobre o lugar em que ele deseja viver, um destino que sonha conhecer ou um projeto profissional para o futuro e você não aparece em nenhum desses itens? Então, é fato: no futuro, vocês dois não estarão juntos

Ele se tornou durão com os seus sentimentos: Lembra-se quando vc ficava triste, chorava e seu companheiro estava ali para abraçar-te? Se suas lágrimas e chateações já não tem importância, chegou a hora de abandonar o navio  Foto: Getty Images
Ele se tornou durão com os seus sentimentos: Lembra-se quando vc ficava triste, chorava e seu companheiro estava ali para abraçar-te? Se suas lágrimas e chateações já não tem importância, chegou a hora de abandonar o navio

Poluição atmosférica pode aumentar risco de AVC mesmo em dias em que a qualidade do ar é considerada 'regular'

Pesquisa observou que riscos do problema aumentam em mais de 30% em relação a dias com qualidade boa do ar

Poluição: exposição a poluentes em dias de qualidade do ar 'regular' aumenta em 34% chances de AVC em relação a dias de qualidade 'boa'
Poluição: exposição a poluentes em dias de qualidade do ar 'regular' aumenta em 34% chances de AVC em relação a dias de qualidade 'boa' 
A poluição do ar, mesmo em níveis considerados seguros pelos órgãos ambientais, pode aumentar o risco de acidente vascular cerebral (AVC) em até 34%, segundo uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira no periódico Archives of Internal Medicine. O estudo, feito por pesquisadores do Centro Médico Beth Israel Deaconess, em Boston, nos Estados Unidos, indicou que os problemas de saúde estão especialmente ligados aos poluentes emitidos por carros e caminhões.
Para chegar a essa conclusão, os cientistas analisaram mais de 1.700 pacientes que haviam procurado algum hospital de Boston logo após terem sofrido um derrame cerebral entre os anos de 1999 e 2008. Eles cruzaram informações sobre quando os primeiros sintomas de AVC foram sentidos pelos pacientes e as medições da qualidade do ar naquele momento e naquele lugar.
Resultados- Os pesquisadores concluíram que o risco de derrame era 34% maior em pessoas que haviam sido expostas a poluentes quando a qualidade do ar era considerada regular em comparação com a exposição em dias em que a qualidade era boa. As maiores chances de AVC foram registradas em um período entre 12 e 14 horas após o contato com a poluição.
Os autores do estudo também observaram que os casos de AVC estavam significativamente ligados à exposição ao carbono negro e ao dióxido de nitrogênio, dois poluentes associados ao tráfego de carros e caminhões. Esse dado, segundo os pesquisadores, sugere que a poluição provocada pelos veículos é particularmente importante no risco desse  de acidente vascular cerebral .
Para os cientistas, o fato de haver prejuízos à saúde com a exposição a poluentes, mesmo quando a qualidade do ar é considerada regular, deve fazer com que os órgãos ambientais dos países reforcem essas informações à população.
Classificação - No Brasil, de acordo com a página da internet da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), a qualidade do ar 'regular' é definida com índice de 51 a 100, que é semelhante ao aplicado nos Estados Unidos e nessa pesquisa. A CETESB indica que qualidade regular significa que "pessoas de grupos sensíveis, como crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias e cardíacas, podem apresentar sintomas como tosse seca e cansaço. A população, em geral, não é afetada".
A CETESB recomenda que, em dias de concentração alta de poluentes ou em dias de umidade relativa do ar baixa, as pessoas tomem certos cuidados para evitar problemas como os respiratórios, ressecamento da pele e irritação nos olhos. O órgão indica que as pessoas evitem atividades físicas ao ar livre entre 10h e 16h, umidifiquem os ambientes com vaporizadores e toalhas molhadas, por exemplo, sempre que possível permaneçam fora da exposição ao sol, evitem aglomerações em ambientes fechados, usem colírio de soro fisiológico ou água boricada para os olhos e narinas e bebam muita água.

