quarta-feira, 25 de abril de 2012

Preparar o corpo para a gravidez evita problemas; saiba o que é possível fazer

Programa pré-gestacional é a melhor maneira de deixar a futura grávida saudável para ter um bebê
Programa pré-gestacional é a melhor maneira de deixar a futura grávida saudável para ter um bebê

Nem sempre a gravidez é planejada, mas, quando é, a mulher pode caprichar. O hematologista e clínico Gustavo Vilela acredita que um programa pré-gestacional é a melhor forma de deixar a futura gestante com o corpo saudável e nas melhores condições possíveis para ter um bebê. "O objetivo é identificar alterações no corpo da mulher que possam aumentar as chances de aborto espontâneo, defeitos no desenvolvimento do bebê e de depressão pós-parto", explica o médico. "Ter um filho é extremamente sério, e é preciso que as mulheres encarem isso como um verdadeiro projeto a ser iniciado antes de engravidar."
Para o ginecologista e obstetra Domingos Mantelli Borges Filho, carências nutricionais, erros alimentares, deficiências hormonais, uso de medicamentos (inclusive a pílula anticoncepcional) e toxinas ambientais são os principais pontos que devem ser avaliados antes da mulher engravidar. "Tudo o que é planejado é melhor. Se você vai construir uma casa, fabricar um produto ou fazer uma palestra, existe planejamento. Por que seria diferente com uma gestação?", pergunta Vilela. Especialistas dão dicas e explicam etapas importantes do processo que antecede uma gravidez mais tranquila e segura. Confira:

Quanto antes, melhor 
 
 Não há um tempo ideal para o programa pré-gestacional, mas os médicos acreditam que é bom iniciá-lo a partir do momento em que o casal decide ter um filho. "É preferível que a programação seja iniciada um ano antes, mas a seis meses da gestação ainda há tempo hábil para as pesquisas e orientações", explica o ginecologista e obstetra Domingos Mantelli Borges Filho. Segundo o médico hematologista e clínico Gustavo Vilela, o programa pode até melhorar a fertilidade por meio da adição de vitaminas importantes. Então, quanto antes, melhor.

Exames

Quando o casal decide que é hora de ter um bebê, o primeiro passo para a futura mamãe é fazer uma série de exames tradicionais para detectar alterações na tireoide ou problemas como hepatites, hipertensão e DSTs (doenças sexualmente transmissíveis). Para uma gravidez ainda mais assertiva, há exames que detectam os melhores períodos de ovulação das mulheres.

Ácido Fólico 
O ácido fólico é uma vitamina do complexo B presente em espinafres, aspargos, brócolis, vegetais de folhas verde-escuras, fígados, frutas cítricas e gemas de ovo. Sua importância está na prevenção de anomalias congênitas no primeiro trimestre da gestação e sua ingestão é recomendada três meses antes da mulher engravidar. Segundo o médico Gustavo Vilela, essa vitamina é apenas parte da preparação para a mulher que quer um conceber um bebê: o ácido fólico é só um complemento ao bom acompanhamento médico e a uma boa alimentação.

Medicamentos

Faz parte do acompanhamento da gravidez verificar quais são os medicamentos de uso rotineiro da mulher ou até mesmo aqueles que foram usados por um período. Segundo o hematologista Gustavo Vilela, a maioria dos medicamentos provoca perda de nutrientes importantes para o corpo. "A pílula anticoncepcional, por exemplo, esvazia os estoques de vitaminas do complexo B das mulheres", diz.  Neste caso, a mulher deverá acompanhar as indicações do médico para regular o organismo. "É importante verificar a capacidade de metabolizar e utilizar as vitaminas do complexo B, pois elas merecem suplementos especiais".
Genética

Entender a herança genética também é uma das formas de se preparar para a gestação. "É como se os genes fossem cartas de baralho que ganhamos ao nascer. Algumas pessoas nascem com cartas ruins e outras não", explica o hematologista Gustavo Vilela. "Não podemos mudar os nossos genes, mas podemos cuidar do nosso estilo de vida baseado neles".

Sem álcool e cigarro 

"A mulher deve suspender o consumo de determinados medicamentos, drogas, cigarro ou álcool, que além de danosos para o bebê podem reduzir a fertilidade", afirma o médico Gustavo Vilela. Antes de tentar engravidar, é aconselhado que a mulher largue o cigarro para livrar o organismo dos males do fumo. O mesmo vale para as bebidas alcoólicas, que interferem diretamente na qualidade dos óvulos, reduzindo a capacidade reprodutiva em 40%. "Uma mulher com a saúde física em dia, sem vícios, com alimentação saudável, peso adequado e a saúde psíquica equilibrada terá uma gestação muito menos turbulenta e dará origem a um bebê mais saudável", afirma o obstetra Domingos Mantelli Borges Filho.

Mude os hábitos alimentares 

Não é fácil mudar hábitos, muito menos alimentares. Mas as mudanças são indispensáveis para uma gestação mais tranquila e livre de surpresas. "É importante abusar das frutas, legumes e verduras e optar por carnes sempre bem passadas, para evitar o contágio por bactérias e parasitas", explica obstetra Domingos Mantelli Borges Filho. É importante, também, tomar cuidado com o ganho excessivo de peso, que pode afetar a saúde tanto da mãe quanto do feto, pois aumenta o risco de diabetes e doenças cardiovasculares. “Uma dieta equilibrada, livre de gorduras trans e ricas em gordura vegetal, é positiva para a gravidez”, completa o médico.

Combata o estresse 

Evitar o estresse é fundamental. Ele é um dos grandes responsáveis por uma gestação turbulenta e também por um bebê agitado e com chances de ter problemas futuros.  A recomendação para as gestantes é de evitar lugares muito barulhentos e dar preferência para situações calmas. Até a escolha das músicas é importante (prefira as tranquilas). "Uma gestação sem ansiedades ou medos garante um futuro adulto com menos traumas, mais confiança e tranquilidade", diz Domingos Mantelli Borges Filho. 
 

