terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Separação e divórcio podem ser uma oportunidade de crescimento

Quando se toma a decisão de oficializar uma união, os parceiros seguem regras que são aceitas pela sociedade, como viver para o resto da vida juntos e serem fiéis até que a morte os separe. Em um grande número de uniões, o casamento representa muito mais que seguir essas regras, constituindo a realização de um sonho em que a felicidade e a satisfação pessoal de formar uma família são o foco principal.
Na tomada de decisão pela união, muitas pessoas não levam em conta as diferenças existentes em relação ao parceiro, pois, no ato da paixão, acabam instintivamente afastando qualquer imagem ou situação de aborrecimento. Porém, mais tarde, isso pode desencadear uma série de problemas e insatisfações.
Em 2012, a taxa geral de divórcio atingiu o seu maior valor com 1,8 divórcios para cada mil pessoas de 20 anos ou mais. Desde o início da série histórica das Estatísticas do Registro Civil, em 1984, houve um acréscimo de 36,8% no número de divórcios em relação a 2009. Por outro lado, a taxa geral de separação teve queda significativa, chegando a 0,5 separações para cada mil pessoas de 20 anos ou mais, o menor índice da série (IBGE).
Em algum momento, o casamento para de ser fonte contínua de prazer e surgem os obstáculos, que podem dar início ao declínio de toda felicidade. Quando casamos levamos junto toda nossa vivência anterior, dificuldades pessoais e limitações. Desta forma, todo referencial e todas as dificuldades que cada um traz consigo, são somadas as do parceiro.
Nesse momento, fica claro para os dois o quanto as diferenças são maiores do que imaginadas e quanto será necessário jogo de cintura, tolerância e compreensão de ambas as partes.
Porém, as estatísticas nos revelam que uma grande parcela da população não consegue resolver esses conflitos, optando pela dissolução do casamento. O importante é que, se o casal optar pela separação, cada um reflita sobre todo o processo vivenciado para que possam amadurecer a partir dessa experiência. Assim será possível evoluir como pessoa, melhorando a qualidade de vida e repensando comportamentos, para que, no futuro, possa entrar em um novo relacionamento mais preparado.
O ideal é que possamos vivenciar esse processo como um luto, sendo desaconselhável sair de uma relação e já entrar em outra. Quando isso ocorre, há um risco muito grande de se levar para a próxima união os mesmos problemas e aí só estará mudando de parceiro, mas a situação que pode ter sido um dos impeditivos para um casamento saudável permanece.
Muitas pessoas saem de suas casas diretamente para o casamento e, às vezes, nem podem vivenciar a vida de forma independente. Isso pode ser um motivo a mais para entrar em um novo relacionamento rapidinho, sem ter a experiência de viver sozinho.
É importante que se tenha claro que um fator que favorece um relacionamento de sucesso é a capacidade de enfrentar a vida sozinho. Vivenciar esse momento de reconstrução e de avaliação de crenças e valores é fundamental para escolher um parceiro mais compatível com seus desejos.

Pessoas de luto têm 21 vezes mais chances de sofrer ataque cardíaco

A morte de uma pessoa próxima eleva em até 21 vezes o risco de sofrer um infarto.  É o que revela um novo estudo publicado na revista Journal of the American Heart Association.
Pesquisadores americanos analisaram 2.000 pacientes que sofreram ataques cardíacos entre 1989 e 1994 e questionaram se haviam perdido alguém próximo durante o período e qual era a importância da pessoa para elas.
Os cientistas compararam as informações e apontaram que o risco de alguém sofrer um ataque cardíaco no dia em que recebeu a notícia da morte de alguém próximo é 21 vezes maior.
Os pacientes que já apresentavam risco elevado de sofrer um infarto tinham quatro vezes mais chances de morrer em comparação aos que não tinham nenhum risco.
Segundo a publicação, apenas depois de um mês os riscos de ter um ataque cardíaco eram menores.

