terça-feira, 25 de outubro de 2011

OUÇA A RÁDIO ANTENA 10 - A RÁDIO JOVEM

A Rádio Antena 10 está no ar com o melhor do Dance, Trance, Flash Dance e Pop.
Essa é Antena 10 - A rádio jovem de Sobral. 

A MELHOR RÁDIO DE MÚSICA ELETRÔNICA!
Adicione MSN: toinline@hotmail.com

De 14:00 hs às 18:00 hs tem o melhor do dance e trance.
Com Dj Tony Toinho

Acesse e ouça:

Proteína manda sinal para o corpo acumular gordura

Cientistas da Universidade de Califórnia, nos Estados Unidos, descobriram que desativar a proteína galectina-12 pode ser a chave para tratar a obesidade e o diabetes. Isso porque a proteína desempenha um papel crucial no armazenamento da gordura.
A pesquisa mostrou que as cobaias que não tinham a capacidade de sintetizar a galectina-12 acumulavam 40% menos gordura corporal, além de apresentarem um incremento no metabolismo e menor resistência à insulina. 
Fu-Tong Liu, um dos autores da pesquisa, explica que "a galectina-12 parece sinalizar para as células de gordura é que é hora de conservar energia, em vez de queimá-la". Tanto a quebra como o armazenamento da gordura são processos intimamente ligados, que envolvem diversos sinalizadores. "Se nós pudermos interromper esse sinal, teremos uma chance de melhorar o metabolismo das gorduras e reduzir a resistência à insulina em pacientes com obesidade e diabetes", completa.
Segundo o especialista, a descoberta pode ajudar no tratamento da obesidade e, principalmente, do diabetes. Como a obesidade é sinalizador da doença, bem como a resistência à insulina, a desativação da galectina-12 poderia aumentar a qualidade de vida do paciente diabético.

Homens são mais engraçados do que as mulheres

Alguns homens acreditam que o sexo masculino é mais engraçado que o feminino, e um novo estudo mostra que isso pode até ser verdade, mas a diferença é pouca e, aparentemente, os homens são mais engraçados para outros homens, e não para mulheres.
Um grupo de pesquisadores americanos desenvolveu um estudo com o objetivo de definir qual sexo é o mais engraçado. Para isso, professores e alunos da Universidade de San Diego (EUA), e o editor de quadrinhos da revista americana The New Yorker realizaram um experimento envolvendo estudantes universitários.
Inicialmente, os pesquisadores selecionaram 16 universitários e 16 universitárias. Os participantes foram deixados sozinhos em uma sala durante 45 minutos enquanto escreviam legendas para 20 desenhos da The New Yorker, legendando 640 imagens no total.
Na segunda fase do experimento, 34 universitários e 47 universitárias foram chamados para darem notas dadas aos desenhos. Uma imagem era exibida com duas legendas aleatórias e anônimas. Os participantes escolhiam qual das duas era a mais engraçada.
Uma análise dos resultados obtidos mostrou que os homens tiveram resultados melhores, mas por pouco. Os homens que escreveram as legendas receberam em média 0,11 pontos a mais que as mulheres.
“Isso é triste para os caras”, disse o professor Nicholas Chritenfeld, que participou do estudo. “(Eles) acham que por serem engraçados eles vão impressionar as mulheres, mas eles estão na verdade impressionando outros homens que querem impressionar as mulheres”, completa.

Elogios não merecidos podem prejudicar a saúde emocional

Pessoas que se dão elogios não merecidos podem estar prejudicando sua saúde emocional. A visão positiva equivocada de suas realizações pode impedi-los de sentir desanimo e abatimento. Outra consequência pode ser que a pessoa pare de ver a necessidade de melhora nos seus esforços.
Pesquisadores da Universidade da Pennsylvania (EUA) e da Technological University (Singapura) desenvolveram quatro estudos, incluindo 295 universitários americanos e 2780 estudantes de Hong Kong entre as séries 7 e 12.
Nos dois primeiros estágios de um experimento, os estudantes foram misturados e separados em 4 grupos. Os participantes fizeram testes acadêmicos e disseram aos pesquisadores como eles achavam terem se saído, comparando suas performances com a de outros alunos. Depois disso eles responderam questionários que são frequentemente utilizados para a medição de sintomas de depressão.
No terceiro e no quarto estágios, alunos americanos receberam depoimentos falsos dos pesquisadores quanto às notas obtidas nos seus testes. Os cientistas disseram aos alunos que tinham tido alta performance que suas notas tinham sido ruins, e disseram o inverso aos alunos que foram mal nos exames. Grupos controle receberam suas notas reais sem comentários dos pesquisadores.
Os resultados do estudo mostram que os alunos que achavam que suas performances tinham sido muito melhores do que elas realmente foram tinham probabilidades maiores de se sentirem deprimidos do que aqueles que foram mais realistas em relação às suas notas.
“Esses resultados desafiam a noção popular de que a automotivação e prover comentários positivos para pessoas com baixas performances é beneficial para a saúde emocional”, afirmam os pesquisadores. “Ao invés disso, nossos resultados sublinham os benefícios emocionais da autoanálise e de comentários de performance”, eles completam.

