terça-feira, 13 de setembro de 2011

OUÇA A RÁDIO ANTENA 10 - A RÁDIO JOVEM


A Rádio Antena 10 está de volta agora na internet, muita musica jovem pra você, o melhor da dance music e pop music. Agora ela volta na inernet trazendo quase que toda a equipe  Diozelio, Kaka Viana, Paulo Henrique(PH)e agora conta com Tony Toinho. 
Essa é Antena 10. 
Adicione MSN: antena10web@hotmail.com

De 14:00 hs às 18:00 hs tem o melhor da dance music, trance, house, flash back e pop.
Com Dj Tony Toinho

Acesse e ouça:

Mulheres dedicam três semanas por ano aos cuidados com a casa, diz pesquisa

A dedicação parece não ser suficiente e mais da metade das entrevistadas reclama da falta de tempo . Foto: Getty Images
A dedicação parece não ser suficiente e mais da metade das entrevistadas reclama da falta de tempo 

Três semanas por ano dedicadas completamente aos cuidados com a casa e às tarefas domésticas. Essa é a média de tempo que as mulheres passam nessas atividades, segundo pesquisa feita pela Philips Perfect Care e publicada hoje pelo site Female First. Uma em cada 10 disse passar quatro horas diárias na arrumação de cômodos, limpeza, lavagem de roupas e passando as mesmas.
A dedicação parece não ser suficiente e mais da metade das entrevistadas reclama da falta de tempo para conciliar as atividades domésticas com o trabalho e cuidado dos filhos, principalmente quando eles decidem se comportar mal.
O resultado é que 40% delas se sentem culpadas por deixar tarefas incompletas ou não realizadas e o mesmo percentual de pesquisadas afirmou dedicar menos de uma hora por semana para si mesmas. Trinta por cento delas disseram sentir culpa por não ter tempo para os parceiros e amigos e 20% sentem culpa pela aparência desleixada, sendo que o uso de roupas sujas e mal-cuidadas é o principal item que incomoda.
A falta de tempo encontra um rival à altura: a vontade de ser uma mulher perfeita, cuja imagem se pareça com a das celebridades, que parecem dar conta de todos os aspectos da vida e ainda surgir fabulosas em qualquer momento do dia.
A pesquisa revela que as mães mais admiradas são a apresentadora e modelo Holly Willoughby, a atriz Angelina Jolie e Myleene Klass, esta última apresentadora da TV inglesa.

Diabetes afeta 366 milhões de pessoas em todo mundo

Dados divulgados nesta terça-feira apontam que a doença virou uma epidemia global que não para de crescer

Controle do diabetes: pacientes com a doença devem monitorar as taxas de açúcar no sangue constantemente
Controle do diabetes: pacientes com a doença devem monitorar as taxas de açúcar no sangue constantemente

De acordo com dados divulgados nesta terça-feira pela Federação Internacional para o Diabetes, cerca de 366 milhões de pessoas no mundo vivem hoje com a doença -- que já mata uma pessoa a cada sete segundos. O diabetes é considerado pelo órgão como um "desafio massivo" para os sistemas de saúde.
A grande maioria dos pacientes de diabetes sofrem com o tipo 2 da doença – relacionado à má alimentação, obesidade e sedentarismo. O problema tem se espalhado à medida que as populações dos países em desenvolvimento adotam os hábitos de nutrição menos saudáveis. Para conter o avanço da epidemia, a Federação pede que os países adotem medidas mais concretas de prevenção e que se aumente os investimentos em pesquisas sobre a doença.
O diabetes é uma doença metabólica caracterizada pelo aumento anormal de açúcar no sangue. O tipo 1 é mais comum entre crianças e jovens adultos, que são incapazes de produzir insulina. Já o tipo 2 é desenvolvido por adultos durante a vida e está, normalmente, relacionado à obesidade. Entre suas complicações estão doenças cardíacas e derrame, danos aos rins ou nervos, além de cegueira. Estima-se que cerca de 4,6 milhões de pessoas morram todos os anos no mundo em função da doença e que os sistemas de saúde gastem cerca de 465 bilhões dólares no tratamento dos dois tipos de diabetes.
Publicação - Os novos dados sobre a prevalência e o custo do diabetes, que foram apresentados durante o Congresso da Associação Europeia para o Estudo do Diabetes, serão publicados na quinta edição do Atlas do Diabetes, um guia autorizado, emitido pela Federação Internacional para o Diabetes. A edição anterior, de outubro de 2009, havia estimado o número de diabéticos em 285 milhões para 2010. Mas um estudo separado publicado na revista médica The Lancet em junho deste ano já havia apontado a existência de 347 milhões de doentes.

