segunda-feira, 7 de maio de 2012

Estudo: mulheres "ignoradas" tendem a gastar mais com marcas

Pesquisa mostra que as mulheres que se sentem ignoradas tendem a buscar atenção por meio de etiquetas caras. Foto: Getty Images
 Pesquisa mostra que as mulheres que se sentem ignoradas tendem a buscar atenção por meio de etiquetas caras
 Se você é daquelas que compra uma pecinha nova de roupa para se sentir um pouco mais animada, é bom ficar de olho em uma nova pesquisa americana, divulgada pelo jornal britânico Daily Mail.
De acordo com o estudo, mulheres que se sentem ignoradas aparentemente estão mais propensas a escolheres marcas caras. A pesquisa mostrou que aquelas que se sentem negligenciadas acabam buscando atenção por meio de roupas de grifes conceituadas, como Gucci, Dior e Prada.
Os pesquisadores americanos descobriram que quando as necessidades individuais por "controle e existência significativa" são ameaçadas, elas tendem a buscar alternativas para reafirmar seu senso de pertencimento na sociedade. Em outras palavras, querem ser notadas por meio da etiqueta.
Os profissionais envolvidos na pesquisa queriam descobrir o que acontece quando os consumidores se sentem excluídos socialmente e se isso influencia em seus hábitos de consumo.
Eles conduziram quatro experimentos. Um grupo de participantes foi estimulado a lembrar suas próprias experiências de rejeição. Outro grupo foi levado a se sentir ignorado, a partir de simulações feitas pelos pesquisadores. Depois, as participantes responderam a pesquisas para que fossem avaliadas as intenções comportamentais e os comportamentos reais.
Os resultados mostraram que somente as que se sentiam ignoradas mostravam uma preferência por roupas chamativas com marcas obvias. E ser ignorada não as tornou mais dispostas a se preocupar com os outros, doando dinheiro por exemplo. Por outro lado, quem se sentiu apenas rejeitado não demonstrou interesse por roupas de grife, e, ao mesmo tempo, mostraram-se mais interessados em ajudar o próximo voluntariamente.
Os autores acrescentaram que a necessidade de pertencer é considerada universal em todas as culturas. "De fato, as próprias culturas podem refletir a necessidade de pertencer".

Estudo: filmes pornôs desligam parte do cérebro

O fluxo do sangue no cérebro é destinado à área de excitação sexual. Foto: Getty Images
O fluxo do sangue no cérebro é destinado à área de excitação sexual


Assistir filmes eróticos pode desligar a parte do cérebro que processa os estímulos visuais, descobriu pesquisa. Na maioria das vezes, assistir outros tipos de programas ou realizar tarefas envia o fluxo de sangue extra para esta região do cérebro. Quando as pessoas assistem pornografia o sangue é enviado para a parte responsável pela excitação sexual. As informações são do Huffington Post.
O cérebro não precisa tomar todos os detalhes visuais de uma cena de sexo, disse o pesquisador Gert Holstege, uro-neurologista da Universidade de Groningen, na Holanda. Segundo ele, quando você digita um texto ou desenha algo precisa prestar bastante atenção para não cometer erros, mas quando assiste a filmes pornôs já sabe exatamente o que está acontecendo e não precisa se atentar aos detalhes. "Não importa se a porta é verde ou amarela", disse Holstege.
Ansiedade x excitação
O cérebro pode ser ansioso ou excitado, disse Holstege, mas não ambos. Durante o orgasmo, ele descobriu, que a atividade em regiões cerebrais associadas com a ansiedade despenca. Esse fenômeno pode explicar porque as mulheres com baixos níveis de desejo sexual, muitas vezes têm altos níveis de ansiedade, segundo o pesquisador.
"Se você se está em uma situação muito perigosa, qualquer que seja o motivo, não tem sentimentos sexuais, porque tem que sobreviver por si mesmo, e não sobreviver para a espécie", explicou Holstege.
Análises do cérebro já tinham mostrado indícios de que imagens sexuais explícitas podem acalmar uma área do cérebro chamada área de Brodmann 17, também conhecida como córtex visual primário, uma região que faz a primeira transformação da informação visual de entrada no cérebro.
Como parte de uma série de estudos com tomografia cerebral, Holstege examinou o córtex visual primário de 12 mulheres pré-menopáusicas saudáveis ​​heterossexuais. Todas estavam no controle da natalidade hormonal, suavizando quaisquer alterações no ciclo menstrual, relacionados ao desejo sexual ou excitação.
Cada mulher assistiu três vídeos ao mesmo tempo, enquanto eram feitas análises nos cérebros. Estas verificações detectaram alterações mínimas na quantidade de sangue que flui para qualquer dada região. Lugares com mais sangue fluindo para eles são considerados mais ativos.

Mulheres mais velhas "substituem" o marido pela filha, diz estudo

Estudo diz que, com o passar dos anos, as mulheres ligam mais para as filhas do que para o marido, que passa a ocupar o segundo lugar entre a lista .... Foto: Getty Images
Estudo diz que, com o passar dos anos, as mulheres ligam mais para as filhas do que para o marido, que passa a ocupar o segundo lugar entre a lista dos mais próximos


O casal passa a vida toda juntos e, surpreendentemente, com o passar do tempo, o homem começa a se sentir substituído. Se você se identifica com a cena, pode encontrar a resposta em uma nova pesquisa que reuniu pesquisadores de vários lugares do mundo.
Você de fato pode estar sendo trocado - mas por uma mulher, não por um homem. E, provavelmente, essa mulher é a própria filha de vocês. As informações são do jornal Los Angeles Times.
As conclusões, lançadas  no jornal Scientific Reports, sugerem que o desejo das mulheres por garantir a sobrevivência dos genes pode estar ligado a estas relações mais íntimas.
Enquanto a maioria dos homens costumam ter a mulher como suas maiores confidentes ao longo da vida adulta, as mulheres transferem o foco para a filha adulta com a chegada da idade, de acordo com a análise de aproximadamente 2 bilhões de ligações telefônicas e cerca de meio milhão de mensagens de texto.
Ficou comprovado que, durante a vida adulta, homens e mulheres tendem a focar sua atenção em um membro do sexo oposto - supostamente seu parceiro. "As mulheres investem mais nas relações com o sexo oposto", disse um dos envolvidos na pesquisa.
No entanto, ao atingir a faixa dos 40 anos, a mais importante relação da mulher começa a mudar de foco - antes, era representada por um homem da mesma idade, e, depois dessa faixa etária, passa a ser a de uma mulher cerca de 25 anos mais nova - de um modo geral, a filha adulta. A força deste relacionamento cresce ao longo dos próximos 15 anos, possivelmente refletindo o nascimento dos netos.
Identificar as pessoas mais importantes da vida de alguém é uma tarefa complicada para os pesquisadores, afirmou Ruth Mace, antropóloga da University College London, envolvida no estudo. "Não é politicamente correto falar sobre algumas coisas. Se eu disser 'você é igualmente próximo da sua filha e do seu filho', você provavelmente não gostaria de responder a essa questão", pontuou. "Mas se você procurar pelas ligações telefônicas, você terá uma imagem estatística muito imparcial", completou.
E foi por este motivo que um grupo internacional de pesquisadores teve acesso à comunicação eletrônica de 3,2 milhões de clientes. Eles avaliaram os padrões de ligações e mensagens de texto por um período de sete meses, observando a idade e o gênero dos participantes. Os dois contatos que cada pessoa ligou ou mandou mensagens com maior frequência foram considerados como "melhores amigos".
Enquanto os homens se mostraram estáveis com relação ao seu "melhor amigo", sendo sempre representado pela mulher, elas demostraram ter o homem como segundo melhor amigo - provavelmente indicando que o marido havia sido "rebaixado" ao segundo lugar, disseram os pesquisadores.

Veja 5 dicas para dar mais ânimo à sua segunda-feira

Voltar ao trabalho depois de um fim de semana tranquilo ou cheio de diversão não é uma tarefa fácil. Para quebrar o clima de que segunda-feira é o pior dia da semana, O Savy Sugar listou cinco maneiras para transformar o seu dia em um momento mais interessante e animador.
Estabeleça metas administráveis​​: ao invés de olhar para sua enorme lista de afazeres e ficar confusa, coloque um foco e realize as tarefas sem desespero. Você pode se dar os parabéns a cada vez que atingir uma meta.
Se dê recompensas: Cada vez que você atingir uma de suas metas estabelecidas para o dia, se dê uma recompensa. Ela pode ser tão pequena quanto uma caminhada até a cozinha para atacar um prato de doce ou tão grande quanto um intervalo de 30 minutos para desfrutar de alguns instantes no sol. Fornecer incentivos para suas tarefas ao longo do dia pode ser uma forte defesa contra a preguiça da segunda-feira.
Crie uma lista com suas músicas favoritas: prepare uma lista otimista com suas músicas favoritas para que você escute no primeiro dia de uma semana de trabalho longo.
Deligue-se um pouco: claro que uma segunda-feira não é o dia ideal para se desligar do trabalho porque ele está apenas começando. Mas, em certo momento, desligue seus alertas de e-mail e mude seu status do chat para "ocupado".
Faça algo novo: tente almoçar em algum lugar novo, visite um mercado nas proximidades ou faça alguns alongamentos no parque durante a sua pausa. Mudar a sua rotina vai lhe dar motivação para seguir em frente e fazer o dia passar mais rápido.

