quarta-feira, 1 de junho de 2011

Irritação em crianças: saiba o que fazer

O que causa irritação nas crianças?
A irritação é um dos sintomas frequentes do distúrbio de ansiedade, que pode acometer tanto crianças como adultos. A ansiedade é um sentimento esperado na infância e em outras etapas da vida. Especificamente na infância, pode-se observar esse sentimento desde muito cedo, quando as crianças se separam dos pais, quando ingressam na escola ou por outros eventos importantes, como a chegada de um irmão, perda de pessoas queridas, entre outros.

É possível uma criança ter uma predisposição à irritação?
A ansiedade infantil é multifatorial, incluindo fatores hereditários e ambientais diversos. Em outras palavras, ela pode ser causada por problemas psicológicos e/ou alterações nos transmissores químicos cerebrais, doenças na tireoide, infecções e fatores genéticos. Portanto, algumas crianças podem ter uma predisposição para desenvolver o distúrbio de ansiedade, sendo que um dos seus sintomas é a irritação.

A irritação pode ser herdada dos pais?
Todos os distúrbios psiquiátricos são multifatoriais e podem, sim, ter influência de aspectos hereditários, mas isso leva a uma predisposição e não necessariamente à manifestação do distúrbio.

O que pode ser feito para acalmar a criança? Existe algum medicamento que a acalme?
É importante que a criança, ao manifestar excessiva preocupação, apreensão com o futuro ou frequentes sintomas como dores de cabeça, náuseas, vômitos, falta de ar, diarreia, palpitações, dificuldade de concentração, agressividade ou medos em excesso, entre outros, seja avaliada. De modo geral, o tratamento é constituído por uma abordagem multimodal, que inclui orientação aos pais e à criança, acompanhamento psicológico, uso de psicofármacos e intervenções familiares.
Existem psicofármacos indicados para o tratamento da ansiedade que são recomendados tendo como base uma avaliação psiquiátrica da criança, que deve considerar as suas especificidades.

Existe o risco da criança entrar em "surto"?
De uma maneira geral, os transtornos ansiosos na infância apresentam um curso crônico, embora flutuante ou episódico, se não tratados.

Como tratar a irritação?
Não se trata de algo pontual, mas, se o comportamento for exagerado, desproporcional em relação ao estímulo ou qualitativamente diverso do que se observa naquela faixa etária e que interfere na qualidade de vida, no conforto emocional ou no desempenho diário do indivíduo, será necessário tratá-lo.

A quem os pais devem recorrer: a um psicólogo ou a um pediatra?
Os pais devem recorrer a um profissional da área da saúde de confiança, pois esse saberá fazer o encaminhamento correto da criança frente à avaliação dos principais sintomas manifestados. Conforme o estudo “Transtornos de ansiedade” (publicado na Revista Brasileira de Psiquiatria), é importante considerar na avaliação e no planejamento terapêutico do distúrbio da ansiedade a história detalhada sobre o início dos sintomas, possíveis fatores desencadeantes (ex.: crise conjugal, perda por morte ou separação, doença na família e nascimento de irmãos) e o desenvolvimento da criança.
Além disso, ainda segundo o estudo, é preciso levar em conta o temperamento da criança (exemplo: presença de comportamento inibido), o tipo de apego que ela tem com seus pais (é segura ou não) e o estilo de cuidados paternos (como uma superproteção), além dos fatores implicados na etiologia dessas patologias. Também deve ser avaliada a presença de comorbidade (quando duas ou mais doenças estão relacionadas).

Exercícios na infância diminuem o risco de doenças cardíacas na idade adulta

A falta de atividades físicas pode aumentar os riscos de futuros problemas cardíacos. Um estudo feito por pesquisadores suecos e dinamarqueses aponta que o sedentarismo na infância contribui para esse risco.
Exercícios na infância (foto: photostock/freedigitalphotos)
A pesquisa, publicada no periódico Acta Pediatrica, acompanhou mais de 220 crianças de ambos os sexos com idade média de 9,8 anos e incluiu dados sobre níveis de atividades físicas durante quatro dias seguidos.
Após esse pequeno período de tempo, os pesquisadores comprovaram que as crianças com menores tempos de atividades físicas tinham mais substâncias no corpo ligadas aos problemas coronarianos e maiores fatores de risco (indicados por um teste padrão chamado CVD) em comparação às crianças que se exercitavam moderadamente.
“Todos sabem que a atividade física em adultos é associada com uma diminuição em diversos fatores de risco para a saúde”, diz Tina Tanha, principal autora do estudo e pesquisadora do Hospital Universitário Skane de Malmö, na Suécia. “Acredito que nosso estudo demonstre claramente que esses hábitos saudáveis na infância também são importantes. Observamos algo em torno de 8% a 10% de diferença nos testes CVD entre aquelas que se exercitavam e as que tinham padrões mais sedentários”.
O acompanhamento foi feito com acelerômetros e pedômetros, que mediam a quantidade e o nível de atividades físicas feitas pelas crianças. Os dados usaram como base outro estudo feito anteriormente. “Mas as pesquisas anteriores observavam fatores de risco específicos, ao contrário do nosso estudo, que cobriu múltiplos fatores, o que incluiu medidas de gordura corporal e poder de oxigenação do organismo”, diz Tanha. “Os resultados são importantes, pois se as atividades físicas fizerem parte da infância, isso pode impactar seriamente os fatores de risco no futuro e, consequentemente, a mortalidade ligada às doenças coronarianas”, finaliza.