Insulina poderá ser usada no tratamento para Alzheimer

A substância promove a reparação celular e protege contra toxinas

Alzheimer: a doença, que atinge mais idosos, leva à perda de memória e diversos distúrbios cognitivos
Alzheimer: a doença, que atinge mais idosos, leva à perda de memória e diversos distúrbios cognitivos 

Uma pesquisa americana acaba de indicar um promissor aliado no combate ao Alzheimer: a insulina. Publicada no periódico especializado Archives of Neurology, o estudo informa que, quando aplicada via intranasal (pelo nariz), a insulina ajuda a melhorar as funções cognitivas de pacientes com demência leve ou grave.
Os pesquisadores afirmam, no entanto, que é ainda é prematuro se pensar na insulina como um tratamento único, a ser usado em breve. Isso porque o estudo analisou apenas 104 pacientes, e há a necessidade de que ele seja repetido em larga escala antes que sua eficácia seja de fato comprovada.
Pesquisas recentes sugerem que a insulina tem um papel importante em diversas funções do cérebro, além de regular os níveis de açúcar no sangue. Ela promoveria também a reparação e a formação de células. “Acredita-se, então, que ela possa modificar o curso do Alzheimer”, diz Suzanne Craft, coordenadora do estudo e professora de psiquiatria na Universidade de Washington, nos Estados Unidos.
De acordo com os pesquisadores, a insulina aparentemente protege contra os efeitos tóxicos da beta-amiloide, uma proteína relacionada às placas cerebrais associadas à demência. A substância previne ainda a formação de uma forma tóxica da proteína tau, que são biomarcadores encontrados no líquido cefalorraquidiano de pacientes com Alzheimer.
Estudo – A pesquisa conduzida por Suzanne tinha como objetivo suplementar e normalizar os níveis de insulina no cérebro, sem afetar os níveis nas demais áreas do organismo. Isso foi feito com um dispositivo criado especificamente para inserir insulina através do nariz direto para o cérebro, sem que a substância passasse em quantidades elevadas para o sangue.
Durante os testes, os pacientes tratados com insulina tiveram uma melhora de 20% na capacidade de se lembrar de informações. Eles também demonstraram uma melhora no metabolismo de glicose em algumas áreas do cérebro – os que tomaram placebo tenderam a ter uma piora nesse metabolismo. O tratamento apresentou alguns efeitos colaterais ocasionais, como dor de cabeça leve e corrimento nasal.
Alzheimer em 2011 – O relatório Os benefícios do diagnóstico precoce e de intervenção, divulgado nesta terça-feira pela Alzheimer's Disease International (ADI), aponta que há intervenções eficazes nos estágios iniciais do Alzheimer. O relatório aponta ainda que há fortes argumentos econômicos favoráveis ao diagnóstico precoce.
Normalmente, a maioria das pessoas com demência recebe o diagnóstico tardio, o que resulta em problemas e falhas no tratamento. "Esse diagnóstico tardio representa uma oportunidade perdida para melhorar a qualidade de vida de milhões de pessoas", diz Daisy Acosta, presidente da ADI. Segundo orientações do relatório, todos os países deveriam adotar estratégias para promoção da detecção e intervenções precoces do Alzheimer.
O Relatório Mundial sobre o Alzheimer de 2011 revela ainda que:
- Três quartos das 36 milhões de pessoas que vivem com demência no mundo não foram diagnosticadas e não podem se beneficiar de algum tratamento. Em países ricos, apenas de 20% a 50% dos casos de demência são reconhecidos e documentados no atendimento primário. Em países pobres, essa taxa cai para 10%.
- Falhas no diagnóstico geralmente resultam da falsa crença de que a demência é normal do envelhecimento, e que nada pode ser feito a respeito. O novo relatório aponta, no entanto, que intervenções podem fazer diferença, até mesmo nas fases iniciais da doença.
- Uso de medicamentos e de intervenções psicológicas em pacientes nos estágios iniciais da doença podem melhorar a cognição, independência e qualidade de vida. Apoio e aconselhamento para os profissionais de saúde podem melhorar também o humor, reduzir a tensão e adiar a institucionalização das pessoas com demência.