Luto
O psicológico também contribui para que o risco de ter um infarto aumente. De acordo com o estudo, o estresse causado pelo luto aumenta a frequência cardíaca, a pressão arterial e altera a coagulação do sangue, aumentando as chances de um ataque cardíaco.
Além disso, depois da perda de uma pessoa próxima, a pessoa perde o sono e o apetite e compromete o sistema imunológico, o que pode resultar no aparecimento de outras doenças.
Para a autora do estudo, Elizabeth Mostofsky, as pessoas que estão de luto também costumam negligenciar da saúde e eventualmente até param de tomar certos medicamentos, como os usados para previnir doenças cardíacas.
“A família e os amigos precisam apoiar e ajudar a prevenir certos incidentes que podem acontecer durante esse período difícil”, explica ela.

Estresse pode fazer o cérebro encolher, segundo pesquisa

Situações como o fim de um relacionamento podem alterar o volume de massa cinzenta
Situações como o fim de um relacionamento podem alterar o volume de massa cinzenta
Todo mundo sabe que o estresse causa dores de cabeça e insônia. Mas um estudo publicado na edição online da revista “Biological Psychiatry” sugere que ele também pode fazer o cérebro encolher.
Segundo a neurobióloga Rajita Sinha, autora da pesquisa, passar por momentos de tensão, como perder o ônibus, não tem nenhum impacto importante. Mas acontecimentos mais sérios, como a perda de um ente querido ou o fim de um relacionamento podem, sim, alterar a quantidade de massa cinzenta do cérebro.
O encolhimento, de acordo a pesquisadora da Universidade de Yale, ocorre mais em uma parte do córtex pré-frontal que regula as emoções, o autocontrole, a pressão arterial e os níveis de açúcar no sangue. A alteração, portanto, pode servir como um “sinal vermelho” para doenças como hipertensão e transtornos psiquiátricos.
Sinha explica que as situações de estresse vividas hoje são mais complicadas que as experimentadas por nossos ancestrais. Tanto que o problema tem contribuído para o aumento da ocorrência de doenças crônicas.
Pessoas saudáveis
A maioria dos estudos sobre o impacto do estresse no cérebro tinha como objeto de estudo pacientes com transtornos como dependência química ou ansiedade. Essas pesquisas já sinalizavam uma redução de volume no lobo frontal, considerado o centro do controle das emoções e da personalidade.
Mas trabalhos sobre os efeitos cumulativos do estresse no cérebro de pessoas saudáveis, como o da equipe de Sinha, são raros.
O estudo contou com 103 adultos de 18 a 48 anos. Os voluntários foram entrevistados pela equipe e também tiveram o cérebro escaneado em exames de ressonância magnética.
Infelizmente, os pesquisadores não tinham o número suficiente de mulheres participando do estudo para concluir se elas, ou eles, sofrem mais com o encolhimento do cérebro decorrente do estresse.
Para Sinha, quanto melhor as pessoas lidarem com situações de estresse, menor será o impacto para o cérebro.

Conheça três erros de quem acredita estar sendo traído

Reagindo às suspeitas: Você perde o controle quando suspeita que ele está te enganando e, então, o acusa dizendo por que você fez isso comigo?. Essa é uma reação comum, mas que só faz você parecer uma mulher ciumenta e paranoica. Naturalmente, seu companheiro vai se defender e falará que você está louca. Então, esqueça. Essa não é uma solução legal  Foto: Getty Images
Reagindo às suspeitas: Você perde o controle quando suspeita que ele está te enganando e, então, o acusa dizendo "por que você fez isso comigo?". Essa é uma reação comum, mas que só faz você parecer uma mulher ciumenta e paranoica. Naturalmente, seu companheiro vai se defender e falará que você está louca. Então, esqueça. Essa não é uma solução legal