Sexo na gravidez pode ser uma delícia, desde que...

Acostume-se aos novos contornos e explore um novo tipo de prazer 

Durante a gravidez, o corpo ganha novos contornos, a pele e os cabelos ficam diferentes, um turbilhão de hormônios e emoções passa pela futura mãe. Essa avalanche de novidades tem efeitos também na vida sexual para melhor, quase sempre. Se não há recomendações médicas contra o sexo o que pode acontecer caso a gravidez esteja sob risco não há razão para deixar de aproveitar.

Por causa dos hormônios, a maioria das mulheres fica mais excitada nessa fase. Como a preocupação em prevenir a gravidez (ou conseguir engravidar) já foi para o beleléu, é mais fácil se soltar. Quer mais? Os seios maiores, quadris mais arredondados e aquele brilho que toda grávida tem na pele, nos cabelos e nos olhos costuma deixar a auto-estima lá em cima.
Se o momento está sendo especial para o casal, rola mais carinho e intimidade para celebrar o novo vínculo. Ou seja: o sexo fica ainda melhor. Mas algumas travas talvez atrapalhem. Nem sempre a nova forma agrada e os quilos extras podem incomodar, matando a sensualidade. Em mulheres com gestação saudável, o maior determinante para manter vida sexual ativa e prazerosa durante todo o período é o fato de sentir-se bem em relação ao corpo , afirma Jaqueline Brendler, médica obstetra e terapeuta sexual.

Mitos e medos também podem causar desconfortos. Como, por exemplo, que o bebê vai ser incomodado pela penetração o que é absolutamente impossível de acontecer. Para todas essas dúvidas, vale conversar com o obstetra. A gravidez também pode parecer sagrada a alguns homens, que podem ficar com o desejo sexual em baixa. Se é o caso do seu par, uma boa conversa com um terapeuta sexual pode indicar soluções.

Ser vaidadosa e cuidar do corpo é importante para manter a auto-estima e a sensualidade em alta. Também ajuda aproveitar os meses antes do bebê chegar para curtir o parceiro, planejando programas a dois e viagens de fim-de-semana românticas. Lembre-se de que, depois do parto, o casal vai virar uma família, e as atenções com o bebê vão dividir o tempo que antes era apenas para vocês dois. Por isso, aproveite bastante. A proximidade reforça os vínculos que tornam a gravidez especial e o pós-parto mais tranqüilo.

Doenças cardíacas são associadas à aptidão física na meia idade

Um novo estudo, desenvolvido no Southwestern Medical Center da Universidade do Texas (EUA), afirma que os riscos de homens de meia idade sofrerem de doenças do coração estão diretamente associados à sua aptidão física. 
De acordo com os pesquisadores, baixos níveis dessa aptidão estão ligados a marcações vitalícias de probabilidade ao desenvolvimento de condições cardiovasculares. Os fatores de risco que influenciam essas chances são idade, pressão sanguínea sistólica, diabetes, nível de colesterol total e tabagismo.
Para o estudo, pesquisadores analisaram homens de 45, 55 e 65 anos quanto aos riscos de eles desenvolverem doenças do coração. Para isso, eles se basearam em avaliações dos fatores de risco dos participantes e também em resultados obtidos em um teste de aptidão física.
O experimento mostrou que testes como os feitos pelos homens no estudo podem prever os riscos a longo prazo de pessoas de meia idade sofrerem derrames e enfartos. O exemplo dado pelos pesquisadores explica que um homem de 55 anos que leve 15 minutos para correr uma milha, tem 30% de chances de desenvolver esses problemas. Já um homem que leve 8 minutos para correr a mesma distância tem menos de 10% de chances de ter essas condições.
“Doenças do coração tendem a se agruparem em idades avançadas, mas se você quer se prevenir, nossa pesquisa sugere que a prescrição para a prevenção precisa acontecer mais cedo – quando a pessoa está em seus 40 e 50 anos”, afirma o Dr. Jarett Berry, um dos autores do estudo.

Curry pode reduzir doses de quimioterapia

A curumina, um dos compostos do tempero indiano curry, pode auxiliar pacientes passando por quimioterapia para câncer de cabeça e pescoço.
Um estudo desenvolvido na University of Michigan Medical School (EUA) mostrou que quando um composto à base de curumina (FLLL32) foi acrescentado à linhas de células de laboratório de cânceres de cabeça e pescoço, foi possível reduzir a dose de cisplatina – um agente usado na quimioterapia- por quatro.
O tempo estimado de sobrevida para pacientes diagnosticados com câncer de cabeça e pescoço é de 5 anos, sendo que há três décadas não são vistas melhoras nessa previsão. Um dos principais motivos para a reincidência e metástase do câncer nesses casos é que o tumor pode se tornar resistente à cisplatina.
O autor do estudo, Thomas Carey, é também co-diretor do programa de oncologia de cabeça e pescoço do Comprehensive Cancer Center. Ele explica que “tipicamente, quando as células se tornam resistentes à cisplatina, nós temos que dar doses progressivamente mais altas. Mas esse agente é tão tóxico que pacientes que sobrevivem ao tratamento frequentemente vivenciam efeitos colaterais de longo prazo do tratamento ”.
Carey acredita que seu estudo pode possibilitar o uso de doses mais baixas e menos tóxicas de cisplatina, atingindo resultados iguais ou melhores de eliminação de tumores, sem oferecer tantos riscos ao paciente.