OAB divulga resultado da 2ª fase do Exame da Ordem

Candidato deve acessar o site da prova e a consulta é individual

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) divulgou, nesta terça-feira, a correção da prova da segunda fase do Exame da Ordem. Os candidatos devem acessar o site da prova e consultar o resultado preliminar do processo seletivo. A consulta é individual. 
A partir do meio-dia desta terça até o meio-dia da sexta-feira os interessados poderão apresentar recurso referente ao desempenho na prova. O resultado final será divulgado no dia 4 de outubro.
A segunda fase do exame foi realizada no dia 28 de agosto. Os candidatos fizeram uma prova prático-profissional com quatro questões dissertativas e uma peça jurídica sobre a área do direito que escolheram: administrativo, civil, constitucional, do trabalho, empresarial, penal ou tributário.

Voz masculina grave estimula memória das mulheres

Altura da voz também é importante na escolha do parceiro, diz estudo

Voz grave masculina: a preferida das mulheres Voz grave masculina: a preferida das mulheres 

Um estudo mostra, pela primeira vez, que a voz masculina grave é importante para as mulheres em dois aspectos: escolha de parceiro e precisão de memória. A pesquisa foi desenvolvida por pesquisadores da Universidade de Aberdeen, no Reino Unido e publicada no periódico Memory & Cognition.
Para chegar à conclusão que a voz grave masculina exerce um papel importante na memória e nas escolhas de parceiros das mulheres, a equipe de pesquisadores realizou dois experimentos. No primeiro, 45 mulheres observaram a imagem de um único objeto enquanto escutavam o nome do objeto dito por vozes agudas e graves de homens e mulheres, geradas por computador. Em seguida, as participantes observaram duas versões semelhantes do mesmo objeto e identificaram qual deles se parecia mais com o que elas tinham visto anteriormente. Elas também registraram qual voz era a preferida.

No segundo experimento, além das vozes geradas por computador, os pesquisadores usaram vozes reais de homens e mulheres para testar 46 novas participantes sobre a preferência e memória do objeto. Em ambos os casos, os autores descobriram que as mulheres preferem a voz mais grave de homens.


Além disso, a lembrança do objeto era mais precisa quando ele era introduzido por uma voz masculina mais grossa. "Nossos resultados demonstram que a memória da mulher pode ser estimulada pela voz masculina grave", disse David Smith, chefe da pesquisa. "O experimento demonstra pela primeira vez que sinais do sexo oposto que são importantes para a escolha de parceiro também podem influenciar a memória das mulheres".


Os autores acreditam que a evolução modelou a habilidade das mulheres de memorizar informações associadas com parceiros desejáveis. "A voz do homem pode indicar qualidade genética além de sinalizar traços de comportamento indesejáveis em um parceiro para relacionamentos de longo prazo, como traços antissociais e falta de calor emocional", afirmam. "Para avaliar os parceiros, as mulheres parecem depender da memória para acessar informações sobre atributos e o histórico de seu comportamento."

