terça-feira, 28 de junho de 2011

Usar maconha antes dos 15 anos reduz memória em até 30%

O uso de maconha antes dos 15 anos --quando o cérebro ainda está em processo de amadurecimento- prejudica a capacidade de recuperar as informações, reduzindo a memória dos usuários em até 30%.
Os danos são proporcionais à quantidade de droga usada: quanto mais se fuma, maiores são os estragos. E eles persistem mesmo se houver um período de abstinência de um mês.
Os resultados são de uma pesquisa da Universidade Federal de São Paulo apresentada no 7º Congresso Anual de Cérebro, Comportamento e Emoções, em Gramado (RS).
"Os usuários precoces têm resultados significativamente inferiores também em outras áreas, como a capacidade de controlar seus impulsos", diz a neuropsicóloga Maria Alice Fontes, uma das autoras do trabalho.
Se o uso se inicia após os 15 anos, no entanto, as chances de prejuízo nessas funções diminui.
"Não é que seja o consumo da maconha fique seguro, longe disso. Mas ele se torna menos nocivo, porque o cérebro já passou dessa etapa de desenvolvimento", afirmou a pesquisadora.
O estudo foi publicado na última edição do "The British Journal of Psychiatry".

Garota teve fotos sem roupa publicadas em sites pornôs

"Começou em 2006, mas só fiquei sabendo em 2007. Alguns amigos da faculdade falaram: 'Estão circulando fotos suas na internet'. 
Eram fotos minhas sem roupa. Fiquei apavorada. Não sei como conseguiram as fotos. Quem tirou foi um ex-namorado. Estavam em dois sites pornôs.
Meu ex-namorado disse que não sabia de nada. Eram umas dez fotos. Algumas eram montagem. E tinham comentários falando que eu era garota de programa.
Na faculdade, tiravam sarro na minha frente. Ouvi comentários idiotas: 'Não sabia que era tudo isso', 'Mudou de ramo?', 'Quanto tá?'.
Em 2008, isso apareceu no trabalho. Um amigo disse: 'Recebi umas fotos, é você?'.
Eu trabalho com tecnologia e estava num projeto muito grande. Sem justificativa, me colocaram em outro lugar.
Não me demitiram, mas perdi oportunidades. E, se eu for procurar emprego, podem se lembrar disso.
Comecei a ir a uma psicóloga. Não tinha concentração pra mais nada, não queria sair de casa. Ela me orientou.
Contei para a minha mãe. Ela ficou desesperada. A maior preocupação dela era com o trabalho. Meu pai e meus irmãos são sabem.
Perdi muito tempo tentando achar essas fotos. Entrei com um processo em 2007, mas até hoje não tenho o nome das pessoas. As fotos foram tiradas do ar com uma ordem judicial. Demorou pra caramba. E elas devem estar em outros bilhões de sites. Não monitoro mais.
Não tenho dúvida que algum amigo pode encontrar uma foto minha. Você nunca sabe quando pode aparecer de novo.
Sei que isso vai me perseguir para o resto da vida. Nunca fui de me preocupar com o que os outros pensam. Fiquei mais desconfiada."
Eliane, 27, é analista de sistemas em SP

Superexposição na web deixa nossa reputação mais vulnerável

Tudo o que você coloca na internet pode ser usado contra você. Fotos de um momento festivo, discussões, tuítes atravessados. E há pouco espaço para voltar atrás, como percebeu tarde demais o congressista americano Anthony Weiner, após o mundo ver suas cuecas no Twitter. 
"Nem com todo dinheiro do mundo é possível limpar uma reputação manchada na internet", diz o perito digital Wanderson Castilho, da E-Net Security.
A exposição virtual e a velocidade da web mudaram o conceito de reputação. "Nossa imagem está mais vulnerável. Pode ser confrontada com o que postamos", diz o sociólogo Sergio Amadeu, professor da Universidade Federal do ABC.
O conceito de reputação virtual não poderia estar mais em alta. O Google acaba de lançar uma ferramenta, a "Eu na Web", para que o usuário monitore o que falam dele por aí.
Há quem ganhe para cuidar da imagem alheia e limpar um passado virtual, como Owen Tripp, cofundador da Reputation.com, com sede nos EUA. "Temos 160 empregados especializados em reputação online. Monitoramos publicações, fazemos relatórios e enviamos alertas", disse à Folha. A limpeza de rastros pode custar de US$ 100 a US$ 10 mil, diz Tripp.
No Brasil, José Milagre, perito digital da Legaltech, diz que conserta até imagem de morto. "Trabalhamos com conteúdos positivos que empurram os resultados 'negativos' para baixo." Trocado em miúdos, significa manipular os resultados do Google para que os dados positivos da pessoa apareçam no topo de uma pesquisa.
Mas há casos que nem peritos resolvem.
Que o diga a apresentadora de TV Rose Leonel, 41, de Maringá (PR). Há cinco anos, fotos em que ela aparecia nua foram publicadas em 7 milhões de sites pornôs pelo mundo.
Segundo Rose, seu ex-namorado disparou 15 mil e-mails com as imagens para os moradores de Maringá.
"As pessoas me olham, eu já sei o que pensam. Não me olham como vítima. Condenam quem está exposto e não querem saber quem foi que expôs."
A apresentadora perdeu o emprego de colunista social. Em 2010, o ex foi condenado a um ano e 11 meses por difamação, mas recorreu.
Rose quer criar uma ONG para dar apoio jurídico e psicológico a mulheres que passaram pelo mesmo problema. E ainda há mais de 780 mil links relacionando pornografia ao seu nome, segundo o perito Castilho, que cuidou do caso. "Se o escândalo é muito grande, é impossível limpar. Eu digo: 'Rose, seus netos verão você nua.'"