Hérnia de disco pode causar disfunção sexual

Tratamento para esse problema melhora a vida sexual do casal 

A relação entre dores nas costas e uma vida sexual sempre foi uma questão pouco discutida. Um estudo, publicado no ano passado no J Neurosurg: Spine, focou a interferência da hérnia de disco na qualidade de vida sexual das pessoas. Os resultados são interessantes.

A pesquisa analisou 43 pessoas com média de idade de 41 anos, entre homens e mulheres, com o objetivo de avaliar as atividades sexuais dos portadores de hérnia de disco antes e depois de passarem por cirurgia.

O resultado mostrou que 55% dos homens e 84% das mulheres disseram ter problemas sexuais após o aparecimento da dor motivada pela hérnia. A disfunção mais citada foi a diminuição do desejo sexual, tanto pelos homens, quanto pelas mulheres. Os integrantes do sexo masculino também se queixaram de ejaculação precoce e disfunção erétil (18%).  

Após o tratamento, a pesquisa apontou que a frequência de relações sexuais no grupo analisado era 78% menor antes da cirurgia, quando comparado ao período em que os pacientes disseram estar sem dor.

Como profissional, posso dizer que o estudo mostra não só a interferência do problema no cotidiano dos indivíduos, mas também a necessidade de atenção e tratamento adequado. A conclusão do trabalho mostra que os pacientes não são analisados em seu contexto geral e suas queixas paralelas ao quadro da dor acabam ficando em segundo plano, quando na verdade são componentes de grande importância. 
Tratamento
Felizmente, esse problema é passível de solução, por meio de tratamento multidisciplinar, com medicamentos, fisioterapia e, em situações mais complicadas, cirurgia. No caso do procedimento cirúrgico, a tendência atual é optar por uma nova técnica minimamente invasiva, baseada na videoeondoscopia, consagrada em países como os Estados Unidos, Ásia e Europa, e vem sendo aplicada com bastante sucesso também no Brasil. 
Um desses novos métodos é baseado em um corte mínimo, de cerca de um centímetro, podendo ser realizado, em alguns casos, com anestesia local. O procedimento é simples, tanto que o paciente pode receber alta geralmente no mesmo dia e sair andando do hospital. O uso de técnicas tradicionais associado à colocação de implantes deve ser analisado com cuidado e utilizado apenas em casos extremos associados a instabilidades intensas.

Chás e cápsulas naturais precisam de prescrição médica

Há quem acredite que produtos naturais não precisam de prescrição médica para ser consumidos, mas estão enganados. A medicina alternativa complementa os cuidados com a saúde, tanto que cerca de 25% de todos os medicamentos são derivados de plantas. Contudo, é necessário cautela na hora de serem administrados, já que podem causar reações adversas e até modificar a ação de outros remédios.
O médico João Marcello Branco explica que o termo ‘natural’ leva as pessoas a acreditarem que o produto não faz mal à saúde, e por isso não precisam consultar um médico para fazer seu uso. "As pessoas acham que é natural e que pode tomar à vontade. Acham que, se não faz bem, mal não faz. Isso é errado, porque dependendo da dosagem pode virar veneno. Ou seja, não se deve tomar chás ou cápsulas naturais sem orientação", diz.
Branco explica que os produtos naturais são classificados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e que da mesma forma que alguns podem potencializar o efeito de determinados medicamentos sintéticos, outros podem fazer o efeito contrário. Um exemplo é a arnica, que apesar de bom cicatrizante, pode reduzir os efeitos das drogas para hipertensão.
Especialistas alertam para o uso indiscriminado de produtos naturais que prometem perda de peso, considerados pela classe médica como os mais perigosos. Segundo os médicos, mitos dizem acelerar o metabolismo, controlar o apetite e queimar gorduras, mas são associados a estimulantes como cafeína, que causam efeitos colaterais graves, como estímulo excessivo do sistema nervoso central e aumento da pressão.
Veja algumas combinações perigosas
Camomila: usada como calmante e anti-inflamatório, prejudica a ação de remédios para afinar o sangue e bloqueia a absorção de ferro.
Éfedra: indicada para tratamento de obesidade e asma, a substância aumenta a pressão arterial e pode estimular excessivamente o sistema nervoso central.
Ginko Biloba: a planta costuma ser usada para melhorar a circulação e até mesmo a memória, mas pode trazer sérios riscos. O produto potencializa o efeito dos medicamentos para afinar o sangue e pode aumentar o risco de convulsões.
Ginseng: usado como estimulante, o ginseng interfere na ação de medicamentos para o coração, para controlar a pressão e para diabete. Além disso, o produto prejudica a ação de antidepressivos e de drogas para afinar o sangue.