Não existe planta milagrosa para emagrecimento

Chá de hibisco, de carqueja, verde, vermelho, branco… são infinitas as plantas vendidas sob a promessa de emagrecimento. Algumas são tidas como milagrosas, mas, segundo pesquisadores, não existe nenhuma que garanta o emagrecimento 100% eficaz.
Sérgio Tinoco Panizza, coordenador da Comissão de Fitoterapia do Conselho Regional de Farmácia de São Paulo, diz que os chamados fitoterápicos (produtos feitos a partir da plantas medicinais e consumidos como medicamentos) podem trazer efeitos colaterais, ao contrário do que muitos pensam.
O farmacêutico explica que o que funciona para uma pessoa não vai, necessariamente, funcionar para que a outra perca peso. Segundo Panizza, o ideal é que se descubra a causa da obesidade para então tratá-la.  “Não existe um produto milagroso que todo mundo possa tomar”, diz. “A clínica médica tem que individualizar mais o paciente”, sugere.

Libido excessiva pode ser sinal de raiva em humanos

A raiva, conhecida também como hidrofobia, é uma doença causada por um vírus e transmitida por animais doentes a animais sadios. Os principais bichos afetados são cães, gatos e morcegos, mas humanos também pode adquirir a doença.
Dentre os sintomas iniciais da raiva estão dores, espasmos e náuseas. O sintoma mais conhecido, o medo de água, é um sinal de que a evolução da doença atingiu um estágio em que a cura não é mais possível. Porém, há um sintoma incomum que também indica a impossibilidade de tratamento – o excesso de libido. Médicos explicam que em alguns casos, o primeiro sintoma da raiva que surge é a hipersexualidade, antes mesmo da dor e dos vômitos.
“Frequentemente as pessoas dizem ‘bom, se eu tiver sintomas eu irei ao médico’”, afirma Peter Costa, da Aliança Global de Controle da Raiva. “Se você foi mordido ou suspeita que você foi lambido ou arranhado por um animal infectado, você deve procurar tratamento dentro de 24 horas”, ele aconselha.

Comer peixe previne demência, aponta estudo

Comer peixe aumenta o fluxo sanguíneo para o cérebro e previne de doenças como demência. É o que aponta estudo realizado pela Northumbria University.
Manter uma dieta rica em ômega 3, ácido graxo presente nos peixes, tem bons efeitos para a saúde de jovens. O estudo tinha participantes com idade entre 18 e 35 anos e mostrou que o consumo do alimento reduziu níveis de cansaço mental depois de realizar tarefas mais difíceis.
Ainda que o resultado do estudo não mostre que ômega 3 ou óleos de peixe melhorem a saúde mental, os pesquisadores mostraram que há um aumento de fluxo sanguíneo para o cérebro, o que é importante para pessoas com mais idade.
Dr Philippa Jackson, autora do estudo, acredita que é graças ao aumento do fluxo sanguíneo no cérebro que se alimentar com peixer previne declínios cognitivos e demência.
Pesquisadores pretendem conduzir um estudo sobre o ômega 3 em pessoas com idade entre 50 e 70 anos.

Guia para muçulmanas propõe sexo em grupo para poligâmicos

Segundo o livro, problemas domésticos podem ser resolvidos com obediência e satisfação do marido. Foto: Getty Images
Segundo o livro, problemas domésticos podem ser resolvidos com obediência e satisfação do marido