Infertilidade pode afetar desempenho sexual do homem

O diagnóstico médico para infertilidade não tem nenhuma relação direta com a questão da virilidade masculina. Foto: Shutterstock/Especial para Terra
O diagnóstico médico para infertilidade não tem nenhuma relação direta com a questão da virilidade masculina

Um diagnóstico de infertilidade costuma abalar a vida emocional de qualquer pessoa. No caso dos homens, pode trazer também questionamentos sobre a virilidade. A incapacidade de engravidar a parceira pode desencadear uma reação psicológica de dúvida sobre a própria masculinidade, embora não haja nenhuma relação direta entre as duas coisas.

Segundo o psicólogo Odair J. Comin, de São Paulo, autor de livros como Mestre das Emoções - Conhece-te a ti Mesmo, é comum que os homens tenham sentimentos como decepção, frustração e, em alguns casos, depressão quando se descobre a infertilidade.

O homem pode se tornar apático e diminuir suas motivações em relação a objetivos individuais e conjugais. "A frustração de que seus genes não terão uma continuidade pode afetar a vida sexual. O homem fica com medo de ser rejeitado. Por isso, sente-se impotente e inseguro", diz Comin.
Procurar ajuda é a saída

Se o homem não conseguir passar pelo trauma sozinho, ou conversando espontaneamente sobre o problema com a parceira, a psicoterapia pode ser uma forma de superação. "O trabalho terapêutico vai fortalecê-lo emocionalmente, para que possa lidar de forma racional com a situação. Entender o que pode ser feito em nível físico, para manter a mente saudável", explica o psicólogo.

Do ponto de vista medico, a infertilidade masculina está relacionada à não produção de espermatozoides. Não há relação direta entre esse fato e a capacidade de ter uma ereção e manter relações sexuais com a parceira, embora psicologicamente alguns homens possam se sentir abalados na sua virilidade após o diagnóstico de infertilidade.

Em determinados casos, quando há produção de espermatozoides, mas em quantidade ou qualidade inferior ao habitual, as técnicas de reprodução assistida poderão ajudar a resolver a situação e conseguir uma gravidez. É feita a coleta de sêmen e processamento do material no laboratório.

A partir daí, o médico especialista pode usar o sêmen selecionado por meio das técnicas de inseminação artificial (quando o material é colocado na cavidade uterina no momento da ovulação, por meio de um cateter) ou de fertilização in vitro (união do óvulo e do espermatozoide no laboratório).

Para aqueles que não produzem espermatozoides, há ainda a possibilidade de contar com material genético doado de bancos de sêmen.

Dos 25 aos 40 anos, fertilidade feminina cai até 60%

Uma mulher de 25 anos tem, em um ano, aproximadamente 80% de chance de ficar grávida naturalmente. Depois dos 38 anos, essa estimativa pode cair para .... Foto: Shutterstock/Especial para Terra
Uma mulher de 25 anos tem, em um ano, aproximadamente 80% de chance de ficar grávida naturalmente. Depois dos 38 anos, essa estimativa pode cair para 20%

A chance de uma mulher de 25 anos engravidar naturalmente, em um ano, é de aproximadamente 80%. Depois dos 38 anos, essa estimativa pode cair para 20%, alerta Fernando Prado, especialista em reprodução humana do Grupo Huntington, de São Paulo.

Além disso, uma mulher tem seis vezes mais chance de ser infértil após os 35 anos, quando comparada àquelas de 25 anos de idade, segundo dados do Centro de Reprodução Humana do Hospital Sírio-Libanês, de são Paulo.

A fertilidade é o reflexo da vida da mulher em cada uma de suas fases. Ao contrário dos homens, que produzem novos espermatozoides periodicamente, as mulheres já nascem com todos os seus óvulos. Não existe a formação de novos óvulos ao longo da vida.

Até a chegada da menopausa, o corpo libera cerca de mil óvulos por menstruação. "As mulheres têm uma reserva que dura até a chegada da última menstruação. Aos 12 anos, normalmente, o corpo delas tem cerca de 500 mil óvulos. Quando chega aos 40 anos, essa reserva já diminuiu para 25 mil", explica Fernando Prado.

A quantidade de óvulos tem um efeito direto na fertilidade da mulher: quanto menor o número de células, menores as chances de engravidar.
Envelhecimento

Como o restante do organismo, os óvulos também envelhecem. O envelhecimento dessas células diminui as chances de gravidez, seja ela natural ou pelas técnicas de reprodução assistida.

Com a idade, a qualidade dos óvulos é também alterada. As células ficam mais difíceis de serem penetradas pelos espermatozoides e o risco de aborto espontâneo aumenta.

De acordo com Prado, fatores externos, como o tabagismo, também podem contribuir para o envelhecimento precoce dos óvulos. Além de alterar a qualidade dessas células, o cigarro pode adiantar em até dois anos o ingresso na menopausa. Depois da menopausa, a mulher não pode mais engravidar com seus próprios óvulos.

Mulheres: orgasmo na academia pode ser comum, diz pesquisa

Pesquisa constatou que prazer acontece durante exercícios abdominais
Pesquisa constatou que prazer acontece durante exercícios abdominais
 
 De acordo com informações do Discovery News, mulheres podem ter orgasmos nas academias, enquanto fazem exercícios. Um conjunto de flexões e exercícios abdominais podem levar o público feminino ao ápice, de acordo com a pesquisa do Centro da Saúde Sexual, da Universidade de Indiana. O estudo concluiu que 40% das entrevistadas tiveram prazer induzido pelo exercício ou orgasmo em mais de 11 vezes em suas vidas. 
Das mulheres que tiveram orgasmos na academia, cerca de 45% disseram que a primeira experiência foi ligada a exercícios abdominais; 19%, ligado à bicicleta e corrida; 9,3%, ligado ao escalar. Já 7% delas relataram uma conexão com o levantamento de peso e outros 7% com a execução; o restante das experiências incluiu vários exercícios, como ioga, natação, aparelhos elípticos e aeróbica. Os orgasmos, segundo a pesquisa, não tiveram estímulo de fantasias sexuais ou pensamentos no sexo oposto.
A primeira informação sobre o assunto surgiu em 1953, quando cerca de 5% das mulheres entrevistadas afirmaram ter orgasmo durante exercícios para músculos abdominais centrais. O novo estudo coletou respostas de 124 mulheres que tiveram orgasmos induzidos pelo exercício e 246 que relataram sentir prazer sexual durante as atividades. As entrevistadas tinham, em média, 30 anos, eram casadas e 69% heterossexuais.
 