Teste faz detecção precoce de problemas de linguagem

Pesquisa realizada no Instituto de Psicologia (IP) da Universidade de São Paulo (USP), normatizou testes que medem o desenvolvimento do vocabulário auditivo e expressivo em crianças de 18 meses a 6 anos, para detecção precoce de atrasos e distúrbios de linguagem.
A pesquisadora Miria Damázio utilizou Testes de Vocabulário Auditivo e Expressivo na realização do estudo, coordenado pelo professor Fernando Cesar Capovilla. Esses testes são compostos por um banco de figuras e desenvolvidos no Laboratório de Neuropsicolinguística 
O estudo avaliou o desenvolvimento do vocabulário auditivo e expressivo de 906 crianças de escolas particulares e públicas das cidades de Ribeirão Pires e Santo André, na Grande São Paulo, os resultados mostraram que o vocabulário da criança cresce de acordo com a idade, com a série escolar, e também com o nível socioeconômico.
Miriam explica que é comprovado cientificamente que o tamanho do vocabulário de uma criança aos dois anos é uma das características que vai garantir seu sucesso na fase escolar. Dessa forma, a aplicação dos testes permite ao educador localizar o problema e intervir precocemente a fim de suprir os problemas futuros de alfabetização.

CONHEÇA O WIBI. O BUSCADOR QUE DAR DINHEIRO.


Ganhe dinheiro acessando e se cadastrando no WIBI
Para começar você ganha R$ 10,00 para utilizar o buscador. Cada busca no WiBi é contabilizada e se você atingir o mínimo de R$ 100,00, já pode receber o seu pagamento. Cada pesquisa válida vale R$ 0,02 (dois centavos) e você acumula quando seu indicado ou você buscar. Quanto mais buscas e indicados você conseguir, maiores serão os seus ganhos.
Para acumular ganhos é muito simples, basta acessar o WiBi com frequência, efetuar buscas reais, indicar novos amigos e acompanhar o resultado dos seus ganhos. Ao atingir R$ 100,00, você será avisado e preencherá um formulário com os dados  para que possa receber o seu pagamento.
Ao se cadastrar você receberá um link e que será seu código de indicação para você divulgá-lo na sua rede de contatos (Orkut, MSN, Emails, Blogs, Twitter, etc) ou através da internet para conseguir mais indicados.
Lembre-se, todas as suas buscas serão somadas com todas as buscas dos seus indicados, em tempo real, portanto, quanto mais indicados você conseguir, maiores serão os seus ganhos.
O buscador Wibi é idêntico ao Google, e você ganha ao acessar!
Basta fazer 4 pesquisas no buscador WIBI  por dia!
Deixe o WIBI sua página inicial para pesquisa, salve nos favoritos!
Em caso de alguma dúvida, é só acessar e ler o regulamento que consta no site!
Cadastre-se e aproveite: É GRATUITO, VOCE NAO PAGA NADA!

Lubrificante à base de água favorece prazer sexual feminino

Ao contrário do que muitas pensam, seu uso não tem contra indicações 

Um novo estudo realizado na Universidade de Indiana descobriu que mulheres que usaram lubrificante à base de água durante a relação sexual apresentaram níveis significativamente mais altos de satisfação e prazer.

O estudo, envolvendo 2.453 mulheres e publicado na edição de novembro de 2010 da revista Journal of Sexual Medicine, é a maior pesquisa sistemática desse tipo já feita.

De acordo com o estudo, o uso dos lubrificantes foi associado a índices mais elevados de prazer e satisfação sexual e a baixas taxas de sintomas genitais - houve menos relatos de dores nas relações quando se utilizava um lubrificante à base de água. 

Os ginecologistas recomendam, já há algum tempo, o uso de lubrificantes como uma ferramenta para um sexo mais seguro e prazeroso, sempre acompanhado do preservativo.

Muitas pessoas ainda acreditam que os lubrificantes devem ser usados apenas para práticas não convencionais de sexo ou que o uso de lubrificantes pode favorecer corrimentos ou a transmissão de doenças, o que não é verdade.

Os resultados desse estudo ajudam os ginecologistas a reforçar aos pacientes sexualmente ativos que os lubrificantes não são apenas importantes para o sexo seguro: eles contribuem, também, para a qualidade global das suas experiências sexuais.

A seguir, alguns detalhes do estudo:

- Mais de 70% das mulheres que usaram lubrificante durante o sexo vaginal ou anal disseram que isso tornou a prática mais prazerosa. E mais de 60% das mulheres indicaram que este era o caso também durante a masturbação.

- Mais de um terço das mulheres afirmaram que usar lubrificante no sexo vaginal, anal ou na masturbação foi divertido. - As classificações de prazer e satisfação sexual foram significativamente maiores quando o lubrificante à base de água foi usado durante a relação anal em relação ao sexo sem lubrificante.

- O risco de reações alérgicas é baixo, já que os lubrificantes são à base de água e não provocam alteração significativa na flora vaginal normal.

