quarta-feira, 15 de junho de 2011

Eclipse hoje: medite

Hoje teremos uma eclipse agora a tarde. Alguns textos antigos da India explicam o quanto estes momentos tornam-se auspiciosos para a meditação e a introspecção. Procurando compreender estes ensinamentos dos sábios mais antigos contemplamos que o sol e a lua são balanceadores da bilologia no planeta terra e do nosso organismo humano não só do ponto de vista físiológico mas emocional e psiquíco. Quando estes corpos como a lua e o sol entrem em algum tipo e alinhamento sombreando sua luz e energia nosso organismo e nossa percepção mais refinada pode se utilizar beneficamente destes momentos. Como diz o termo do poeta 'pela percepção da sintonia fina' tudo pode ser ampliado e observado a partir de uma macro percepção do universo lá fora até a percepção sutilizada do seu micro universo interior. Alerto que a percepção sutil não se limita de maneira alguma  ao mundo sutil tal como alguns místicos propõem mas dos preciosos momentos que você consegue observar os seus próprios sentimentos e constatar que você não é aqueles pensamentos. Este já é um gigantesco momento da sutilização da sua percepção. Lembre-se que os seus pensamentos assim como a força de gravidade, a luz e o calor não são matéria: são energia.
Assim como na física quântica também no yoga e na meditação não proponho que voce acredite neste ensinamentos mas que ponha em prática com a mente aberta e tire desta sabedoria ancestral sua própria experiência.    

Poluentes do ar alteram células do sistema nervoso

O efeito nocivo dos poluentes também atinge o sistema nervoso, segundo uma pesquisa da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Por meio de experimentos com embriões de galinha, a bióloga Paula Bertacini observou que o material particulado presente no ar da capital paulista provoca alterações em células nervosas ainda em fase de desenvolvimento.

A bióloga investigou o efeito do material particulado fino sobre o desenvolvimento embrionário do sistema nervoso. ?Na região central da cidade de São Paulo, a principal fonte de emissão de poluentes atmosféricos é veicular, ou seja, carros, ônibus, caminhões e motocicletas?, diz Paula. A coleta de amostras de poluentes aconteceu próximo ao cruzamento da Avenida Doutor Arnaldo com a Rua Teodoro Sampaio, onde está localizada a faculdade, local de intenso tráfego de veículos.


O experimento utilizou ovos embrionados de galinha produzidos especificamente para pesquisas. ?Uma suspensão com material particulado fino foi injetada nos ovos?, conta a pesquisadora. ?Posteriormente, foram analisados diversos aspectos morfológicos das células do cerebelo, órgão do sistema nervoso central cuja sensibilidade a substâncias tóxicas ambientais é descrita na literatura?.

A pesquisa se concentrou nas células de Purkinje, neurônios que desempenham papel central em várias das funções. ?Foi observada redução no número das células de Purkinje, ao mesmo tempo em que os dendritos destas células apresentaram maior ramificação?, aponta Bertacini. ?É possível que alterações morfológicas nos dendritos das células de Purkinje causem interferência nas sinapses entre estas células e outras células cerebelares e, consequentemente, tenha ação sobre o trânsito de informações entre o sistema nervoso central e o organismo.?

Brasil consome 55% de toda sibutramina produzida no mundo

O Brasil consome cerca de 55% de toda a sibutramina (inibidor de apetite) produzida no mundo. Esse é um dos dados que pesam para a avaliação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que estuda retirar do mercado o inibidor de apetite. 
O presidente da agência, Dirceu Barbano, citou as informações levantadas por instituições internacionais, que apontaram a produção de 9,7 toneladas do medicamento em 2009.
O Brasil foi responsável pelo consumo de aproximadamente 5 toneladas, enquanto os Estados Unidos, que têm grave problema de saúde pública por conta da obesidade da população, consumiu somente 170 kg de sibutramina.
A Anvisa deverá decidir até agosto se irá permitir ou proibir o uso de sibutramina. A agência faz hoje o último debate sobre a eficácia e a segurança dos remédios inibidores de apetite.
 A Anvisa deverá banir o medicamento do mercado brasileiro, decisão que já foi tomada pela Europa, Estados Unidos e diversos países da América Latina (Argentina, Chile, Colômbia, México, Panamá e Uruguai).
No ano passado, um estudo apontou riscos de uso da sibutramina para pacientes com risco de problemas cardiovasculares. A pesquisa serviu de base para a decisão da Europa e para vários outros países.
Além da sibutramina, a Anvisa estuda retirar do mercado drogas com derivados de anfetamina, substâncias com efeito anorexígeno que agem no sistema nervoso central.

