sexta-feira, 15 de julho de 2011

Cientistas descobrem anticorpos que atacam HIV

As moléculas do sistema imunológico de algumas pessoas que são capazes de neutralizar o HIV têm uma origem comum no DNA, mostra uma nova pesquisa.
A descoberta foi feita por cientistas dos EUA e da Alemanha estudando voluntários que contraíram o vírus, mas não apresentam sintomas da doença.
Desenvolvendo um novo método para identificar anticorpos --proteínas que atacam micróbios invasores no organismo-- os pesquisadores descobriram 576 tipos diferentes dessas moléculas.
E a surpresa: todas elas, apesar de marcadas diferenças, eram extremamente agressivas contra o HIV e tinham origem em apenas dois trechos distintos de DNA. 
Já se sabia que alguns anticorpos humanos eram capazes de neutralizar o HIV, mas um estudo sobre o novo achado, publicado hoje na revista "Science", é o primeira a dar uma pista sobre como o sistema imune os fabrica.
"Descobrimos que existe uma certa similaridade entre as respostas imunes de diferentes pessoas, que usam o mesmo anticorpo inicial para produzir os anticorpos que neutralizam o HIV", diz Michel Nussenzweig, brasileiro que trabalha na Universidade Rockefeller, de Nova York, e é coordenador do estudo.
"Achamos isso estranho e interessante, porque as respostas imunes costumam ser muito diversificadas na maioria das pessoas."
Isso era uma barreira para cientistas que pretendiam usar esses anticorpos como inspiração para produzir uma vacina. Sem saber a origem das moléculas, era difícil saber como "provocar" o sistema imunológico da maneira correta para produzi-las.
Agora, além de ter uma pista sobre como o corpo começa a produzir essas moléculas, Nussenzweig e colegas conseguiram determinar melhor como elas são.
Ao analisar com detalhe a estrutura de um dos anticorpos obtidos, viram que ele é capaz de atacar o calcanhar-de-aquiles do vírus: o pedaço da carapaça do HIV que se gruda nas células humanas antes de atacá-las.
Se pesquisadores descobrirem a molécula do vírus que desencadeia a produção desse anticorpo, isso poderia ser traduzido em uma vacina.
"Estamos tentando achar outros anticorpos com essa característica, porque talvez seja preciso mais de um para isso", diz o cientista.
A produção de uma vacina a partir dessa ideia ainda pode estar muitos anos à frente, mas a descoberta anunciada hoje pode ganhar outro tipos de aplicação. Segundo Nussenzweig, usando engenharia genética é possível clonar os superanticorpos para usá-los diretamente como agentes terapêuticos.
"Os anticorpos que identificamos são mais potentes do que os que já eram conhecidos e são muito abrangentes, capazes de reconhecer 90% das linhagens de HIV registradas", diz. "Não sabemos ainda se o uso direto dessas moléculas pode ajudar em terapia para soropositivos, mas é possível que sim."

Parei de ter orgasmo com meu marido. Quais podem ser as causas?

Somos casados há 17 anos, isso começou a acontecer de um ano para cá... 

Resposta: Existem vários fatores que podem comprometer a libido e diminuir as chances de orgasmo, como por exemplo: frustração com o parceiro, estresse no trabalho, falta de tempo para a intimidade, roteiro sexual desgastado, alteração de humor, alterações hormonais, uso de determinados medicamentos, entre outros.  
Comece, então por observar quais os aspectos que despertavam os mecanismos para o prazer no seu corpo de um ano para trás, para tentar encontrar pistas sobre o que pode ter ocorrido com você de um ano para cá (seja da ordem de sua saúde física e/ou emocional). Pense se a qualidade do clima conjugal vinha seguindo em harmonia com o prazer sexual máximo, que você alcançava na intimidade, até deixar de ter orgasmo com o seu marido.

Tente lembrar se aconteceu algo na sua vida (no sentido amplo ou restrito) a ponto de passar a interferir na sua satisfação (incluindo a sexual). Esse exercício poderá levar a alguma(s) hipótese(s) sobre o que teria provocado a cessação do seu orgasmo, e também indicar caminhos possíveis para você (por você mesma ou com orientação e/ou tratamento especializado) recuperar o clímax do seu prazer sexual.