Cara a cara com a situação: Muitas mulheres que flagram a traição discutem com a amante e não com o seu parceiro. Isso está errado. Tudo bem, ela até pode saber do relacionamento de vocês, mas ele está comprometido. Se ele quiser ficar com ela, não insista nesse relacionamento. Mas, se ele quer voltar às boas com você e esse também é o seu desejo, enfrentem isso juntos.   Foto: Getty Images
Cara a cara com a situação: Muitas mulheres que flagram a traição discutem com a amante e não com o seu parceiro. Isso está errado. Tudo bem, ela até pode saber do relacionamento de vocês, mas ele está comprometido. Se ele quiser ficar com ela, não insista nesse relacionamento. Mas, se ele quer voltar às boas com você e esse também é o seu desejo, enfrentem isso juntos. 

Confrontando sem provas: Você tem certeza que está sendo enganada, mas não tem como provar? E-mails comprometedores trocados com a suposta amante ou fotos em que eles aparecem se beijando são provas perfeitas. Imagens em que eles apenas aparecem juntos em um almoço, por exemplo, não são convincentes, já que ele pode dizer que ela é uma amiga de trabalho  Foto: Getty Images
Confrontando sem provas: Você tem certeza que está sendo enganada, mas não tem como provar? E-mails comprometedores trocados com a suposta amante ou fotos em que eles aparecem se beijando são provas perfeitas. Imagens em que eles apenas aparecem juntos em um almoço, por exemplo, não são convincentes, já que ele pode dizer que ela é uma amiga de trabalho

Veja como transformar o caso de verão em relacionamento sério

Não tente fazer acontecer se não existe um potencial para o relacionamento ficar sério. Foto: Getty Images
Não tente fazer acontecer se não existe um potencial para o relacionamento ficar sério




 Os primeiros momentos de 2012 foram ao lado de um homem estranho? A pergunta que deve surgir é o que a relação se tornará depois do período de festas. Mas, se existir um desejo pelo novo parceiro, vale a pena usar as dicas do site Glamour para transformar aqueles beijos descompromissados em um relacionamento sério.
Se ele for um estranho
Sem dúvida, convidar o parceiro para um encontro é o maior passo. Apesar do fato de vocês já terem passado o ano aos beijos, você precisa conhecê-lo melhor. Saia para comer e converse. Não fique brava com as coisas que ele disser, apenas relaxe e veja como ele é realmente.

Se for conhecido
Vocês são amigos há tempos e a ideia é transformar isso em um relacionamento de casal, então, será preciso dar um grande passo. Chame a pessoa e converse um pouco, tente sair para comer alguma coisa. Deixe as ações transformarem a amizade em algo mais; durante o encontro, será possível perceber se o relacionamento está pronto para subir de nível ou é a amizade que continuará prevalecendo.

Questione-se
Pergunte a si mesma o que sentiu quando estavam juntos. Como ele agia, quais ideias tinha, etc. Investigue pela internet se for necessário. Então, saberá se realmente combinam um com o outro.O mais importante de tudo é ser honesta com as memórias.

Não pressione
Claro que é adorável ter um encontro romântico e as coisas podem parecer uma história de contos de fadas. Mas nem sempre isso acontece. A honestidade, mais uma vez, deve estar presente. É preciso ter certeza de que a pessoa vale o esforço, se existe química entre o casal e se há potencial para um relacionamento. O pior erro seria passar um ano inteiro ao lado de alguém que não é o par ideal.  

Veja 10 dicas para conseguir emprego em 2012

Informe-se a respeito das oportunidades, pois o emprego que você procura pode não estar tão à vista. Pesquise sites de empresas, sites de emprego, anúncios etc., explore todos os canais para poder contar com um campo de busca mais amplo  Foto: Getty Images
Informe-se a respeito das oportunidades, pois o emprego que você procura pode não estar tão à vista. Pesquise sites de empresas, sites de emprego, anúncios etc., explore todos os canais para poder contar com um campo de busca mais amplo
Invista no seu networking: seja ele pessoal, de amigos, profissional... As redes sociais, como Linkedin e Facebook, dentre outras, têm servido como um bom canal por empresas para localizar candidatos em busca de vagas de emprego  Foto: Getty Images
Invista no seu networking: seja ele pessoal, de amigos, profissional... As redes sociais, como Linkedin e Facebook, dentre outras, têm servido como um bom canal por empresas para localizar candidatos em busca de vagas de emprego