UFMG faz composto capaz de dissolver quase qualquer coisa

Não importa se é pedra, cabelo, madeira ou carne. Pesquisadores da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) criaram um composto capaz de dissolver praticamente qualquer material orgânico ou inorgânico em até 30 minutos.
"Outros agentes conhecidos e comuns de solubilização demoram cerca de 12 horas para dissolver, por exemplo, amostras de unhas ou de fios de cabelo, enquanto o nosso realiza essa solubilização em cerca de meia hora", diz um dos autores da descoberta, Claudio Donnici, do Departamento de Química.
Batizado de Universol, o novo produto resolve um antigo problema que envolve muitos solventes: ele é capaz de dissolver sem alterar a composição química das amostras analisadas.
Ou seja, poderia ser usado para testes de controle de qualidade ou mesmo para verificação da presença de substâncias ou elementos tóxicos, como metais pesados.
Além disso, diferentemente do que ocorre em muitas outras técnicas, funciona em temperatura ambiente e não precisa de métodos adicionais, como micro-ondas e ultrassom. Isso economiza tempo e energia no processo.
"Com certeza nossa metodologia torna os métodos analíticos mais baratos e mais eficientes, pois encurta o tempo global de análise e possibilita maior número de análises com menos custos de outros métodos adicionais e de outros agentes que, em geral, também são corrosivos e perigosos" diz Donnici.
A patente do Universol já foi requerida e, por conta disso, os pesquisadores não podem revelar detalhes de sua composição ou de seu processo de fabricação.
Os cientistas, que incluem ainda o professor da UFMG José Bento Borba da Silva, afirmam que podem transferir rapidamente a tecnologia de produção para as indústrias interessadas.
"Nossos laboratórios estão abertos às demandas de instituições de pesquisa e empresas", completa Donnici.
Os técnicos de laboratório não precisam ter medo de manusear o Universol: ele não dissolve vidro e plástico.



Gravidez não é doença, então levante da cadeira

Enjoo, dores, cansaço, inchaços. Muitas mulheres usam a gravidez como desculpa para diminuir o ritmo, comer mais e até largar a academia. Mas tudo isso está errado.
Durante os nove meses de gravidez, a mulher deve fazer atividades físicas leves, que irão até aliviar estes incômodos. Quem dá a dica é a fisioterapeuta Ana Paula Pessanha, do serviço integrado de fisioterapia do Hospital Santa Catarina.
A intenção aqui não é emagrecer, mas garantir uma gravidez saudável para a mãe e para o bebê e controlar o peso. Fazer musculação, por exemplo, é uma forma de fortalecer os músculos – o que vai ajudar quando o peso da barriga aumentar.

Por que comer cinco vezes ao dia é o ideal para emagrecer?