Games on-line atrapalham relação conjugal, afirma pesquisa

Três quartos dos cônjuges, mulheres na maioria, reclamam do vício do parceiro em videogames

Games fazem mal ao casamento, mas chamar a esposa para brincar pode ajudar
Games fazem mal ao casamento, mas chamar a esposa para brincar pode ajudar
Só 'mais meia horinha' pode sim fazer a diferença. Segundo uma pesquisa da Universidade Brigham Young, nos Estados Unidos, jogos online, como World of Warcraft ou Call of Duty, são grandes fontes de tensão e descontentamento no casamento. Nada menos que 75% dos parceiros - principalmente as mulheres - de jogadores virtuais gostariam que eles passassem menos tempo salvando o mundo e se dedicassem mais às atividades conjugais.
"É senso comum que muitos casais enfrentam problemas em torno dos games, principalmente quando os maridos são viciados na jogatina. O impacto é claro", afirma Neil Lundberg, professor responsável pela pesquisa. "Descobrimos que o problema não é quantas horas a pessoa passa jogando, mas sim como esse período impacta a relação entre o casal", completa ele. 

O jogo, afirma a pesquisa, pode tomar o tempo das conversas e atividades feitas em conjunto, momentos que aproximam o casal. Com isso, um dos cônjuges se sente abandonado.

Clube do Bolinha — E, quase sempre, é a mulher que fica de fora da festa. Os pesquisadores entrevistaram 349 casais em que ao menos um dos indivíduos é um jogador contumaz. Em 84% dos casais, esse é o homem. E no caso de casais que jogam juntos, em 73% dos casos o homem joga durante períodos maiores.
Chamar a esposa para a brincadeira, aliás, é a saída encontrada pelo estudo para resolver o problema na maioria dos casos. O jogo online tem um efeito positivo na vida de 76% dos casais que compartilham o joystick. Os jogadores, afirmam os pesquisadores, gostam de interagir com seus avatares — sua persona virtual — no universo online.

"Nem todos os videogames são ruins", afirma Michelle Ahlstrom, uma das autoras. "Alguns são divertidos e podem fortalecer a relação com o companheiro. É preciso considerar o conteúdo do jogo, quanto tempo ele exige, como ele afeta o  trabalho, o  sono e, sobretudo, a relação matrimonial", aconselha  Ahlstrom.
CONHEÇA A PESQUISA

Título original: Me, My Spouse, and My Avatar: The Relationship between Marital Satisfaction and Playing Massively Multiplayer Online Role-Playing Games (MMORPGs)

Onde foi divulgada: revista Journal of Leisure Research

Quem fez: Michelle Ahlstrom, Neil Lundberg, Ramon Zabriskie, Dennis Eggett e Gordon Lindsay 

Instituição: Brigham Young University

Dados de amostragem: 349 casais americanos com ao menos um dos indivíduos praticante de jogos online. Idade média de 33 anos de idade e 7 de casamento.

Resultado: 75% dos indivíduos que não jogam gostariam que o parceiro passasse menos tempo jogando e mais tempo em atividades conjuntas.

Ficar grudado não é prova de amor e pode destruir a relação

Casais que vivem em uma relacão grudenta podem estar com os dias contados
Casais que vivem em uma relação grudenta podem estar com os dias contados