Os lubrificantes à base de água podem ser usados durante as preliminares ou brincadeiras sexuais com o parceiro e incorporados à rotina sexual de cada casal.

Óculos contra a enxaqueca

Pesquisadores da Universidade do Estado de Michigan (EUA) descobriram que óculos com lentes coloridas com alta precisão reduzem as dores de cabeça de quem sofre de enxaqueca. Através de imagens obtidas por ressonância magnética funcional (fMRI), eles documentaram como as lentes de precisão normalizam a atividade cerebral nos pacientes com enxaqueca, impedindo os ataques de dor.
Já utilizadas nos tratamentos contra enxaqueca, as lentes coloridas analisadas são individualizadas, ou seja, são feita sob medida para cada paciente. A pesquisa é a primeira que documentou os efeitos das lentes, cujo mecanismo de ação não era claro. Os cientistas explicam que elas funcionam através da normalização da atividade no córtex visual, localizado na parte de trás do cérebro, que é responsável por processar a informação visual.
Segundo os pesquisadores, lentes coloridas reduzem consideravelmente uma atividade anormal do cérebro conhecida como hiper-ativação. As lentes individualizadas foram tingidas com um colorímetro de operação bastante intuitiva: um dispositivo ilumina um texto com diferentes luzes coloridas, criando para cada participante uma cor otimizada da luz que lhe dá o maior nível de conforto, reduzindo as distorções.
Quando comprada a outros dois tipos de lente, as individualizadas tingidas alcançaram um alívio de 70%, enquanto as demais proporcionaram 40% de alívio. Os cientistas afirmam que essa descoberta pode levar a novos tratamentos para aliviar as dores de quem sofre com enxaqueca.

A personalidade afeta no nível de atração?

Uma pesquisa a ser publicada na "Psychological Science", uma revista da Association for Psychological Science, descobriu que certos traços de personalidade contribuem para o sucesso em um relacionamento afetivo. Mitja Back, da Johannes Gutenberg University of Mainz, explica que a pesquisa faz parte de um estudo maior que busca determinar como a personalidade afeta as relações sociais.
Segundo a pesquisadora, a questão que norteou a pesquisa foi: existe algum traço de personalidade que faz com que algumas pessoas despertem mais interesse do que outras? No experimento, 190 homens e 192 mulheres, divididos em 17 grupos, se encontravam e tinham três minutos para conversar com cada pessoa. Ao final desse tempo, tinham que anotar se desejavam encontrar novamente a pessoa.
Os voluntários responderam também um questionário no qual avaliavam se as outras pessoas desejavam conhecê-lo. Os resultados mostraram que a maioria das pessoas não conseguiu adivinhar o número de participantes que desejavam conhecê-las.
O sucesso foi correlacionado com traços particulares que são estereótipos associados com os sexos: os homens que têm uma orientação mais promíscua eram melhores em adivinhar se uma mulher iria querer conhecê-los, e as mulheres, cuja personalidade era muito agradável, foram melhores em adivinhar se o homem se encontraria elas.

Canadenses desenvolvem sutiã que aumenta seios em dois tamanhos

Canadenses criaram um sutiã que aumenta o seio em até dois tamanhos. Foto: O Dia/Reprodução
Peça promete deixar os seios das mulheres mais volumosos, aparentando dois números a mais do que o normal

O esforço de estudiosos e especialistas para "levantar" a autoestima das mulheres, sem a necessidade de cirurgias plásticas, parece não ter fim. Um último experimento - feito por canadenses - foi um sutiã, à base de gel, que aumenta os seios em dois tamanhos sem nenhum sacrifício.
A lingerie Triple Gel Strapless Bra - desenvolvida pela fabricante La Senza - custa 28 libras (cerca de R$ 50) e parece ser uma das sensações no Canadá e na Europa. As informações são do jornal The Sun.

Fumar aumenta níveis do mau colesterol

 . Foto: Getty Images
O fumo também é responsável pelo aumento no índice do mau colesterol

