Pesquisa mostra que as mulheres que se sentem ignoradas tendem a buscar atenção por meio de etiquetas caras
Se você é daquelas que compra uma pecinha nova de roupa para se sentir
um pouco mais animada, é bom ficar de olho em uma nova pesquisa
americana, divulgada pelo jornal britânico Daily Mail.
De acordo com o estudo, mulheres que se sentem ignoradas
aparentemente estão mais propensas a escolheres marcas caras. A pesquisa
mostrou que
aquelas que se sentem negligenciadas acabam buscando atenção por meio de
roupas de grifes conceituadas, como Gucci, Dior e Prada.
Os pesquisadores americanos descobriram que quando as
necessidades individuais por "controle e existência significativa" são
ameaçadas, elas tendem a buscar alternativas para reafirmar seu senso de
pertencimento na sociedade. Em outras palavras, querem ser notadas por
meio da etiqueta.
Os profissionais envolvidos na pesquisa queriam descobrir o que
acontece quando os consumidores se sentem excluídos socialmente e se
isso influencia em seus hábitos de consumo.
Eles conduziram quatro experimentos. Um grupo de participantes
foi estimulado a lembrar suas próprias experiências de rejeição. Outro
grupo foi levado a se sentir ignorado, a partir de simulações feitas
pelos pesquisadores. Depois, as participantes responderam a pesquisas
para que fossem avaliadas as intenções comportamentais e os
comportamentos reais.
Os resultados mostraram que somente as que se sentiam ignoradas
mostravam uma preferência por roupas chamativas com marcas obvias. E ser
ignorada não as tornou mais dispostas a se preocupar com os outros,
doando dinheiro por exemplo. Por outro lado, quem se sentiu apenas
rejeitado não demonstrou interesse por roupas de grife, e, ao mesmo
tempo, mostraram-se mais interessados em ajudar o próximo
voluntariamente.
Os autores acrescentaram que a necessidade de pertencer é
considerada universal em todas as culturas. "De fato, as próprias
culturas podem refletir a necessidade de pertencer".