  Estar junto o tempo todo nem sempre é bom para o relacionamento e, segundo especialistas, casais que não dão importância à individualidade podem ter os dias da relação contados. Laila Pincelli, psicóloga especializada em terapia de casal, revela que é comum presenciar depoimentos de frustrações de parceiros que abdicaram parte de sua vida pelo outro.
“Isso é muito comum, principalmente entre as mulheres. Geralmente, quem age desta maneira imagina que está agradando o parceiro e que essa atitude fará com que o outro a veja como uma pessoa especial e dedicada. Muitas vezes, o processo de abrir mão de suas coisas acontece gradativamente e sem que a pessoas tenha consciência dele e de suas consequências”, diz Laila.
A terapeuta ainda afirma que esse comportamento pode, inicialmente, ser confundido com uma prova de amor. “Algumas pessoas agem assim na ânsia de querer mostrar ao outro o quanto a relação é importante. No entanto, com o tempo, começam a surgir as cobranças e os ressentimentos. O casal que faz tudo junto e deixa de lado a individualidade tende a transformar o dia a dia em uma rotina cansativa, sem atrativos e alegria; inclusive, sem diálogo. Já vi muitos parceiros que não conversam mais por não terem o que falar. Afinal, ambos vivem na redoma de fazer tudo junto e em uma rotina metódica.”
Para Ceci Akamatsu, terapeuta e autora do livro “Para que o Amor Aconteça - Deixe as Ilusões de Lado e Transforme sua Vida Afetiva” (R$ 24,90, Verus Editora), ainda há outro problema a ser discutido: o grude não significa proximidade e intimidade dos casais.
“Nossa interação com o outro vai além do nível físico. Compromete também as dimensões emocional, mental e espiritual e para que tudo esteja em harmonia, é necessário que existam momentos isolados, em que precisamos estar bem e sozinhos para pensar ou meditar. Se não soubermos distinguir o que é nosso ou do outro, a interação passa a acontecer de forma distorcida e, em algum momento, esse desequilíbrio aparece na relação, seja na forma de cobranças, brigas, traições ou outras situações desagradáveis”, diz.
Desgrude
Paulo Tadeu, editor de livros, encontrou uma maneira inusitada para combater o grude: mora em casa separada de sua mulher, Elisa Stecca, designer de joias. Ambos estão no segundo casamento e comemoram o formato da relação.

“Tudo foi acontecendo gradativamente e chegamos à fórmula de sermos vizinhos de parede, por uma oportunidade de vaga na casa ao lado da minha. Posso dizer que nossos estilos de vida e personalidades somaram para que chegássemos a esse resultado. Hoje, temos o melhor dos dois mundos, estamos juntos o tempo todo, mas temos o privilégio de ter nossos espaços, quando precisamos de individualidade”, conta Tadeu.
No entanto, o editor também acredita que dá para viver debaixo do mesmo teto e de maneira saudável. “Eu acho que é possível ser feliz de uma maneira tradicional, mas é necessário respeitar a individualidade e as vontades do outro. O respeito ao espaço do parceiro também é essencial, já que todos nós temos momentos em que precisamos ficar um pouco sozinhos”, defende.
Mas se você não pode se dar ao luxo de viver em casas separadas ou ainda nem é casado e já vive um relacionamento grude, a terapeuta Ceci Akamatsu enumera dicas para evitar o efeito devastador desse comportamento para a relação. Navegue pelas abas abaixo e descubra maneiras de deixar o compromisso mais leve:

Combata o grude em cinco passos


  • Fique só

  • Cultive a sua individualidade e identidade. Marque encontros semanais com os amigos ou faça atividades sem a companhia do (a) parceiro (a), como academia ou algum curso.

    Vale, ainda, lembrar das coisas que você gostava de fazer quando estava solteiro, como ver televisão ou até ficar em casa sem nada para fazer. De maneira equilibrada e saudável, esse ciclo será saudável para ambos. Experimente!

  • Aceite o outro

  •  Busque aceitar a si mesmo e ao outro, sem julgamentos ou cobranças, e deixe a pessoa amada livre para tomar as decisões dela. Um (a) parceiro (a) não precisa ser absolutamente igual a você e as diferenças se complementam.
    Lembre-se: estar com alguém, antes de tudo, é uma escolha e não uma obrigação.

  • Escute

  • Aprenda a ouvir o outro, compreendendo as suas diferenças e individualidade. Para que isso aconteça, também tenha como base a aceitação, citada na aba anterior.

  • Desapegue

  • Cada um deve ter preferências, mas não apegos. Podemos preferir que o parceiro se comporte de tal maneira, mas não podemos esperar que ele atenda aos nossos desejos, criando expectativas sobre ele.

  • Sem drama

  •  Não leve tudo para lado o pessoal nem esteja sempre com uma postura reativa. E o mais importante: não faça dramas.
    Lembre-se que tudo que nos incomoda no outro, na realidade, também mostra aquilo que também temos em nós. Não necessariamente como um espelho, mas como algo relacionado.
    Portanto, se alguém do casal decide fazer algo sozinho e o outro se irritar, vale refletir se o irritado não gostaria de estar fazendo o mesmo.