Comer várias vezes ao dia pode ajudar no processo de emagrecimento. Mas muitas pessoas ainda acreditam que, ao realizar apenas três refeições por dia – café da manhã, almoço e jantar – emagrecerão com maior facilidade. E qual a explicação para o fato de que comer mais vezes ao dia ajuda a ficar em forma?
846657 11835439 e1308151602551 300x157 Por que comer cinco vezes ao dia é o ideal para emagrecer?
“Quando ficamos muito tempo sem nos alimentarmos, o metabolismo se torna lento, e nosso organismo entende que ficará um longo período em jejum. Desta forma, toda fonte de energia é armazenada como reserva de gorduras como um sinal de alerta, o que acarretará o ganho de gordura”, explica Liliane Oppermann, médica nutróloga.
Alimentar-se de cinco a seis vezes ao dia faz que o organismo tenha de trabalhar mais para metabolizar os nutrientes, ou seja, ocorre uma aceleração do metabolismo, facilitando a perda de gordura. Apenas o ato de mastigar, engolir, digerir, absorver e transportar nutrientes gera gasto energético, aponta a especialista.
Realizar várias refeições ajuda também a manter o controle do apetite, evitando os exageros e o comer compulsivamente. Em pouco tempo, a pessoa adapta-se e se sente mais saciada com porções menores de alimentos.
Ao comer entre cinco e seis vezes por dia, o metabolismo fica acelerado e, consequentemente, acontecerá queima calórica diária. “Estima-se que dessa forma pode-se aumentar em até 10% o gasto energético total de uma pessoa”, afirma Oppermann.
No comportamento inverso, quando ocorre um jejum prolongado – comer apenas nas “refeições principais” –, o organismo tem maior facilidade de acumular gordura como forma de defesa e garantia de energia em longo prazo, a fim de utilizá-la quando for necessário. “Também não podemos esquecer que em momentos de jejum prolongado o risco de se exceder na quantidade de alimentos na refeição seguinte é muito maior”, alerta a nutróloga.

Avós e netos: estudo tenta entender os motivos de laços emocionais tão fortes

Avós que dedicam tempo para seus netos durante a infância desenvolvem uma relação mais próxima a eles depois que crescem já apontavam pesquisas anteriores. Agora, um estudo publicado no periódico Current Directions in Psychological Science, da Association for Psychological Science, buscou entender por que avós e netos compartilham esses laços tão fortes entre gerações.
176353 3238 300x200 Avós e netos: estudo tenta entender os motivos de laços emocionais tão fortes
Segundo o estudo, na sociedade moderna, onde não apenas o pai como também a mãe deve trabalhar fora para garantir o sustento da família, os avós desempenham um papel fundamental na educação de seus netos. Muitos, além do amparo afetivo e psicológico, contribuem financeiramente, investindo dinheiro em seus netos.
Segundo os pesquisadores David Coall, da Universidade Edith Cowan, coautor do estudo com Ralph Hertwind, da Universidade de Basel, a resposta desta relação tão próxima entre avós e netos pode estar na evolução. Para fazer o estudo, Coall e Cowan realizaram uma revisão na literatura disponível sobre o assunto, grande parte com foco no papel dos avós nas comunidades tradicionais antigas. As evidências apontam que famílias que contavam com a assistência dos avós aumentavam as chances de as crianças sobreviverem.
“Sentimos que há uma associação com a sociedade ocidental moderna. Como a taxa de mortalidade infantil é baixa, os avós podem contribuir com os netos em outras esferas”, diz Coall, que acredita que a integração das contas evolutiva, sociológica e econômica são necessárias para explicar completamente os impactos que os avós têm no desenvolvimento de seus netos.
“Há uma escassez de pesquisas sobre este efeito nas sociedades ocidentais modernas”, diz Coall. Ele acredita que para chegar à resposta definitiva do impacto dos avós sobre os netos na sociedade moderna é necessário que pesquisadores dos campos da biologia, psicologia e economia evolucionária contribuam com a área da literatura evolucionária sociológica.
“Os avós deram suporte às famílias no passado, continuam fazendo hoje e, sem dúvida, eles continuarão a contribuir no futuro. Agora precisamos que as disciplinas trabalhem unidas para estabelecer quais os benefícios dessa ajuda no desenvolvimento dos netos. Isso poderia ser simples, como saber que sempre haverá alguém, se você precisar”, finaliza.