Estresse afeta mais o coração das mulheres do que dos homens

Mulheres têm mais chances de desenvolver problemas no coração após momentos de estresse emocional. Foto: Getty Images
 Mulheres têm mais chances de desenvolver problemas no coração após momentos de estresse emocional

As mulheres têm mais chances de apresentar problemas cardíacos após viver situações estressantes, segundo um estudo apresentado nesta terça-feira (24) na conferência Biologia Experimental 2012, que acontece em San Diego, nos Estados Unidos.
As doenças coronarianas são a maior causa de morte nos EUA, mas o problema afeta a população de maneira diferente, pois a cada ano mais homens do que mulheres são diagnosticados com o problema.
Outros estudos mostraram que durante a prática de exercício físico o coração dos homens se contrai mais que o das mulheres e isto diminui o fluxo de sangue. Mas as mulheres são mais propensas do que os homens a terem problemas cardíacos após sobressaltos emocionais.
Uma equipe de pesquisadores do Colégio de Medicina da Universidade Estadual da Pensilvânia, liderado por Charity Sauder, realizou um estudo para entender estas diferenças e verificou que o fluxo sanguíneo realmente aumenta nos homens durante o estresse mental, mas não se altera nas mulheres.
A pesquisa foi realizada com 17 adultos saudáveis, oito homens e nove mulheres. Em cada voluntário foi medido o ritmo cardíaco e a pressão arterial em descanso, assim como a condutância vascular, que verifica por meio de um aparelho de ultrassom o fluxo sanguíneo pelas vias coronarianas até o coração.
Depois, os voluntários se submeteram a uma prova de três minutos de aritmética mental na qual os pesquisadores pediram que eles subtraíssem sete de um número ao acaso.
Para aumentar o estresse, os cientistas pressionaram os voluntários para realizarem a tarefa rapidamente, e além disso diziam que estavam errados mesmo quando fizeram a conta corretamente.
Após a prova, eles foram submetidos mais uma vez às três medições cardíacas. Os testes mostraram que quando estavam em repouso os resultados dos homens e das mulheres não apresentavam grandes diferenças.
Durante a tarefa de aritmética mental todos os voluntários mostraram um aumento do ritmo cardíaco e da pressão arterial. Mas enquanto os homens tiveram um aumento da condutância coronariana sob estresse, as mulheres não apresentaram mudanças.
Esta diferença, explicou um dos autores do estudo, Chester Ray, poderia predispor as mulheres a problemas cardíacos durante o estresse.
Os resultados foram surpreendentes, acrescentou Ray, já que estudos anteriores indicavam que os homens têm um fluxo de sangue para o coração significativamente menor do que o das mulheres durante a prática de exercício físico. A nova pesquisa poderia explicar por que as mulheres têm mais problemas cardíacos após eventos estressantes, como a morte do marido, por exemplo.
"A redução do estresse é importante para todos, seja qual for o gênero", disse Ray, "mas este estudo mostra que o estresse afeta de maneira distinta os corações das mulheres", e por isso o risco delas sofrerem um problema coronariano após uma situação traumática é maior.
A conferência Biologia Experimental começou nesta segunda-feira e vai até amanhã. O evento, que deverá atrair 12 mil participantes, é patrocinado pela Sociedade Fisiológica dos EUA e outras cinco instituições científicas.

Apimente a vida sexual com os alimentos certos

Alguns alimentos ajudariam a manter a relação picante porque aumentam o fluxo sanguíneo, a circulação, e os níveis de dopamina
A vida sexual anda meio sem graça? A solução pode estar na cozinha, de acordo com o site Fitsugar. Alguns alimentos ajudariam a manter a relação picante porque aumentam o fluxo sanguíneo, a circulação, e os níveis de dopamina.
Ostras e abacates são bons exemplos. Ambos têm uma grande dose de gordura saudável e estão cheios de dopamina, um neurotransmissor que desencadeia a parte do nosso cérebro que reconhece recompensa e prazer. Nozes ou qualquer outra fruta seca têm altos níveis de arginina, um aminoácido natural que aumenta o fluxo sanguíneo.
Já os peixes não só têm a arginina, mas também um bônus adicional chamado de ômega-3, que pode melhorar a saúde cardiovascular e aumentar a dopamina. Pratos picantes estimulam a sua língua e dão o pontapé inicial no sistema nervoso. 
Os peixes têm o ômega-3, conhecido por melhorar a saúde cardiovascular e aumentar a dopamina   Foto: Getty Images
Os peixes têm o ômega-3, conhecido por melhorar a saúde cardiovascular e aumentar a dopamina
Pratos picantes estimulam a sua língua e dão o pontapé inicial no sistema nervoso   Foto: Getty Images
Pratos picantes estimulam a sua língua e dão o pontapé inicial no sistema nervoso

O abacate tem uma grande dose de gorduras saudável e está cheios de dopamina, um neurotransmissor que desencadeia a parte do nosso cérebro que reconhece recompensa e prazer   Foto: Getty Images
O abacate tem uma grande dose de gorduras saudável e está cheios de dopamina, um neurotransmissor que desencadeia a parte do nosso cérebro que reconhece recompensa e prazer
Nozes ou qualquer outra fruta seca têm altos níveis de arginina, um aminoácido natural que aumenta o fluxo sanguíneo   Foto: Getty Images
Nozes ou qualquer outra fruta seca têm altos níveis de arginina, um aminoácido natural que aumenta o fluxo sanguíneo
As ostras ajudariam a manter a relação picante porque aumentam os níveis de dopamina   Foto: Getty Images
As ostras ajudariam a manter a relação picante porque aumentam os níveis de dopamina