    Vírus emergentes são detectados no Brasil

    Pesquisadores da de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (USP), estudaram os vírus considerados emergentes, que são aqueles recém-descobertos ou cuja incidência tem aumentado em uma determinada região.
    O foco do estudo voltou-se para o Oropouche e o Mayaro, espécies classificadas como arbovírus, como os da dengue, e que causam doenças febris agudas que estão atingindo, principalmente, a região Norte do país.
    Outro vírus estudado é o hantavírus, responsável por uma forma grave de pneumonia capaz de matar quase metade dos infectados. Esse foi descoberto em 1993 e, desde então, cerca de 1,4 mil casos de infecção já foram notificados.
    Uma equipe de mais de 50 pesquisadores se dividiram em 52 subprojetos que faziam parte do projeto de pesquisa. Entre os avanços desse estudo, destacam-se o isolamento do hantavírus Araraquara, inédito no Brasil, e o desenvolvimento de um reagente que facilitou o diagnóstico da hantavirose.
    "Antes, dependíamos de insumos importados. Hoje, distribuímos esses antígenos para vários locais no Brasil e também para Colômbia e Argentina", diz Luiz Tadeu Moraes Figueiredo, virologista responsável pelo estudo.
    O projeto também resultou na criação de reagentes para diagnosticar o Oropouche e três vírus causadores de encefalite: Saint Louis, Rocio e Oeste do Nilo. Esse último representou uma surpresa para os pesquisadores, que acreditavam que a cepa não existisse no Brasil. Segundo Figueiredo, o próximo passo é testar os reagentes, que foram obtidos a partir de genes do vírus inoculados em bactérias, para ver se podem ser utilizados como vacina.

    Mulheres se sentem mais atraídas por homens com tons dourados de pele

    Pesquisadores descobriram mais um fator que explica as preferências instintivas das mulheres na hora de escolher um parceiro: o tom da pele.
    Existem pesquisas que mostram que durante o período de ovulação, mulheres tendem a escolherem parceiros que tenham traços faciais mais másculos, por esse ser um indicativo instintivo de boa saúde. Mas outro indicativo instintivo também pode interessar as mulheres. De acordo com a pesquisa, tons dourados de pele também indicam boa saúde e deixam as mulheres mais interessadas.
    Para saber qual desses fatores era mais importante, pesquisadores da Universidade de Nottingham, na Malásia, fotografaram 41 homens negros e 34 brancos, medindo tons de pele e analisando a masculinidade dos traços através de um programa de computador. Essas imagens foram mostradas a 30 mulheres negras e 32 brancas, e as participantes deveriam dizer os quão atraentes esses homens eram para elas.
    Os resultados mostraram que a masculinidade facial foi tão importante quanto o tom de pele em ambos os grupos étnicos, mas não houve associação entre a masculinidade dos traços e as taxas de atratividade. No entanto, o tom de pele foi importante para mulheres avaliando rostos de homens de seu próprio grupo étnico, não importando muito quando os homens eram do outro grupo.
    A coloração dourada na pele vem de pigmentos carotenóides de frutas e vegetais consumidos, e esses pigmentos estão associados a melhor saúde e fertilidade.
    “O nosso estudo mostra que ser saudável pode ser a melhor forma de homens serem atraentes. Nós sabemos que você pode obter uma cor de pele mais saudável ao comer mais frutas e vegetais, então isso seria um bom começo”, afirma o pesquisador Ian Stephen.
    A pesquisa foi publicada no periódico Evolution and Human Behavior.

    Por que é tão difícil tomar decisões?

    Tomar decisões pode parecer fácil para alguns e extremamente complicado para outros. Algumas pessoas ficam tão apavoradas que adiam essa situação ao máximo. Mas, por que isso acontece? Segundo pesquisadores da Universidade de Colorado, nos Estados Unidos, a resposta é o que chamam de na “ilusão da coragem”, um exemplo de hiato da empatia – nossa inabilidade para imaginar como iremos nos comportar em situações emocionais futuras.
    Em artigo publicado no Journal of Behavioral Decision Making, o pesquisador Leaf Van Boven explica que na teoria do hiato da empatia, quando o momento da verdade ainda está distante, você ainda não está emocionalmente envolvido com a situação, o que dissipa o medo que você provavelmente experimentará na situação real.
    De acordo com os cientistas, nem todo aprendizado acumulado na vida com eventos que nos assustam é capaz de superar o hiato da empatia. Isso tem consequências práticas, expondo as pessoas a situações constrangedoras, ou mesmo perigosas, por decisões que elas mesmas tomaram no passado.