BARRACO DE SOROCABA
A auditora fiscal Juliana Leite, 34, ficou conhecida pelo "Barraco de Sorocaba", vídeo postado por sua rival no YouTube, em julho de 2010.
Na gravação, Juliana é confrontada e apanha da então amiga, a advogada Vivian de Oliveira, 35, que a acusa de ter um caso com seu marido. "Foi uma humilhação. Na época, nem saía na rua."
Vivian está sendo processada por danos morais. O vídeo original já foi retirado do ar, mas há paródias no YouTube - a mais popular tem 142 mil visualizações.
É difícil prever a repercussão de uma postagem na rede. "Ainda não dominamos essa linguagem", diz a psicóloga Rosa Maria Farah, da PUC-SP.
Segundo Farah, isso justifica alguns deslizes e escândalos. Outra hipótese é a de que, quando estamos online, perdemos um pouco a capacidade de crítica.
"Há uma sensação de anonimato e privacidade quando se está online. É comum as pessoas entrarem em estado alterado de consciência, semelhante ao sonhar."
Para a psicóloga Dora Sampaio Góes, do Hospital das Clínicas de SP, gostamos mesmo de aparecer. "Queremos vender uma identidade."
O problema é confundir o íntimo com o social e tornar público o particular, segundo ela. "Usamos as redes sociais como se fossem nosso quarto. Há uma deturpação da noção de intimidade."
Owen Tripp diz mais: "O que antes escreviam na porta do banheiro vai hoje para o mural do Facebook."
E há um preço a pagar. A advogada Patricia Peck, especialista em direito digital, diz que falta a todos uma noção do risco real na internet. "As pessoas podem falar o que pensam, mas respondem pelo que dizem."
Faça a conta: se você tem 200 amigos no Facebook e cada um também tem 200, uma postagem sua pode chegar a 40 mil pessoas que você nem tem ideia de quem sejam.
Assustador, não? Mas não é preciso apagar o perfil em todas as redes sociais. Alex Primo, professor de comunicação da UFRGS, diz que é possível separar o profissional do pessoal em redes sociais com listas e configurações de privacidade.
Mas reconhece que a internet é um convite à exposição. "Quanto mais você se expõe, mais vantagens pode receber. Só posso usar ferramentas do Google se der os meus dados. O Facebook só é divertido quando atualizamos."

Cirurgia de redução de estômago pode devolver fertilidade à mulher

De acordo com pesquisa apresentada em um congresso de medicina ocorrido recentemente, a cirurgia de redução gástrica pode ter ajudado a devolver a fertilidade de um grupo de mulheres obesas que não podiam ter filhos devido a um desequilíbrio hormonal causado pela SOP (síndrome do ovário policístico).
Os pesquisadores analisaram os históricos médicos de 566 mulheres com obesidade mórbida que se submeteram à cirurgia de redução de estômago. Os registros de nove anos incluíam 31 pacientes diagnosticadas com a SOP antes da cirurgia. Algumas das mulheres com SOP não queriam ter filhos e outras estavam na pós-menopausa. Porém, segundo os pesquisadores, as seis pacientes que queriam ter filhos conseguiram conceber três anos após a cirurgia. Todas haviam perdido uma quantidade significativa de peso.
O doutor Mohammad Jamal, autor do estudo e professor clínico assistente de cirurgia dos Hospitais da Universidade de Iowa, afirmou ser muito cedo para se recomendar a cirurgia para as mulheres obesas com SOP. Contudo, a cirurgia bariátrica muitas vezes melhora os níveis de açúcar no sangue e pode reduzir a resistência à insulina, o que os estudos relacionaram à SOP, observa ele.
A descoberta foi apresentada na semana retrasada em um encontro da Sociedade Americana de Cirurgia Bariátrica e Metabólica em Orlando, na Flórida.