Uma associação de esposas muçulmanas, que propõe a submissão da mulher para combater o divórcio e a violência doméstica, editou um guia que estimula o sexo em grupo para fortalecer os casamentos polígamos, assunto que gerou rejeição de entidades muçulmanas e de direitos humanos.
"Islamic sex, fighting Jews to return Islamic sex to the world" (Sexo islâmico, combatendo os judeus para devolver o sexo islâmico ao mundo, em livre tradução) é o título do manual de 115 páginas que foi distribuído entre as mais de 1 mil fãs na Indonésia, Malásia e Cingapura pelo "Obedient Wives Club" - Clube da Esposas Obedientes.
A organização alcançou notoriedade ao defender que as mulheres devem se comportar como prostitutas especialistas na cama para atender aos desejos dos maridos e manter a união familiar.
A espécie de "Kama Sutra" para preservação do casamento oferece, sem conter nenhuma fotografia ou desenho, instruções sobre como entreter, obedecer e dar prazer aos maridos.
Com este intuito pedagógico, a associação pretende melhorar o desempenho das mulheres que só oferecem 10% do desejo de seus cônjuges, segundo o texto.
A imprensa local divulgou trechos do manual, apesar de "a leitura ser restrita as integrantes do clube", disse à Agência Efe a diretora da associação na Indonésia, Gina Puspita.
"Alá garantiu ao homem a possibilidade de ter sexo simultâneo com todas suas esposas. Se a mulher assim agir, o sexo será melhor", diz um dos capítulos do guia, que estimula as mulheres a manter relações com seus maridos e com suas demais esposas.
Vários países muçulmanos mantêm a poligamia, prática pela qual os homens muçulmanos podem se casar com mais de uma mulher sempre que possuam meios para sustentá-las.
O livro mostra em outros capítulos como as mulheres podem satisfazer seus maridos descrevendo atos sexuais e defendendo que o sexo é uma forma de prece.
A fundadora do grupo, Maznah Taufik, considera que as separações são resultado do fracasso das mulheres em dar prazer a seus maridos. "O abuso doméstico acontece porque as esposas não obedecem aos maridos. O homem é o responsável pelo bem-estar da mulher, mas ela deve escutá-lo e obedecê-lo", disse Taufik à imprensa.
O manual recebeu duras críticas de inúmeros grupos muçulmanos, organizações de direitos humanos e até mesmo de ministros.
A responsável pela associação feminista Empower criticou a visão "atrasada e estreita" do papel da mulher no guia. "É realmente um insulto ao movimento de defesa dos direitos da mulher. Avançamos o suficiente para que as mulheres não sejam mais tratadas como meros objetos sexuais", defendeu.
Ratna Osnan, líder do grupo muçulmano Irmãs no Islã, denunciou que "os homens que abusam costumam utilizar o comportamento de suas esposas como justificativa de seus atos embora sejam sua responsabilidade".
O ministro de Assuntos Islâmicos da Malásia, Jamil Khir Baharom, anunciou que irá analisar o conteúdo do livro para determinar se é pornográfico ou ofensivo ao islã.
Na Indonésia - o país com mais muçulmanos do mundo onde 80% de seus 240 milhões de habitantes praticam esta religião - o clube se nega a fornecer mais detalhes sobre um guia de "uso privado e exclusivo".

Confira 6 maneiras práticas de banir o sedentarismo

Movimente-se ao telefone - prefira falar ao celular ou aparelhos sem fio para que, enquanto mantém a conversa possa ficar em pé ou caminhar  Foto: Getty Images
Movimente-se ao telefone - prefira falar ao celular ou aparelhos sem fio para que, enquanto mantém a conversa possa ficar em pé ou caminhar

Ocupe-se após as refeições - depois de almoçar, arrume algo para fazer que te obrigue a caminhar um pouco. Os níveis de gordura na corrente sanguínea são mais altos depois das refeições, fazer exercícios leves neste período estimula o metabolismo  Foto: Getty Images
Ocupe-se após as refeições - depois de almoçar, arrume algo para fazer que te obrigue a caminhar um pouco. Os níveis de gordura na corrente sanguínea são mais altos depois das refeições, fazer exercícios leves neste período estimula o metabolismo
Opte pelos assentos próximos ao balcão - em vez de escolher cadeiras e mesas, prefira se acomodar no banco em frente ao bar. Desta forma, as pernas ainda farão algum esforço para sustentar parte do peso do corpo   Foto: Getty Images
Opte pelos assentos próximos ao balcão - em vez de escolher cadeiras e mesas, prefira se acomodar no banco em frente ao bar. Desta forma, as pernas ainda farão algum esforço para sustentar parte do peso do corpo

Deixe o assento em casa - se você vai passear em um parque, não leve cadeiras. Sem ter lugar para sentar, vai acabar ficando mais tempo em pé e caminhar mais.   Foto: Getty Images
Deixe o assento em casa - se você vai passear em um parque, não leve cadeiras. Sem ter lugar para sentar, vai acabar ficando mais tempo em pé e caminhar mais.
Faça coisas pessoalmente - em vez de usar telefone e e-mail para se comunicar com colegas de trabalho, vá até a mesa da pessoa e converse pessoalmente   Foto: Getty Images
Faça coisas pessoalmente - em vez de usar telefone e e-mail para se comunicar com colegas de trabalho, vá até a mesa da pessoa e converse pessoalmente