Protetor solar a base de terra

Pesquisadores do Departamento de Química da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da Universidade de São Paulo (USP) criaram um novo protetor solar à base de fosfato de cério. Esse pode substituir com muito mais eficácia os filtros já utilizados que são produzidos a partir de óxidos de zinco e titânio.
O cério é um elemento químico pertencente ao grupo dos Lantanídeos, sendo a terra rara (TR) mais abundante na crosta terrestre e encontrada em minerais como monazita e bastanasita, que tem a capacidade de absorver a radiação ultravioleta. Essa capacidade já era conhecida pela comunidade científica e o óxido de cério, inclusive, é utilizado em alguns filtros solares que estão no mercado.
A equipe da USP analisou o fosfato de cério, que é menos fotocatalítico quando exposto à luz solar, aumentando a proteção. “A pesquisa experimentou o uso de fosfato de cério como protetor solar e simplificou o processo de obtenção de suas nanopartículas por um processo mais simples”, explica Juliana Fonseca de Lima, uma das autoras do estudo.
Foram realizados testes de reflectância difusa, que mede a absorção dos raios ultravioleta (UV) pelo fosfato de cério, e de atividade fotocalítica, que avalia as modificações físicas e químicas da matéria na presença de luz e oxigênio. “Os resultados mostraram que o fosfato de cério apresenta alta absorção na região do UV e na avaliação do seu comportamento na presença de óleo, calor, fluxo de ar, presença de luz e agitação constatou-se que o óleo é menos degradado quando comparado aos óxidos de zinco e cério", completa Lima.

Meninas estão dormindo pouco por pressão de ser magra

Ter um corpo magro e que se encaixe nos padrões de beleza ditados pela sociedade esta diminuindo a quantidade de horas que as meninas norte-americanas, em especial as brancas, estão dormindo, aponta estudo realizado na Universidade do Norte do Texas, nos Estados Unidos.
Os resultados do estudo, apresentado no Congresso Sleep 2011, mostram que a mídia e o parceiro influenciam na visão que a adolescente tem do corpo e exercem pressão para que essas emagreçam. A opinião mais considerada por elas é a do parceiro, o que pode levar a uma variação de 4,5% nas horas dormidas.
"Há uma quantidade significativa de pesquisas em outras áreas em relação à pressão sobre as adolescentes para diminuir o peso do corpo, mas essa pressão que se refere à saúde do sono é um tema menos explorado e as suas consequências são quase desconhecidas”, diz Katherine Marczyk, coordenadora da pesquisa. "Estes resultados são importantes e podem ser o primeiro passa para novas pesquisas”, completa.

Depressão materna causa problemas comportamentais em bebês

Os sintomas mostrados por mães deprimidas de crianças entre 24 e 42 meses podem fazer com que o filho desenvolva problemas comportamentais aos cinco anos de idade.
Pesquisadores da Universidade de Adelaide (Austrália) analisaram 438 mães e seus filhos (227 meninas e 211 meninos). Os cientistas pediram às mães que preenchessem questionários durante a infância das crianças – desde a idade de dois anos até os cinco.
Uma análise feita pelos pesquisadores mostrou que sintomas recorrentes de depressão nas mães são fatores fortes de risco de crianças de cinco anos terem problemas de comportamento.
O estudo mostrou também que crianças de mães deprimidas que passavam parte do dia em creches tinham menos chances de terem esses problemas. Porém, crianças entregues a cuidadores informais não mostraram os mesmos resultados. O comportamento delas aos 5 anos de idade não foi alterado.
Os pesquisadores acreditam que os resultados encontrados podem ajudar na compreensão das atitudes das crianças, podendo ajudá-las em seu comportamento futuro.