Não deixe que os quilinhos extras atrapalhem sua vida sexual; veja opiniões e dicas

Homens e mulheres terão mais prazer quando aprenderem que o órgão sexual mais poderoso é o cérebro

Você conquistou aquela pessoa especial, mas, na hora H, morre de vergonha de tirar a roupa, porque está com gordurinhas extras. Com isso, torna uma experiência que poderia ser especial em uma verdadeira catástrofe. Ou, então, faz parte daquele time que prefere fazer sexo na penumbra (ou com a luz apagada mesmo), para tentar esconder os pneus, a celulite, as estrias, a barriga saliente...

Se esse tipo de preocupação vem detonando a sua vida sexual, é hora de mudar de vida. E nem pense que estamos falando de dieta.e acordo com o psicólogo Oswaldo Martins Rodrigues Jr., diretor do Instituto Paulista de Sexualidade (Inpasex), para a vida sexual, o aspecto físico faz mais diferença, apenas, antes da aproximação. "Após o primeiro contato, a aparência diminui de importância, mesmo porque já cumpriu a função, que é de atrair pela visão. Nos passos seguintes, os outros sentidos é que contam para estimular sexualmente", afirma.
A verdade: homens não se preocupam com celulites e estrias. "Homens que buscam sexo se preocupam com mulheres que tenham vontade de transar. Uma mulher ser reconhecida como esteticamente maravilhosa não significa que seja adequada sexualmente. Os homens que já tiveram alguma experiência sexual sabem disso e não apostam apenas no visual externo", diz o psicólogo Oswaldo Martins Rodrigues Jr. Ser boa de cama tem muito mais a ver com a performance na cama do que com o visual diante do espelho. Da mesma maneira, nenhuma garota vai reclamar de uma certa barriga, se o sujeito tiver pegada.

O que soma pontos, entre quatro paredes, é se entregar totalmente ao momento, não sentir medo nem pudor de descobrir novas e enriquecedoras sensações. Enquanto uma mulher se esforça em murchar a barriga em uma determinada posição, o homem está prestando atenção na maciez da sua pele, no formato dos seios, na penugem abaixo do umbigo. "Ser uma pessoa solta na cama, sem frescuras, ajuda bastante para que a vergonha em relação ao corpo fique pelo lado de fora do quarto", afirma a sexóloga Carla Cecarello, de São Paulo.
Segundo a professora de artes sensuais Nelma Penteado, de São Paulo, muitas mulheres têm a péssima mania de chamar a atenção do parceiro para o que elas julgam defeitos. "Elas enchem os namorados de perguntas tolas. Querem saber se estão gordas, se o bumbum está caído, se a estria é muito evidente... Nos meus cursos, aviso, de cara, que é terminantemente proibido fazer propaganda negativa de si mesma", conta.

"Com tanta insistência, o homem pode começar a perceber coisas que ele nunca havia reparado", diz a especialista, autora do livro "AleGGria" (Matrix Editora), com dicas para mulheres gordinhas. Os homens, apesar de não terem esse hábito tanto quanto as mulheres, também não estão livres desse vício. Portanto, também devem tomar cuidado para não adquirir o hábito de se depreciar, enaltecendo seus defeitos e tentando convencer a mulher de que ele está, sim, cheio de deles.
Não gostar do próprio corpo é um mecanismo neurótico de defesa psicológica. As pessoas gastam mais energia tentando a reparação do que buscando o prazer. Só que, em muitos casos, perder peso não resolve nada se a mudança maior não ocorrer na cabeça e na maneira de se enxergar. "Pode acontecer de a mulher perceber que, mesmo magra, é incapaz de se amar", explica o especialista em sexualidade Oswaldo Rodrigues.