    Hiato da empatia
    Segundo a teoria do hiato da empatia, quando o momento da verdade ainda está distante, você ainda não está emocionalmente envolvido com a situação, o que dissipa o medo que você provavelmente experimentará na situação real.
    Em uma série de experimentos, os pesquisadores demonstraram que as pessoas superestimam sua disposição em participar de eventos públicos embaraçosos que ainda estão distantes no tempo.
    Eles também descobriram que é possível reduzir essa ilusão de coragem induzindo emoções imediatas que efetivamente coloquem as pessoas em contato com o medo que provavelmente experimentarão na situação real - o que foi feito mostrando a eles clips de cenas que induzem medo ou raiva antes que eles tomassem a decisão.
    Cautela
    Os cientistas afirmam que nem todo o aprendizado que possamos ter tido ao longo de nossa vida com eventos dessa natureza é capaz de superar o hiato da empatia.
    Segundo eles, isso tem consequências práticas, expondo as pessoas a situações constrangedoras, ou mesmo perigosas, por decisões que elas mesmas tomaram no passado.
    "Sabendo disso, nós podemos ser mais cautelosos em nossas decisões, ou então usar a ilusão da coragem para nos ajudar a assumir riscos que sabemos que valem a pena - mas estando bem certo de que você provavelmente voltará atrás na decisão quando o momento da verdade chegar," disse George Loewenstein, coautor da pesquisa.

    Amar é estar viciado?

    Quem está apaixonado vê o seu corpo passar por diversas reações estranhas e inexplicáveis. O estômago fica embrulhado, a cabeça distraída e a pessoa fica emocionalmente sensível, passando de sentimentos de felicidade para momentos ansiosos de um minuto para o outro.
    Uma nova pesquisa mostra que essas reações intensas podem ter sua origem no cérebro. Pesquisadores da Albert Einstein College of Medicine (EUA) selecionaram pessoas que diziam estar apaixonadas e mostraram fotos de seus parceiros a elas. Os cérebros dos participantes reagiram às fotos produzindo respostas emocionais nas mesmas partes do cérebro que estão associadas à motivação e recompensa.
    “O amor intenso e apaixonado usa o mesmo sistema do cérebro que é atiçado quando uma pessoa está viciada em drogas”, explica o pesquisador Arthur Aron. “Você pode se sentir feliz quando você está apaixonado, mas você também pode ficar ansioso. A outra pessoa se torna um objetivo na vida”. O cérebro reage ao parceiro como se ele fosse uma droga, e quem está apaixonado pode passar a querer o outro como se estivesse viciado.

    Internet grátis será testada e é prioridade do governo, diz ministro das Comunicações

    Internet na área rural e celular 4G também estão entre projetos para o primeiro semestre


    O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, afirmou nesta terça-feira (14), durante a abertura do seminário "Políticas de (Tele)comunicações", em Brasília, que a internet grátis será testada em março e é uma das prioridades do governo para 2012. A ideia é que as empresas de serviços e bancos, por exemplo, paguem pela conexão do consumidor. 

    De acordo com o ministro, é algo que não demanda investimento, já que as empresas já possuem suas conexões, e que deve atrari o cliente. 

    - Nós queremos ver se isso funciona, mas é algo que eu acho perfeitamente possível. Por exemplo, os bancos gostam que o cliente não vá à agência e entre pela internet. Me parece razoável e justo, então, que tenham um serviço de pagar a tarifa da internet do cliente. É como comprar um livro na internet também. O site diz que se eu comprar mais de um me paga o correio. Se paga o correio, por que não pagar a conexão da internet que é 15 ou 20 minutos? 

    Segundo o ministro, os testes serão feitos na comunidade do Varjão, cidade próxima a Brasília e com oito mil pessoas. Se funcionar bem, o ministério vai começar a difundir a ideia entre as empresas. 