DDA é fator de risco em meninas

O distúrbio de déficit de atenção e a hiperatividade (DDA) são condições que acontecem mais comumente em meninos. Mas quando desenvolvido por garotas, o distúrbio mostra ser um indicativo de chances mais altas de a menina fazer uso abusivo de álcool e drogas.
Pesquisadores da Universidade de Helsinki e da Universidade de Jyvaskyla, na Finlândia, acompanharam 1.545 adolescentes em uma média de 11 anos de idade. Eles foram avaliados por seus pais e professores quanto a sintomas de distúrbio de déficit de atenção e hiperatividade.
Os sintomas foram mais encontrados nos meninos participando do estudo. Mas uma análise dos resultados mostrou que quando encontrados em meninas, os sintomas eram indicativos de possíveis problemas de abuso de substâncias. E apenas em meninas os sintomas são considerados fatores fortes de influência nesse comportamento aos 14 anos de idade.
Em uma idade mais avançada, aos 17 anos, os sintomas de DDA passam a ser indicadores do consumo de álcool e de drogas em ambos os sexos, e a impulsividade (quando notada por pais e professores) passa a ser um fator do uso dessas substâncias.
A pesquisadora Dra. Elina Sihvola afirma que os sintomas comportamentais de crianças hiperativas devem ser abordados pela família e a comunidade, para prevenir comportamentos de risco e garantir o crescimento seguro e bem sucedido da criança

Medicamento evita mortes por enfarto

O medicamento ticagrelor pode prevenir uma em cada cinco mortes por ataques cardíacos.
Pesquisadores da Universidade de Sheffield, na Inglaterra, fizeram um estudo com mais de 18.000 pacientes em 40 países. Essa pesquisa encontrou resultados que mostram que o ticagrelor foi mais eficaz em reduzir as taxas de morte e recorrência de ataque cardíaco em pacientes, quando comparado ao medicamento clopidogrel, que é mais frequentemente usado.
O ticagrelor não é o remédio mais adotado por limites de custo – aproximadamente 90 dólares por mês. Já o clopidogrel tem custos mais baixos, por estar disponível em fórmula genérica. Apesar disso, o custo extra do medicamento é compensado pela sua efetividade na redução de fatalidades e também de cirurgias de coração.

Falta de sono da mulher pode complicar relacionamento

Casais muitas vezes têm problemas para dormir quando o relacionamento é complicado, cheio de brigas e discussão. Porém, um novo estudo mostra a situação inversa também é válida. Quando a mulher não consegue dormir bem, a interação entre o casal no dia seguinte tende a ser negativa, o que pode prejudicar o relacionamento marital.
 “As mulheres tendem a ser mais sensíveis aos altos e baixos de relacionamentos e elas tendem a ser mais comunicativas quando sentem o estresse”, afirma Wendy Troxel, pesquisadora da Universidade de Pittsburgh nos Estados Unidos. “Então o fato de que os problemas de sono da mulher afetam o funcionamento marital do dia seguinte dela própria do seu parceiro pode dizer algo sobre a expressividade da mulher, enquanto os homens tendem a reprimir ou reter emoções negativas”.
 A pesquisa adiciona evidências à teoria de que a qualidade do sono interfere diretamente no bem estar emocional.

Mulheres podem ser alérgicas ao parceiro; saiba mais

Alergia ao sêmen do parceiro é rara, mas acontece. Foto: Getty Images
Entre 3 e 5% das mulheres têm esta alergia

O caso é raro, mas acontece. Algumas mulheres, apesar de apaixonadas, apresentam alergia ao parceiro, ou melhor, ao sêmen dele , trazendo muito desconforto para a vida sexual e podendo até mesmo ser uma das causas de infertilidade do casal.
"A vagina é revestida de mucosa e às vezes há uma reação cruzada com as substâncias que compõem o esperma, como proteínas, que levam à reação alérgica. Mas é algo raro e que atinge cerca de 3 a 5% da população feminina apenas", contou Poliani Prizmic, ginecologista e obstetra da clínica Dr. José Bento, na capital paulista.
Alfonso Massaguer, ginecologista da Clínica Engravida de São Paulo (SP), contou que a alergia pode tanto acontecer apenas com um homem como com todos os parceiros que a mulher tiver ao longo da vida. "Às vezes algum medicamento ingerido pelo homem pode passar para o sêmen e para a saliva desencadeando a alergia na mulher", destacou o médico.
Os principais sintomas da alergia são coceira ou ardor após as relações sexuais, corrimento e a vagina pode ficar inchada e muito vermelha. "A dificuldade para engravidar também pode ser um indício, pois o organismo da mulher encara o espermatozoide como um corpo estranho e o mata", explicou Poliani.
"Há por volta de 10 a 15% dos casos de infertilidade que não possuem causa definida, sendo a alergia uma das várias possibilidades. Sabemos que o sistema imunológico feminino é muito importante no processo de gravidez e implantação do embrião, porém é um campo da medicina no qual estamos sempre descobrindo algo novo e os tratamentos para estas supostas alterações ainda não estão em grande parte validados", disse Massaguer.
Descobertas e tratamentos
Poliani contou que o diagnóstico de alergia ao sêmen do parceiro é muito difícil de ser realizado e há muita discussão no meio médico em relação a ele. "Realizamos diversos exames antes de constatar que o esperma é o problema e muitas vezes o resultado é contestável", afirmou.