Homens com barriga proeminente, atenção. Isso não interfere em nada daquilo que uma mulher gosta na cama –independentemente se faz mal ou bem à saúde. A saber: preliminares longas, carícias da pontinha dos pés ao último fio de cabelo, sexo oral caprichado e muito beijo na boca, sim, encantam as mulheres –não uma barriga que parece um tanquinho.
O sexo é o momento em que os estímulos físicos gerados pela visão não têm tanta importância, mas os gerados pelo pensamento, sim, são prioritários. Quem fica pensando o tempo todo se o parceiro está reparando nas gordurinhas não consegue relaxar e aproveitar o contato, o toque, as carícias...

"Se a pessoa quer transar e mostra gostar do sexo, ela própria não vai ligar para a aparência. Em consequência, quem estiver com ela também não", afirma a sexóloga Carla Cecarello.
As pessoas que transam sempre na mesma posição, pois acreditam que ela favorece o corpo, em vez de disfarçar o que incomoda, estão oferecendo e curtindo muito pouco do sexo. A variação torna tudo muito mais divertido, íntimo e prazeroso.

O estímulo visual conta. Mas e os outros sentidos? Gemidos, sussurros e palavras são muito excitantes e precisam ser explorados. Assim como  um bom perfume e o toque da pele. Com ou sem quilinhos extras, lembre-se de dar um trato nos cabelos, aparar bem a barba, cuidar da pele... Sua vida sexual agradece.
Para uma relação sexual prazerosa, o primeiro passo é conhecer o próprio corpo. Saber o que você gosta e o que não gosta -e sentir-se à vontade para dizer isso para quem estiver com você- é essencial. O segundo, claro, é saber explorar o corpo do parceiro ou parceira.

Planta ajuda na compreensão dos ciclos biológicos humanos

Uma planta chamada Arabidopsis thaliana pode ajudar cientistas a compreenderem melhor o ciclo biológico do corpo humano. Apesar de outros organismos serem mais semelhantes às pessoas, algumas plantas podem fornecer mais informações a respeito de genética e divisão de células Existem células humanas, como as do câncer, que se dividem em ciclos de 24 horas. A depressão e a diabetes já foram associadas a genes do ritmo circadiano (que regula o funcionamento de diversas funções corporais).

“Nós não temos caules e nós não florescemos, mas as partes dos nossos corpos, como as das plantas, são controladas por relógios circadianos. Os relógios funcionam mais ou mesmo da mesma forma em todos os organismos, mas é mais fácil estudar alguns aspectos do funcionamento dos relógios em plantas”, explica a geneticista Laurie Tompkins.

Os homens de cada signo e o sexo

A maneira que cada um encara e vivencia o sexo também está relacionada à Astrologia. Os signos possuem diferentes características sexuais e essas peculiaridades também mudam se o nativo do signo for homem ou mulher.

Preparamos um pequeno guia para ajudar as mulheres a saber qual a melhor forma de lidar com o homem de cada signo na hora da relação sexual, e aos próprios homens a se conhecerem melhor.

O Homem de Áries

Ele é sexualmente completo. Um amante impulsivo, imediatista, excitante e participante. O homem desse signo adora seduzir em lugares diferentes e em situações inesperadas. Gosta de controlar os movimentos da parceira, por isso adora apoiá-la na parede e sentá-la sobre os seus joelhos. Para levá-lo à loucura a parceira deve morder seus lábios e puxar seus cabelos, mas depois deve voltar a se mostrar indefesa, pois o nativo de Áries adora isso... Leva as relações de uma forma intensa e apaixonada.

O Homem de Touro

Ele gosta de proporcionar prazer à parceira sem pressa. É sensitivo, calmo, carinhoso e leal quando se apaixona. O homem desse signo adora fazer sexo. Sempre criativo, faz com que cada gesto tenha um sentido especial. Prefere um sexo calmo, porém, pode ser insaciável. O parceiro taurino ensinará à mulher a maneira exata de satisfazê-lo.

O Homem de Gêmeos

Ele é meio disperso. Pode ser que pense demais e deixe o momento fugir. O geminiano é pouco afetivo, mas sabe ser muito carinhoso quando quer. Tem forte ligação com a imagem, gosta de luzes acesas e espelhos. Adora ver a atuação da parceira e gosta de beijos calorosos. Porém, também pode ser rápido, agressivo e individualista no sexo.