Remédios contra AIDS podem causar envelhecimento precoce, diz estudo

Um tipo de medicamento genérico usado para tratamento do HIV na África e em outras regiões pobres do planeta pode causar envelhecimento precoce e doenças relacionadas com idade avançada, como problemas cardíacos e demência, afirmaram cientistas neste domingo.
Em um estudo no jornal Nature Genetics, pesquisadores britânicos descobriram que os remédios, conhecidos como inibidores da transcriptase reversa (NRTIs, em inglês), causam danos ao DNA na mitocôndria do paciente --as "baterias" que dão força para as células.
Os cientistas disseram ser improvável que os mais recentes coquetéis de remédios contra a AIDS fabricados por empresas como Gilead, Merck, Pfizer e GlaxoSmithKline poderiam causar níveis similares de danos, já que se acredita que eles sejam menos tóxicos para as mitocôndrias. Mas é necessário realizar novas pesquisas para se ter certeza.
"Leva tempo para que esses efeitos colaterais fiquem aparentes, então há uma interrogação sobre o futuro, para descobrir se essas novas drogas vão causar ou não este tipo de problema," disse Patrick Chinnery, do Instituto de Medicina Genética da Universidade de Newcastle, em entrevista por telefone. "Provavelmente, eles não causam isso, mas não temos como ter certeza, pois não tivemos o tempo necessário para descobrir."
As descobertas, contudo, ajudam a explicar porque pessoas com HIV quando são tratadas com os medicamentos antigos contra a AIDS mostram, em alguns casos, sinais avançados de fragilidade e doenças como problemas cardíacos e demência enquanto jovens, afirmaram os pesquisadores.
"O DNA nas nossas mitocôndrias é copiado durante a nossa vida e, conforme envelhecemos, naturalmente acumula erros," disse Chinnery, que liderou o estudo. "Acreditamos que estas drogas contra o HIV aceleram o ritmo de criação desses erros. Então, em um prazo de dez anos, o DNA de uma pessoa pode ter acumulado a mesma quantidade de erros do que uma pessoa que envelheceu naturalmente 20 ou 30 anos."
Os remédios NRTI --sendo o mais conhecido o AZT, também chamado de zidovudine e criado originalmente pela GSK-- foram um grande avanço no tratamento do HIV quando surgiram no final da década de 1980. Eles aumentaram a vida dos pacientes e ajudaram a tornar o HIV uma doença crônica com gerenciamento possível em vez de uma sentença de morte.
Preocupações sobre o nível tóxico dos NRTIs, especialmente em uso de longo prazo, culminaram com uma utilização menor em países ricos, onde foram substituídos por remédios mais caros e com efeitos colaterais menores.
Mas, em países pobres, onde o acesso aos medicamentos genéricos é, normalmente, a única maneira que os pacientes têm de HIV receber tratamento, os NRTIs ainda são usados de maneira generalizada.

Cientistas russos esperam encontrar vida alienígena até 2031

Cientistas russos esperam que a humanidade se depare com civilizações alienígenas nas próximas duas décadas, disse um importante astrônomo russo na segunda-feira.
"A gênese de vida é tão inevitável como a formação de átomos... A vida existe em outros planetas e vamos encontrá-la dentro de 20 anos", disse Andrei Finkelstein, diretor do Instituto de Astronomia Aplicada da Academia Russa de Ciências, segundo a agência de notícias Interfax.
Falando num fórum internacional sobre a busca de vida extraterrestre, Finkelstein disse que 10 por cento dos planetas conhecidos orbitando ao redor de estrelas parecem a Terra.
Se for encontrada água, então também pode ser encontrada a vida, disse ele, acrescentando que muito provavelmente os alienígenas serão parecidos com os humanos, com dois braços, duas pernas e uma cabeça.
"Eles podem ter uma cor de pele diferente, mas mesmo isso nós temos", disse ele.
O instituto de Finkelstein é responsável por um programa lançado nos anos 1960, no auge da corrida espacial da Guerra Fria, para observar e emitir sinais de rádio ao espaço.
"O tempo inteiro ficamos buscando por civilizações extraterrestres; basicamente esperamos por mensagens do espaço e não o outro lado", disse ele.

Preparar carnes em grelhas exige cuidados especiais

O preparo de carnes em grelhas é visto como uma forma mais saudável de cozinhar, por não precisar da adição de óleo. Mas o método traz também riscos. Ele permite a formação de dois compostos que estão associados ao câncer.
De acordo com Stephanie Meyers, do Dana-Farber Cancer Institute in Boston, o risco é muito pequeno para que a grelha seja completamente evitada, e existem precauções que ajudam a tornar a prática mais saudável.
Os compostos formados são os aminos-heterocíclicos (AH) e os hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (HAP). Os AH’s são criados quando proteínas cozinham em temperaturas altas, se formando em pedaços carbonizados da carne. Os HAP’s são criados quando os líquidos da carne caem em superfícies quentes, como o carvão, fazendo fumaça. Quando essa passa pelos alimentos, os carcinógenos se aderem à comida.
Alguns cuidados devem ser tomados antes de a carne ser colocada na grelha. Para minimizar o tempo que o alimento é grelhado, descongele a comida antes e pré-aqueça a carde no microondas por 60 ou 90 segundos. Usar pedaços pequenos de carne também atinge esse objetivo. Escolha carnes magras e retire os pedaços visíveis de gordura, para reduzir a fumaça causada pela gordura caindo no carvão. Para temperar a carne, use molhos que contenham vinagre e limão, que protegerão a superfície do alimento dos HAP’s.
Vegetais são boas escolhas para a grelha, por não conterem proteínas e não permitirem a formação dos hidrocarbonetos aromáticos policíclicos.
O maior risco relacionado à grelha não está na prática em si, mas no tempo em que a carne fica fora da geladeira até ser preparada, já que ela pode ficar exposta a micróbios. Utensílios e vasilhas que entraram em contato com carne crua também oferecem riscos.
“Eu acho que nós queremos manter o risco em perspectiva”, afirma Meyers. “Se as pessoas seguem as dicas de segurança e comem uma quantidade abundante de frutas e vegetais, grelhar tem baixos níveis de risco relativo. Mesmo que você mude apenas dois ou três dos seus comportamentos na grelha, você estará fazendo um favor a você mesmo”, completa.