Uso de cocaína causa envelhecimento do cérebro

Usuários de cocaína perdem duas vezes mais massa cerebral do que pessoas que não têm esse comportamento. Com o envelhecimento, é normal que o cérebro perca volume ao longo do tempo, perdendo massa cinzenta, mas o hábito de usar essa droga acelera o processo, dobrando a perda de volume anual.
A perda da massa cinzenta está ligada a diversos problemas típicos do envelhecimento, como a perda de memória e o declínio de outras habilidades cognitivas. Os pesquisadores responsáveis pela descoberta (feita na Universidade de Cambridge, na Inglaterra) afirmam que é importante que tratamentos para o vício em drogas abordem a questão e desenvolvam métodos de lidar com esse problema.

Estilo de vida pode adiantar ou atrasar a menopausa

O estilo de vida que jovens adultas levam pode influenciar a idade na qual essas mulheres entrarão na menopausa, aponta um estudo desenvolvido no Institute of Cancer Research no Reino Unido.
O fator que pareceu exercer a influência mais forte foi o tabagismo, sendo que mulheres que tinham esse hábito na juventude entraram na menopausa dois anos antes do que mulheres que não fumavam. O peso também mostrou ser importante. Jovens obesas entraram na menopausa em média um ano depois do que as participantes da pesquisa que tinham peso normal.
Os pesquisadores não sabem dizer ao certo se a saúde geral e o estilo de vida estão mudando a idade de início da menopausa, mas o estudo indica que é possível estabelecer essa relação.
A pesquisa foi publicada no periódico American Journal of Epidemiology.

Estilo de vida pode adiantar ou atrasar a menopausa

Elementos afrodisíacos para apimentar o sexo

Conheça os alimentos, bebidas, cores e perfumes afrodisíacos

Se você está cansada de imaginar lugares ou posições diferentes para apimentar a relação a dois, saiba que é possível inovar na hora do sexo de forma simples: utilizando elementos afrodisíacos.
Além de esquentar o clima, estes aliados ajudam a revitalizar as forças, aumentando o ânimo ao longo do dia. Mais um motivo para você investir nesses pequenos produtos poderosos.
mulher-pimenta

Bebidas
Café: a cafeína é um estimulante natural que aumenta a disposição e ajuda a espantar o sono e o cansaço. Aumentando o ânimo, o desempenho na cama também melhora!
Catuaba: a bebida é famosa entre os afrodisíacos, pois melhora a disposição, eliminando o cansaço e o estresse. Só não vale abusar demais e ficar embriagada.
Coquetel: no liquidificador bata 250 ml de vinho tinto, 5 bolas de sorvete de morango, meia lata de leite condensado e um guaraná (a fruta). Sirva em seguida.
Leite com mel: os antigos hindus acreditavam que tomar um copo de leite puro adoçado com mel logo pela manhã, no desjejum, é uma forma de aumentar os desejos pelo resto do dia.
Mistura quente: ferva 1 litro de água com um pouco de hortelã, suco de meio limão e uma manga cortada em pedaços. Deixe esfriar e leve à geladeira por no mínimo 20 minutos. Na hora de servir, adoce com mel.
Tônico: ferva 1 litro de água com 60 gramas de raiz de gengibre por 5 minutos. Deixe descansar um pouco e beba como um chá quente ou frio, de preferência à noite.

Alimentos
Amendoim: consumido cru ou assado, o amendoim é um energético poderoso, fortalecendo os músculos e aumentando a energia. Além disso, ele é rico em vitamina E, o que auxilia na produção de hormônios sexuais, e vitamina B3, que ajuda na dilatação dos vasos sanguíneos e no aumento da libido. Alimento muito útil, esse!
Alho: ok, o alho pode não ser o alimento mais indicado antes de uma relação, principalmente pelo gosto e cheiro que ele deixa na boca. Mas você pode dosá-lo em meio à preparação de outros pratos. Ele também possui substâncias que ajudam a dilatar os vasos sanguíneos, o que pode ajudar a ereção ficar mais prolongada no homem e numa maior lubrificação na mulher.
Banana: rica em magnésio, a banana ajuda a ter um melhor desempenho sexual, além de auxiliar na produção de serotonina, hormônio que aumenta a sensação de felicidade e prazer.
Castanha de caju: com propriedades muito parecidas às do amendoim, ela é uma opção se você quer inovar no sabor e garantir o resultado na cama.
Chocolate: também famoso quando o assunto é sexo, não é mito que o chocolate ajuda na hora H. Assim como a banana, ele também libera serotonina no organismo, aumentando a sensação de prazer.
Especiarias (temperos): cravo, canela, gengibre, ginseng, mostarda e noz moscada são alguns dos temperos e especiarias que ajudam a aumentar a libido. Utilizá-los em receitas antes de ir para a cama pode provocar ou até aumentar a produção de testosterona no homem. Já dá para imaginar os resultados, não?
Frutos do Mar: entre os frutos do mar, as ostras são as mais famosas por seus poderes afrodisíacos. Elas são ricas em zinco, componente que ajuda na fabricação de secreções, o que inclui a lubrificação feminina.
Guaraná: essa pequena fruta possui substâncias estimulantes, como a cafeína. Ela melhora a circulação sanguínea e também atua no sistema nervoso central, levando a uma liberação espontânea prolongada de calor, tanto no homem quanto na mulher.
Mel: por sua alta concentração de energia, o mel é recomendado tanto antes quanto durante o sexo. Ache uma forma criativa de utilizá-lo.
Ovo de codorna: este é outro afrodisíaco famoso. Rico em vitaminas do complexo B, deve ser consumido cozido como aperitivo ou em meio a outros pratos como saladas.
Pimenta: a pimenta funciona como um elemento que aumenta o impulso e facilita a aproximação. É vista como um afrodisíaco excelente.
Queijo parmesão ralado: com fortes propriedades afrodisíacas, você pode usar o queijo sobre massas, sopas ou outros pratos. Até mesmo em cima da batata frita vale.