O Homem de Câncer

Ele adora dar e receber carinho. Sexo para o canceriano é fazer amor. Se divide entre um lado agressivo e outro paciente. Gosta de explorar o corpo da parceira e fazer amor em lugares diferentes. Para conquistar esse homem, a parceira não deve ceder facilmente, pois ele adora jogos de sedução. Uma boa estratégia para agradar este nativo é fazer brincadeiras durante o sexo, como, por exemplo, não deixar que ele use as mãos para se aproximar.

O Homem de Leão

Ele está sempre querendo mudar e romper barreiras. Procura melhorar cada vez mais seu desempenho sexual. É muito criativo, romântico e carinhoso. Tem grande necessidade de ter uma mulher a seu lado e gosta de relações explosivas. Adora mulheres submissas e sente muito prazer se a parceira for frágil na cama. Gosta que elogiem sua performance.

O Homem de Virgem

Ele é calmo e gosta de se sentir seguro para o sexo. Tem muita sutileza e não tem pressa para alcançar os seus objetivos. Um amante experiente e sensível, ele atenderá todos os desejos da parceira. Grande conhecedor do corpo feminino, gosta de sexo no chuveiro e na banheira. O virginiano prefere ser estimulado com carícias na barriga e nos cabelos. Uma boa estratégia para lidar com o virginiano é a parceira se mostrar calma no primeiro encontro, mas impetuosa no segundo, pois eles adoram mulheres ativas e agressivas.

O Homem de Libra

Ele procura sempre agradar a mulher, podendo até esquecer das suas próprias preferências. Gosta de inovar nas posições sexuais e adora acariciar a parceira. Prefere o sexo lento, porém, nada é proibido ou vulgar para ele. A parceira nunca deve ter pressa e nem impor limites. O libriano adora lingeries, gemidos, sussurros e situações de perigo.

O Homem de Escorpião

Ele se entrega de corpo e alma a quem ama, pois tudo na sua vida é ligado ao sexo. Seus fortes instintos e a necessidade de satisfação sexual impulsionam suas ações. Se o escorpiano não se sentir satisfeito sexualmente, vai buscar outros relacionamentos sem culpa alguma. Por isso, a parceira deste nativo deve atender a todos os seus pedidos, sem deixar o mistério de lado. Deve insinuar-se e instigá-lo. O escorpiano adora dominar a parceira, ser mordido e apertado. Seu ponto fraco é a parte interna das coxas.

O Homem de Sagitário

Ele é um dominador da arte do corpo, sabe muito bem dar prazer e busca a forma perfeita de fazer sexo. O sagitariano não é muito afetivo e é rápido durante a transa, mas adora as preliminares. A quantidade é tão importante quanto a qualidade para estes nativos. Adora sentir e dar prazer com a língua e as pontas dos dedos. A parceira do sagitariano deve usar e abusar de fetiches para aumentar o seu desejo.

O Homem de Capricórnio

Ele está sempre preocupado em ter uma atuação perfeita, por isso sente dificuldade de relaxar e se concentrar. É preciso ajudá-lo a se soltar e a sentir-se seguro para que ele desfrute e lhe proporcione mais prazer. Para ele o mais importante é o seu talento sexual. Não costuma dar dicas do que gosta, prefere que a parceira descubra. Tem muito fogo, fôlego e um imenso desejo de sexo. Adora ser seduzido com um strip-tease.

O Homem de Aquário

Ele é amoral e faz tudo o que a mulher deseja para lhe proporcionar (e também sentir!) prazer. É muito aventureiro e não vê graça no convencional. Gosta de lugares exóticos e perigosos. Espera o tempo que for preciso para que a parceira aprenda seus gostos. Tem grande excitação com objetos eróticos.

O Homem de Peixes

Ele é calmo, romântico e participativo no sexo. Tem grande preocupação em agradar com sua delicadeza e meiguice. Prefere mulheres experientes e relações perigosas. Gosta de sentir frio e calor ao mesmo tempo, adora, por exemplo, que passem gelo pelo seu corpo. Fazer sexo sentado é uma das suas preferências. A parceira deve deixar que ele domine o ato sexual, mas também deve demonstrar suas reações, pois isso o fará sentir mais prazer.