Os malefícios causados pelo hábito de fumar vão muito além dos problemas pulmonares e respiratórios e do aumento do risco de desenvolvimento de câncer. O fumo também é responsável pelo aumento no índice do mau colesterol, o que por sua vez aumenta chances de aterosclerose, principal causa do infarto, derrame (AVC) e de outras doenças cardiovasculares.
Segundo Hélio Castello, cardiologista diretor da Angiocardio, de São Paulo, o cigarro ocupa lugar entre os principais fatores de risco, ao lado de problemas como obesidade, hipertensão, diabetes, problemas renais, hepáticos, e distúrbios endócrinos (principalmente dos hormônios da tireóide). "Nesses pacientes, há necessidade de realizar o exame de dosagem de colesterol com mais frequência, podendo ser até anualmente", afirmou.
Hoje cerca de 40% dos brasileiros tem colesterol alto e, segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), aproximadamente 17 milhões de pessoas morrem no mundo devido às doenças do coração, sendo que no Brasil pelo menos 300 mil sofrem infarto anualmente. "Apesar do colesterol ser uma substância necessária, é preciso saber quando ele deixou de ser saudável no organismo e começou a ser elevado", disse Hélio.
Há dois tipos de colesterol, o bom e o ruim. O ruim, conhecido como LDL, ou low density lipoprotein (lipoproteína de baixa densidade), propicia a formação das placas de gordura nos vasos, o que pode levar ao infarto e derrame cerebral. Já o bom, identificado como HDL, high density lipoprotein (lipoproteína de alta densidade), que colabora para a remoção do excesso de colesterol do sangue e, com isso, acaba reduzindo o risco de formar placas ateroscleróticas nas artérias, ou seja, a formação de placas de gordura.
"Além dos remédios disponíveis hoje no mercado para controlar colesterol alto, a prevenção tem de ser feita por completo, desde o controle de peso e pressão arterial até alimentação mais saudável e a realização de exercícios físicos", afirmou o médico, que enumera cuidados para evitar o descontrole das taxas do mau colesterol:
1 - Não fumar 2 - Optar por produtos desnatados 3 - Evitar ao máximo carnes gordas e produtos embutidos 4 - Praticar exercícios regularmente 5 - Observar o IMC (Índice de Massa Corporal), para ver se o índice de gordura no corpo está dentro dos padrões ideais 6 - Encarar com seriedade o tratamento da Diabetes e da Hipertensão, se necessário Fazer anualmente um check-in completo com seu médico

Viagra feminino deve chegar ao mercado até o final do ano

Medicamento está em fase final de testes, mas não terá efeito instantâneo 

Se a famosa cápsula azul já fazia sucesso entre os homens, sua versão feminina promete esquentar ainda mais a vida sexual dos casais. Os problemas de disfunções sexuais também atingem muitas mulheres. Estima-se que cerca de 40% delas não sentem desejo sexual por seus parceiros e não chegam ao orgasmo nas relações sexuais. Segundo o laboratório alemão Boehringer Ingelheim, o medicamento ainda precisa passar por testes finais para ser lançado, mas pode chegar ao mercado até o final deste ano.

A ideia de produzir a pílula (que ainda não tem nome nem cor definidos) surgiu "por acaso", enquanto eles testavam a ação da molécula Flibanserin, principal componente do "viagra feminino", no tratamento da depressão.

Após a realização de testes iniciais, os cientistas perceberam que a molécula não tinha nenhuma ação positiva contra a depressão, mas, por outro lado, aumentava significativamente a libido feminina. As análises foram comprovadas com um novo estudo do laboratório feito com cerca de 5mil mulheres.

O novo remédio será composto por Flibanserin, molécula que regula a disponibilidade do hormônio serotonina no organismo, o que aumenta a sensação de prazer e bem-estar. De acordo com os pesquisadores, a substância age tanto no sistema nervoso central quanto como um estimulante físico localizado elevando, dessa forma, o desejo e prazer sexual.

Diferentemente do Viagra, produzido pelo laboratório Pfizer, o "viagra feminino" não tem efeito instantâneo e deverá demorar, em média, até oito semanas para começar a agir no organismo da mulher, sendo que a prescrição e o tempo de uso deverão ser determinados por um médico.

A utilização do medicamento é recomendada para mulheres adultas, a partir dos 18 anos, sem limite de idade. As pesquisas foram realizadas com mulheres de até 75 anos. Mas a faixa etária pode ser alterada, quando o remédio passar pela aprovação dos órgãos de saúde de cada país onde será vendido.

Dar valor a pequenas conquistas ajuda a encontrar felicidade

Esperar grandes acontecimentos gera ansiedade e desânimo 

Todos os dias somos "bombardeados" com informações destrutivas que nos atingem por todos os lados. Ligamos a TV e lá estão elas, seja através dos comerciais que nos impulsionam ao consumo inconsciente ou do noticiário que pouco mostra de ações efetivas e benéficas para a coletividade. Saímos às ruas e nos deparamos com uma avalanche publicitária, panfletos e mais panfletos entregues nas ruas e jogados dois passos a diante, se mostram em acúmulos de lixos espalhados pelo chão. Carros de som que tumultuam nossos ouvidos. Buzinas disparadas, vendedores ambulantes aos gritos e lojistas com seus locutores aos microfones, disputam os clientes que caminham em meio a multidão. A poluição sonora e visual é tanta que se não andamos em duplas, conversando aos gritos pelas ruas, lá estamos sozinhos, com nossos fones de ouvido, alheios aos acontecimentos externos, marcando o passo da caminhada rumo ao destino. 
Diante desta pintura moderna e caótica, penso como é difícil evitar o estresse, a ansiedade, a angústia, o medo, a claustrofobia. Penso em como viver com simplicidade e qualidade de vida seja difícil para a maioria das pessoas e eu me incluo nesta estatística.
Como resistir ao fast food e depois vencer a culpa pelo ganho de peso e perda da saúde?
Como se olhar no espelho e manter em alta a estima se o padrão de beleza imposto é difícil de alcançar?
Como dizer boas palavras e manter uma conversa agradável quando os ouvidos só tiveram notícias de catástrofes, guerras e maledicências?
Como ter pensamentos bons, se a mente atordoada só consegue pensar na violência e nos números da guerra massa temente noticiados?
Como ser protagonista da própria vida se somos impotentes frente as intempéries das relações sociais?
Como ser feliz, vivendo com simplicidade e sendo grato pelo que se tem, pelo que se é? 
Esta é a principal resposta que precisamos encontrar para sermos felizes, tendo paz de espírito, equilíbrio e qualidade de vida. Você certamente sabe, mas vale lembrar, que ser feliz não deve ser sinônimo de atingir metas distorcidas de beleza e de consumo, de manter relações tumultuosas e infrutíferas que causam dor e sofrimento por status ou conveniência. Que, acreditar que olhares de cobiça ou inveja e relacionamentos fúteis justificam uma vida vazia regada a tarjas pretas.