Perfumes
Os odores do ambiente também podem ser afrodisíacos. Na hora de escolher o cheiro que vai embalar a relação, você pode optar por incensos, velas ou até mesmo perfumes, hidratantes, óleos corporais ou sabonetes com alguns dos elementos a seguir: alecrim, almíscar, canela, jasmim, patchouli e rosas. Mas tome cuidado para o cheiro ser sempre suave. Entre os óleos e cremes, você pode optar pelos à base de capim cidreira, que também tem propriedades afrodisíacas.

Cores
As cores do ambiente também podem ajudar a incendiar a relação. O vermelho já é associado ao sexo e à paixão, mas ele não é o único que pode agir como afrodisíaco. Laranja, amarelo, rosa e dourado também são cores que estão associadas ao aumento da energia e vitalidade e ao amor.

Comer em casa é mais saudável para as crianças

Nos Estados Unidos, cerca de 40% do orçamento familiar típico é gasto com refeições feitas fora de casa. Contudo, pesquisas já vêm demonstrando que comer em casa é uma alternativa mais barata e saudável.
Pesquisadores da Universidade do Estado de New Jersey, nos Estados Unidos, dizem que além dos efeitos negativos sobre o orçamento familiar, comer fora está, geralmente, associado a escolhas alimentares pobres em nutrientes e ruins para a saúde.
Para o estudo, os pesquisadores analisaram resultados de 68 relatórios científicos previamente publicados, considerando a associação entre refeições familiares e saúde das crianças.
A revisão constatou inúmeros benefícios da refeição em casa para as crianças, incluindo o aumento da ingestão de frutas, legumes, fibras, alimentos ricos em cálcio e vitaminas. Além disso, o consumo de industrializados e refrigerantes é menor em casa.
A revisão mostrou, também, que as crianças que comem em casa tendem a ter menor índice de massa corporal (IMC) do que aqueles que comiam fora de casa muitas vezes, o que resulta em menores chances de obesidade.

Óleo de abacate pode combater o envelhecimento

Estudo indica que o óleo é eficaz na proteção contra radicais livres

Óleo de abacate: pesquisa aponta que a substância contém propriedades protetoras contra a ação de radicais livres
 Óleo de abacate: pesquisa aponta que a substância contém propriedades protetoras contra a ação de radicais livres 

O óleo de abacate pode ajudar a evitar o envelhecimento. É o que afirma a primeira pesquisa sobre o efeito protetor da substância contra os radicais livres, feita em leveduras. O estudo foi apresentado durante o Encontro Anual da Sociedade Americana para Bioquímica e Biologia Molecular, que aconteceu neste fim de semana em San Diego, na Califórnia.
De acordo com os pesquisadores, a opção por estudar os efeitos em leveduras (fungos geralmente unicelulares, como o bolor do pão) se deve ao fato de que o micro-organismo é mais fácil de ser estudado devido a sua simplicidade. Em 2009 e 2011, o grupo de Christian Cortés-Rojo, da Universidade Michoacana de San Nicolás, no México, já havia descoberto que as mitocôndrias das leveduras são muito resistentes aos radicais livres. Isso porque há um tipo de gordura que a recobre, responsável em proteger a célula contra a oxidação.
Esse mesmo tipo de gordura pode ser encontrado também no óleo de abacate. Além disso, o abacate contém alguns pigmentos que são eficientes em inibir a oxidação, processo que leva ao envelhecimento das células. "Por esses motivos, decidimos testar essas propriedades do abacate. Queríamos saber se elas conseguiriam aumentar ainda mais a resistência da levedura à oxidação", diz Cortés-Rojo.
Descobriu-se, então, que o óleo de abacate permitiu que as células de levedura sobrevivessem à exposição de altas concentrações de ferro, que produz uma grande quantidade de radicais livres. "Até mesmo em níveis mais altos do que aqueles encontrados em algumas doenças humanas", diz Cortés-Rojo. "Os resultados podem ser atribuídos ao fato de que o óleo de abacate causou uma respiração acelerada na mitocôndria. Isso indica que o uso de nutrientes para produzir energia para funções celulares continua eficaz mesmo em células atacadas pelos radicais livres", diz Cortés-Rojo.
Segundo o cientista, estudos anteriores já haviam firmado uma boa reputação do abacate em relação à manutenção da saúde. Como a pesquisa de Mario Alvizouri-Muñoz, que demonstrou que o abacate reduz a concentração de colesterol e de certas gorduras que são aumentadas em pacientes diabéticos. "Agora, precisamos confirmar se o que foi visto em leveduras pode ser reproduzido em organismos maiores, como o homem", diz Cortés-Rojo.

Orégano pode ajudar a combater câncer de próstata, diz estudo

Pesquisa observou que substância presente na erva pode levar células cancerígenas a se autodestruírem

Orégano: erva pode ajudar a combater câncer de próstata

O orégano pode ser um aliado no combate ao câncer de próstata, segundo uma nova pesquisa feita na Universidade de Long Island, nos Estados Unidos. O estudo indicou que uma substância chamada carvacrol, presente na erva, induz as células cancerígenas a se autodestruírem. Os resultados foram apresentados nesta terça-feira no congresso Biologia Experimental 2012, realizado durante esta semana em San Diego, Califórnia.
"Alguns pesquisadores já haviam demonstrado que comer pizza pode reduzir risco de câncer. No entanto, esse efeito vem sendo atribuído principalmente ao licopeno, uma substância encontrada no molho de tomate. Mas agora acredito que o orégano desempenha um papel fundamental nesse sentido”, diz Supriya Bavadekar, coordenador do estudo. Segundo o pesquisador, a erva já é reconhecida por ter propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias.
Bavadekar e sua equipe realizaram um estudo em laboratório para observar a ação do carvacrol sobre as células de câncer de próstata. O composto pode ser encontrado, além do orégano, no tomilho, por exemplo. Os pesquisadores descobriram que o composto induz as células cancerígenas à apoptose, ou seja, o ‘suicídio celular’. No entanto, eles não decifraram os mecanismos pelos quais o carvacrol leva as células à autodestruição.
Segundo os autores do estudo, embora o trabalho ainda esteja em fase preliminar, os dados têm um grande potencial para, de fato, classificar a substância como um agente anticancerígeno. "Se a pesquisa continuar a produzir resultados positivos, essa especiaria pode representar um tratamento muito promissor para pacientes com câncer de próstata, com a vantagem de que o orégano é comumente usado em alimentos e é reconhecido como um ingrediente seguro”, afirma Bavadekar.