Doença Aterosclerótica deve ser tratada precocemente

Pessoas com alterações, mesmo que pequenas, no colesterol e na pressão arterial podem sofrer de Doença Aterosclerótica e infartar no prazo de 10 anos. Essa é uma doença caracterizada pela deposição de gordura na parede das artérias, o que dificulta a passagem do sangue.
Estima-se que cerca de 40% da população adulta sofra com esse problema e grande parte dela desconhece sua condição. Segundo Raul Dias dos Santos, diretor da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP), exames clínicos e laboratoriais indicam claramente quem são esses pacientes e o início do tratamento preventivamente pode colocar essas pessoas em risco baixo de sofrer um infarto.
“Podemos reduzir de 25% a 35% o índice populacional de pessoas com o chamado risco intermediário, ou seja, pessoas com um ou dois fatores de risco, porém sem que estes sejam muito elevados”, esclarece o especialista.
Os pacientes portadores da Doença Aterosclerótica são classificados em três categorias de risco: alto, que abrange cerca de 25% desse grupo; médio, correspondendo a 40% dos pacientes; e baixo, 35% dessas pessoas.
De acordo com dados da SOCESP, existe uma maior incidência de infarto entre pacientes classificados nos grupos de baixo e médio risco, que representa o maior contingente de pessoas. Santos explica que eventos estressantes como divórcios, perda de entes queridos ou demissão podem desencadear o infarto nesses pacientes.
Como a doença pode ser assintomática, o médico pode suspeitar de Doença Aterosclerótica quando um paciente tem o HDL (colesterol bom) muito baixo ou mesmo quando existe o fator hereditário, ou seja, algum familiar que teve infarto ou AVC cedo.

Dieta vegetariana reduz síndrome metabólica

A síndrome metabólica (associação de doenças ligadas à obesidade), que tem fatores de risco como hipertensão arterial, elevação dos índices de colesterol, glicose e triglicerídeos, pode ter seus efeitos diminuídos com a adoção da dieta vegetariana.
Segundo pesquisadores da Universidade Loma Linda, nos Estados Unidos, cortar a carne da alimentação pode ajudar na prevenção do risco de desenvolver doenças cardiovasculares, diabetes e acidente vascular cerebral (AVC).
De acordo com a pesquisa, pessoas vegetarianas apresentam uma incidência 36% menos de síndrome metabólica do que os não vegetarianos. Entre os participantes do estudo, 25% dos que não consumiam nenhum carne apresentavam a síndrome, taxa que se elevava para 37% entre os semivegetarianos, ou seja, os que consomem algum tipo de carne, e para 39% ente os não vegetarianos.

Respirar com consciência dá maior sensação de paz

Respiração de qualidade ajuda a eliminar toxinas que ficam nas células 

Você já parou para pensar na sua respiração? Se a resposta é não, provavelmente você esteja respirando errado. Saiba que a respiração correta garante maior saúde física, emocional e mental.

"O hábito de respirar bem elimina o estresse, melhora a concentração, o sono, eleva o estado de consciência e dá maior sensação de paz", explica Alexandre Lopes, instrutor da Fundação Arte de Viver.

O especialista conta que a respiração certa deve ser longa, profunda e ritmada. "Se for curta, fracionada, instável e inconstante, não estamos respirando com toda a nossa capacidade e provavelmente nosso corpo está mostrando isso por meio de sinais de comportamento". 
Respiração de qualidade ajuda a eliminar toxinas - Foto: Getty Images
Outro fato que poucas pessoas conhecem é que as toxinas que ingerimos diariamente e que deixam nosso corpo "contaminado" podem ser eliminadas pela respiração. A ideia da respiração correta é tão importante que hoje já existem técnicas que ensinam a expandir a capacidade pulmonar para eliminar as toxinas que ficam armazenadas nas células.

Segundo Lopes, essas toxinas geram estresses físicos e emocionais. "A maioria das pessoas usa em média somente 30% da capacidade pulmonar, e a respiração é responsável por até 80% da eliminação das toxinas do nosso sistema.