Mitos e lendas podem aumentar casos de câncer em homens

Imaginário da população atrapalham cuidado e a prevenção dessas doenças

Levantamento realizado pelo Instituto do Câncer do Estado de São Paulo apontou entre os homens um quadro preocupante de desinformação nos principais questionamentos e mitos populares sobre a incidência e o diagnóstico de tumores malignos no rim, bexiga, próstata, uretra e pênis.
O órgão, ligado à Secretaria de Estado da Saúde e à Faculdade de Medicina da USP, indicou que a população masculina ainda não sabe detalhes sobre cuidado e prevenção destas enfermidades – o que pode explicar a incidência quase três vezes maior de câncer em relação ao público feminino.
Como alguns dos mitos populares apontados pelo estudo, estão: a relação equivocada de masturbação e o desenvolvimento de tumores urológicos; o fato de se segurar a urina por um longo tempo; o ato de fumar – quase sempre relacionado aos pulmões –; a impotência como resultado de uma cirurgia na próstata; falta de higiene não relacionada ao câncer; a juventude e a preocupação que deve se agravar apenas quando surgirem sintomas.
De acordo com Marcos Dall’Oglio, urologista do ICESP, perguntas simples como “segurar a urina dá câncer” precisam ser esclarecidas para desmistificar estes questionamentos tão comuns.
 
- O paciente precisa saber quais são os fatores e os comportamentos de risco para o desenvolvimento de cânceres urológicos. Somente a boa informação ajudará a reduzir o número de pacientes que chegam tardiamente ao consultório em busca de tratamento.

Dormir demais pode aumentar o risco cardiovascular, diz entidade

Repouso em excesso aumenta risco de distúrbios ligados ao sono

A FEC (Fundação Espanhola do Coração) advertiu nesta sexta-feira (15) que dormir nove horas ou mais por dia aumenta 1,57 vez o risco de sofrer uma doença cardiovascular, por isso a entidade aconselhou não ultrapassar o limite de horas de sono recomendadas, entre sete e oito por noite.
Alguns dos hábitos mais comuns em dias de folga, que podem parecer muito saudáveis, como dormir em excesso, tanto durante a noite como durante o dia, podem se mostrar perigosos para a saúde cardiovascular, alertou a empresa, por ocasião das férias de verão na Espanha, época em que se costuma dormir mais que o regular.
Segundo o cardiologista Lorenzo Silva Melchor, membro da FEC, dormir pouco ativa fatores metabólicos e endócrinos prejudiciais para a saúde.
- Dormir mais horas que as recomendadas pode se relacionar com distúrbios e qualidade do sono que condiciona alterações de parâmetros cardiovasculares.
Para manter um coração saudável, a fundação recomenda manter uma boa hidratação para compensar o suor, seguir uma dieta equilibrada e realizar exercícios físicos com frequência, assim como evitar a exposição solar durante as horas centrais do dia.

Pedófilo americano terá acesso a sua própria pornografia na prisão

Homem poderá assistir às provas do caso pois atuará como seu advogado

Um homem acusado de pedofilia no Estado de Washington (noroeste dos Estados Unidos) foi autorizado a assistir na prisão, onde aguarda julgamento, toda sua coleção de vídeos pornográficos com crianças. O caso é uma estranha brecha na lei americana.
Weldon Marc Gilbert, de 50 anos, é acusado de estuprar meninos e produzir vídeos pornô com crianças. Ele atuará como seu próprio advogado, o que lhe garantiu acesso às evidências contra si mesmo.
Isso por causa de uma decisão da Suprema Corte de Washington, que estabelece que advogados de defesa têm o direito de rever toda a evidência contra seus clientes, Gilbert deve ter acesso ilimitado a todo o material pornográfico que foi apreendido em sua casa pela polícia em 2007. Caso contrário, o juiz terá que declarar o julgamento nulo, de acordo com o portal de notícias The Huffington Post.
Em entrevista nesta semana à rede de TV americana ABC o promotor de Justiça do Condado de Pierce, Mark Lindquist, disse que o caso é “um absurdo, mas é a lei”.
- Em 16 anos como promotor, esse é um dos casos mais absurdos e revoltantes de que eu já ouvi falar.
Segundo o jornal Seattle Times, alguns dos vídeos foram produzidos pelo próprio Gilbert, e incluem cenas em que ele espanca crianças. Ainda de acordo com o jornal, o acusado trabalhava como carteiro e atraía os meninos com bebidas e aulas de aviação.
Gilbert se declarou culpado por produzir material de pornografia infantil em 2009 e foi condenado a 25 anos de prisão por um tribunal federal. No entanto ele voltou atrás e decidiu atuar como seu próprio advogado quando um juiz estadual lhe informou que ele poderia ser condenado à prisão perpétua.