Aumentam casos de crianças com pressão alta

É muito incomum que crianças e adolescentes desenvolvam pressão alta, mas os riscos disso acontecer estão aumentando. Dados mostram que uns quartos dos jovens americanos têm vasos sanguíneos semelhantes aos de pessoas muito mais velhas.
Frequentemente, crianças que apresentam taxas elevadas de pressão sanguínea são diagnosticadas com pré-hipertensão, termo que não refere a uma doença, e sim a um fator. A pressão alta é um indicador de risco para uma diversidade de doenças. Quando detectada em adultos, ela é imediatamente abordada e monitorada, e o mesmo deve ser feito para as crianças.
“Eu acho que é importante que todo mundo faça exames de pressão sanguínea. A taxa geral para o desenvolvimento de pressão alta enquanto você ainda é um adolescente ainda é muito baixa. Mas existe um grupo de pessoas cujas taxas de desenvolvimento de pressão alta estão em algum lugar entre duas e cinco vezes isso, e muitas dessas crianças são (pessoas) que seriam consideradas normais”, diz a Dra. Karen Redwine, que publicou um estudo sobre o tema no periódico Journal of Pediatrics.
O que preocupa os médicos é que o tratamento de pressão alta em crianças seja feito através de medicamentos sem que existam provas de que eles serão benéficos para pessoas dessa idade. De acordo com o Instituto Nacional do Coração, Pulmão e Sangue (National Heart, Lung and Blood Institute), nos Estados Unidos, o ideal é que primeiro sejam feitas mudanças de estilo de vida, como diminuir o consumo de sal e a prática de exercícios. Apenas se as mudanças não forem suficientes é que medicamentos devem ser considerados.
Os efeitos da pressão alta em adultos já são conhecidos, aumentando a porcentagem de chances de que o indivíduo sofra um derrame ou infarto. Em crianças, os efeitos desse mal ainda são desconhecidos. Por isso, o pessoas nessa faixa etária que sofram de pressão alta devem receber cuidados assim que a condição for diagnosticada.

Insônia afeta 40% dos canadenses

A insônia é um mal que aflige um número cada vez maior de pessoas. No Canadá, cerca de 40% da população sofre com a falta de sono. A constatação é de pesquisadores da Universite Laval, que entrevistaram 2.000 pessoas.
Os pesquisadores consideraram insônia como a dificuldade para adormecer superior a 30 minutos, estar acordado longos períodos durante a noite ou despertar, pele menos, 30 minutos antes do planejado.
Os resultados mostraram que 40% dos entrevistados relataram ter sofrido pelo menos um dos sintomas na semana anterior. Quando questionados sobre a qualidade do seu sono, 20% dos participantes disseram estar insatisfeitos e 13,4% afirmaram apresentar todos os sintomas apontados na pesquisa.
O estudo descobriu que apenas 13% dos entrevistados consultaram um profissional de saúde sobre a sua insônia, enquanto 10% usaram medicamento de prescrição, 9%  produtos naturais, 7% medicamentos sem receita e 5% bebidas álcool para pegar no sono.
Segundo os pesquisadores, as pessoas estão buscando resolver o problema da insônia sozinhas, o que pode ser perigoso, pois ela é uma doença que exige cuidados como as outras, e pode levar a outros danos a médio e longo prazos.
Os resultados foram apresentados no Congresso Mundial de Medicina do Sono em Quebec, Canadá.

Menopausa ainda é tabu para as mulheres

Ginecologista afirma que mulheres associam fenômeno à velhice

A menopausa ainda é um tabu para as mulheres. Depois da última menstruação, o corpo das mulheres passa por uma série de mudanças. Por mais que isso seja esperado, o tema ainda é motivo de constrangimento e dúvidas. 
A personal trainer Maria Leonor disse ter feito segredo quando entrou na menopausa.

- Nem para o meu marido eu contei. Eu tinha vergonha, não queria falar que era uma mulher menopausada.


Thais Meirelles de Siqueira, professora, conta que mal conseguia controlar o próprio humor. Ela sentiu os primeiros sintomas aos 46 anos. 


- Muita oscilação. Eu ficava irritada, alegre, triste, tudo, num dia só. Uma coisa difícil, sabe? É a pele que vai caindo, o colesterol que vai aumentado...


Rita Dardes, ginecologista, afirma que as mulheres escondem a menopausa pelo fenômeno estar associado à velhice.