Sabe aquela frase: "O dia em que eu tiver tal coisa, ser de tal jeito...serei feliz". Triste ilusão. Pois, seguindo esta filosofia, a vida passará e você não viveu. O tempo passará e você envelheceu. E quando se der conta, talvez a amargura, a frustração e a tristeza, já tenham dominado seu ser.

Por isso, insisto e quando escrevo estas palavras, também as escrevo para mim, pois, afinal, também estou susceptível aos ditames da moda e de uma sociedade com valores distorcidos. Mas acredito que temos uma força inerente que nos move à transformação e se quisermos, podemos alcançar nossos sonhos, desde que o transformemos em metas e planejemos o caminho.

Acredito que vislumbrar desejos, sejam eles de consumo, beleza ou profissionais, é sadio desde que para isso não deixemos de viver o presente, percebendo e agradecendo as pequenas conquistas, mesmo que aparentemente ínfimas diante do sonho maior.

Penso que viver com simplicidade, inclui agradecer todas as manhãs pelas oportunidades que recebemos, pela nossa saúde, pelas pessoas que nos querem bem. Pelos conselhos e olhares de cumplicidade que recebemos das pessoas que realmente importam e se importam conosco. 
Entretanto, todo este discurso não é tarefa fácil de alcançar, mas precisamos tentar. Talvez evitando expectativas grandiosas seja um bom começo. Refletir sobre nossos ideais, valores, sobre o que realmente importa seja a chave para esta mudança de paradigma, de postura, de filosofia de vida.

Qual precisará ser o seu "gatilho"? O que precisa acontecer em sua vida para que você a transforme e seja simplificadamente feliz? Reflita. Exercite o corpo e a mente, caminhando, lendo bons livros, conversando com os amigos, respirando ar puro, rindo e sorrindo para a vida.

Se estas atitudes não funcionarem, você pode ainda, buscar o apoio dos florais de Bach que poderão ajudá-lo em seu processo de autoconhecimento e autotransformação. Mas, lembrem-se que, os florais de Bach devem ser escolhidos baseados na personalidade e não em sintomas. Aqui, comentarei cinco essências que poderão ser úteis neste processo:

Crab Apple: para ajudar a melhorar a autoestima. Esta essência nos ajuda a enxergarmos as coisas nas proporções exatas e a transformar o que não gostamos em nossa aparência.

Clematis: para ajudar a assumirmos uma postura de ação frente ao que desejamos, tendo criatividade e praticidade. Agindo no aqui e agora. Rock Rose: para nos ajudar a enfrentarmos com coragem os perigos e situações imprevisíveis da vida. 
Rock Rose: para nos ajudar a enfrentarmos com coragem os perigos e situações imprevisíveis da vida.

Cherry Plum: para ajudar a controlar as compulsões, permitindo ter autocontrole físico, mental e emocional.

Vine: para ajudar a termos uma postura de entendimento diante das situações a que não se tem controle.

No mais, tente manter ainda, mesmo que pareça difícil, uma atitude mental positiva que o ajude a relaxar, oxigenar o cérebro, a transpor a ponte dos obstáculos. Mas, por favor, não desista, de ser feliz.

Sorriso bonito é essencial para a autoestima

Saúde dos dentes é importante para saúde e bem-estar 

Na odontologia aprendemos um protocolo de atendimento e o seguimos instintivamente sem muito pensar. Recebemos o paciente, preenchemos uma série de perguntas com dados pessoais, história médica e odontológica, procedemos ao exame clínico, anotando a condição bucal que encontramos, quando necessário lançamos mão de exames complementares e fechamos um diagnóstico. A seguir elaboramos um plano de tratamento com técnicas avançadas e resolvemos o problema.

Não nos perguntamos se era aquilo que o paciente queria, pois fomos nós que estudamos odontologia e que proporcionamos a ele o que há de melhor na área. Me lembro muito bem quando o João apareceu na triagem da emergência da faculdade alegando "Estou com dor, preciso passar no dentista". Quando finalmente a súplica foi atendida, notamos que na verdade não tinha dor nenhuma na história. O que o João queria era simplesmente restaurar o dente da frente porque achava que assim teria mais chances com Aline, segundo ele, a mulher mais bonita que ele já virá. 
No consultório, me deparo com cenas cotidianas que ligam a boca à autoestima. Trata-se da menina que quer trocar os elásticos coloridos do aparelho fixo, antes de uma festa para combiná-los com o seu novo vestido, ou uma moça que conhece o seu príncipe bem no meio do tratamento ortodôntico e decide tirar o aparelho, casar e depois voltar a colocá-lo. O que será que une estas três histórias tão diferentes?