O uso da camisinha é o método mais eficaz de evitar a alergia e seus transtornos. "Ela ainda protege contra DSTs e outras doenças que também podem ser transmitidas pelo sexo oral. Por isso ela deve ser sempre usada, inclusive nessa prática", frisou a ginecologista da Clínica José Bento.
Mas e quem quer ter filhos?
A alergia ao parceiro não é algo sério, embora ambos os médicos tenham citado que há casos raríssimos na literatura médica sobre choques anafiláticos em mulheres hipersensíveis. Todavia, é algo que merece atenção e que pode ser acompanhado pelo ginecologista.

Se houver o diagnóstico de alergia ao sêmen também não é necessário entrar em abstinência ou acreditar que não poderá ter filhos. "Para esses casos, é possível preparar uma vacina com esperma diluído e aplicar na mulher semanalmente em forma de injeção. Após três meses, o casal pode voltar a manter relações sem o uso do preservativo para tentar uma fertilização natural. Caso ela não aconteça, a inseminação artificial é uma alternativa", contou Poliani.

Tomar café antes ou depois do treino põe seu desempenho em risco

Bebida faz a frequência cardíaca aumentar, favorecendo a pressão alta e doenças do coração 

O café é um elemento presente na nossa cultura e no cotidiano do brasileiro. Quem gosta, toma por prazer. Outros, por simples costume. E há quem veja, nas propriedades da bebida, aliados perfeitos na reposição energética diária. Mas como fica a conciliação de café e atividade física? Quais são as substâncias presentes nele que podem melhorar o desempenho dos atletas? Por outro lado, quais são os efeitos negativos que o consumo dessa bebida pode causar no rendimento físico a longo prazo?

Estudos já comprovaram que o café conta com substâncias e propriedades que estimulam o sistema nervoso, ajudando a manter o poder de concentração e deixando o indivíduo mais alerta, com muito mais energia. A bebida também tem poder antioxidante, que colabora com a redução dos índices de risco de doenças como o diabetes. A atuação da cafeína no organismo também estaria associada à diminuição das dores musculares pós-atividade física e ao metabolismo, auxiliando na queima de gordura. Mas também há contra-indicações no que diz respeito ao consumo do café. Afinal, bebê-la demais pode causar superexcitação, insônia, desconforto intestinal e a piora em quadros de gastrite.
Cafeína - Foto: getty Images
Café e atividade física Um estudo realizado na suíça, em 2006, deixou a comunidade fitness em alerta: pesquisas levantaram a hipótese de que a cafeína poderia baixar o rendimento na performance física, a longo prazo. De acordo com dados apresentados pelo cardiologista Philipp Kaufmann, do Hospital Universitário de Zurique, descobriu-se que a cafeína pode não ser tão inofensiva quanto se imaginava e, portanto, a ingestão do café não seria indicada antes da prática esportiva.