Mesmo dormindo você deve ter consciência corporal para manter a respiração correta. "A maior relação da respiração com a saúde cardiovascular está em uma doença chamada apneia do sono, na qual a respiração faz pausas enquanto a pessoa dorme. Essa doença pode aumentar os riscos de doenças no coração?, explica Daniel Arkader Kopiler, da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBME).

Respiração consciente
Um estudo da Universidade de Johns Hopkins, nos Estados Unidos, mostrou que indivíduos que apresentam sérias dificuldades para respirar durante o sono têm 50% a mais de chances de morrer antes de alguém da mesma idade que não sofre das mesmas condições.

"Uma ótima dica é respirar com consciência. Coloque sua atenção no movimento do ar entrando e saindo do pulmão, respirando lenta e profundamente sempre que sentir necessidade", ensina Lopes.
Anote o passo a passo de uma técnica de respiração extremamente relaxante, muito utilizada por praticantes de ioga, chamada Ujjayi Pranayama.
1. Sente-se de forma confortável, com a coluna reta, para que a energia flua.
2. Respire profundamente, prenda o ar e inspire lentamente
3. Contraia um pouco a garganta e sussurre algumas palavras em tom alto. Sinta o espaço para passagem de ar na garganta diminuir suavemente. Essa é a contração desejada.
4. Agora, ao respirar, mantenha a contração da garganta. Quando puxar o ar e inspirá-lo, você deve ouvir um som semelhante ao produzido pelo oceano.
5. Pratique o Ujjayi Pranayama até sentir que relaxou completamente.

Previna os problemas que abalam a autoestima

Aprenda a lidar com os sinais da idade de forma saudável 

Envelhecer faz parte do ciclo da vida. No entanto, esta etapa pode ser encarada como um fardo para muitas mulheres. Além dela interferir visivelmente na aparência física, o corpo sinaliza suas limitações e a saúde, se não foi bem cuidada ao longo dos anos, perde a força, abrindo precedentes para uma série de inconvenientes que abalam não só o organismo, mas a autoestima também. Para ficar atenta a essas transformações provocadas por hormônios que se rebelam e hábitos que não priorizaram a saúde, listamos, com ajuda de especialistas, aspectos que você deve considerar para se manter bela e saudável com o decorrer do tempo.

Alivie os efeitos da menopausa
A menopausa é o período em que a produção de hormônios pelo ovário diminui gradualmente. Nesta fase, a mulher passa por transformações biológicas e psicológicas, segundo a psicóloga Mara Push. "A tendência é que a mulher se sinta insegura quanto a sua beleza, o que normalmente culmina em depressão e baixa autoestima", explica a profissional.  
Previna os problemas que abalam a autoestima  - Foto: Getty Images
Para aliviar o momento há aliados que podem ser incorporados facilmente em sua rotina diária. Além de praticar exercícios, cuidar da mente (seja com ajuda profissional ou atividades que aliviam o estresse) e aprender a gostar de si, os habitos alimentares contam bastante. De acordo com a ginecologista Maria Helena Bastos, a mulher deve seguir uma dieta rica em soja, pois a leguminosa possui fitoestrogênios, substância com ação igual ao estrogênio. Um outro motivo para incorporar a soja ao cardápio é o seu poder de diminuir os sintomas da menopausa, como insônia, dor de cabeça, melancolia e os calorões típicos da fase.

Controle o seu peso
Depois dos 25 anos fica mais fácil ganhar peso e as cruéis gordurinhas passam a ser difíceis de serem eliminadas. "Existe uma diminuição natural do ritmo do metabolismo, o que leva o corpo a gastar menos calorias", explica Maria Helena. Para turbinar e acelerar o metabolismo, que passa a trabalhar de forma mais lenta, as atividades físicas praticadas com regularidade são recomendadas. 
Previna os problemas que abalam a autoestima  - Foto: Getty Images
Fracionar as refeições também ajuda. O ideal é fazer de cinco a seis refeições por dia, de preferência a cada três horas. Com isso você evita chegar no estágio em que a fome é grande e o controle diante de um prato é menor. Consumir alimentos ricos em fibras pode ajudar na batalha diária contra a balança.

Varizes sob controle
O surgimento dessas veias está associado às alterações hormonais e ao fator genético. Porém, a falta de atividades físicas e o hábito de fumar contribuem para o surgimento do problema. Portanto, é hora de se mexer. Mantendo alguns cuidados diários e um bom acompanhamento especializado em estética vascular é possível conservar suas pernas belas e saudáveis até na terceira idade, de acordo com o angiologista Edson Neves, da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular. O profissional recomenda caminhadas matinais e, claro, uma avaliação médica especializada para tratar as varizes com eficácia e segurança, evitando assim os danos à sua saúde. 
Drible a osteoporose
A osteoporose aparece devido a deficiência ou a baixa absorção de cálcio e de vitamina D no organismo. O seu principal dano ao corpo é tornar os ossos mais fracos e sujeitos a fissuras. A nutricionista Juliet Marzalek recomenda um cardápio caprichado em leite e seus derivados, brócolis, couve e gergelim, que são as melhores fontes de minerais responsáveis pelo fortalecimento do esqueleto.