Crie múltiplas estações de trabalho - mesmo que seja em uma mesma mesa, dividir os assuntos de trabalho obrigará você a se esticar e se mover para alcançar cada item. Se conseguir distribuir os objetos ao redor da mesa, conseguirá ainda mais movimento   Foto: Getty Images
Crie múltiplas estações de trabalho - mesmo que seja em uma mesma mesa, dividir os assuntos de trabalho obrigará você a se esticar e se mover para alcançar cada item. Se conseguir distribuir os objetos ao redor da mesa, conseguirá ainda mais movimento

Conheça dez fantasias sexuais preferidas das mulheres

Conheça alguns dos fetiches femininos
Conheça alguns dos fetiches femininos
 
Há homens que pensam que as mulheres não ficam pensando em sacanagem uma boa parte do dia e, por isso, precisam rever seus conceitos. Elas são experts em fantasias sobre situações apimentadas e fora do convencional.
A revista norte-americana Ask Men selecionou dez das fantasias femininas mais comuns, como ménage, trajes etc e concluiu que muitas conseguem realizar todos os fetiches surpreendendo a classe masculina.
Claro que há mulheres que ficam sentadas esperando que seus parceiros adivinhem e realizem seus desejos, mas a grande maioria parte mesmo é pro ataque. Confira e suspire.
Dominação: não, meu amigo, ela não quer ser dominada, ela quer mesmo é dominar! Embora adorem homens fortes, elas também adoram vê-los implorando por elas na cama, estando no controle e tendo total devoção do parceiro.
Ser dominada: mulheres adoram homens que não têm medo de mostrar sua testosterona e fantasiam em ser amarradas e dominadas. Elas querem sentir os dedos do parceiro segurando firme em seus cabelos, ela quer ser possuída e voltar à condição de pares fora das quatro paredes.
Professor/estudante: elas adoram a ideia de se fantasia de colegiais e provocar sua visão e seu prazer. Muitas ainda vão provocá-lo até ser irresistível ficar longe do corpo delas e a maioria espera levar umas belas palmadas. Sim, as palmadas mostram não apenas uma relação de dominação, como também ajuda a embarcar num clima muito quente.
Sexo com um desconhecido: a maioria não pensa no assunto, mas algumas realmente curtem a ideia. Sexo com alguém com quem não tem qualquer tipo de ligação pode ser muito prazeroso e elas imaginam que encontrarão um cara extremamente sensual que vai se aproximar e levá-las para um local reservado onde o clima pega fogo.
Ménage com outra mulher: sim, seus sonhos podem se tornar realidade, afinal, muitas mulheres hétero têm manifestado a vontade de ir para cama com você e outra mulher. Todavia, elas não querem ver o parceiro se divertir com a garota, porque sentem ciúmes. Ela é que seria o centro das atenções, enquanto você só observa.
Ménage com dois homens: ser adorada por dois homens lindos e heterossexuais é uma das fantasias mais recorrentes entre elas, que ainda é considerada um tabu para muitas. A ideia é que ela seja o centro das atenções e ações, sem necessariamente passar por uma dupla penetração, por exemplo.
Voyeurismo: sabe-se que os homens são mais visuais e se excitam apenas com imagens, mas as mulheres também curtem observar um casal "em ação". A fantasia pode ser observar o vizinho, uma orgia ou um casal no parque.
Uso de força: não, ela não quer ser estuprada. Na fantasia, há apenas um cara gato que a leva para a cama e "manda ver", mesmo com ela protestando e se debatendo e, no fundo, adorando cada minuto.
Exibicionismo: mesmo que sua namorada torça o nariz quando você sugere gravarem alguns vídeos eróticos, pode apostar que ela e as amigas já fantasiaram sobre a ideia. Se ela for bastante segura em relação ao corpo e a você, pode até topar. Algumas imaginam até outras pessoas assistindo ou se exibir em locais públicos e adoram a possibilidade.
Strip-tease: se falta coragem para tirar a roupa em público, para muitas sobra vontade de fazê-lo entre quatro paredes. Elas adoram a possibilidade de excitá-lo por meio de uma dança sensual, porque sua cara de bobo mostra o quanto a acha atraente e o quanto ela está no controle.