Aposte em 6 maneiras de conquistar os amigos dele

Para ter um bom relacionamento com o seu namorado, é preciso se dar bem com os amigos dele. Foto: Getty Images
Para ter um bom relacionamento com o seu namorado, é preciso se dar bem com os amigos dele

Nada melhor do que conquistar os amigos do seu namorado para que a convivência seja sempre harmoniosa e prazerosa. Se dar bem com eles faz com que ele admire ainda mais sua parceira. O site Cosmopolitan separou algumas maneiras de conquistar a turma do seu amado. Confira:
Compre uma rodada de cerveja
Quando estiver numa balada ou em um barzinho com seu namorado e os amigos dele, vá até o bar e busque um drinque. Mas compre uma rodada de cerveja para todos, não só para seu parceiro. Isso vai demonstrar que você é uma mulher descolada e que gosta de se divertir com ele e agregar todos, sem parecer possessiva.
Viagem entre amigos
Se você estiver viajando com seu namorado e os amigos dele, tente se enturmar, passe a noite inteira contando piadas, jogando conversa fora e dando boas risadas. Não se mantenha à distância e nem faça como muitas mulheres, que querem blindar o namorado e mantê-lo longe de tudo e de todos. Sua atitude descontraída vai fazer com que os amigos façam questão da sua presença novamente na próxima viagem.
Mantenha uma boa conversa
Se os amigos são mais introspectivos, tente puxar conversa, ser engraçada e agir de maneira descontraída. Compartilhe seus pensamentos, mesmo que a turma seja mais calada. De repente, até começa a rolar um bate-papo mais divertido com os mais tímidos.
Entre na brincadeira
Alguns homens viram verdadeiras crianças quando estão perto dos seus melhores amigos. Se na hora de sair todos decidem ir a um karaokê, seja a primeira a entrar na brincadeira, cantar músicas bregas e fazer performances, sem medo de parecer uma boba.
Conquiste pelo estômago
Se seu namorado mora com mais alguém, nada mais educado do que levar a pizza para compartilhar com seu parceiro e mais o amigo de quarto dele. Em uma das vezes tente levar o prato preferido do amigo. Isso vai contar pontos a seu favor.
Não se intimide
Alguns amigos do namorado insistem em fazer brincadeiras, como uma espécie de teste para saber o tipo da sua personalidade. Não se intimide de forma alguma, entre nas brincadeiras e mostre a sua inteligência ao lidar com todo tipo de situação.

Veja 10 formas de fazer sexo para tentar com o parceiro

Usar fantasias e ter relações sexuais em locais diferentes são opções para apimentar a vida do casal. Foto: Getty Images
Usar fantasias e ter relações sexuais em locais diferentes são opções para apimentar a vida do casal

É natural que todo relacionamento esfrie, pelo menos um pouco, após os primeiros anos de convivência. Mas, existem formas de fazer a monogamia dar certo e ser interessante. O site Glamour preparou uma lista de 10 tipos de sexo que os casais precisam fazer ao menos uma vez na vida; veja a seguir.
Sexo teatral - "Todos nós temos fantasias", disse o especialista em sexo Lora Somoza. "Se você está em um relacionamento comprometido e você se pegar sonhando com um policial sensual com algemas, não seja tenha vergonha de perguntar se o parceiro não assumiria este papel". A dramatização permite conhecer novas pessoas na cama sem, necessariamente, trocar o parceiro. Fingir que vocês dois não se conhecem também é uma saída para manter a monogamia como um relacionamento quente.
Sexo luxuoso - Já notou como ficar em um hotel de luxo pode esquentar o relacionamento na cama. De acordo com o sexólogo Tracey Cox, poucas pessoas vivem momentos de luxo na rotina diária, por isso, quando se deparam com isso, ficam cheias de energia. Mesmo que o orçamento não permita férias em um hotel cinco estrelas, vale tentar viver este luxo por uma noite.
Sexo em local público - A ideia de ser pego em flagrante pode ser muito empolgante, mas isso não significa que você tem que ser um exibicionista para se divertir. "Tente encontrar um estacionamento abandonado ou na última fila no cinema", disse Somoza. Mesmo que você tenha que esperar chegar em casa para realmente começar a ação, pode esquentar o clima até lá.
Sexo na praia - As ondas quebrando, a paisagem deslumbrante e qual o motivo para unir tudo isso a uma diversão entre o casal. Seja na areia ou dentro da água, a aventura apimentará o relacionamento.
Sexo proibido - "Se o livro best-seller 50 Shades of Grey nos diz alguma coisa, é que as mulheres gostam de quebrar regras", disse Somoza. Tomar o controle durante o ato sexual, pedir para o homem agir com submissão e obedecer a todas as ordens. A única regra é que ele não pode dizer não e ele não vai falar.
Sexo no banheiro - O quarto mais subestimado como local para ter relações sexuais é o banheiro. No entanto, o local pode ser interessante. Os espelhos proporcionam visão do ato de diversos ângulos, o que torna o momento ainda mais quente. Você pode usar a banheira, acender velas e ainda deixar um pouco de vapor do chuveiro tomar conta do ambiente.
Sexo fingido - Sabe quando você está brava com ele, mas também o acha extremamente atraente? Quando quer arrancar suas roupas, mas também quer resistir, porque você acha que deve ensinar uma lição? Não resista. Colocar toda esta emoção durante o sexo pode dar mais energia para a relação, segundo Somoza.
Sexo preguiçoso - Da próxima vez que estiverem deitados, prontos para dormir, tire todas as peças de roupa e se aconchegue bem perto do parceiro. A relação pode começar devagar e o clima vai esquentar aos poucos.
Sexo barulhento - Deixe, pelo menos uma vez, todas as palavras que sente vontade de dizer durante o sexo saírem pela boca, sem qualquer pudor. A ousadia cabe entre quatro paredes, deixar o acanhamento de lado e se libertar para gritar, falar e fazer qualquer ruído é válido.
Sexo em um lugar famoso - "Fazer sexo em, perto ou olhando para um lugar famoso é uma experiência incrível", disse Cox. "Você ainda não está realmente convencida de que está lá, então tudo parece surreal", completou. Na varanda do hotel, com vista para o letreiro de Hollywood, em uma escadaria tranquila do Louvre ou durante uma caminhada no Grand Canyon, o momento será inesquecível.

Aprenda 10 dicas sobre o que os homens acham realmente sexy

Alguns artifícios na hora da conquista colaboram para sua imagem sexy. Foto: Getty Images
Alguns artifícios na hora da conquista colaboram para sua imagem sexy

Sentir-se sexy é muito mais do que uma questão de espírito. De acordo com o site The Stir, esta sensação está relacionada à aprovação masculina. Pensado nisso, a publicação reuniu em 10 dicas quais são as atitudes que homens consideram atraentes.
1) Ao natural: a maioria dos homens não gosta de maquiagens pesadas. Então, perder muito tempo na frente do espelho pode ser em vão. Eles tendem a gostar da beleza natural.
2) Dose certa: estar bêbada significa que, muitas vezes, você pode passar do ponto e espantar o pretendente. Esta situação permite que você não filtre os comentários e fique mais propensa a dizer besteiras.
3) Marketing pessoal: invista em uma foto provacativa para o fundo de tela do seu celular. Nada muito explícito, só algo sexy.
4) Medida certa: capriche no look, mas deixe um ar de mistério. Se usar uma saia mais curta, economize no decote.
5) Nada de tanquinho: isso vai contra um monte de revistas de beleza que dizem é a barriga malhada é que faz sucesso. Os homens têm um desejo subconsciente de procriar e uma mulher com curvas mais naturais remete à fertilidade.
6) Bom humor: os homens adoram mulheres inteligentes e espirituosas.
7)Afetividade em alta: a maioria dos caras gostam de ver a sua menina com sobrinhos e sobrinhas. Isso mostra que ela é paciente, bondosa e carinhosa.
8) Piada boba: não há se aquela piada sair errada. A maioria dos homens acham esta atitude adorável.
9) E-mails sensuais: nada muito lascivo, apenas algo que lhe mostre que você está pensando nele. Tenha cuidado, porém, não os envie de seu e-mail de trabalho.
10) Elogios do coração: não se envergonhe em fazer um elogio sincero. Os homens gostam de ser paparicados.