Cientista quer frota de sondas para procurar vida em Marte

Para procurar vida em Marte, um astrônomo da Universidade do Estado de Washington sugere o envio não de uma mas seis sondas. Dirk Schulze-Makuch lidera um grupo formado por 20 cientistas que criou uma proposta, publicada na revista Planetary and Space Science, para explorar o planeta vermelho. O nome escolhido para a proposta é BOLD, acrônimo para Biological Oxidant and Life Detection - e imodesta referência ao projeto (bold, em inglês, significa corajoso, destemido).
O autor justifica o uso de seis sondas com base no argumento de que cada uma tem uma chance de 50% para pousar com sucesso. Com o uso de seis delas, a chance de sucesso sobe para 98%.
Schulze-Makuch ficou famoso ao defender em proposta anterior o envio de astronautas a Marte com passagens apenas de ida. Essa proposta é discutida pelo cientista no livro A One Way Mission to Mars: Colonizing the Red Planet (Cosmology Science Publishers, 2011).
"Nós realmente queremos falar sobre as grandes questões de Marte e não perder tempo", explica Schulze-Makuch. "Como o dinheiro para a exploração espacial está sumindo, nós finalmente temos que conseguir resultados que sejam entusiasmantes não só para especialistas da área, mas para o público em geral”.
A missão BOLD seria formada por sondas que seriam lançadas rumo a diversas regiões do planeta. Com formatos de pirâmide invertidas, elas desceriam de paraquedas na superfície do planeta e retirariam uma amostra de cerca de 30 centímetros do solo. Instrumentos a bordo conduziriam os experimentos, transmitindo informação para uma espaçonave fora da superfície de Marte.
Para analisar o solo, as amostras seriam umedecidas e seriam feitas medições para identificar a concentração de peróxido de hidrogênio (água oxigenada) da amostra. Schulze-Makuch acredita que organismos microbiais em Marte poderiam ter como fluído interno uma mistura de água (H2O) e peróxido de hidrogênio (H2O2), a famosa água oxigenada. Esse mesmo composto foi usado em várias descobertas feitas pela missão Viking Mars, da Nasa, na década de 1970.
A proposta descreve que uma câmera microscópica da sonda procuraria formas de microfósseis similares aos que podem ser encontrados na superfície terrestre. Um outro instrumento buscaria por moléculas longas similares às que são conhecidas em seres vivos na Terra.

Cientistas desenvolvem simulador quântico mais potente

Cientistas do Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia (NIST) dos Estados Unidos criaram um simlador quântico que pode ajudar a compreender as propriedades de materiais magnéticos.
Muitos fenômenos importantes da Física não são bem compreendidos porque dependem da mecânica quântica, a física do infinitamente pequeno, regida por leis diferentes das do mundo visível.
Os computadores clássicos, até mesmo os melhores, são incapazes de simular sistemas quânticos. Por isso precisam de instrumentos mais precisos para compreender materiais como os supercondutores de alta temperatura, cujas propriedades dependem, segundo se acredita, do comportamento quântico de centenas de partículas.
O simulador concebido pelos físicos do NIST, apresentado nesta quarta-feira em artigo publicado na revista Nature, explora duas propriedades quânticas: a "superposição" (o fato de uma partícula quântica poder se apresentar em dois estados diferentes ao mesmo tempo) e a "intrincação" (o fato de que partículas separadas fisicamente podem estar estreitamente interligadas).
O simulador pode fazer interações entre centenas de bits quânticos (cubits), "10 vezes mais do que os dispositivos anteriores", destacou o NIST em um comunicado.
O bit é a parte da informação mais elementar compreensível para um computador atualmente. No mundo quântico, esta unidade básica de denomina cubit. Pode ter valor 1 ou 0, como um bit, mas também possuir estes dois valores ao mesmo tempo, o que o habilita a fazer incontáveis cálculos simultâneos.

Computador perde a vez para laptop e tablet, diz pesquisa

No mundo, desktop cai na preferência do consumidor

Laptops e tablets já são os prediletos dos consumidores, aponta uma pesquisa feita pelo Ibope Inteligência, junto com a WIN (Worldwide Independent Network of Market Research). Neste ano, 32% dos consumidores do mundo devem optar por comprar laptop, enquanto 24% se interessam por adquirir um tablet. Apenas 22% dos consumidores estão planejando comprar um desktop.
A marca que lidera na preferência dos consumidores é a Dell, tanto para laptops (18%) quanto para desktops (15%). Em seguida, vêm as marcas Apple (com 16% e 13% respectivamente), HP (13% em ambas categorias), Acer (9% e 16%) e Samsung (7% e 6%).
No Brasil, as marcas Apple e LG são as mais requisitadas pelos consumidores na compra de laptops. Para a compra do tablets, a empresa de Steve Jobs lidera, com 47%.
Em 2011, a venda de laptops tornou-se estável no mundo todo. Já o desktop, perdeu espaço no mercado, com uma queda de 73% para 68% na participação das vendas.

Dor na relação sexual: tem tratamento?

Busque soluções para eliminar este incômodo

Muitas mulheres sofrem pela ocorrência de dor na relação sexual. Este fato afasta o casal pelo motivo do coito tornar-se um foco de ansiedades, medos e discórdias. Muitas parcerias se desfazem porque não conhecem que existe tratamento eficiente e rápido.