Cuide de sua aparência: ela faz diferença na busca de emprego. Na dúvida, procure ser mais formal do que informal, porque boa parte das empresas valoriza este quesito. Afinal, uma vez contratado, você estará representando a imagem da empresa  Foto: Getty Images
Cuide de sua aparência: ela faz diferença na busca de emprego. Na dúvida, procure ser mais formal do que informal, porque boa parte das empresas valoriza este quesito. Afinal, uma vez contratado, você estará representando a imagem da empresa

Busque apenas colocações que tenham a ver com seu perfil. Não arrisque trabalhar fazendo algo de que não gosta, pois certamente será infeliz. Pior ainda se o selecionador perceber isso na entrevista  Foto: Getty Images
Busque apenas colocações que tenham a ver com seu perfil. Não arrisque trabalhar fazendo algo de que não gosta, pois certamente será infeliz. Pior ainda se o selecionador perceber isso na entrevista

Valorize sua formação escolar: isso conta ponto na hora da entrevista, especialmente se você tiver feito curso técnico. O mercado ainda continua favorável para especialistas e isso pode ser um diferencial para você frente a outros candidatos  Foto: Getty Images
Valorize sua formação escolar: isso conta ponto na hora da entrevista, especialmente se você tiver feito curso técnico. O mercado ainda continua favorável para especialistas e isso pode ser um diferencial para você frente a outros candidatos

Venda bem suas habilidades e competências: primeiro dizendo ao selecionador no que você é realmente bom. Depois, relatando experiências profissionais que o destacaram e o fizeram bem sucedido em outros empregos  Foto: Getty Images
Venda bem suas habilidades e competências: primeiro dizendo ao selecionador no que você é realmente bom. Depois, relatando experiências profissionais que o destacaram e o fizeram bem sucedido em outros empregos

Selecione boas fontes de referências pessoais/profissionais: é sempre bom ter como carta na manga os nomes e dados de contatos de referências a seu respeito, pois os selecionadores usam isso como prática em contratações  Foto: Getty Images
Selecione boas fontes de referências pessoais/profissionais: é sempre bom ter como "carta na manga" os nomes e dados de contatos de referências a seu respeito, pois os selecionadores usam isso como prática em contratações

Seja autêntico. Não oculte ou minta sobre eventuais fraquezas profissionais. Enfatize, sim, seus pontos fortes e, se o selecionador tocar em algum ponto fraco, diga que você buscará melhorar ou terá como meta se aprofundar mais na habilidade requerida uma vez contratado  Foto: Getty Images
Seja autêntico. Não oculte ou minta sobre eventuais fraquezas profissionais. Enfatize, sim, seus pontos fortes e, se o selecionador tocar em algum ponto fraco, diga que você buscará melhorar ou terá como meta se aprofundar mais na habilidade requerida uma vez contratado

Esteja bem atento ao diálogo com o entrevistador: procure não se dispersar durante a entrevista de emprego. Desligue o seu celular, procure demonstrar tranquilidade e segurança e, principalmente, responda às perguntas que o entrevistador fizer de forma clara e objetiva, sem rodeios  Foto: Getty Images
Esteja bem atento ao diálogo com o entrevistador: procure não se dispersar durante a entrevista de emprego. Desligue o seu celular, procure demonstrar tranquilidade e segurança e, principalmente, responda às perguntas que o entrevistador fizer de forma clara e objetiva, sem rodeios