Ricardo Cury, médico ortopedista e professor do Grupo de Cirurgia do Joelho e Trauma Esportivo da Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo, acredita que misturar café e atividade física é um risco. "Os estimulantes, de forma geral, têm propriedades que permitem maior poder de concentração e vigília, mas colaboram com o aumento da frequência cardíaca", diz Cury. Segundo ele, os riscos, a longo prazo, são de aumento da pressão arterial e até mesmo problemas no coração, caso haja algum tipo de suscetibilidade para doenças vasculares. 
Para a nutricionista e diretora da clínica Equilíbrio Nutricional, Roseli Rossi, o consumo do café traz vantagens e desvantagens. "A cafeína tem sido considerada uma substância de auxílio ergogênico, que potencializa a performance durante a atividade física, pois atua como estimulante do sistema nervoso, aumentando a tensão dos músculos, além de ajudar na mobilização de substratos de energia para o trabalho muscular", afirmou Roseli.

Para os indivíduos que apresentam sensibilidade em relação à cafeína, segundo Roseli, a ingestão do café não é recomendada, pois pode causar males ao sistema nervoso. Quanto às desvantagens nutricionais, o café possui fitato e tanino, substâncias chamadas de antinutricionais, por atrapalharem a absorção e a utilização de alguns nutrientes essenciais para o organismo.

O ideal é que o consumo seja feito duas horas antes ou após as refeições principais, evitando-o em intervalos maiores. "Não se deve ultrapassar três xícaras ao dia", recomenda a nutricionista. Embora muitas pesquisas já tenham sido realizadas sobre o assunto, não há dados definitivos que comprovem a eficácia do café na performance física, e nem que alertem para riscos de saúde. O ideal é manter a moderação, praticar exercícios físicos regulamente e viver em paz com o prazer de tomar um bom café. Mas beba com moderação, claro. 

Um único celular pode derrubar um vôo, diz Associação de Transporte Aéreo

Estudo da IATA conclui que um único aparelho ligado pode afetar seriamente o sistema do avião. BlackBerry e iPad são os piores, alerta Boeing.

Estudo conduzido pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA, na sigla em inglês) chegou a uma constatação que todos os passageiros conhecem, mas, nem por isso, respeitam: usar dispositivos eletrônicos como smartphones e tablets durante o voo pode causar acidentes – às vezes, fatais.
A pesquisa – ainda não divulgada ao público – descobriu que graças a um único BlackBerry ou iPad o sistema do avião pode ser desligado, e o piloto automático, desativado. Além disso, os gadgets podem ser extremamente prejudiciais em caso de mau tempo, pois desestabilizam os instrumentos de orientação utilizados pelos pilotos.
A Associação – que reúne mais de 200 companhias de aviação – averiguou que, em seis anos, 75 incidentes – causados por passageiros que deixaram seus aparelhos ligados – mereceram atenção. Desses, em 26 verificou-se problemas com os controles do veículo e em 17 o sistema de navegação foi prejudicado.
Outro estudo, conduzido pela fabricante de aviões Boeing, concluiu que o dispositivo que causa maior interferência é o iPad, seguido pelo BlackBerry. Nos testes, apenas um deles enviava tantos sinais que o nível considerado seguro pela empresa para levantar voo era facilmente ultrapassado.
O documento da Boeing inclui, inclusive, testemunhos de pilotos, relatando problemas causados pelos aparelhos. “A 4500 pés (1370 metros), o piloto automático foi desabilitado e os alertas começaram a ser exibidos”, diz um deles. “As aeromoças foram imediatamente impelidas a procurar por PAX (passageiros) que estivessem utilizando dispositivos eletrônicos. Elas reportaram quatro ocorrências (um celular e três iPods)”.
Nos últimos anos, especialista têm alertado que a crescente obsessão por dispositivos móveis é capaz de criar uma “tempestade” de interferência, levando à falha de instrumentos e, em casos extremos, a sérios acidentes;
Membros da IATA insistem para que passageiros não ignorem mais os avisos quanto ao perigo de aparelhos conectados à rede. Eles são claros: o avião pode colidir por causa dos mesmos.
A interferência provocada por smartphones foi citada como um dos possíveis motivos para a queda de um avião na Nova Zelândia em 2003 – o piloto estaria telefonando para casa. Oito pessoas morreram. Já em 2007, o equipamento de navegação de um Boeing 737 falhou logo após a decolagem nos Estados Unidos, e só foi reativado após avisaram um passageiro para que desligasse seus GPS.