A dispareunia é um transtorno sexual caracterizado pela sensação de dor genital durante o ato sexual. Pode ocorrer tanto em homens quanto em mulheres, mas é mais comum entre as mulheres. A dor geralmente é sentida durante o ato sexual, mas pode ocorrer também antes e depois do intercurso. As mulheres podem descrever a dor como uma sensação superficial, ou até mesmo profunda; e a intensidade pode variar de um leve desconforto até uma forte dor aguda. É mais freqüente do que se pensa, podendo atingir até 50% das mulheres com vida sexual ativa. 

Vaginismo é o espasmo (contração) involuntário e doloroso da musculatura que circunda e envolve a vagina, que surge sempre que se tenta introduzir qualquer órgão ou objeto na relação sexual ou nas preliminares. Sempre é importante diferenciar as queixas de dor na penetração ou dor durante a relação sexual, que é chamada de Dispareunia, que geralmente tem fundo orgânico (infecções ou inflamações genitais que impossibilitam a penetração sem o incômodo local). Outra causa possível de dor coital pode ser o medo perante o exercício da sexualidade. Estas queixas de dor são de intensidades variáveis de pessoa a pessoa e de acordo com as causas. Quando a mulher está com mais de 55 anos é possível que pela falta de lubrificação ou pela atrofia genital comece a ocorrer na mulher dor pelas alterações hormonais. Essa dor ocorre na tentativa ou durante a penetração do pênis. 
Daí a importância de toda mulher manter uma consulta preventiva no ginecologista independente da faixa etária. Uma possível reposição hormonal pode ajudar muito e minimizar estes sintomas.

Os principais fatores psicossociais do vaginismo são: educação sexual repressora; vivências sexuais traumáticas; dificuldades de relacionamento; perfis psicológicos específicos (Michel-Wolfromm). Dentro destes perfis destacam-se: 1-Mulher autoritária: agressiva e dominadora, tem dificuldade em amar, pois isso a faz sentir-se inferiorizada. A atividade sexual se transforma em luta pelo poder. Escolhe companheiro mais facilmente manipulável, geralmente disfuncional erétil (impotente sexualmente). 2-Mulher frágil: educação distorcida e sexualmente castradora, geralmente mimada e usuária de chantagens emocionais. Fixação infantil na figura de "princesa adormecida", cujo príncipe jamais chega. São mulheres facilmente amedrontáveis, com noções negativas do exercício da sexualidade. 3-Mulher em conflito de papéis: conflito entre ser mulher, sexuada, e ser mãe. Para elas, os homens são apenas reprodutores, não estando interessadas no ato sexual em si.
O tratamento se baseia em terapia sexual, breve e direcionada à queixa sexual, onde por mudanças de comportamentos, reflexões e exercícios específicos ensinados pelo terapeuta e realizados pela paciente em sua casa, sozinha ou com seu parceiro. Este condicionamento é progressivo e tem mostrado excelentes resultados. O importante é não protelar a busca de ajuda profissional para que as seqüelas emocionais não aumentem a ponto de provocarem separações do casal.

Cientistas criam robô controlado pela mente para paraplégicos

O sistema foi desenvolvido pelo professor José Millan

Um professor de uma universidade suíça apresentou um robô que pode ser controlado pelas ondas cerebrais de uma pessoa paraplégica usando um boné equipado com eletrodos, noticiou a agência de notícias ATS.
Um homem paralisado, em tratamento em um hospital na cidade de Sion participou de uma demonstração do equipamento na terça-feira (24), enviando um comando mental para um computador em seu quarto, que o transmitiu para outro computador, que finalmente moveu um pequeno robô a 60 km de distância, em Lausanne.
O sistema foi desenvolvido por José Millan, professor da Escola Politécnica Federal de Lausanne, especializada em interfaces não invasivas entre cérebro e máquina.
— A mesma tecnologia pode ser usada para mover uma cadeira de rodas. Assim que o movimento começa, o cérebro pode relaxar. De outra forma, a pessoa ficaria exausta rapidamente.
Mas a tecnologia tem seus limites, acrescentou o cientista. Os sinais cerebrais podem ficar confusos se muitas pessoas ficarem em volta da cadeira de rodas, por exemplo.
Além de dar mobilidade aos paraplégicos, equipamentos neuroprotéticos poderiam ser usados para ajudar pacientes a recuperar os sentidos, explicaram os cientistas.
A professora Stephanie Lacour e sua equipe desenvolvem uma "pele elétrica" para amputados, que consiste em uma luva equipada com sensores minúsculos que enviariam informação diretamente para o sistema nervoso do usuário.
Os cientistas dizem que esperam criar próteses que sejam tão móveis e sensíveis quanto a mão, afirmou Lacour.
Outros cientistas de Lausanne trabalham na habilitação dos paraplégicos para voltar a andar com eletrodos implantados na coluna.O professor Gregoire Courtine disse:
— A meta é que após um ano de treinamento com um ajudante robótico, o paciente consiga caminhar sem o robô. Os eletrodos ficam implantados por toda a vida.
Ele afirmou que está desenvolvendo testes clínicos e que espera conduzi-los no hospital universitário de Zurique no prazo de um ano.

Vegetais ajudam a reduzir placas de gordura no coração

Auxiliam no controle da pressão arterial e do colesterol

Um estudo europeu constatou que o consumo de vegetais é fundamental para a saúde do coração. Segundo os pesquisadores, os vegetais auxiliam no controle da pressão arterial e do colesterol reduzindo a formação de placas de gordura na parede das artérias. Além desses benefícios, os vegetais também auxiliam as pessoas que sofrem de problemas respiratórios ao melhorar o fluxo de ar.
A Organização Mundial de Saúde recomenda a ingestão de cinco porções de vegetais por dia. Por serem ricos em fibras, os vegetais ajudam a manter em dia o bom funcionamento do intestino, fazendo com que se dê mais rapidamente a eliminação das toxinas pelo organismo. Segundo os nutricionistas, o segredo para encontrar um bom equilíbrio de vegetais está no colorido do prato. Quanto mais colorido ele estiver, com variedades de legumes e verduras, mais nutritiva é a alimentação.