Persista: o emprego dos seus sonhos pode não estar tão visível ou fácil de encontrar. Preencha fichas de emprego, cadastre-se pela internet, atenda às chamadas de entrevistas e facilite a vida do selecionador, encaixando o quanto antes em sua agenda o compromisso da entrevista. Não se deixe abater pelos obstáculos da concorrência ou pelo desânimo de alguma tentativa que não deu certo. Costumamos na vida dar muito mais valor àquilo que conquistamos com muita garra   Foto: Getty Images
Persista: o emprego dos seus sonhos pode não estar tão visível ou fácil de encontrar. Preencha fichas de emprego, cadastre-se pela internet, atenda às chamadas de entrevistas e facilite a vida do selecionador, encaixando o quanto antes em sua agenda o compromisso da entrevista. Não se deixe abater pelos obstáculos da concorrência ou pelo desânimo de alguma tentativa que não deu certo. Costumamos na vida dar muito mais valor àquilo que conquistamos com muita garra 

Veja cinco dicas para terminar um relacionamento com dignidade

Não prolongue o relacionamento se não quer mais estar com a pessoa
Não prolongue o relacionamento se não quer mais estar com a pessoa

Tão difícil quando terminar com a parceira é arrastar o relacionamento sem razão. Mesmo se a decisão for magoar a mulher, esta é a melhor solução quando não existe mais interesse na relação e, segundo o site Ask Men, há uma forma certa de como colocar um ponto final.
O momento pode ser difícil, mas a situação também faz parte de um relacionamento. É algo que todas as pessoas passaram ou irão passar em algum momento da vida; veja a seguir como terminar um relacionamento da melhor maneira possível.
Não prolongue
Por mais difícil que seja terminar, será pior se você prolongar o relacionamento e depois colocar um ponto final. Se existe a ideia de que as coisas ainda podem dar certo, então espere e tente ver se as coisas se ajeitam. Mas, se você já tem certeza de que não quer mais estar com a parceira, não prolongue as coisas - isso só deixaria a pessoa ainda mais apaixonada e a impediria de encontrar o amor verdadeiro. Quando existir a certeza de que não há mais como continuar, deixa a parceira saber.
Escolha a hora e local certos
Não espere feriados ou datas especiais para terminar o relacionamento e arruinar humor da parceira. Escolha um momento em que a pessoa tenha um tempo para encarar o ocorrido antes de enfrentar a família e amigos. Para saber quando e onde colocar um ponto final, coloque-se no lugar da parceira.
Demonstre a intenção de terminar
Às vezes fica claro para as duas pessoas que o relacionamento está caminhando para o fim. Neste caso, já existe uma preparação para o término. Porém, por vezes, o fim da relação pode causar um choque na outra pessoa, causar confusão e provocar reações perigosas. O que, geralmente, acontece é em um dia tudo parecer bem e no seguinte você dizer que não quer mais estar com a parceira. É importante ter uma conversa séria que explique os motivos para o fim da relação e que não há chance de reconciliação.
Espaço
Agora que está tudo acabado, dê espaço para a outra pessoa seguir em frente. Se vocês frequentam os mesmos lugares, pare de ir para evitar encontrar a ex-parceira. Reencontros só irão aumentar a dor do fim do relacionamento, especialmente, se você já estiver com uma nova pessoa.
Siga a sua vida
Você decidiu acabar com o relacionamento, então não volte atrás. Você conversou sobre os motivos para terminar e tudo foi acertado, então por que você continua a ligar para a ex-parceira para conversar? Mesmo que você queira apenas ser amigo dela, deve entender que talvez ela ainda cultive sentimentos por você. Se não há intenção de retomar o relacionamento, deixe a pessoa seguir em frente e superar tudo o que aconteceu.