Sem drama: aprenda 4 dicas para dizer não na vida pessoal

Comunique-se abertamente: você e seu homem terão suas próprias ideias de quais são limites para que vocês sejam respeitados. Quando surge um problema, é importante você falar sobre isso. Seus limites são um reflexo de seus princípios e sua integridade. Falando sobre limites pessoais é uma ótima maneira de promover a proximidade e intimidade em um relacionamento  Foto: Getty Images
Comunique-se abertamente: você e seu homem terão suas próprias ideias de quais são limites para que vocês sejam respeitados. Quando surge um problema, é importante você falar sobre isso. Seus limites são um reflexo de seus princípios e sua integridade. Falando sobre limites pessoais é uma ótima maneira de promover a proximidade e intimidade em um relacionamento
Priorize seu bem-estar:  isto pode soar egoísta ou egocêntrico ... e é! Você não deve confiar em qualquer um fazer realizar seus desejos. Você vai descobrir que em uma relação saudável, cada pessoa cuida de sua própria felicidade. Quando você cuida de si mesmo, aqueles ao seu redor tendem a fazer o mesmo  Foto: Getty Images
Priorize seu bem-estar: isto pode soar egoísta ou egocêntrico ... e é! Você não deve confiar em qualquer um fazer realizar seus desejos. Você vai descobrir que em uma relação saudável, cada pessoa cuida de sua própria felicidade. Quando você cuida de si mesmo, aqueles ao seu redor tendem a fazer o mesmo
Reflita: olhe para trás e relembre seus relacionamentos passados. Identifique as coisas que você sabe que você deveria ter feito diferente. Liste os erros que viraram contra você. Dedique um tempo com este processo. Se você estiver completa, você provavelmente vai encontrar um padrão de comportamento  Foto: Getty Images
Reflita: olhe para trás e relembre seus relacionamentos passados. Identifique as coisas que você sabe que você deveria ter feito diferente. Liste os erros que viraram contra você. Dedique um tempo com este processo. Se você estiver completa, você provavelmente vai encontrar um padrão de comportamento
Faça uma lista: crie uma nova lista de limites saudáveis. Use o que você aprendeu com seus erros do passado para fazer as mudanças que você precisa agora. Veja se existem novas fronteiras que você gostaria de adicionar, incluindo mídias sociais e internet  Foto: Getty Images
Faça uma lista: crie uma nova lista de limites saudáveis. Use o que você aprendeu com seus erros do passado para fazer as mudanças que você precisa agora. Veja se existem novas fronteiras que você gostaria de adicionar, incluindo mídias sociais e internet

Sem dinheiro? Veja 10 opções baratas para fazer com a namorada




Leve-a para um piquenique: você vai precisar de poucas coisas: uma manta xadrez que provavelmente sua mãe tem guardada na gaveta da cozinha, alguns sanduíches, morangos para a sobremesa dando um toque romântico e uma bebida borbulhante 

Ensine-a a dirigir: pode soar um pouco machista, mas algumas mulheres não têm tantas habilidades ao volante. Em vez de criticá-la cada vez que ela tira uma fina dos carros da rua, que tal ajudá-la a aprimorar a sua técnica?  

Sugira um tema para o encontro: às vezes, uma sugestão de encontro pode tornar-se diferente. Por exemplo, sugira um tema, como anos 60. Aí leve-a para um barzinho com ares vintage 

 Cozinhe para ela: habilidades culinárias sempre deixam o homem bem conceituado em relação às mulheres. Então convide-a para jantar na sua casa e prepare uma refeição deliciosa 

 Leve-a a um abrigo de animais: se ela gosta de animais e até tem um, sugira um passeio a dois com o cachorrinho dela. Mas se ela não tem um pet, leve-a a um abrigo de animais 

 Esportes: se você acha que abrigos de animais não tem muito a ver com sua namorada, leve-a para assistir alguma partida esportiva. Não precisa ser um clássico, pois provavelmente o preço dos ingressos será salgado 

 Explore sua cidade: apesar das excursões nos tempos de escola, quantos monumentos, parques, museus e bairros interessantes você ainda nem conhece na sua cidade. Pegue um mapa com os principais pontos e convide sua namorada para um passeio diferente

 Passeio no mar ou no rio: você pode simplesmente levá-la para um passeio de balsa, de caiaque, de pedalinho, de barco ou qualquer outro meio que envolva água 

 Ida a uma galeria de arte: a maioria das galerias de arte e museus oferece uma série de descontos em determinados dias da semana, até em fins de semana 

 Fazer compras: tente levá-la a um brechó, a uma loja de fantasias ou de produtos divertidos e que sejam baratinhos. Em determinados locais, até mesmo lojas de R$ 1,99, é possível garimpar peças interessantes

Elas falam o que "queima o filme" de homens vaidosos

Cuidados básicos são essenciais, o problema é o exagero
Cuidados básicos são essenciais, o problema é o exagero
 
Homem pode cuidar da beleza e ser vaidoso? Se a sua resposta é não, melhor repensar. Não só eles podem, como devem cuidar da aparência, de acordo com as mulheres. A boa notícia é que para elas, os homens que cuidam das unhas, cabelos e pele não perdem a masculinidade por causa disso. Tudo é claro, sem exageros. 
Fazer as unhas no salão de beleza, por exemplo, foi classificado como "aceitável" pela agente de viagens Pamela Nóbrega e pela auxiliar administrativo Vanessa Santos Rato. "Se ele vai apenas limpar, cortar e tirar o excesso de cutícula, não vejo problema, é higiênico. Mas essa moda de homem pintar as unhas não me agrada", alertou a estudante de engenharia mecânica Briza Duenhas Guastaferro. "Sair com as unhas brilhando cheias de base é exagero", concordou a empresária Joice Campari.
As rugas estão aí, tanto para as mulheres como para os homens. Apesar de a maioria das propagandas de cremes anti-idades serem estreladas por elas, não significa que uso seja apenas feminino. Usar o produto nas regiões afetadas pela idade, não vai impedir você de satisfazer a mulher na cama. "Eles também estão suscetíveis aos sinais do tempo, assim como nós", disse a jornalista Patrícia Gomes Affonso. Para a programadora Sarah Galantini, o homem está apenas preocupado com as rugas e ela não se importaria com o fato de ele usar cremes antes de dormir.
As entrevistadas  não concordaram em homens moldarem as sobrancelhas, no entanto, em casos de "monocelha", Briza aconselha a depilação. "Acho legal aparar as sobrancelhas para não juntarem no centro do rosto", reforçou Patrícia. Quanto à depilação em salões de beleza ou estética, também é válida em casos extremos. "Ser parecido com o Tony Ramos não é mais sinônimo de masculinidade. É uma questão de higiene até, dar uma aparadinha é bom", aprovou Sarah. "Não precisa ser um lance 'totalmente pelado'", disse Patrícia.
Vaidade exagerada
"Eu adoro homens vaidosos, meu noivo é muito", disse Pamela. Porém, os cuidados com a aparência não podem ultrapassar certo limite. "Não a ponto de dividir com a mulher os cremes e o espelho", determinou Joice. "A vaidade em excesso deixa tanto os homens quanto as mulheres artificiais. Ao ultrapassar o limite entre o cuidar-se e o exaltar-se, acredito que o homem perde um pouco da sua naturalidade masculina", acrescentou a empresária.
Pintar os cabelos, por exemplo, foi um item desaprovado pelas mulheres. "Cortar cabelo é aceitavel, mas pintar não, prefiro natural", disse Vanessa. "Homem pintar o cabelo pra mim é 'uó', assuma o grisalho", aconselhou Briza. As entrevistadas ainda declararam adorar homens com alguns fios brancos: "quando ficam com os cabelos grisalhos, ganham um charme a mais", disse Joice. "Acho lindo", disse Pamela. Sarah é da opinião que se ele precisar disso para se sentir bem, não há problema: "é um egoísmo restringir esse 'ritual' pelo sexo da pessoa".
Cabelos enrolados? Deixe como está. Escova e alisamento foram mal vistos pelas entrevistadas. "Acho que o pior de todos os cuidados de vaidade é alisar os cabelos. Acho péssimo", disse Joice. Maquiagem pode? Não. "Nunca", afirmou Vanessa. No entanto, de acordo com Pamela, se for uma base para esconder espinhas, o uso está liberado. "Acordar com uma espinha medonha no dia daquela balada tão esperada não é um privilégio apenas das mulheres", acrescentou Sarah.
Cabelos bem cortados, barba feita, unha cortada e limpa, estar cheiroso e passar cremes nas partes ressecadas do corpo são itens liberados da lista de cuidados de beleza masculina. Entre os desleixados e os vaidosos, elas ficaram com a segunda opção. "Não acho que cuidar da aparência tenha a ver com a sexualidade. Acho que o que atrapalha é o exagero. Não que o homem vá parecer gay, mas paranoico", concluiu Patrícia.
 