Glaucoma: condição assintomática pode levar à cegueira se não identificada a tempo

De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Glaucoma, aproximadamente 2% da população pode sofrer glaucoma sem saber, pois a condição não tem sintomas. A doença afeta milhões de pessoas e é uma das principais causas de cegueira no mundo, mas se diagnosticada precocemente pode ser tratada, evitando a perda visual.
1248972 30284718 Glaucoma: condição assintomática pode levar à cegueira se não identificada a tempo
“O glaucoma é o resultado da pressão ocular elevada que causa danos ao nervo óptico, com consequente perda da visão, se não tratado”, explica Newton Kara José Junior, professor colaborador da Faculdade de Medicina da USP e médico do Hospital Sírio-Libanês. A pressão elevada lesa as estruturas sensíveis do nervo óptico. Na maioria dos casos, a doença é detectada em fase avançada, já que geralmente não apresenta sintomas e as pessoas não realizam consultas periódicas com o oftalmologista.
“O tipo mais comum é o glaucoma primário de ângulo aberto. Ele se desenvolve espontaneamente no decorrer da vida, principalmente após os 40 anos de idade. Os fatores de risco para a condição são idade, hipertensão ocular e antecedentes familiares da condição. Além disso, é mais prevalente em pessoas com ascendência negra”, alerta o especialista, que lembra também que, se não tratado a tempo, o glaucoma pode levar à cegueira.
Quando se preocupar?
O glaucoma primário de ângulo aberto não tem sintomas, ou seja, o paciente não sente nada, até que a visão fique gravemente e irreversivelmente comprometida. “Ou seja, todas as pessoas acima de 40 anos de idade devem se preocupar, e a única maneira de descobrir o glaucoma é consultando um oftalmologista, que realizará exames como medida de pressão ocular, exame de fundo de olho e, caso o profissional médico considere necessário, exame de campo visual”, aponta Newton Kara.
O profissional indica que não existe cirurgia para reversão do glaucoma. Apenas tratamento e controle. Contudo, a boa notícia é que o tratamento é quase sempre apenas com colírios e é muito eficaz no controle da doença. Portanto, fique atento e, caso esteja na faixa de risco para o glaucoma e não tenha feito os exames periódicos com seu oftalmologista, não perca tempo.

Cerveja sem álcool beneficia atletas

Um estudo feito com 227 atletas alemães mostra que o consumo de cerveja de trigo pode fazer bem à saúde de atletas. A pesquisa desenvolvida na Technische Universitaet Muenchen, na Alemanha, acompanhou os atletas durante três semanas anteriores à maratona de Munique em 2009, e duas semanas após.
A cerveja escolhida para o estudo foi a Erdinger, por ser muito popular entre triatletas e maratonistas e por ser rica em polifenóis variados. Os polifenóis são substâncias são antioxiantes naturais que exercem uma influência positiva no organismo, prevenindo doenças e combatendo o envelhecimento.
Uma bebida placebo idêntica à cerveja (mas sem polifenóis) foi produzida especialmente para o estudo. Um grupo de participantes tomou 1,5 L do placebo enquanto outro grupo tomou quantidades iguais da cerveja sem álcool.
De acordo com os pesquisadores, após correrem a maratona os atletas tiveram reações inflamatórias intensificadas e o sistema imunológico ficou desestabilizado, deixando os corredores mais suscetíveis a infecções respiratórias. O consumo de cerveja não-alcoólica de trigo rica em polifenóis, ajudou a reduzir a inflamação no organismo e a tornar os sintomas de infecções menos frequentes.
A pesquisa será apresentada na conferência  American College of Sports, em Denver, e publicada na edição de janeiro do periódico Medicine & Science in Sports & Exercise.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...]
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.