A profissional também indica boas fontes de vitamina D, encontradas na gema do ovo, na carne de fígado e nos peixes de água salgada. A absorção de cálcio também é facilitada com a pratica de atividades físicas e 15 minutos diários de exposição ao sol combinada com protetor solar.

Veja características de homens que fogem dos compromissos

Segundo Pam Spurr, autora do livro How to be a happy human, existem características comuns aos homens que têm fobia de relacionamentos. Cultivar uma enorme lista de ex-namoradas é uma delas  Foto: Getty Images

Segundo Pam Spurr, autora do livro How to be a happy human, existem características comuns aos homens que têm "fobia" de relacionamentos. Cultivar uma enorme lista de ex-namoradas é uma delas

Este tipo de homem mantém o total controle sobre todos os aspectos de sua vida, como trabalho, tempo com amigos e próprios interesses  Foto: Getty Images

Este tipo de homem mantém o total controle sobre todos os aspectos de sua vida, como trabalho, tempo com amigos e próprios interesses
Segundo a autora, também são atraentes, charmosos e bons de cama   Foto: Getty Images

Segundo a autora, também são atraentes, charmosos e bons de cama
É distante e não costuma compartilhar muitos detalhes sobre os compromissos que faz sozinho  Foto: Vila Mulher/Reprodução

É distante e não costuma compartilhar muitos detalhes sobre os compromissos que faz sozinho
Mantém a relação estagnada e evita conversas que podem elevar o namoro a um nível mais sério de comprometimento  Foto: Getty Images

Mantém a relação estagnada e evita conversas que podem elevar o namoro a um nível mais sério de comprometimento
Adora a companhia feminina e costuma incluir garotas no seu grupo de amigos  Foto: Getty Images

Adora a companhia feminina e costuma incluir garotas no seu grupo de amigos
Ele também diz que adora passar tempo com você, mas não dedica muitas horas da agenda à relação   Foto: Getty Images

Ele também diz que adora passar tempo com você, mas não dedica muitas horas da agenda à relação
Uma das causas deste tipo de comportamento, segundo a autora, pode ter origem ainda na infância: meninos que crescem com um pai emocionalmente contido dentro de casa e bastante envolvido com a carreira e hobbies, podem ter mais dificuldade em se envolver no futuro  Foto: Getty Images

Uma das causas deste tipo de comportamento, segundo a autora, pode ter origem ainda na infância: meninos que crescem com um pai emocionalmente contido dentro de casa e bastante envolvido com a carreira e hobbies, podem ter mais dificuldade em se envolver no futuro

Outra explicação possível está ligada às decepeções amorosas: segundo a autora, é provável que este tipo de homem foi ferido emocionalmente em seus primeiros relacionamentos  Foto: Getty Images

Outra explicação possível está ligada às decepeções amorosas: segundo a autora, é provável que este tipo de homem foi ferido emocionalmente em seus primeiros relacionamentos
Os atores Hugh Grant, George Clooney e Owen Wilson são exemplos de homens famosos que têm medo de se comprometer, segundo autora   Foto: Getty Images/Art by Terra

Os atores Hugh Grant, George Clooney e Owen Wilson são exemplos de homens famosos que têm medo de se comprometer, segundo autora

Atenção na dieta: as calorias não são todas iguais

As calorias não são sempre iguais. Foto: Getty Images
Alimentos processados têm calorias sem nutrientes