    - Nossa ideia é desonerar o consumidor, que pode deixar de usar o plano dele que tem limite de pacote de dados, ou mesmo se ele não tem plano nenhum. E isso também é uma boa alternativa de atendimento com diminuição de custo para as empresas. 

    Paulo Bernardo explicou que a diferença seria, por exemplo, o que a pessoa digitaria no campo do site que vai entrar. No lugar de ".com.br", colocaria "0800.br", por exemplo, e seria como um pedido de conexão a cobrar que a empresa receberia. 

    Licitações 

    O ministro disse ainda que até abril o governo pretende lançar a licitação para implantação do celular 4G. Segundo Paulo Bernardo, até a Copa do Mundo de 2012 a expectativa é implementar a tecnologia em cidades com mais de 500 mil habitantes. 

    Também no primeiro semestre será feito o leilão para levar a internet e telefonia na área rural. Nos próximos meses serão feitos testes de funcionamento da rede e dos equipamentos no Paraná. 

    Desoneração 

    Outra prioridade do governo na área de comunicações é a desoneração das redes de telecomunicações, que deve sair em março como medida provisória. 

    A medida foi prometida no segundo semestre do ano passado e a demora, segundo o ministro, se deu por dificuldades encontradas pelo Ministério da Fazenda no orçamento. 

    - Não tem dificuldade do mérito, todos concordam com a medida. Esbarramos no problema da compensação dos tributos dos quais vamos abrir mão. 

    A desoneração valerá para equipamentos e construção civil. Cálculos preliminares do governo indicam que deixarão de ser arrecadados R$ 6 bilhões ao longo de cinco anos. 

    Segundo Bernardo, a medida passará a valer de fato a partir de julho, porque levará um tempo até as empresas encaminharem seus projetos e receberem a anuência do Ministério da Fazenda.

    Vacina contra vício em heroína pode ficar pronta em 5 anos

    México diz estar chegando perto da solução para cocaína e metanfetamina também


    A notícia de que uma vacina contra heroína estaria sendo desenvolvida causou furor. Mas a questão é que ela pode estar pronta em apenas cinco anos, segundo o tabloide britânico Daily Mail. 

    Segundo o secretário de Saúde do México, Salomon Chertorivski, o governo local patenteou o tratamento após conseguir resultados satisfatórios com ratos. 

    - O próximo passo é testar em humanos. É um processo que vai levar ao menos cinco anos de trabalho. E não é só heroína... Isso é o que foi patenteado até agora, mas estamos avançando rapidamente com cocaína e metanfetaminas. 

    Maria Elena Medina Mora, diretora do Instituto Nacional de Psiquiatria do México, disse que a vacina, no entanto, não é uma solução para todos os viciados, mas é um modo de confrontar o problema.

    - Esperamos que a pessoa vacinada tenha menos desejo de consumir a droga, porque a vacina tira o prazer de consumi-la. Obviamente, o usuário de drogas vai querer largar e achar outras formas de ajuda psiquiátrica.

    Veja onde haverá Carnaval nos Distritos de Sobral

    Dia 18 - Sábado
    - Patos (12h às 17h no balneário)
    - Jordão (20h à 01h)
    - Taperuaba (22h às 02h)
    - Aracatiaçu /Casinhas (20h à 01h)
    Dia 19 - Domingo
    - Bomfim (12h às 17h)
    - Jaibaras (12h às 17h)
    - Bilheira (14h às 18h)
    - Patos (12h às 17h)
    - Caracará (20h à 01h)
    - Aracatiaçu (22h às 02h)
    Dia 20 - Segunda-feira
    - Aracatiaçu (Balneário - 12h às 17h)
    - Sabonete (20h à 01h)
    - Aparazível (21h às 02)
    - Aracatiaçu (22h às 02h)
    Dia 21 - Terça-feira
    - Patos (12h às 17h)
    - Caracará (20h à 01)
    - Torto (21h à 01)
    - Bomfim (Balneário -12h às 17h)
    - Taperuaba (22h às 02h)
    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...]
    Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
    Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
    Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
    Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
    Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
    Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
    Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.