Cérebro de embriões acorda antes do nascimento, diz estudo

Uma pesquisa publicada  pela revista científica "Current Biology" mostra que o cérebro do embrião das aves pode acordar quando ele ainda está no ovo, antes de nascer.
A descoberta de que o cérebro desperta antes do nascimento pode valer também para outras espécies animais, inclusive para os seres humanos.
Assim como o cérebro fica acordado, ele também apresenta padrões de um cérebro adormecido em alguns momentos. A alternância entre os dois estados acontece apenas no último quinto da vida embrionária. Nos primeiros 80% desse tempo, o cérebro fica em um terceiro estado, comparável ao de uma pessoa em coma ou sob efeito de anestesia, segundo os pesquisadores.
Os cientistas estudaram também os movimentos do embrião. Antes do despertar do cérebro, aconteceram muitos movimentos espontâneos, mesmo sem atividade cerebral. Depois que o cérebro acordou, os movimentos passaram a acontecer sempre acompanhados de atividade cerebral, e o embrião não se mexia durante o sono do cérebro.
"Os últimos 30% do desenvolvimento do cérebro fetal são um período mais interessante do que pensávamos, porque é quando funções complexas que dependem da coordenação de áreas separadas do cérebro começam a surgir", afirmou Balaban, em material de divulgação de sua universidade.

Dormir bem pode controlar gene da obesidade, diz estudo

De acordo com um estudo publicado na revista  Sleep , as horas que você dorme podem impedir a influência da genética sobre o seu peso. Foto: Getty Images

 De acordo com um estudo publicado na revista Sleep, as horas que você dorme podem impedir a influência da genética sobre o seu peso

Engana-se quem pensa que alimentação e exercícios são as únicas formas de controlar a obesidade. Há uma série de fatores que contribuem para o aumento de peso, como o estresse, metabolismo lento, genética e qualidade do sono. De acordo com um estudo publicado na revista Sleep, dormir poucas horas por dia pode engordar. As informações são do site Health News.
A pesquisa analisou peso, altura e qualidade do sono de mais de mil irmãos gêmeos e descobriu que dormir menos de sete horas por noite influencia no maior índice de massa corporal. Por outro lado, quem dorme mais de nove horas, elimina as influencias genéticas sobre o peso.
"Quanto mais tempo você dorme, a genética se torna menos importantes para determinar quanto você pesa", explicou Nathaniel Watson, co-diretor do Centro de Distúrbios do Sono da Universidade de Washington Centro de Distúrbios do Sono.
Claro, isso não quer dizer que pessoas que dormem mais são necessariamente mais magras, mas o sono acaba com a "tendência a engordar" com facilidade. "Se você dormir bem, os fatores como dieta e atividade se tornarão mais importantes para determinar o seu peso corporal do que a genética", explica Watson.

Solidão prejudica a imunidade e faz tão mal quanto o cigarro, diz estudo

Segundo uma pesquisa realizada por cientistas da Grã-Bretanha, a solidão faz tanto mal à saúde quanto o cigarro. O estudo conclui que a solidão afeta até a forma como o cérebro das pessoas funciona. Em pessoas sociáveis o estriato ventral, uma região do cérebro, se apresenta mais ativa do que àquelas pessoas solitárias. Ela é ativada pela convivência social e o amor.
Os solitários também sofrem problemas físicos. Aqueles que vivem só têm menos motivação e tendem a seguir uma rotina de vida menos saudável, uma vez que não têm estímulos. Com isso, têm sua imunidade enfraquecida, levando a depressão, aumento do estresse e da pressão sanguínea.

Bebidas energéticas e esportivas podem causar danos aos dentes

Os níveis elevados de acidez presentes nas bebidas energéticas corroeriam o esmalte. Foto: Getty Images
Os níveis elevados de acidez presentes nas bebidas energéticas corroeriam o esmalte

Bebidas energéticas e esportivas, queridinhas de adolescentes e jovens adultos, podem causar danos irreversíveis aos dentes. Os seus níveis elevados de acidez corroeriam o esmalte. Essa é a conclusão de um estudo publicado na Academia Geral de Odontologista, nos Estados Unidos, e comandado por Poonam Jain, da Universidade do Sul de Illinois. Os dados são do jornal Daily Mail.
Os pesquisadores examinaram os níveis de acidez de 13 bebidas esportivas e de nove energéticas. Constataram que podem variar entre marcas e sabores do mesmo fabricante. Depois, imergiram amostras de esmalte de dente humano em cada líquido durante 15 minutos e, então, em saliva artificial por duas horas. Esse ciclo foi repetido quatro vezes ao dia, durante cinco dias. "Esse tipo de teste simula a mesma exposição que uma grande proporção de adolescentes e jovens adultos americanos estão submetendo seus dentes quando bebem uma dessas bebidas a cada poucas horas", disse Jain.
Os danos ao esmalte foram evidentes após apenas cinco dias de exposição. E as bebidas energéticas mostraram causar duas vezes mais problemas que as esportivas.
Sem a proteção do esmalte, os dentes se tornam excessivamente sensíveis e propensos a cáries. A porta-voz da Academia Geral de Odontologista, Jennifer Bone, recomenda minimizar a ingestão dos produtos. Também aconselha a mastigar chiclete sem açúcar ou lavar a boca com água após saboreá-los, táticas que aumentam o fluxo de saliva, o que ajuda a devolver os níveis de acidez normais à boca.

Uma em cada 10 pessoas acredita no fim do mundo segundo os Maias



 Uma em cada 10 pessoas acredita no fim do mundo segundo os Maias

























Medo do fim do mundo
Mais de 14% da população mundial - 1 pessoa em cada 7 - acredita que o fim do mundo ocorrerá durante a duração de sua vida.
Pelo menos é o que indica um levantamento online realizado por uma empresa de pesquisas do EUA, a Ipsos.
Foram entrevistados 16.262 adultos em 21 países.
Uma em cada 10 pessoas acredita que o calendário Maia, que alguns dizem que 'acaba' em 2012, marca o fim do mundo.
E os impactos da crença parecem ser emocionalmente fortes: 1 em cada 8 pessoas admite ter sentido ansiedade ou medo por causa do imaginado fim do mundo em 2012.
O mundo vai acabar?
Veja o resultado aberto por resposta à afirmação: "O mundo vai acabar durante minha vida."
  • 4%: Concordo plenamente.
  • 10%: Concordo um pouco.
  • 19%: Discordo um pouco.
  • 66%: Discordo plenamente.
O maior medo do Apocalipse foi registrado na Turquia (22%), Estados Unidos (22%), África do Sul (21%), Argentina (19%), México (19%) e Indonésia (19%).
A maior despreocupação com o assunto foi registrada na França (6%), Bélgica (7%), Grã-Bretanha (8%) e Suécia (11%).
Contudo, mesmo no caso dessa "despreocupação", os números impressionam, sobretudo em uma época em que se vangloria do alcance quase pleno dos meios de comunicação e da educação universal.
O sentido do fim do mundo
O assunto tem sido extensivamente estudado, e alguns defendem que as visões apocalípticas nos ajudam a dar sentido a um mundo muitas vezes aparentemente sem sentido.
Nós queremos sentir que, não importa quão caótico, opressivo ou mal o mundo está, tudo sairá bem "no final".
E então projetamos mentalmente um final, aderindo à primeira qualquer história que surja.
Assim, o apocalipse, com o sentido de fim da história, torna-se aceitável quando acompanhado da crença de que haverá um novo começo.

Fazer cooper uma vez por semana pode aumentar 6 anos de vida

Os movimentos suaves são ainda melhores que qualquer exercício pesado para a saúde. Foto: Getty Images
Os movimentos suaves são ainda melhores que qualquer exercício pesado para a saúde
Se você tem o hábito de correr moderadamente, comece a comemorar. De acordo com estudo, fazer cooper uma hora por semana pode aumentar sua expectativa de vida em até seis anos. E o melhor, os movimentos suaves são ainda mais benéficos que os exercícios pesados. As informações são do jornal Daily Mail.
Segundo os pesquisadores, correr em um ritmo lento pode reduzir o risco de morte em 44%, fazendo com que os homens vivam, em média, 6,2 anos a mais e as mulheres, 5,6 anos.
Os resultados desafiam estudos anteriores sobre cooper, que questionavam se a prática era saudável ou perigosa para o organismo.
O estudo Copenhagen City Heart avaliou cerca de 20 mil homens e mulheres entre 20 e 93 anos, e anulou as hipóteses de que correr faz mal para a saúde. Ao contrário disso, a corrida melhora a captação de oxigênio, reduz a pressão arterial, previne a obesidade e melhora a função cardíaca e psicólógica.