No ano passado, o professor de Nutrição da Universidade do Estado do Kansas (EUA), Mark Haub, emagreceu 12 kg depois de fazer uma dieta de dois meses na qual só se alimentava com guloseimas. O experimento serviu para mostrar que não importa quantas calorias você corte por dia - no caso de Haub, ele reduziu de 2.600 para 1.800 a ingestão diária de calorias - você vai emagrecer, mesmo que a dieta seja nutritivamente pobre. Todos que conhecem as calorias, que são unidades de energia, sabem disso, como divulgou a revista Cooking Light.
O mais bacana na dieta criada por Haub é que ela conseguiu mostrar que as calorias não são iguais. Novos estudos mostram que o corpo pode queimar calorias de alimentos crus melhor do que dos alimentos processados, como as guloseimas ingeridas pelo professor de Nutrição. Essencialmente, parece que o corpo queima alimentos mais quentes e inteiros, usando "combustível" saudável ao mesmo tempo. A notícia é ótima porque a maioria das dietas da moda é sobrecarregada de calorias ou pobres em nutrientes.
Cientistas da Pomona College, na Califórnia (EUA) estão se preparando para publicar um livro sobre um estudo interessante sobre as implicações para quem quer manter um peso saudável comendo boa comida. Os pesquisadores alimentaram voluntários com duas refeições com o número exato de calorias. A única diferença é que um grupo recebia alimentos processados e o outro não. Assim, o grupo A recebeu sanduíches de queijo com pão integral, enquanto o grupo B recebeu sanduíches de queijo processado no pão branco. O resultado, publicado no periódico médico Food & Nutrition Research, descobriu que os alimentos processados reduzem a termogênese, ou seja, a quantidade de calorias queimadas enquanto nos alimentamos e as digerimos, em cerca de 50% comparada aos alimentos inteiros.
As calorias queimadas em um sanduíche podem ser pequenas, mas são capazes de acelerar o metabolismo em até 10% quando contêm alimentos inteiros, crus e integrais, por causa do chamado efeito térmico. Embora seja necessário mais estudos sobre os efeitos dos alimentos inteiros no metabolismo, sabemos que eles são melhores por serem mais nutritivos e, em geral, menos calóricos.
Os Vigilantes do Peso reconhecem as diferenças na maneira com a qual nosso corpo reage às calorias e incentiva os pacientes em busca de emagrecimento a darem preferência aos alimentos integrais e crus. Saber reconhecer as calorias é essencial para lutar contra a obesidade e obter sucesso nas dietas. Mas contar as calorias apenas é chato e não é o ideal para resolver o problema.
Substituir os alimentos processados por vegetais, frutas e grãos integrais acaba sendo melhor para a saúde como um todo, pois eles aumentam a quantidade de fibras, potássio, cálcio e vitaminas D no organismo.

Maionese industrializada é melhor para a saúde que a caseira

Versão industrializada tem menos colesterol e calorias do que a feita em casa

No pão macio, na torradinha, no sanduíche ou na salada a maionese sempre foi um dos acompanhamentos mais saborosos, embora muitas vezes degustada com aquele sentimento de culpa. Mas seus fãs têm o que comemorar.

Na dose certa, a maionese faz bem e é um dos poucos itens do cardápio cuja versão industrializada é melhor para a saúde do que a preparada em casa.

Na fábrica, segundo a nutricionista Viviane Fogaça, de São Paulo, sua fórmula ganha consistência e sabor com amido modificado e outros elementos que substituem parte dos ingredientes da receita caseira – rica em ovos e óleo. “Na indústria, os dois permanecem na fórmula, mas em porções bem menores. Assim, uma colher de sopa da maionese que a gente compra no supermercado apresenta 98% menos colesterol do que um ovo”, diz a nutricionista.

Outra razão para a maior qualidade do produto da fábrica é o uso do ovo  pasteurizado. No processo, o alimento é submetido a altas temperaturas, que o afastam da possibilidade de contaminação pela salmonela, bactéria que pode estar no ovo cru indicado na receita caseira – e, se ingerida pelo ser humano, causar vômitos e diarreia. Aliás, quando se fala em conservação da comida, o próprio tempo de validade da maionese industrializada é superior, sendo em média de 30 dias depois de o pote ser aberto e permanecer na geladeira, contra as habituais 72 horas da feita em casa.   

Tire o melhor proveito

Se você busca restringir alguns nutrientes da dieta, aí então é que deve esquecer de uma vez por todas a maionese caseira, que tem o dobro de calorias da industrializada. Limitando-se já à análise das versões feitas na fábrica, a compra do tipo light compensa. Afinal, são 27% menos gorduras e 25% menos calorias do que o produto tradicional.

Algumas marcas oferecem ainda o rótulo “zero” colesterol.   

Uma das maneiras mais saudáveis de incluir a item no cardápio é no tempero da salada, já que por ter gorduras boas a maionese auxilia na absorção de nutrientes como a vitamina A (presente na cenoura e na abóbora, por exemplo), vitamina D (sardinha e atum), vitamina E (folhas verdes) e vitamina K (couve-flor e ervilha). “Para quem deseja controlar o peso ou faz restrições por causa dos índices de colesterol ou triglicérides no sangue, o ideal é não ultrapassar o consumo diário de uma colher de maionese no prato”, recomenda a nutricionista.  

Quando não há preocupações nesse sentido, o consumo é mais livre mas ainda assim é bom não abusar, procurando manter-se no limite de duas colheres diárias.