Exame da OAB tem mais de 121 mil inscritos

Prova acontece neste domingo 17; São PAulo foi o campeão de inscrições

O primeiro exame da OAB deste ano acontece no próximo domingo( 17), a instituição recebeu 121.309 inscrições de todas as seccionais do país. Com a aprovação na prova os bacharéis em direito podem exercer a profissão.
O exame deste domingo terá 80 questões objetivas. O conteúdo vai abordar disciplinas do currículo mínimo do curso de direito. Direitos humanos, código do consumidor, estatuto da criança e do adolescente, direito ambiental e  direito internacional são algumas das matérias cobradas.
A prova começa às 14h e tem duração máxima de 5 horas.  A segunda etapa do exame deve acontecer no dia 21 de agosto. Nessa fase os estudantes devem realizar uma prova prático profissional em que devem mostrar conhecimento da profissão.
São Paulo campeão de inscrições
O Estado de São Paulo foi o que reuniu o maior número de bacharéis de direito inscritos no exame. Mais de 27600 futuros advogados se inscreveram na prova. O número alto deve ser em função da grande quantidade de faculdades que existem no Estado.
Segundo Eduardo Cosas, presidente da comissão do exame da ordem em SP, o Estado têm cerca de 240 faculdades de direito. Esse número também costuma refletir no alto índice de reprovação. Das 155 faculdades paulistas que participaram do último exame, 101 não conseguiram aprovar mais do que 10 candidatos.
Minas Gerais ficou em segundo lugar em número de inscrições, 13.318 bacharéis se inscreveram no exame. O Estado com menos inscritos  foi Roraima com 351 inscrições.

Estudo mostra que florestas absorvem 1/3 do gás carbônico emitido

Desflorestamento é responsável pela emissão de 2,9 bilhões de toneladas por ano

As florestas do mundo absorvem um terço do CO2 (gás carbônico) emitido pelos combustíveis fósseis na atmosfera, segundo um estudo internacional que alerta paralelamente para as consequências dramáticas do desmatamento no contexto do aquecimento global.
As florestas do planeta absorvem 2,4 bilhões de toneladas de carbono por ano, segundo este primeiro estudo com dados das contribuições das florestas boreais, tropicais e das regiões temperadas para o ciclo do carbono.
O desflorestamento é responsável pela emissão de 2,9 bilhões de toneladas por ano, ou seja, cerca de 26% do total das emissões. Apenas as emissões de combustíveis fósseis atingem mais 8 bilhões de toneladas por ano.
Pep Canadell, co-autor do estudo divulgado pela revista americana Science, disse que se o desmatamento for suspendido, as florestas existentes e aquelas em estado de reconstituição absorverão a metade das emissões de combustíveis fósseis.
Os dados, relativos ao período 1990 e 2007, foram reunidos durante dois anos por uma equipe internacional de pesquisadores especialistas em aquecimento global. 
O estudo mostrou pela primeira vez que nas regiões tropicais o volume de carbono emitido devido ao desflorestamento foi contrabalançado pelo absorvido pelas florestas primárias intactas, tendo no final um balanço de carbono quase nulo.
Os pesquisadores indicaram que as emissões de CO2 durante o desflorestamento foram compensadas pela absorção de CO2 pela regeneração das florestas secundárias nas regiões onde a agricultura foi abandonada. 
Segundo Canadell, duas lições principais podem ser tiradas deste estudo.
- As florestas não são apenas enormes reservatórios de carbono, mas absorvem também ativamente o CO2 produzido pelas atividades humanas. As florestas também assumem cada vez mais a dianteira em uma estratégia para proteger nosso clima. A segunda lição mostra que é possível obter ganhos econômicos com uma gestão melhor das florestas, aproveitando principalmente benefícios com a redução do desflorestamento bem maiores que o que se pensava.
Canadell frisou principalmente o aspecto financeiro do mercado do carbono e as compensações previstas no mecanismo REDD+ (Redução das emissões devidos ao desflorestamento e à degradação das florestas).
Esse mecanismo foi adotado formalmente na conferência da ONU (Organização das Nações Unidas) sobre o clima em Cancun, México, no final de 2010. Ele tem como objetivo estimular os países que têm florestas tropicais a evitar desflorestá-las ou a administrá-las de maneira durável, obtendo compensações financeiras.