Estimulação elétrica do cérebro combate enxaqueca

Eletricidade no cérebro
Cientistas conseguiram inibir ou reduzir os efeitos dos ataques de enxaqueca utilizando uma técnica derivada da estimulação cerebral profunda.
A nova técnica, chamada estimulação transcraniana por corrente contínua, envolve a aplicação de uma fraca corrente elétrica através de eletrodos colocados sobre o couro cabeludo.
A corrente contínua é o tipo de energia fornecida pelas pilhas e baterias, que é diferente da corrente alternada, disponível nas tomadas.
Rede da dor
"Nós desenvolvemos essa tecnologia e essa metodologia a fim de levar as correntes até bem fundo no cérebro," explica o Dr. Marom Bikson, da Universidade de Michigan (EUA).
O objetivo é atingir a chamada "rede da dor", uma coleção de regiões interconectadas do cérebro, envolvidas na percepção e na regulação da dor.

Os experimentos mostraram que a aplicação da corrente elétrica reverte as alterações que marcam o surgimento das debilitantes crises da enxaqueca crônica.
Sessões repetidas da nova técnica reduziram a duração dos ataques e diminuíram a intensidade das enxaquecas que ainda ocorreram.
Os resultados foram se acumulando durante as primeiras quatro semanas de aplicação, e então se mantiveram.
Não se trata de uma cura, mas de uma melhoria significativa, que alcançou até 37%.
Estimulação elétrica do cérebro
Várias outras equipes trabalham com a estimulação elétrica do cérebro para prevenir as enxaquecas, mas essas técnicas ainda têm efeitos colaterais, como convulsões.
Por isso os médicos apostaram em uma estimulação usando tensões mais fracas de corrente contínua, o que também requer um equipamento menor, facilitando a adoção futura do tratamento, depois que ele for aprovado em testes clínicos de larga escala.

Suco de romã age como 'viagra' natural em homens e mulheres

Os níveis de testosterona aumentaram entre 16% e 30% entre os sujeitos. Foto: Getty Images
Os níveis de testosterona aumentaram entre 16% e 30% entre os sujeitos

Se a música é o alimento do amor, então romãs parecem funcionar de forma bem parecida para o sexo. Homens e mulheres que beberam um copo diário de suco da fruta por 15 dias tiveram um aumento no hormônio testosterona, que aumenta o desejo sexual em ambos os sexos. As informações são do Daily Mail.
O estudo, realizado por pesquisadores da Queen Margaret University, em Edimburgo, envolveu 58 voluntários com idades entre 21 e 64. Os níveis de testosterona aumentaram entre 16% e 30% entre os sujeitos, enquanto a pressão arterial despencou. As emoções positivas aumentaram e os sentimentos negativos diminuíram.
Para os homens, o nível de testosterona afeta características como barba, uma voz e apetite sexual. As mulheres também produzem o hormônio, que aumenta o desejo por sexo e reforça ossos e músculos. O alto nível de testosterona pode ajudar a melhorar o humor e memória e até mesmo aliviar o estresse.
Pesquisas anteriores sobre o suco de romã encontraram antioxidantes que podem ajudar a evitar doenças cardíacas e ajudar a circulação sanguínea. A fruta também ajuda a combater as várias formas de câncer, alivia os sintomas da osteoartrite, problemas de estômago e conjuntivite.

É realmente possível ver aura das pessoas, dizem cientistas

Energias humanas
Cientistas da Universidade de Granada, na Espanha, afirmam ter comprovado cientificamente que é possível enxergar a aura das pessoas.
A aura seria um campo de radiação luminosa que circunda uma pessoa como se fosse um halo.
Embora a aura seja usada em processos de cura por místicos desde a Antiguidade, poucos cientistas se aventuraram na área justamente pelo temor de serem associados ao misticismo, por definição algo diametralmente oposto à ciência.
Contudo, à medida que os sensores e a capacidade de medir campos de energia mais tênues vão se aprimorando, as pesquisas realmente científicas na área têm avançado, sobretudo no campo do magnetismo, embora ainda devidamente enquadradas no padrão oficial da ciência acadêmica.
Aura e efeito placebo
Segundo Emilio Gómez Milán e seus colegas, algumas pessoas, geralmente conhecidos como "curandeiros", de fato conseguem perceber um campo de energia ao redor das pessoas.
Isto, segundo a pesquisa, se deve a um fenômeno já bem conhecido dos cientistas, chamado sinestesia, um fenômeno neuropsicológico que parece mesclar os sentidos.
Segundo o grupo, isto pode explicar cientificamente a alegada prática virtuosa dos curandeiros: sua visualização geraria um "significativo efeito placebo" nas pessoas doentes, dizem os cientistas, que de fato as leva à cura.
Sinestesia
Nas pessoas sinestetas - que apresentam a sinestesia - as regiões do cérebro responsáveis pelo processamento de cada estímulo sensorial são fortemente interconectadas.
Ou seja, os sinestetas têm mais conexões sinápticas do que as pessoas "normais".
"Essas conexões extras fazem com que elas automaticamente estabeleçam associações entre áreas do cérebro que normalmente não são conectadas," explica o professor Gómez Milán.
Desta forma, os sinestetas podem ver ou tatear um som, sentir sabor das cores, ou formatos das palavras, entre outras inúmeras possibilidades.
O que as pessoas que conseguem visualizar auras possuem é o que os cientistas chamam de sinestesia emocional.
Qualidades de um místico curador
Os cientistas espanhóis afirmam que "nem todos os curandeiros são sinestetas, mas há uma elevada prevalência desse fenômeno entre eles. O mesmo ocorre entre pintores e artistas, por exemplo".
Eles estudaram um médium espanhol chamado Esteban Sánchez Casas, mais conhecido como "O homem santo de Baza".
Segundo a análise dos cientistas, a capacidade de Esteban Casas ver a aura das pessoas "é, de fato, um caso claro de sinestesia".
Ainda segundo o artigo, o místico apresentaria quatro elementos básicos que explicariam seu "poder de cura".
O primeiro é a sinestesia face-cor, na qual a região do cérebro responsável pelo reconhecimento facial é associada com a região de processamento de cores.
O segundo é a sinestesia toque-espelho, quando o sinesteta, ao observar uma pessoa que está sendo tocada ou que está sentido dor, consegue sentir a mesma coisa.
O terceiro é uma elevada empatia, a capacidade de sentir o que as outras pessoas estão sentindo.
Finalmente, o místico teria esquizotipia, um conceito psicológico amplo, que descreve um contínuo de características de personalidade que vão desde estados dissociativos normais e estados imaginativos, até extremos como a psicose e a esquizofrenia.
Explicações fisiológicas
"Estas habilidades fazem com que os sinestetas tenham a capacidade de fazer com que as pessoas se sintam compreendidas, o que lhes proporciona uma emotividade especial e uma capacidade de perceber a dor [dos outros]," escrevem os cientistas em seu artigo, publicado na revista Consciousness and Cognition.
À luz de suas explicações, os cientistas concluem que, "embora alguns curadores realmente tenham a capacidade para ver a aura das pessoas e sentir a dor dos outros devido à sinestesia", seus efeitos curadores devem-se unicamente a um "significativo efeito placebo".

Estudo: regra dos 3 segundos para comida que cai no chão é segura

Depois de ficar no chão por três segundos, o pão com geleia não teve um resultando alarmante. Foto: Getty Images
Depois de ficar no chão por três segundos, o pão com geleia não teve um resultando alarmante

Você acredita na regra de três segundos? Cientistas revelam que se a comida cair no chão e você pegá-la no tempo certo, ela seria segura para se consumir. O site do jornal britâncio Daily Mail publicou o estudo que afirma que a regra funciona.
O texto da publicação diz que cinco itens alimentares foram testados pela Manchester Metropolitan University (MMU) para ver se a regra de três segundos é confiável. Pão com geleia, macarrão cozido, presunto, um biscoito simples e frutas secas foram todos para o chão no chão e partir três, cinco e 10 segundos de intervalo, eles foram recuperados.
Após o estudo, os alimentos foram examinados para determinar se havia ou não bactérias prejudiciais encontradas no chão. O estudo constatou que os alimentos com teor elevado de sal ou açúcar, como os alimentos processados, eram mais seguros porque é menor a chance de bactérias nocivas sobrevivem neste habitat.
As frutas secas e a massa cozida, por outro lado, mostraram sinais de Klebsiella após três segundos - uma bactéria que pode potencialmente conduzir a uma ampla gama de doenças tais como pneumonia, infecções do trato urinário, septicemia e as condições dos tecidos moles. Já os biscoitos, por sua vez, provaram ser um alimento relativamente seguro para comer depois de ser largados no chão por três segundos, cinco segundos ou dez segundos, devido ao seu baixo teor de água.
A universidade também testou os brinquedos de crianças que caíram no chão e ficram por lá pelo mesmo tempo que os alimentos. O resultado mostrou níveis muito baixos de bactérias nocivas.