Aplicativos de celular são novas causas de acidentes de trânsito

Pesquisa mostra que estudantes não resistem a usá-los enquanto dirigem

Primeiro foram os chats, depois as mensagens de texto. Agora os aplicativos é que estão distraindo jovens motoristas. Mais de um terço dos estudantes de uma universidade dos Estados Unidos afirmou usá-los atrás do volante.
De acordo com novas pesquisas da Universidade do Alabama (UAB), até mesmo motoristas que já relataram acidentes anteriores envolvendo aplicativos de celulares não conseguem resistir a usá-los enquanto dirigem. É o que explica David Schwebel, diretor do laboratório de segurança da juventude da UAB, que supervisionou o estudo.
- É assombroso, assustador. Muito pouco dessa atividade se deve a negócios urgentes. É socialização e entretenimento.
Dez dos quase cem estudantes da UAB entrevistados no estudo relataram acidentes diretamente relacionados à direção distraída nos últimos cinco anos e três deles tiveram dois acidentes no período.
Todos que participaram da pesquisa são donos de smartphones e usam aplicativos ao menos quatro ou mais vezes por semana.
Segundo Lauren McCartney, que trabalhou no estudo, o resultado é curioso.
- O que salta aos olhos é o número de participantes que afirmou compreender que o uso da internet em aparelhos móveis na direção é perigoso, mas continua fazendo isso.
Além disso, socializar pelo telefone pareceu mais importante para alguns estudantes universitários do que a segurança no trânsito.
- Eles parecem bastante interessados em se manter atualizados com o que todos estão fazendo a cada hora do dia.
A pesquisa mostra também que 10% dos estudantes admitiram usar frequentemente ou quase sempre aplicativos ao dirigir. Já mais de 33% utilizam de vez em quando.

Estudo diz que plástico de mamadeiras tornou ratos mais femininos

Ratas não quiseram se acasalar com ratos expostos ao bisfenol A

O bisfenol A (BPA), substância controversa usada, entre outras coisas, no revestimento interno de garrafas de plástico e mamadeiras, foi associado à feminilização de ratos, segundo estudo publicado nesta segunda-feira (27).
A pesquisa, feita por cientistas da Universidade do Missouri (EUA), mostra que os machos de ratos, expostos enquanto fetos à BPA, se comportam mais como fêmeas, especialmente em suas capacidades para se orientar em seu entorno.
Para os cientistas, essa observação indica que, no homem, esse componente químico poderia ter efeitos negativos no desenvolvimento e nos traços cognitivos próprios de cada sexo, que são importantes para a reprodução. É o que explica Cheryl Rosenfeld, professora adjunta de ciências biomédicas da escola de medicina veterinária da Universidade do Missouri e principal autora do estudo.
- Os ratos da experiência expostos ao BPA - guardadas as proporções, em quantidades equivalentes absorvidas pelo homem - parecem normais, mas são claramente diferentes. As ratas não querem acasalar com os machos expostos ao BPA e estes têm dificuldades maiores em navegar espacialmente para encontrar parceiras sexuais.
Segundo os autores, esse estudo deve estabelecer as bases para futuras pesquisas sobre como o BPA pode afetar diferentemente os comportamentos de meninos com relação ao das meninas.
A pesquisa foi publicada nos Anais da Academia americana de Ciências, com data de 7 de junho a 1º de julho.
Apesar de a Agência Americana de Alimentos e Medicamentos notar "inquietações" com relação aos efeitos do BPA e de o Canadá ter sido o primeiro país do mundo a classificar esse produto como tóxico, a falta de acordo entre os cientistas quanto aos seus efeitos em animais e seres humanos ainda persistem.

Gene que produz pessoas magras é associado a problemas no coração

Estudo mostra que não são apenas os obesos que podem estar predispostos a essas doenças

Genes que produzem pessoas magras foram associados a problemas no coração e ao diabetes do tipo 2 - condições normalmente vinculadas ao excesso de peso.
O estudo, feito pelo Medical Research Council do Reino Unido, sugere que variantes do gene IRS1 reduzem a gordura sob a pele, mas não têm efeito sobre a gordura presente nas vísceras, em torno de órgãos como o coração e o fígado - muito mais perigosa.
O trabalho foi publicado na revista científica Nature Genetics e envolveu estudos genéticos com 76 mil pessoas.
A associação entre as variantes genéticas e as doenças foi mais forte nos homens.
Magros
A chefe do estudo, Ruth Loos, pesquisadora da Epidemiology Unit do Institute of Metabolic Science, em Cambridge, na Inglaterra, disse que quando os cientistas perceberam a associação genética ficaram intrigados.
- Fizemos uma fascinante descoberta genética. Não são apenas os indivíduos obesos que podem estar predispostos a essas doenças metabólicas. Indivíduos magros não devem pressupor que são saudáveis com base em sua aparência.
O médico Iain Frame, diretor de pesquisas da entidade de auxílio a diabéticos Diabetes UK, disse que o estudo pode "esclarecer por que 20% das pessoas com diabetes do tipo 2 sofrem da condição apesar de terem um peso saudável".
- [A pesquisa] também é uma mensagem clara de que pessoas magras não podem ser complacentes em relação à sua saúde.
Comentando o novo estudo, o médico Jeremy Pearson, um dos diretores da British Heart Foundation, entidade britânica de combate às doenças do coração, falou sobre a gordura.
- Esses resultados reforçam a ideia de que, para riscos ao coração, é particularmente importante não apenas quão obeso você é, mas sim onde você deposita a gordura. A gordura armazenada internamente é pior para você do que a armazenada sob a pele. Entretanto, isso não elimina o fato de que ser obeso é ruim para a saúde do seu coração, então devemos continuar tentando ficar magros e em boa forma física.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...]
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.