sexta-feira, 15 de julho de 2011

Câncer, aumento de peso, dores: veja os 'males' do trabalho

Excesso de trabalho e pressão são sinônimos de estresse, que pode levar ao desgaste e induzir o enfraquecimento do organismo. Níveis elevados de .... Foto: Getty Images
Excesso de trabalho e pressão são sinônimos de estresse, que pode levar ao desgaste e induzir o enfraquecimento do organismo

Trabalhar traz uma lista grande de benefícios e, claro, é uma necessidade. Mas também pode ter influências negativas quando o assunto em questão é saúde. Dores, estresse, câncer e aumento de peso são alguns dos problemas relacionados a hábitos inadequados da vida profissional.
Quer saber quais são os males causados pela labuta diária e dicas para preveni-los? Então confira a seguir explicações do ortopedista Luciano Miller, da clínica Colunar, de São Paulo; do clínico geral e hematologista Nilo Gardin, vice-presidente da Liga dos Usuários e Amigos da Arte Médica Ampliada (Luaama); da nutricionista Sandra da Silva Maria, do Hospital CECMI (Centro Especializado em Cirurgias Minimamente Invasivas), de São Paulo; e da psicóloga Dirce Perissinotti, do Centro de Dor e Neurocirurgia Funcional do Hospital 9 de Julho, de São Paulo.
Permanecer muito tempo sentado
Trabalhar em escritório é sinônimo de ficar sentado por muitas horas. "Pode trazer problema na coluna ao enfraquecer a sua musculatura e sobrecarregar o disco e as articulações", disse o ortopedista Luciano Miller.
O clínico geral e hematologista Nilo Gardin acrescentou que o hábito pode acentuar varizes nos membros inferiores (em quem está propenso a elas) e problemas respiratórios. "Não movimentar adequadamente o tórax provoca o encurtamento dos músculos inspiratórios e a respiração fica mais superficial, com a expiração insuficiente e limitação da ventilação pulmonar. Isso é agravado pelo sedentarismo."
Uma pesquisa recente da Universidade da Austrália Ocidental, na Austrália, concluiu que 10 anos ou mais de longos períodos sedentários quase duplicam o risco de alguns tipos de câncer de intestino, mesmo que a pessoa se exercite em seu tempo livre. Entre as possíveis explicações está a de que ficar sentado tende a causar aumento nos níveis sanguíneos de açúcar, danos na produção de insulina e inflamações.
Os médicos recomendam praticar atividade física e alongamento, que pode ser feito no próprio local de trabalho. Para a coluna cervical, Miller sugere inclinar o pescoço para frente, trás e lados. Faça ainda rotações completas do pescoço, de forma lenta, no sentido horário e anti-horário.
Entre as dicas do ortopedista para a coluna lombar está sentar na cadeira e flexionar a coluna até que o peito encoste na coxa, procurando colocar as mãos nos pés. Também sentado, estique a coluna e os braços para cima. De pé, separe as duas pernas, flexione levemente os joelhos e solte o corpo para frente. Relaxe os ombros e procure chegar com as mãos o mais próximo possível do piso. Apoie as mãos na cadeira ou na mesa e dê um ou dois passos para trás. Estique os braços e as pernas e coloque o quadril para trás.
Falta de ergonomia
Segundo o ortopedista Luciano Miller, cadeiras e mesas inadequadas à altura e peso do funcionário podem causar dor e espasmo da musculatura da coluna vertebral, que, em longo prazo, pode evoluir para alterações posturais. Portanto, preocupe-se com a ergonomia. Os pés precisam ficar apoiados no chão e, o antebraço, na mesa. Deve-se sentar com a coluna reta, formando um ângulo de 90° com o quadril.
Trabalho que exige muito esforço físico em posições inadequadas abre espaço para problemas como hérnia de disco. "Ao fazer esforço físico, procure proteger a coluna. Por exemplo, ao levantar uma caixa no chão, flexione o joelho e mantenha a coluna ereta, em vez de flexionar somente a coluna."
Falta de tempo para refeições adequadas e atividade física
O trabalho em si não causa obesidade. No entanto, alguns hábitos inadequados agravados pela correria podem favorecer o aumento de peso. A nutricionista Sandra da Silva Maria observa que a atividade profissional muitas vezes interfere na possibilidade de realizar refeições fracionadas a cada três horas. Fora isso, as opções oferecidas por restaurantes costumam não colaborar com uma dieta equilibrada. E o tempo perdido no trânsito para chegar ao escritório, por exemplo, muitas vezes inviabiliza a prática de algum esporte e, assim, incentiva o sedentarismo.
Se tem de almoçar fora de casa, prefira os restaurantes self-service pela variedade de alimentos. Antes de sair pegando um pouco de tudo, confira o que está disponível. Coloque no prato arroz ou um substituto (batata, macarrão), um tipo de grão (feijão, ervilha, lentilha), hortaliças e uma carne grelhada ou assada. Evite molhos e comece degustando as hortaliças cruas, porque suas fibras ajudam a aumentar a saciedade. Finalize com uma fruta. Leve sempre consigo frutas frescas ou secas, barra de cereais e biscoitos integrais para ingerir nos intervalos das refeições (a cada três horas). Faça um esforço e se exercite.
Estresse
Excesso de trabalho e pressão são sinônimos de estresse, que pode levar ao desgaste e induzir o enfraquecimento do organismo. "A sobrecarga, seja ela física ou psíquica, altera a liberação de uma série de hormônios, como o cortisol (hormônio do estresse), dentre um deles que altera o padrão de estabilidade do sistema imunológico e eixo HPA (hipotálamo-adrenal), desregulando o funcionamento do organismo", disse a psicóloga Dirce Perissinotti.
Níveis elevados de cortisol tendem ainda a causar resistência insulínica, aumento de adipócitos (células que armazém gordura) na região abdominal e, consequentemente, ganho de peso, segundo a nutricionista Sandra da Silva Maria. Portanto, nada melhor que investir em lazer para relaxar e se exercitar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...]
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.