Doenças não infecciosas custarão metade do PIB mundial, diz OMS

A luta contra as doenças não infecciosas custará 48% do PIB mundial, declarou nesta terça-feira em Baku (Azerbaijão) a secretária-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margaret Chan.
- Nos próximos 20 anos, a luta contra as doenças não infecciosas custará ao mundo mais de US$ 30 trilhões, 48% de seu PIB.
Margaret afirmou ainda que estas doenças destroem o lucro dos países.
- É preciso trabalhar na prevenção e curar as pessoas, mas não podemos eliminar as causas sociais de sua aparição, que são o ar contaminado, a água, o estresse e os produtos alimentícios de má qualidade.
A secretária-geral do organismo internacional destacou que a OMS deve influir nas indústrias alimentícias para que estas reduzam o sal e o açúcar em seus produtos, "com especial atenção à saúde das mães e das crianças".

Anfetaminas ocupam segundo lugar entre as drogas mais consumidas no mundo

ONU alerta sobre o perigoso aumento no uso de drogas sintéticas; maconha lidera o ranking

As drogas sintéticas superaram a cocaína e a heroína e passaram a ocupar o segundo lugar na lista de droga mais consumidas no mundo, atrás apenas da maconha, anuncia a Organização as Nações Unidas contra as Drogas e o Crime (ONUDC) em seu relatório anual.
Depois da maconha, os estimulantes do tipo anfetaminas (ATS) são a segunda droga mais utilizada no planeta, à frente da cocaína e da heroína, afirma o documento da ONUDC.
A agência destaca as transformações do mercado de entorpecentes e o aumento do número de laboratórios clandestinos para elaborar anfetaminas, como explica Yuri Fedotov, diretor executivo da ONUDC .
- O mercado das ATS evoluiu de uma indústria de fabricação doméstica em pequena escala para um mercado do tipo cocaína e heroína, com um nível mais forte de integração e com grupos do crime organizado envolvidos ao longo da cadeia de produção e de distribuição.
O relatório ressalta que as ATS são fáceis de produzir e precisam de um investimento relativamente pequeno, com um grande rendimento, ao contrário das drogas a base de plantas, como a cocaína e os opiáceos.
Na Ásia sul-oriental, a região mais afetada pelas anfetaminas, o número de pílulas de ATS confiscadas passou de 32 milhões em 2008 a 93 milhões em 2009 e alcançou 133 milhões ano passado.
- Vemos a produção suprir novos mercados e as rotas das drogas se diversificam para alcançar áreas que antes não eram afetdas pelas ATS.
Na América Latina e África Ocidental foram registrados recentemente as primeiras descobertas de laboratórios de ATS.
Na Ásia oriental e sul-oriental, a ONUDC também destacou uma tendência crescente de consumidores que injetam ATS, com consequências perigosas para a saúde, sobretudo pelo vírus da Aids.
O relatório também aponta a emergência de novos componentes sintéticos não regulados, imitando os efeitos das substâncias ilícitas e que escapam do controle das leis internacionais.
- Muito perigosas e, no entanto, ainda consideradas legais em muitos países, essas drogas são facilmente encontradas pela internet.

FGTS faz 45 anos com prejuízo de R$ 250 bilhões aos trabalhadores

Dinheiro é total das perdas pela inflação ou do que deixou de ser depositado pela empresa

Chega a R$ 250 bilhões o valor do prejuízo no FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) dos trabalhadores. O fundo, criado há 45 anos para financiar a habitação, o saneamento básico e as obras de infraestrutura urbana, é considerado um colchão para quem fica desempregado ou quer comprar a casa própria, mas poderia ter ainda mais dinheiro hoje. 
Até 2010, o FGTS tinha saldo de R$ 211 bilhões entre contas ativas e inativas de todos os trabalhadores. O patrimônio líquido do fundo, isto é, aquilo que está aplicado pelos trabalhadores em moradias não quitadas e outros bens, somam outros R$ 49 bilhões, nas contas do Ministério do Trabalho.

Em outras palavras, o total que já deixou de ser depositado ou que perdeu o valor ao longo do tempo é equivalente a praticamente tudo o que há de grana no fundo hoje. As contas foram feitas pelo economista Mario Avelino, presidente do instituto FGTS Fácil.


Segundo ele, estima-se que uma das piores perdas seja decorrente das faltas de depósitos das empresas. Avelino conta que, desde a criação do fundo no governo do presidente Humberto de Alencar Castelo Branco (1964-67), mais de R$ 100 bilhões deixaram de ser depositados pelas empresas.