Conheça o fruto que dá disposição, longevidade e tira a fome

João Rocha, guaranazeiro e morador de Maués, tem 101 anos e muita disposição. Foto: Fernando Cavalcanti/Divulgação
João Rocha, guaranazeiro e morador de Maués, tem 101 anos e muita disposição

João Rocha acorda todos os dias às 5 da manhã para cuidar de sua plantação de guaraná em Maués, cidade do interior do Amazonas, a 267 km de Manaus por via fluvial. Prestes a completar 102 anos, o senhor que aparenta menos idade, dada sua vitalidade, tem andar apressado. Além de o fruto amazônico lhe dar o sustento da família, é a ele que João credita sua disposição. "Tomo só de manhã, com água e açúcar e não sinto mais fome", contou.
O costume de misturar o pó de guaraná com água e açúcar vem dos índios da região que há muito tempo fazem a bebida para ter disposição e energia para caçar e cuidar dos afazeres diários. O que estes índios descobriram há muito tempo tem sido estudado nos últimos anos. Muitas pesquisas são feitas com guaraná para dar crédito científico ao que a sabedoria popular apregoa. É antioxidante, energético, afrodisíaco, tira a fome e é considerado parte do que garante longevidade aos moradores da região amazônica, principalmente a cidade de Maués.
"Observações feitas no município de Maués indicam que o guaraná pode contribuir para a maior longevidade dos idosos. Um estudo conduzido por nós mostrou que isto seria possível já que idosos que consomem habitualmente guaraná tendem a ser menos obesos, ter menores níveis de colesterol, triglicerídeos e também apresentarem menores taxas de estresse oxidativo do que aqueles que nunca consomem este suplemento", explicou a Dra Ivana da Cruz, da Universidade Federal de Santa Maria (RS) e que conduz pesquisas sobre o fruto desde 2006.
Porém, o guaraná não deve ser consumido em demasia, pois pode causar tremor, aceleração dos batimentos cardíacos e mal-estar. Até 500 mg é uma dosagem segura, mas a Dra Ivana lembra que é preciso tomar cuidado, já que, por poder causar mal-estar, a quantidade pode variar de pessoa para pessoa. "Então, cada pessoa deve buscar a sua dose, que pode ser apenas uma pitada (1/5 de colherinha de café) ou meia colherinha de chá", alertou.
Na casa de João, toda a família consome guaraná, inclusive com açaí, que o agricultor planta para aumentar a produção. Dona Zenaide, de 73 anos, contou que o que colabora bastante para a saúde de seu marido é, também, a alimentação - que é conhecida como dieta amazônica. Por ser um lugar muito quente, os moradores acabam consumindo alimentos de baixa caloria e muito nutritivos como peixes, arroz, feijão, macarrão e mingau de aveia.
Os dois se conheceram graças às plantações de guaraná. "Em 1956, eu trabalhava com isso e ele também. No ano seguinte, ficamos juntos e em 1963, a gente casou. Eu estava grávida de 3 meses", disse Zenaide, que tem sete filhos com o marido. Quando questionado sobre quantos filhos têm, João é enfático: "cinco". Mas é corrigido pelo filho mais velho: "são sete". E o senhor sorridente, se explica: "são cinco filhos e duas filhas".
Formas de consumo
Para conhecer as diversas formas de consumo do guaraná, é importante passar pelo Mercadão de Manaus. Lá, é possível encontrar o fruto em pó, em barra, em cápsula... Mas, dentre todas estas formas, a mais interessante é o guaraná em barra que deve ser ralado em uma língua seca do peixe pirarucu para ser consumido.
Esta barra é feita por defumação. O fruto é colocado em um pau e fica defumando por dias até ficar pronto. Por conta disso, a concentração de guaraná é bem forte e deve ser consumida em pequenas quantidades.
Quando o guaraná já vem em pó, os amazonenses o consomem misturado com água e açúcar. Mas, também, pode ser tomado só com água.