Problema é uma consequência e não um começo

A grande maioria dos problemas que existem já vêm sendo alimentados há muito tempo na sua empresa ou na sua vida pessoal. Por isso, não convém se iludir achando que problemas são acontecimentos repentinos, que surgem do nada, de uma hora para outra. 

Mas, infelizmente, muitos profissionais e empresas ainda acham que problemas acontecem inesperadamente e por isso se surpreendem quando dão de frente com eles.

Um problema sempre dá sinais de que vai explodir. Se até um tsunami avisa que está chegando, o que dizer de um atraso na entrega dos produtos da sua empresa?


Portanto, quando alguém vem contar-lhe que um problema explodiu, perceba que raramente essa explosão é uma novidade. Na maioria das vezes o problema já emitiu muitos avisos antes de se manifestar e algumas pessoas que estão envolvidas já comentaram sobre ele com seus superiores.


Por isso, é sempre possível identificar e, principalmente, solucionar a questão, até mesmo preventivamente. Isso ocorre com qualquer tipo de problema: da obesidade à falha no fluxo de caixa, da falta de emprego ao controle de qualidade...


Uma mancha na parede pode ser sinal de infiltração de umidade. Ela vai crescendo silenciosamente, dia após dia, e, em um determinado momento, pode colocar em risco toda a estrutura física de um edifício. É um sinal que anuncia a explosão de um problema: um desabamento.


Quer saber como está sua empresa? Converse com o pessoal do atendimento ao consumidor. Quer saber como está a qualidade dos produtos que você vende? Visite o estoque da empresa. Acho que até deveria ser obrigatório que o pessoal de marketing visitasse o estoque da empresa todas as semanas para conhecer o resultado de suas ideias. Precisamos conhecer os locais estratégicos para ter consciência da realidade dos fatos do trabalho de cada um de nós na organização.


Um problema é sempre uma consequência e não um começo! Todos os problemas, sem exceção, emitem sinais em todas as suas etapas de evolução.


Podemos dizer que todo problema é, antes de tudo, “uma tragédia anunciada”. Na verdade ele é parte de um processo degenerativo na empresa. Precisamos compreender claramente que os problemas têm um ciclo definido.


Vamos chamar de explosão o momento em que um problema aparece, porque, apesar de ele ser uma tragédia anunciada, a explosão é a ocorrência mais marcante de seu ciclo. Antes de explodir, o problema dá sinais de alerta; depois, acontecem os danos. Esses três momentos formam o que chamamos de ciclo do problema:
As três fases do ciclo do problema

1. Fase de alerta
– é a fase onde os sinais anunciam que algo está errado.

2. Fase de explosão
– é o momento em que “a bomba explode”, isto é, quando o estrago aparece de modo bastante claro.

3. Fase de danos
– depois de o problema explodir, é quando se tem consciência dos prejuízos e do comprometimento que ele causou nos negócios.

Para resolver um problema de verdade, ou pelo menos minimizar seus efeitos, é preciso cortar o mal pela raiz. E isso só é possível quando se conhece com profundidade cada uma dessas fases do ciclo do problema.


Pense sobre isso e não seja pego de surpresa pelas dificuldades!

Dormir mais horas por noite ajuda a emagrecer

Pesquisadores da Universidade de Washington analisaram 1.088 pares de gêmeos e concluíram que aqueles que dormiam menos de sete horas por noite apresentavam maior índice de massa corporal (IMC) e maiores influências genéticas no IMC.
A pesquisa determinou que para gêmeos que dormem menos de sete horas, as influencias genéticas eram responsáveis por 70% das diferenças no IMC, 4% era de responsabilidade do ambiente em comum dos pares e 26% dos ambientes individuais.
Jpa para os gêmeos que dormiam mais de nove horas, os fatores genéticos foram responsáveis por 32% da variação de peso, a contabilidade do ambiente comum subiu para 51% e o ambiente único para 17%.
O estudo foi publicado na revista especializada Sleep.

Casamentos entre primos: existem riscos?

Riscos exagerados
"As leis contra o casamento entre primos não estão fundamentadas pela ciência.
Na verdade, os riscos à saúde de se casar com um primo têm sido grosseiramente exagerados."
É o que garante o Dr. Alan H. Bittles, da Universidade de Murdoch, na Austrália.
E ele não fala por falar: o geneticista acaba de publicar um livro sobre o assunto, Consanguinity in Context (A consanguinidade em contexto, em tradução livre), ainda não editado no Brasil.
No livro, ele examina aquilo que chama de "equívocos comuns sobre o casamento entre primos", do ponto de vista legal, cultural, religioso e médico.
Casamentos entre primos
Não se trata de fazer alarde, diz o cientista: uma melhor compreensão dos efeitos à saúde eventualmente decorrentes do casamento entre primos pode significar leis mais adequadas sobre o casamento e melhor assistência médica para casais primos e seus filhos.
O casamento entre primos é tabu em boa parte do mundo ocidental.
Mas não no Brasil. Aqui, segundo o Artigo 1.521 do Código Civil, é proibido o casamento entre parentes colaterais até o terceiro grau - tio(a) e sobrinha(o) -, mas os chamados primos-primeiros são parentes em quarto grau.
Nos Estados Unidos, 31 dos 50 Estados proíbem o casamento entre primos, ou o permitem apenas sob determinadas circunstâncias.
A prática chega mesmo a ser incentivada em outras partes do mundo. No Sul da Ásia e do Oriente Médio, por exemplo, entre 20 e 50% dos casamentos são entre primos de primeiro grau ou parentes mais próximos ainda.
Segundo dados do pesquisador, mais de 10% da população mundial está casada com um primo de segundo grau ou mais próximo, ou tem pais que são primos.
Charles Darwin e sua esposa Emma eram primos de primeiro grau. Os avós de Darwin também eram primos.
Riscos do casamento entre primos
As culturas onde se aceita o casamento entre primos defendem os seus benefícios sociais e econômicos, tais como o fortalecimento dos laços familiares e a manutenção da riqueza na família.
Já os opositores argumentam que o casamento entre primos de primeiro grau aumenta o risco de transmissão de anormalidades genéticas.
Mas, para Bittles, 35 anos de pesquisa sobre os efeitos na saúde do casamento entre primos levaram-no a acreditar que os riscos de se casar com um primo têm sido muito exagerados.
Segundo ele, não há dúvidas de que as crianças cujos pais são parentes biológicos próximos têm um maior risco de herdar doenças genéticas. Estudos de uniões entre primos em todo o mundo sugerem que os riscos de doença e morte precoce são de 3% a 4% mais elevados do que no resto da população.
Mas, continua o pesquisador, os riscos se aplicam principalmente aos casais que são portadores de desordens genéticas, que normalmente são muito raras: "Para mais de 90% dos casamentos entre primos, o risco [de ter um filho com uma anomalia genética] é o mesmo da população em geral", disse ele.
Além disso, muitos estudos sobre os efeitos do casamento entre primos não levam em conta a influência de fatores não-genéticos sobre a saúde infantil, como nível socioeconômico, dieta materna durante a gravidez, e infecções. "Muitos dos dados são extremamente pobres", disse Bittles.

O que faz alguém ser esforçado ou preguiçoso?

O que faz com que algumas pessoas sejam motivadas e ambiciosas e outras sejam preguiçosas? De acordo com um novo estudo, a química cerebral de cada um pode ser a responsável por essa diferença.
A dopamina, um químico que desempenha diversos papéis no cérebro, está associada à ética de trabalho e também à negligência, dependendo da quantidade e da área cerebral de atuação.
“Para a nossa surpresa, nós também encontramos uma região diferente do cérebro (…) que mostrou um relacionamento negativo forte entre o nível de dopamina e a vontade de trabalhar muito”, explica o pesquisador Michael Treadway, da Unversidade Vanderbilt.
A descoberta pode afetar a forma como algumas doenças são tratadas, como o déficit de atenção e a depressão. “Nós achamos que parte do que acontece na depressão é alguma alteração na motivação e parte do ímpeto para esse estudo foi trabalhar em direção a um modelo que seja capaz de testar o papel da motivação na depressão. Isso pode ser uma forma de acessar o lado motivacional da depressão”, completa, Treadway.
A pesquisa foi publicada no periódico Journal of Neuroscience.