Respiração correta evita problemas nas cordas vocais

Comer maçã e beber aguá também colaboram para a saúde delas

A saúde da voz é tão importante quanto à saúde corporal, dizem os especialistas. Da mesma maneira que se há a preocupação em manter bons hábitos como alimentação correta e a prática de exercícios, a voz também merece cuidados especiais. O uso incorreto da voz pode ocasionar vários problemas às cordas vocais. Dentre as alterações que podem se manifestar no órgão estão as funcionais e orgânicas.
Quando se faz o uso incorreto da voz, o primeiro sintoma a surgir é a rouquidão. Ela é causada principalmente pelo uso indevido da voz. A respiração incorreta seria a primeira responsável em causar a rouquidão. Ao inalar o ar pela boca, a garganta fica ressecada, facilitando a chance de irritação ou infecção na garganta. O problema da rouquidão não atinge apenas a voz, alternando seu tom. A falta de cuidado para preservá-la também pode acarretar edemas, nódulos e pólipos.
Para evitar a rouquidão constante é preciso fazer um trabalho de reeducação com um profissional especializado. No entanto é possível evitar algum problema futuro na voz seguindo algumas dicas. O ideal é manter as cordas vocais sempre hidratadas bebendo água regularmente. Comer maçã também colabora para a saúde delas. A fruta é adstringente e limpa o trato vocal além de sua mastigação exercitar a musculatura responsável pela articulação das palavras.

Musculação exagerada e corrida sem intervalo de descanso pode provocar artrose no joelho

Os sintomas são desgaste da cartilagem, dor e limitação de movimentos


Musculação com muito peso e corrida sem descanso pode antecipar um problema que até então só se manifestava na terceira idade: a artrose de joelho. O sintoma do problema é dor e limitação de movimentos. A artrose se caracteriza pelo desgaste da cartilagem que envolve o osso do joelho.
Segundo estudos, a prática exagerada de exercícios vem contribuindo para o surgimento da doença precocemente. Para que o problema não apareca antes do tempo, os ortopedistas recomendam o descanso da musculatura. É fundamental respeitar a pausa entre um treino e outro. A iniciativa impede o desgaste sofrido com o exercício.
Na musculação, os exercícios devem ser específicos para os membros inferiores, tendo como foco os joelhos. Na hora de puxar ferro, alertam os médicos, todo o cuidado é pouco na hora da escolha da carga, que não deve ser muito pesada.

Ginecologista americano diz ter encontrado o Ponto G

Ele dissecou corpos e viu na parede interna da vagina de uma mulher de 83 anos
Um ginecologista americano afirma ter encontrado o famoso "Ponto G", um suposto centro de extremo prazer feminino localizado na parede inferior frontal da vagina e cuja existência é alvo de controvérsia há décadas.
O dr. Adam Ostrzenski, do Instituto de Ginecologia de St. Petersburg, Flórida, diz ter confirmado a existência do Ponto G depois de realizar uma dissecação na parede interna da vagina do cadáver de uma mulher de 83 anos, indica o estudo publicado nesta quarta-feira pelo Journal of Sexual Medicine.
O Ponto G identificado se apresenta como uma pequena cavidade bem definida na parte posterior da membrana perineal, de 16,5 milímetros da parte superior do orifício da uretra, criando um ângulo de 35 graus na parte lateral da uretra, de acordo com Ostrzenski, principal autor do estudo.
Formado por três regiões distintas, o Ponto G no cadáver analisado media 8,1 mm de comprimento e uma largura variável entre 3,6 mm e 1,5 mm e uma altura de 0,4 mm.
Uma vez extraído do cadáver, o Ponto G e todos os tecidos adjacentes variaram entre 8,1 a 33 mm.
— Este estudo confirma a existência anatômica do ponto G, o que pode levar a uma melhor compreensão e melhoria da função sexual feminina.
O editor-chefe da revista, Irwin Goldstein, destacou a descoberta por contribuir para o conhecimento da anatomia sexual da mulher e sua fisiologia.
O Ponto G, chamado assim pelo ginecologista alemão Ernst Graefenberg, o primeiro a mencionar sua existência em 1950, é um lugar muito sensível na vagina que, estimulado, concede à mulher grande excitação e um potente orgasmo.
No entanto, a existência do Ponto G foi questionada por quem afirma que é subjetivo, e alguns especialistas afirmam, inclusive, que não existe.
Os críticos questionam também as descobertas mais recentes, destacando que o Ponto G só parece excitar algumas mulheres e que sua importância pode ser exagerada pelos vendedores de produtos sexuais. A pesquisadora sexual Debby Herbenick escreveu na revista digital Daily Beast:
— É um estudo de caso relativo à dissecação do corpo de uma mulher cujas experiências sexuais desconhecemos. Ela desfrutava de penetração vaginal? Achava prazerosa ou erótica estimulação do Ponto G? Não sabemos.
Em 2008, a mesma revista publicou um artigo de um pesquisador italiano que fez uma ecografia da área da vagina de nove mulheres que diziam experimentar orgasmos vaginais e 11 que diziam que não.
Este estudo concluiu que a característica anatômica existe, mas só algumas mulheres a têm.
Os críticos replicaram que não estava claro se o suposto Ponto G é uma estrutura nova ou, simplesmente, uma extensão do clitóris.
Herbenick insistiu que a última descoberta acrescenta pouco à pesquisa.
— Não sabemos quantas mulheres (caso haja alguma) têm estruturas similares. E certamente não sabemos se a estrutura tem algo a ver com a estimulação do Ponto G, o prazer sexual, as sensações eróticas ou o orgasmo. Não é que as partes do corpo venham com etiquetas que indicam o que são, e chamar essa estrutura de 'ponto G' não faz com que seja.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...]
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.