- Este dinheiro poderia estar movimentando a economia, financiando mais casas próprias, mais saneamento básico e infraestrutura urbana, gerando mais empregos, beneficiando principalmente os trabalhadores de baixa renda.


Cada trabalhador tem 8% descontado de seu salário bruto diretamente depositado no fundo. O que ocorre é que há vários casos de empresas que deixam de fazer esses depósitos – o que é ilegal.


Até a criação do FGTS, o trabalhador demitido tinha direito a uma indenização equivalente a um mês de trabalho para cada ano de contrato assinado. Após dez anos, as demissões só poderiam ser com justa causa e o valor da indenização era dobrado.


Segundo ele, outro grande motivo de prejuízo está ligado à forma como os rendimentos são calculados. Hoje, todos os depósitos do FGTS são feitos pelas empresas nas contas dos trabalhadores abertas exclusivamente na Caixa Econômica Federal.
A conta vinculada FGTS do trabalhador recebe, no dia 10 de cada mês, rendimentos e correção monetária similar àquela aplicada nas contas de poupança com aniversário no mesmo dia e taxa de juros de 3% ao ano.

O FGTS tem uma valorização a partir de uma taxa chamada TR (Taxa Referencial), que valia 0,2076% em junho passado. Só que ela é menor do que o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), que ficou em 0,37% no mesmo mês. Então o rendimento acaba não cobrindo as perdas da inflação.


- Esta diferença percentual de 42,11% entre dezembro de 2002 e setembro de 2011 já gerou uma perda total de R$ 85 bilhões a todos os trabalhadores com contas no FGTS neste período.


Então a conta fica sendo a seguinte: para um trabalhador, que tinha em dezembro de 2002 um saldo de R$ 10 mil com uma taxa de juros anual de 3% (a mesma da poupança), ficaria com um saldo de R$ 15.326,83 pela valorização da TR. Com a regra aplicada pelo rendimento da inflação, esse fundo ficaria com R$ 21.781,61.


Na Câmara e no Senado tramitam projetos para acabar com esses prejuízos, segundo Avelino. Um deles prevê que a TR seja substituída pelo IPCA, a fim de valorizar o FGTS do trabalhador.


Mas ainda há outras perdas. Nas contas do FGTS Fácil, os erros nas transferências das contas do FGTS dos bancos para a Caixa Econômica Federal em 1992 somam até R$ 3 bilhões; fraudes somam mais de R$ 1 bilhão; as multas não pagas por demissão sem justa causa somam prejuízos de R$ 50 bilhões.


Quando o trabalhador é demitido sem justa causa, o empregador é obrigado a fazer o depósito a título de multa rescisória na conta do trabalhador. Essa multa corresponde a 50% do valor do somatório dos depósitos efetuados na conta do trabalhador, devidamente corrigidos, dos quais 40% são creditados na conta vinculada do trabalhador e 10% refere-se à contribuição social a ser recolhida na rede bancária e transferida à Caixa Econômica Federal. Estão isentas da contribuição social de 10% os empregadores domésticos que optaram por recolher o FGTS do empregado doméstico.


Quem tem direito ao FGTS?
- Trabalhadores urbanos e rurais, regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho – CLT;

- Diretor não empregado, ou seja, que não pertence ao quadro de pessoal da empresa, mas que tenha sido equiparado a empregado;
- Trabalhadores avulsos, como estivadores, conferentes, vigias portuários etc;
- Empregados domésticos cujos empregadores optaram pelo recolhimento do FGTS.

Quem não tem direito ao FGTS?
- Trabalhadores eventuais que prestam serviços provisórios, não estando sujeitos a ordem e a horário, e que não exerçam tarefas ligadas à atividade principal do tomador de serviços;

- Trabalhadores autônomos;
- Servidores públicos civis e militares, sujeitos ao regime trabalhista próprio;

Para saber mais sobre o FGTS ou como consultar seu saldo, o trabalhador deve consultar o site do próprio fundo em www.fgts.gov.br.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...]
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.