Arrependimentos prejudicam qualidade de vida

Função do arrependimento
Uma das chaves para um envelhecimento emocionalmente saudável é deixar de lado o pesar pelas oportunidades perdidas.
Quando se é jovem, o arrependimento pode nos ajudar a tomar melhores decisões no futuro.
Mas, conforme as probabilidades de uma segunda chance diminuem à medida que envelhecemos, os eventuais benefícios de ficar ruminando sobre elas praticamente desaparecem.
Neste estudo, os cientistas usam o termo arrependimento no sentido de pesar, sentimento de perda ou lamentações por oportunidades perdidas.
Comportamento saudável
Em busca de uma base biológica para esta ideia, Stefanie Brassen e seus colegas usaram exames de ressonância magnética funcional (fMRI) para comparar a atividade cerebral de três grupos de pessoas: jovens, idosos deprimidos e idosos saudáveis.
Jogando um jogo de computador, os voluntários abriam uma série de caixas, contendo ou dinheiro ou a imagem de um demônio dos desenhos animados, o que encerrava o jogo e fazia com que os jogadores perdessem todo o dinheiro que tinham acumulado.
Depois de abrir cada caixa, os jogadores podiam decidir se desejavam prosseguir para a próxima ou parar e recolher seus ganhos.
Após encerrada a rodada, todas as caixas eram abertas, mostrando até onde os jogadores poderiam ter continuado com segurança sem perder tudo.
Descobrir que tinham perdido chances de ganhar mais dinheiro fez os adultos jovens e os idosos deprimidos assumirem mais riscos em rodadas posteriores do mesmo jogo.
Mas não alterou em nada o comportamento dos adultos mais velhos e saudáveis.
Estratégias mentais
Da mesma forma, em uma região do cérebro chamada estriato ventral, envolvida com a sensação de arrependimento, e no córtex cingulado anterior, associado com a regulação emocional, a atividade foi semelhante entre os adultos jovens e os idosos deprimidos.
Os adultos saudáveis mostraram um padrão de atividade cerebral diferente, sugerindo que eles estavam experimentando menos arrependimento e regulando suas emoções de forma mais eficaz.
Em uma terceira aferição, nos adultos jovens e nos idosos deprimidos as oportunidades perdidas foram acompanhadas do aumento da condutância da pele e da frequência cardíaca - indicadores de estresse e ansiedade -, o que não ocorreu com os adultos saudáveis.
Os cientistas propõem que pode ser possível treinar as pessoas para que eles usem estratégias mentais que poderão ajudá-las a preservar sua saúde emocional na velhice.

Descoberta pode abrir caminho para novo tipo de antibiótico

Inibição da proteína que permite a evolução de infecções bacterianas pode ser o passo inicial no desenvolvimento de remédios que substituam os antibióticos

Pesquisadores da Universidade de Manchester descobriram uma proteína celular que pode levar ao desenvolvimento de medicamentos alternativos aos antibióticos. Segundo estudo publicado no periódico PLoS ONE, a desativação da proteína celular calpaína faz com que seja possível evitar o avanço de infecções bacterianas – o que evitaria o uso de antibióticos. A terapia poderia, assim, ser uma segunda opção em casos onde o uso em demasia de antibióticos levou à resistência.

O estudo analisou a Listeria, um grupo de bactérias que é potencialmente letal em humanos. Descobriu-se, então, que essas bactérias conseguem manter uma infecção no corpo humano quando "pegam carona" na proteína calpaína. "As bactérias produzem uma série de substâncias químicas que as permitem invadir um hospedeiro e, por consequência, começar uma infecção", diz David Brough, coordenador da pesquisa.
De acordo com o especialista, a produção desses produtos químicos depende de uma série de fatores, como o tipo específico da bactéria, quais são os hospedeiros e se a infecção acontece dentro ou fora de uma célula. "Investigamos o crescimento da Listeria, uma bactéria patogênica que cresce dentro das células", diz Brough. Um passo essencial para o crescimento da bactéria e, assim, o da infecção, é a sua habilidade de se mover de dentro de um compartimento de uma célula para outra.
"Descobrimos que, para que esse tipo de bactéria se mova entre as células e cresça, a proteína calpaína da célula hospedeira precisa ser explorada. Sem a calpaína, a bactéria não pode se mover e, assim, não consegue crescer", diz Brough. Segundo ele, a descoberta abre possibilidades para o desenvolvimento de remédios que ajam diretamente nessas proteínas, bloqueando o curso das infecções, "o que poderia levar a uma redução na necessidade de antibióticos."

Cada vez mais adolescentes adiam iniciação sexual nos EUA, diz estudo

Mais adolescentes americanos adiam a iniciação sexual em comparação com 1995 e o uso de contraceptivo hormonal aumenta entre aqueles que são sexualmente ativos, afirmaram autoridades de saúde.
No entanto, persistem as disparidades nas práticas de sexo seguro, com adolescentes brancos mais propensos ao uso regular de contraceptivos do que os afroamericanos ou hispânicos, ressaltaram em um relatório os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC).
Os dados foram disponibilizados pela Pesquisa Nacional de Crescimento Familiar, realizada em 1995, 2002 e no período 2006-2010, descrito como uma consulta representativa nacional.
No período 2006-2010, 57% das adolescentes com idades entre 15 e 19 anos nunca haviam tido coito vaginal, um aumento de 49% com relação a 1995, reportou o Semanário de Morbidade e Mortalidade dos CDC.
"A proporção de adolescentes do sexo feminino que nunca fizeram sexo é comparável agora entre todos os grupos raciais e étnicos", destacou.
Cerca de 60% dos adolescentes que tiveram experiência sexual disseram fazer uso de métodos hormonais de controle da natalidade, como a pílula anticoncepcional, o dispositivo intrauterino (DIU) ou injeções, um aumento de 47% com relação a 1995.
O uso de anticoncepcionais foi maior entre os brancos (66%) e menor entre os negros (46%). Entre os adolescentes hispânicos sexualmente ativos, 54% disseram fazer uso de método hormonal de controle da natalidade.
Os preservativos foram considerados um método anticoncepcional moderadamente eficaz e foram o segundo mais popular entre os adolescentes sexualmente ativos, com uso decrescente desde 1995.
No entanto, durante o período 2006-2010, "apenas a metade (49%) das adolescentes que usaram preservativo como anticoncepcional reportaram um uso consistente no mês anterior", destacou o CDC.
Cerca de 20% das adolescentes sexualmente ativas disseram não fazer uso de qualquer método de controle da natalidade, um nível que permaneceu igual desde 1995.
Estudos em separado demonstraram que a taxa de natalidade nos Estados Unidos, que em 2010 era de 34 nascimentos por 1.000 mulheres, está em declínio constante, com uma redução de 44% desde 1990 ao seu menor nível em sete décadas.
Cerca de 368.000 bebês nasceram de adolescentes americanos em 2010.
No entanto, o CDC alertou que a taxa de natalidade de adolescentes americanas permanece mais elevada do que em outros países desenvolvidos e pediu às comunidades que forneçam educação sexual e envolvam os adolescentes em serviços de saúde reprodutiva.

Preguiça de fazer sexo pode se tornar um problema grave; saiba como combatê-la

Relacionamentos longos exigem esforço por parte de parceiros para manter o desejo

Todo casal teme que, após algum tempo de romance, a disposição para fazer sexo possa diminuir entre eles. E pode. Segundo a ginecologista, sexóloga e terapeuta sexual Glene Rodrigues, os parceiros ainda estão na fase da paixão no período que vai até dois ou três anos de relacionamento. Depois vem o chamado “amor maduro”, fase em que o casal precisa trabalhar mais para que o desejo se mantenha. Surgir a preguiça de fazer sexo não é muito difícil –principalmente para as mulheres. “Os homens têm de 20 a 40 vezes mais testosterona, o hormônio do desejo, por isso é mais fácil manter a vontade mesmo sob as pressões diárias”, diz a ginecologista. “Já a mulher precisa de beijos e abraços, de palavras bonitas e paparicos para ter essa disposição”.
De acordo com a psicóloga e sexóloga Carla Cecarello, os casais precisam levar a questão a sério, pois a preguiça pode causar a falta de vontade de fazer sexo ou a diminuição significativa do desejo. "Nesse caso o problema já é uma disfunção classificada como desejo sexual hipoativo, que é bastante difícil de tratar”, diz a sexóloga. “Essa preguiça não chega a ser impedimento para que a relação, depois de iniciada, seja prazerosa. Mas se caracteriza pela falta de iniciativa de procurar o parceiro, esperando que ele a procure", afirma Carla. Para ela, esse é um indício importante da disfunção. A outra é quando a pessoa se recusa a fazer sexo. “Quanto menos sexo você faz, menos tem vontade fazer", diz a psicóloga e terapeuta sexual Ana Canosa. "É como praticar um esporte." 