Spray bucal para tratar dependência da maconha é testado na Austrália

À base de canabis, a droga é usada no tratamento da esclerose múltipla

 Paciente usa o Sativex, medicamento feito à base de substâncias extraídas da maconha
Um spray bucal à base de derivados da canabis e usado contra a esclerose múltipla está sendo testado para combater a dependência à maconha. A pesquisa, conduzida por cientistas da Austrália, busca reduzir os efeitos da síndrome da abstinência, como insônia, mudanças de humor e de desejos.
O fármaco, chamado Sativex, está sendo testado em Sydney e na cidade vizinha de Newcastle. A diretora do Centro Nacional de Prevenção e Informação sobre Maconha, Jan Copeland, disse à emissora local ABC que o spray é "um produto elaborado de uma planta orgânica". Segundo Jan, que é pesquisadora da Universidade de New South Wales, o conceito é parecido com o tratamento contra o tabagismo, onde se substitui a nicotina.
O borrifador bucal tem doses mínimas do princípio ativo THC (tetrahidrocanabinol), para evitar que o paciente fique narcotizado e ajudar a reduzir o consumo de maconha. Há ainda grandes doses de ácidos carboxílicos, que ajudam a reduzir a ansiedade, além de terem efeitos antipsicóticos.
A maconha é uma substância polêmica, porque possui propriedades terapêuticas, mas também é considerada uma droga ilegal fora do uso médico. Cerca de 200.000 pessoas fumam a erva na Austrália, que tem uma população de 22,3 milhões de pessoas. Austrália e Nova Zelândia são os países com a maior taxa de consumo de maconha e anfetamina no mundo, segundo estudo recente do periódico The Lancet.

Adolescentes obesos têm maior risco de dependência da nicotina na vida adulta

A obesidade e o tabagismo são duas das causas mais frequentes e evitáveis de doença e morte nos Estados Unidos, e ambos sãofrequentemente estabelecidos durante a juventude. 
Pesquisadores da Universidade da Pensilvânia testaram a hipótese de que adolescentes obesos estariam em maior risco de dependência da nicotina na vida adulta, e que fatores individuais e sociais mediariam essaassociação. Dados de 4.000 entrevistados foram utilizados para a análise. 

Nos resultados encontrados, a obesidade dobrou o risco de dependência da nicotina de mais alto nível. Um familiar fumante era o mais forte preditor de dependência da nicotina. 

A pesquisa concluiu que adolescentes obesos têm maior risco de alto nível de dependência da nicotina na vida adulta, em comparação com seus pares não obesos. 

Fatores de estilo de vida saudável são associados a um menor risco de acidente vascular cerebral

Os efeitos conjuntos dos fatores de estilo de vida diferentes sobre o risco de acidente vascular cerebral (AVC) ainda não são claros, especialmente em relação ao AVC hemorrágico. 

Um novo estudo examinou a associação de diferentes indicadores de estilo de vida (tabagismo, índice de massa corporal, atividade física e consumo de vegetais e álcool), com a incidência total e por tipo específico de AVC entre 36.686 participantes finlandeses com 25 a 74 anos.Durante um período de seguimento médio de 13,7 anos, 1.478 pessoas desenvolveram um AVC. 

Chegou-se à conclusão que os fatores de estilo de vida saudável são associados a um menor risco de acidente vascular cerebral, e há uma associação inversa entre o número de indicadores de estilo de vida saudável e os riscos de acidente vascular cerebral total, isquêmico e hemorrágico.

Você sabe relaxar em situações de grande expectativa?

Adote hábitos leves e não deixe a ansiedade atrapalhar o seu desempenho

O coração está disparado, a cabeça está a mil, a boca ficou até seca e o intestino não trabalha direito. Esses são alguns sinais de nervosismo diante de situações que exigem um bom desempenho ? caso de uma entrevista de emprego, reunião de trabalho, concurso ou teste de vestibular. O problema é que essa sensação exagerada de expectativa pode atrapalhar o seu desempenho. 

"A ansiedade excessiva, bem como os pensamentos negativos, podem diminuir a concentração, fundamental para estudar e realizar provas e testes", conta a psicóloga Andreia Calçada, especialista em Psicopedagogia Clínica, do Rio de Janeiro. Você deixa a ansiedade te dominar nessas situações?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...]
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.