Consumo diário de café reduz risco de câncer de pele: estudo

O consumo diário de café reduz o risco de desenvolver basalioma, forma de câncer de pele mais frequente, segundo estudo publicado esta segunda-feira nos Estados Unidos e que parece confirmar pesquisas anteriores feitas com ratos.
Segundo os autores do estudo, as mulheres que bebem mais de três xícaras de café por dia têm reduzido em 20% o risco de desenvolver basalioma (carcinoma de células basais) em comparação com aquelas que consomem pouco ou nenhum café.
Para os homens, que parecem se beneficiar menos deste efeito protetor, ainda por razões desconhecidas, consumir mais de três xícaras de café por dia reduz em pelo menos 9% o risco de desenvolver câncer de pele.
A pesquisa, apresentada durante conferência da Associação Americana para a Pesquisa do Câncer (AACR, na sigla em inglês) em Boston (Massachusetts, nordeste), mostra que quanto mais café se consome mais se reduz o risco de basalioma.
Os autores do estudo se disseram surpresos com os resultados.
Embora já se tivesse observado uma relação entre a cafeína na forma de unguento e a diminuição do risco de câncer de pele, estudos epidemiológicos não tinham demonstrado este vínculo claramente.
"Nosso estudo indica que o consumo de café pode ser uma opção importante para ajudar a prevenir o câncer de pele", disse Fengju Song, um dos autores da pesquisa.
Com quase um milhão de novos casos de basalioma diagnosticados a cada ano nos Estados Unidos, fatores alimentares como o consumo diário de café, inclusive com modestos efeitos protetores, pode ter um grande impacto na saúde pública, informaram os cientistas.
A pesquisa foi feita com dados de dois estudos, um com 72.921 participantes entre 1984 e 2008 e o segundo com 39.976 pessoas entre 1986 e 2008.
Esta não é a primeira vez que se atribuem propriedades anticancerígenas ao café. Em maio deste ano, outro estudo feito pela Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard descobriu que os homens que bebem seis xícaras de café por dia reduzem em 20% o risco de desenvolver câncer de próstata.

Estudo relaciona violência ao alto consumo de refrigerante

Uso excessivo da bebida aumentaria em 15% a chance de conduta agressiva

O alto consumo de refrigerantes entre os adolescentes pode estar ligado a um comportamento mais agressivo, diz um estudo publicado nesta segunda-feira pela revista Injury Prevention.

A pesquisa observa que os adolescentes que bebem mais de cinco latas de refrigerantes não-dietéticos são significativamente mais propensos a ter atitudes violentas, como portar armas e cometer agressões. O estudo baseou-se em entrevistas com 1.878 adolescentes de 14 a 18 anos de 22 escolas públicas da cidade americana de Boston.


Os jovens foram classificados em duas categorias: "baixo consumo", até quatro latas por semana; e "alto consumo", mais de cinco latas por semana. Um terço dos entrevistados ficou na categoria de "alto consumo". Eles foram perguntados sobre recentes comportamentos ou atitudes violentas com companheiros ou familiares e se portavam faca ou arma de fogo.


Essas atitudes foram avaliadas junto a outros fatores que poderiam influir nos resultados, como o gênero, consumo de álcool, de tabaco e as horas de sono.


O estudo constatou que 23% dos que bebiam uma ou nenhuma lata de refrigerante por semana responderam que tinham o hábito de portar armas. Já entre aqueles que bebiam mais de 14 latas por semana o número chegava a 43%.


A proporção daqueles que tiveram condutas violentas com os companheiros se elevava de 15% naqueles que quase não bebiam refrigerantes para 27% entre os que bebiam 14 ou mais por semana.


Como conclusão, os pesquisadores afirmam que os adolescentes que são altos consumidores deste tipo de bebida têm entre 9% e 15% mais propensão a apresentar condutas violentas.


"Pode haver uma relação direta causa-efeito, talvez devido ao conteúdo de açúcar ou cafeína nessas bebidas, ou pode haver outros fatores, não analisados ainda, que relacionem alto consumo de refrigerantes a agressão", indica o estudo.

Células de sangue menstrual são transformadas em embrionárias

Médicos do Instituto Nacional de Cardiologia (INC), em parceria com o Instituto de Biofísica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), conseguiram transformar células do sangue menstrual em células-tronco pluripotentes induzidas (iPS, na sigla em inglês) - reprogramadas para terem as mesmas características de células embrionárias.
Trata-se de um importante avanço nas terapias celulares, que prometem reparar tecidos danificados por doenças ou traumas, já que as células embrionárias são capazes de se transformar em outros tecidos.

A ideia dos pesquisadores é gerar e estudar as células do músculo cardíaco de duas pacientes que têm uma arritmia cardíaca rara, chamada síndrome do QT longo. A primeira tentativa será com mãe e filha - que já tiveram amostras do sangue menstrual colhidas. Por conta da doença, elas sofrem crises de arritmias e podem ter uma morte súbita.

“Com as células induzidas, vamos reproduzir a doença de mãe e filha  in vitro e estudar as atividades elétricas envolvidas. Isso vai permitir entender o comportamento anormal das células e testar novas drogas”, explica o pesquisador Antonio Carlos Campos de Carvalho, coordenador de ensino e pesquisa do INC.