Cientistas criam gelatina feita de proteína humana em vez de animal

Genes humanos serão inseridos em fungos para produzir uma gelatina específica

Cientistas chineses estão desenvolvendo um novo método para a produção de gelatina de origem humana para substituir as feitas de animal.
Usada em sobremesas e doces, e também em produtos farmacêuticos e cosméticos, a gelatina é feita a partir do colágeno encontrado em ossos e pele de animais, principalmente de vacas e porcos.
No entanto, pelo fato de vir dos animais, existe um risco - ainda que pequeno -, de provocar reações em portadores de doenças infecciosas ou no sistema imunológico dos humanos.
Diante desse problema, os cientistas da Universidade Tsinghua, em Pequim, têm buscado de todas as maneiras uma gelatina melhor.
O que os cientistas conseguiram até agora, segundo o coordenador da pesquisa, o professor Jinchun Chen, é inserir genes humanos dentro de fungos. Com esse processo, eles estão criando uma gelatina controlada e até mais consistente.
Apesar disso, a nova gelatina ainda está sendo testada e comparada com a de origem animal, avaliando características como viscosidade.
Chen e sua equipe acreditam que o novo método permite a produção de gelatinas em escala comercial.

Pesquisadores criam dispositivo que emite cheiro pelo aparelho de TV

Aparelho tem substância que cria milhares de fragrâncias ou odores


Uma experiência científica que durou dois anos feita pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, em parceria com a empresa coreana Samsung conseguiu criar um pequeno dispositivo que pode ser colocado na parte de trás do aparelho de TV e transmitir milhares de odores ao telespectador.

Sungho Jin, professor dos departamentos de engenharia mecânica e aeroespacial e nanoengenharia da universidade americana, diz que o objetivo é fazer com que o recurso possa ser usado também em telefones celulares.


- Por exemplo, se as pessoas estão comendo pizza, o espectador sente cheiro de pizza que vem de um telefone celular ou TV. Se a imagem mostra uma bela senhora andando, as pessoas sentem o cheiro do perfume. As fragrâncias ou os odores são instantaneamente gerados a partir da cena mostrada na TV ou em um telefone celular. Essa é a idéia.


O cheiro vem de uma solução aquosa, como a amônia, que forma um gás com odor quando a solução é aquecida por meio de um fino fio de metal ligado à corrente elétrica. A solução é mantida em um compartimento não inflamável. O cheiro é liberado por um pequeno furo.


A equipe da universidade testou o dispositivo com dois perfumes disponíveis no mercado americano. Em ambos os casos, um testador humano era capaz de cheirar e distinguir os aromas a 30 cm de distância.


Jin comemorou o sucesso do trabalho.


- Essa é provavelmente a próxima geração de TV ou telefone celular, que produz odores para combinar com as imagens que você vê na tela.


O conteúdo químico que emite os cheiros pode acabar e a expectativa dos pesquisadores é que as pessoas comprem novos cartuchos com as substâncias que tornam possível o efeito do aparelho, exatamente como acontece com os cartuchos de tinta das impressoras quando sua carga chega ao fim.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...]
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.