Resposta: A vontade de se sentir bem, de se sentir bonito. Um desejo inerente a qualquer ser humano. 
Confesso que quando vi pela primeira vez o João, eu fiquei aborrecida e me senti enganada. A triagem era para atender casos de urgência, de dor, não para resolver problemas estéticos. Com a experiência revi os meus conceitos. Era caso de urgência sim. O João precisava se sentir bonito, autoconfiante para conquistar a Aline. Por isso, em uma escala de escolha, principalmente em um país menos favorecido como o nosso, o João tinha razão, os dentes da frente são o cartão de visita, e devem estar sempre em ordem.

O paciente sabe o que quer quando procura o dentista e nós como profissionais devemos perguntar na primeira consulta e colocar em lugar de destaque em sua ficha o que motivou a sua ida ao profissional, ou seja, a sua queixa principal. É esta queixa que direciona todo o tratamento.  
O foco nunca pode estar só na boca, mas no bem estar do indivíduo como um todo. Este novo conceito abrange todas as áreas da saúde, incluindo a odontologia. E hoje é uma tendência.

As expectativas dos pacientes frente a tratamentos odontológicos são principalmente relacionadas à melhora da aparência. Tais fatos baseiam-se em pesquisas sobre imagem corporal as quais indicam que indivíduos satisfeitos com suas aparências físicas tendem a ser mais extrovertidos e ter mais sucesso em relacionamentos sociais.

Em algumas situações, a presença de dentes alinhados exerce forte influência sobre a percepção de beleza, a identificação com o sucesso profissional, inteligência e associação com indivíduos mais favorecidos socialmente 
A Organização Mundial de Saúde já leva em consideração índices de autoestima e qualidade de vida e procura medir o impacto que a estética e a saúde bucal exercem na vida do individuo. A abordagem com isso muda completamente. O que importa para o dentista é a queixa principal do paciente, precisa se analisar o paciente em seu momento especifico e avaliar o sucesso do tratamento de acordo com o impacto que este proporcionará na sua autoestima, na sua qualidade de vida e por que não na sua felicidade. 

Jovens entre 18 e 24 anos são os que mais consomem álcool no país

9% deles bebem cinco doses em duas horas, diz relatório da secretaria de drogas

Jovens entre 18 e 24 anos são os que mais consomem álcool no país. De acordo com a secretária nacional de Políticas sobre Drogas, Paulina Duarte, 9% dessa população bebem mais de cinco doses de álcool em menos de duas horas. Desses, 15% consomem bebidas alcoólicas mais de uma vez por semana.
- Nosso grande problema é o exército de jovens entre 18 e 24 anos que bebe desbragadamente. [Esses jovens] Têm uma intensidade de consumo muito alto, afirmou nesta terça-feira e (31) a secretária, durante audiência pública na Comissão Especial sobre Bebidas Alcoólicas da Câmara dos Deputados.
Segundo Paulina Duarte, 52% dos jovens que consomem álcool com frequência apresentam problemas de saúde, psicológicos e familiares. Desse total, 38% têm problemas físicos, 18% têm problemas familiares e 23% relataram que já se envolveram, pelo menos uma vez, em uma situação de violência. “Essa é a população mais vulnerável no Brasil em relação ao álcool.”
Entre os universitários, o consumo é mais intenso. Nos últimos 12 meses, 76% dos estudantes de ensino superior consumiram bebidas alcoólicas e, nos últimos 30 dias, esse percentual chega a 60%.
- A dependência do álcool é uma doença crônica e progressiva, 3% dos jovens estão em altíssimo risco de se tornarem dependentes químicos, disse a secretária.
Estudos feitos pela Senad (Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas) têm apontado que o início do consumo no Brasil tem ocorrido entre os 11 e 13 anos de idade. “Lamentavelmente, grande parte da população informa que teve o primeiro contato com o álcool dentro de casa”, afirmou Paulina Duarte.
Nas escolas públicas e particulares das 27 capitais brasileiras, 42% dos alunos dos ensinos fundamental e médio consumiram bebidas alcoólicas no último ano. “Isso é muito grave. Quase a metade dos estudantes do país [já tomou bebida alcoólica]”.
Para a secretária de Políticas sobre Drogas, a adoção de medidas isoladas não diminui o impacto do consumo de álcool entre a população.
- Temos trabalhado, no Brasil, na implantação da política nacional sobre álcool, que prevê modificação da legislação, como já fizemos com a Lei Seca, além do aumento do custo da bebida, da fiscalização e da educação [da sociedade].
De acordo com o especialista em dependência química, Walter Coutinho, existem 22 milhões de dependentes de álcool no país. Para ele, é necessário investir primeiro na desintoxicação do paciente, para, depois, vir a ajudá-lo psicologicamente.
- O problema dele não é parar de beber, mas a decisão de não voltar a beber. Isso o governo não tem condições de fornecer de maneira alguma. Existem apenas 186 Caps [Centros de Atenção Psicossocial] para esses 22 milhões de pessoas.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...]
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.