Dormir pouco pode levar adolescente a ganhar peso

Estudo mostrou que os jovens que dormiam menos de sete horas tinham índice de massa corporal maior

Estudo mostra que adolescentes que dormem menos que sete horas podem ter mais chances de ganhar peso
Estudo mostra que adolescentes que dormem menos que sete horas podem ter mais chances de ganhar peso

Dormir menos de sete horas por dia pode estar relacionado ao ganho de peso em adolescentes, segundo sugere um estudo apresentado durante o Encontro Anual do American College of Chest Physicians, que reúne médicos especializados no sistema cardiorrespiratório.
O estudo, realizado por pesquisadores do Centro de Medicina do Sono Baylor College, no Texas, acompanhou 255 adolescentes – 108 meninos e 147 meninas. Os participantes forneceram dados sobre os hábitos de sono, como a quantidade de horas que dormiam durante a semana e no fim de semana, além do peso e da altura para o cálculo do índice de massa corporal (IMC).
Entre os meninos, os resultados indicaram que eles dormiam, em média, 6 horas e 32 minutos durante a semana e 9 horas e 10 minutos nos finais de semana. Já as meninas dormiam cerca de 6 horas e 30 minutos nos dias de semana e 9 horas e 22 minutos nos finais de semana. Os pesquisadores, então, compararam os garotos que dormiam mais de sete horas com os que dormiam menos. Eles perceberam que o IMC daqueles que dormiam pouco foi 3,8% maior do que os que dormiam mais. Ao realizar a mesma comparação entre as meninas, o IMC foi 4,7% maior.
Segundo os pesquisadores, o problema pode estar relacionado diretamente com os hormônios grelina e leptina, que regulam as sensações de fome e saciedade. "Quando você não dorme o suficiente, o nível de leptina cai, o que quer dizer que você não fica satisfeito quando come. A falta de sono também aumenta os níveis de grelina, o que estimula o apetite, e faz com que as pessoas queiram comer mais", afirma Radha Rao, coautora da pesquisa.
"Os adolescentes que dormem menos de oito horas também podem consumir mais calorias do que aqueles que dormem mais que oito horas (pelo menos oito horas de sono são recomendadas pelos médicos). Portanto, eles têm um maior risco para a obesidade e problemas de saúde associados, incluindo pressão arterial alta, doença cardíaca e derrame", disse Lata Casturi, autor do estudo. Além do ganho de peso, falta de sono durante a adolescência pode resultar em maus hábitos de sono na idade adulta e trazer consequências a longo prazo para a saúde. "O sono promove o crescimento de crianças e adolescentes e fortalece o sistema nervoso e imunológico", disse Rao.
"Quando os adolescentes não dormem o suficiente, eles dormem na sala de aula, têm problemas para se concentrar, mais chances de ficarem estressados e também mais propensos a adoecerem e a não cumprir com as obrigações devido ao cansaço", afirmou Casturi. De acordo com os pesquisadores, os pais devem ensinar bons hábitos de sono aos filhos desde o início da vida. Entre as recomendações estão a definição de um horário de sono regular, desligar dispositivos tecnológicos à noite e evitar cafeína e a prática de exercícios na hora de dormir.

Um cigarro já é o suficiente para prejudicar jovens adultos, diz estudo

Pesquisa observou aumento da concentração de substância prejudicial nos tecidos após o consumo de pouca quantidade de tabaco

Tabagismo: ao contrário do que se pensava, apenas um cigarro é capaz de aumentar níveis de óxido nítrico no organismo
Tabagismo: ao contrário do que se pensava, apenas um cigarro é capaz de aumentar níveis de óxido nítrico no organismo

Segundo um estudo apresentado no 77º encontro anual da American College of Chest Physicians (ACCP — Academia Americana de Cirurgiões Torácicos), o consumo de somente um cigarro já pode ser o suficiente para causar prejuízos na saúde de jovens adultos.
Pesquisadores gregos promoveram um estudo envolvendo oito mulheres e oito homens com idade média de 23 anos e que fumavam menos de oito maços de cigarro por ano. O estudo observou que, após fumarem apenas um cigarro, a concentração de óxido nítrico (veja quadro ao lado) nos tecidos das vias respiratórias dos participantes aumentou em 26%, enquanto os níveis de fração de óxido nítrico exalado diminuíram em 15,6%. A redução do fluxo de óxido nítrico é prejudicial à saúde.
Segundo Ubiratan de Paula Santos, pneumologista do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas (Incor), já se sabia que a taxa de fração de óxido nítrico exalado diminui em fumantes, mas os motivos para isso acontecer ainda são desconhecidos.

População mundial atingirá 7 bi em 31 de outubro, diz ONU

Gravidez ectópica
A alta taxa de natalidade em alguns países e a maior longevidade da população contribuem para o rápido aumento populacional

No próximo dia 31 de outubro, a população mundial chegará aos 7 bilhões de habitantes. É o que prevê a revisão de 2010 das Perspectivas da População Mundial, a projeção populacional oficial das Nações Unidas elaborada pela Divisão de População do Departamento de Desenvolvimento Econômico e Assuntos Sociais (DESA) da ONU. A velocidade do crescimento desse número - que pode alcançar 9,3 bilhões em 2050 - é inédita.
A alta taxa de natalidade em alguns países e a maior longevidade da população são fatores que contribuem para o rápido aumento populacional. Se atualmente 893 milhões de pessoas possuem mais de 60 anos, até 2050 esse número deve praticamente triplicar, chegando a 2,4 bilhões. A expectativa de vida média atual é de 68 anos, quando era de apenas 48 anos em 1950.
“Um mundo de 7 bilhões é tanto um desafio quanto uma oportunidade”, afirmou o Diretor Executivo do UNFPA, Babatunde Osotimehin. “Globalmente, as pessoas estão vivendo vidas mais longas e saudáveis e escolhendo ter famílias menores. Mas a redução das desigualdades e a busca do bem-estar das pessoas que vivem hoje - assim como as gerações que virão - vão exigir novas formas de pensamento e de cooperação global sem precedentes”, disse.
Alguns demógrafos anunciam tempos turbulentos frente ao marco: a rápida urbanização, a degradação ambiental e as estonteantes demanda por saúde, educação, recursos e empregos. Para outros, o decréscimo do número de habitantes, e não a superpopulação, seria o maior desafio a longo prazo, com a diminuição das taxas de fertilidade e o encolhimento da força de trabalho. Segundo eles, é importante um esforço no sentido de apoiar a segurança social para uma população envelhecida.

Pesquisa mostra que vendas de tablets superam a de netbooks pela primeira vez

Produtos como o iPad são vistos como mais fáceis de usar

As vendas de tablets superaram as de netbooks pela primeira, segundo pesquisa da empresa ABI Research que mostra a entrega feita pelos fabricantes durante o segundo trimestre de 2011 em todo o mundo.
Foram entregues 13,6 milhões de tablets contra 7,3 milhões de netbooks no período. No primeiro trimestre do ano foram entregues 8,4 milhões de netbooks contra 6,4 milhões de tablets.

Jeff Orr, diretor da empresa, analisou o mercado a partir dos resultados da pesquisa.


- Essa é uma tendência que não esperamos que irá se reverter. Como eles não são segmentos diferentes não é um comportamento direto de substituição, mas uma mudança de liderança pelo tipo de dispositivo mais interessante.


O levantamento mostra que durante o segundo semestre deste ano 68% dos tablets no mercado são iPad, produzido pela Apple.


- Tablets são vistos como aparelhos fáceis de usar em comparação com teclado e mouse do netbook. [...] O custo, no entanto, não é uma razão que achama a atenção para os tablets, já que o custo médio de um tablet é de US$ 600 [R$ 1.046] e um netbook custa cerca de metade disso.


Orr explica ainda que os tablets representam uma tentativa por parte das pessoas mais velhas de se envolver mais com o acesso à internet depois que deixaram de usar PCs por serem difíceis de usar.


A empresa estima que 32 milhões de netbooks e 60 milhões de tablets sejam embarcados em todo o mundo neste ano. A distribuição de tablets tem como foco a demanda exigida pelos consumidores emergentes para esse tipo de produto espalhados pela Europa Ocidental, Estados Unidos, Japão e Coreia.

Estudo mostra que falta de higiene bucal ajuda a dificultar a gravidez

Problema na gengiva desencadeia reações que prejudicam funcionamento normal do corpo

Nem todas as dificuldades para engravidar estão relacionadas aos órgãos reprodutores femininos.
Um estudo australiano aponta a falta de higiene bucal com uma das responsáveis em ajudar a dificultar a mulher a engravidar.
A falta de higiene bucal causa uma doença chamada periodontal, que se caracteriza pela inflamação na gengiva.
Quando não é tratada, ela desencadeia várias reações que prejudicam o funcionamento normal do corpo. A ela já foi atribuída o surgimento de doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e até a baixa qualidade de esperma nos homens.
O estudo concluiu que mulheres com gengivas doentes demoram até sete meses para engravidar. Os pesquisadores australianos analisaram mais de 3.000 mulheres com inflamação no sangue proveniente da gengivite e concluiu que elas tinham dificuldade para gerar filhos.

Pesquisa confirma que morango protege estômago de danos do álcool

Efeitos positivos dos morangos são associados à capacidade antioxidante

Uma equipe de pesquisadores italianos, sérvios e espanhóis confirmou o efeito protetor dos morangos no estômago de um mamífero prejudicado pelo álcool, informou nesta segunda-feira (24) a Universidade de Granada, que participou deste estudo. 
Os cientistas forneceram etanol (álcool etílico) para cobaias de laboratório e comprovaram que a mucosa gástrica daquelas que previamente tinham comido extrato de morango sofria menos lesões. A pesquisadora da UB (Universidade de Barcelona) e co-autora do trabalho, Sara Tulipani, explicou que os efeitos positivos dos morangos são associados à capacidade antioxidante, que ativam as próprias enzimas e defesas do organismo.

As conclusões do trabalho mostram que uma dieta rica em morangos pode exercer um efeito benéfico na prevenção de doenças gástricas, de modo que esta fruta poderia atenuar a formação de úlceras estomacais em humanos. A gastrite ou inflamação da mucosa do estômago, além de se relacionar com o consumo de álcool, também pode ser gerada por infecções e pela ação de remédios antiinflamatórios não-esteróides (como a aspirina).

Maurizio Battino, coordenador do grupo de pesquisa da Universidade Politécnica da Marche (UNIVPM), na Itália, deu uma entrevista sobre o assunto.


– Nestes casos ingerir morangos durante ou depois da patologia poderia aliviar a lesão na mucosa gástrica. 


A equipe detectou menos ulceras nos estômagos dos ratos que, antes de receber o álcool, tinham ingerido durante dez dias extrato de morangos (40 miligramas ao dia por quilo de peso). Segundo Battino, o trabalho não foi desenvolvido para atenuar os efeitos de uma bebedeira, mas para encontrar moléculas protetoras da mucosa gástrica. Além de cientistas da UNIVPM, da UB e de Granada, a pesquisa ainda contou com pesquisadores das universidades de Salamanca, na Espanha, e de Belgrado, na Sérvia.

Nível moderado ou alto de estresse leva a maior taxa de mortalidade

Risco é até 50% maior entre homens que se estressam por longos períodos 

Estudo realizado pela Oregon State University (EUA) e publicado no Journal of Aging Research concluiu que homens que experimentam eventos estressantes de nível moderado ou alto por anos a fio têm taxa de mortalidade 50% maior.

Para chegar à conclusão, os estudiosos usaram os arquivos de um estudo que conta com quase mil homens de classe média, com boa saúde e que trabalham. Eles foram acompanhados durante 18 anos - de 1985 a 2003.

O grupo classificado como de baixo estresse contou com homens que sofreram dois ou menos grandes episódios de estresse, em comparação à média de três episódios para o grupo moderado e até seis para o grupo que sofria alta pressão. Os episódios responsáveis pela tensão eram ocorrências que podem permear pessoas de meia-idade ou mais velhas, como morte da esposa e ter que colocar os pais em asilos.

Uma das descobertas mais surpreendentes do estudo foi de que o risco de mortalidade do grupo de estresse moderado é semelhante ao grupo elevado, que é de 50% a mais daqueles que se estressam pouco.

Como proteção desse efeito negativo do estresse, os pesquisadores destacaram a boa saúde e o hábito de beber moderadamente - sem excessos. Nos resultados da pesquisa, pessoas que tinham esses fatores tinham uma expectativa de vida maior que os demais.  
Combata o estresse com medidas simples

Nada mais simples que um abraço para reduzir a tensão. Ao mesmo tempo em que conforta e protege, ele proporciona uma sensação prazerosa a quem envolve e é envolvido. O ato ativa as regiões temporais e frontais do cérebro, que são ligadas ao prazer.

Segundo a neurologista Sonia Brucki, vice-coordenadora do departamento de neurologia cognitiva e do envelhecimento da Associação Brasileira de Neurologia, o abraço faz com que o cérebro libere dopamina e serotonina, hormônios do prazer. "Você estabelece uma empatia com a pessoa, percebe o sentimento dele. Isso dá uma sensação prazerosa", explica.

Estudo realizado pela Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, indica que abraçar diminui os níveis de cortisol e a norepinefrina, hormônios relacionados ao estresse, além de diminuir a pressão sanguínea, o que previne doenças cardíacas. O aumento da taxa de uma substância chamada oxitocina também é notável. Quanto mais oxitocina o cérebro libera, mais a pessoa quer ser tocada e menos estressada ela fica: ou seja, quanto mais abraçada ela é, mais ela deseja ser abraçada.

Portanto, embora não combata diretamente as causas do estresse - sejam elas vindas de problemas familiares, do trabalho, entre outras -, o abraço acolhe a pessoa de tal forma que pode melhorar, e muito, a disposição e a maneira de encarar os problemas.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...]
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.