Motivos que levam à preguiça
Para o psicólogo e psicoterapeuta de casais Ricardo Lima, há momentos em que a falta de interesse pelo sexo é mais comum na vida dos casais. “Logo após o nascimento dos filhos, quando as mulheres têm a atenção mais voltada ao bebê, por exemplo", afirma Lima. "Nesse momento, os homens podem associar muito o papel de mãe à parceira, o que pode interferir negativamente no desejo". Outra situação é quando a mulher entra na menopausa e há diminuição de hormônios. Para o psicólogo, o ideal é que as pessoas que se queixem desse problema procurem seus médicos e façam exames hormonais, assim podem descartar problemas físicos que interferem no desejo. ”Diabetes e depressão são algumas doenças que têm como sintomas a diminuição do desejo", diz Ana Canosa. "Há medicações, como antidepressivos, que podem interferir na libido”. De acordo com Ricardo Lima, a preguiça sexual faz parte de um leque de queixas, principalmente das mulheres. 
A preguiça sexual pode acontecer também devido a questões mal resolvidas no relacionamento, segundo a psicoterapeuta Olga Tessari. “Se houver resistência do parceiro para o sexo, é bom conversar", afirma ela. "Homem, no geral, sabe separar o desejo dos problemas e, às vezes, acha que fazendo sexo irá resolver a questão. Já a mulher precisa ter tudo resolvido antes, ou não consegue transar”. Para o psicoterapeuta Ricardo Lima, os casais não conversam sobre a insatisfação conjugal naturalmente. "Normalmente usam o tom de cobrança, reclamação e raiva. É preciso descobrir o que está levando ao desinteresse”.
Para Carla Cecarello, esse desinteresse também pode ter a ver com o grau de intimidade do casal. Quando a cumplicidade entre os parceiros é muito grande, o prazer pode ser distribuído em várias situações, como assistir televisão juntos. Segundo Carla, isso é mais comum por parte das mulheres. "Esses pequenos momentos são tão prazerosos que a energia sexual começa a ficar diminuída e o amante começa a ser visto como amigo. Isso vai dando espaço para a preguiça sexual se instalar”, diz a sexóloga. Para Ana Canosa, as mulheres têm mais motivos do que os homens para sofrer desse mal. “Elas acumulam mais funções do que eles e por isso se cansam mais fisicamente", diz. Há também o problema de não priorizar o sexo como questão de prazer. "Os homens descarregam a tensão se masturbando. A mulher prefere dormir, fazer massagem ou até ir à academia para relaxar, mas não transar”, afirma a psicóloga. Fazer sexo regularmente deve ser uma das prioridades do casal, pois faz bem fisicamente para cada um dos parceiros e para a relação amorosa. "Aumenta a intimidade com o outro, fica a sensação de ser desejado e reafirma o interesse dos dois”, diz Ana.

Pesquisadores conseguem transformar gordura "ruim" em "boa"

Estudo mostrou que inibir a ação de determinada enzima faz com que células deixem de acumular gordura e passem a transformá-la em calor

Obesidade: gordura branca favorece acúmulo de gordura no organismo e pode levar ao problema
Obesidade: gordura branca favorece acúmulo de gordura no organismo e pode desencadear o problema 

Pesquisadores americanos encontraram uma maneira de transformar gordura branca, considerada "ruim" porque acumula energia no corpo, em gordura marrom, aquela que leva o organismo a um gasto calórico mais elevado. Segundo os especialistas, essa descoberta pode ser fundamental no desenvolvimento de tratamentos contra a obesidade. O estudo, feito no Hospital Brigham and Women e na Faculdade de Medicina de Harvard, nos Estados Unidos, foi publicado nesta segunda-feira na revista Nature Medicine.
O tecido adiposo de uma pessoa é constituído por dois tipos de gordura: a branca e a marrom — esta última, por liberar energia excedente do corpo, e não acumulá-la, é considerada uma possível aliada contra obesidade e outras doenças relacionadas ao problema. Nesse novo estudo, os pesquisadores, ao manipularem o sistema metabólico do organismo, foram capazes de fazer com que a gordura "ruim" assumisse características de gordura "boa", que contribui para reduzir o ganho de peso.
A pesquisa — Para chegar a esses resultados, foram realizadas experiências em humanos e em camundongos. A equipe observou que as células de gordura branca, especialmente as abdominais, apresentam grandes quantidades da enzima ALDH1A1. Quando essa enzima foi inibida em células de gordura branca, elas começaram a agir como células de gordura marrom, que têm a capacidade de liberar energia como calor. Ratos com deficiência ou inibição de Aldh1a1 ficam protegidos contra a exposição ao frio.
Ao terem a ação da enzima inibida, os animais apresentaram menos quantidades de gordura abdominal, maiores redução no ganho de peso e proteção contra exposição ao frio do que os camundongos que não tiveram a ação da enzima bloqueada.
A partir dessas descobertas, a equipe concluiu que bloquear a ação da ALDH1A1 pode fazer com que a gordura branca se comporte como marrom.  “Tanto a gordura marrom quanto os mecanismos que podem transformar a gordura ‘ruim’ em ‘boa’ vêm recebendo cada vez mais atenção como possíveis maneiras de combater a obesidade e suas complicações à saúde”, diz um dos autores do estudo Jorge Plutzky. “Mesmo que outros trabalhos sobre o assunto ainda sejam necessários, podemos dizer que aspectos do metabolismo relacionados à enzima ALDH1A1 parecem determinar a transformação da gordura branca em marrom”, afirma.

Destroços de exoplanetas dão pistas sobre fim da Terra

Semelhanças entre nuvem de poeira e composição da Terra ajudam cientistas a entender o que vai acontecer com o Sistema Solar daqui a bilhões de anos

anãs
 Cientistas encontraram elementos semelhantes aos que compõem a Terra na atmosfera ao redor das anãs brancas 

Pesquisadores da Universidade de Warnick, do Reino Unido, encontraram elementos químicos que compõem a Terra na atmosfera de quatro anãs brancas da Via Láctea. A presença dessas substâncias indica que a poeira que circunda essas estrelas é formada por destroços de exoplanetas — como são chamados os planetas fora do Sistema Solar. De acordo com os cientistas, os resultados desse estudo, realizado com o telescópio Hubble, podem ajudar a entender o que vai acontecer com os planetas do Sistema Solar quando o Sol tiver sua energia nuclear esgotada, daqui a bilhões de anos.
O Sol tem 4,57 bilhões de anos e deve existir por outros 5 bilhões anos. Atualmente, a estrela produz energia a partir da fusão de hidrogênio. No futuro, quando acabar o hidrogênio, a estrela passará a promover a fusão de átomos de hélio, aumentando drasticamente sua temperatura. Com isso, o Sol vai se tornar uma gigante vermelha, empurrando suas camadas externas de gás, até engolir os planetas mais próximos - e assim capturar elementos químicos estranhos à estrela. Quando acabar o "combustível" da estrela, só sobrará seu núcleo ultradenso. De gigante vermelha, o Sol se tornará então uma anã branca, como as que foram observadas pela equipe britânica. Na atmosfera dessas anãs brancas, a centenas de anos-luz, os cientistas encontraram oxigênio, magnésio, ferro e silício, elementos que compõem cerca de 93% da Terra.
O professor Boris Gänsicke, do Departamento de Física da Universidade de Warnick, explica que o processo destrutivo que provocou a formação de discos de poeira em torno dessas anãs brancas, deve um dia acontecer em nosso próprio Sistema Solar. "Quando isso acontecer em nosso Sistema Solar, daqui a bilhões de anos, o Sol vai engolir os planetas Mercúrio e Vênus." 
Morte do Sol — Não se sabe se a Terra será engolida pelo Sol em sua fase de gigante vermelha, mas os cientistas acreditam que, mesmo que o planeta resista, sua superfície será "assada". Já na fase seguinte, de acordo com Gänsicke, o Sol vai perder uma grande quantidade de massa e, portanto, força gravitacional. Com isso, todos os planetas vão se afastar da estrela.
Gänsicke explica que esse processo pode desestabilizar as órbitas e provocar colisões entre planetas. Esse fenômeno poderia estilhaçar completamente planetas terrestres, aqueles formados principalmente por materiais sólidos, formando uma grande quantidade de asteroides. O estudo será publicado no periódico Monthly Notices of the Royal Astronomical Society.

Chegada de filhos altera vida sexual; saiba como manter o romance e driblar saias justas

Para evitar surpresas, crianças devem ser ensinadas desde cedo que devem bater na porta do quarto

A chegada de um filho dispersa a atenção do casal que, naturalmente, passa a dedicar todos os cuidados para o novo integrante da família. “A chegada de um bebê altera o ritmo, mas nunca deve ser motivo para penalizar o relacionamento íntimo dos pais”, diz a educadora sexual Maria Helena Vilela, diretora do Instituto Kaplan.
No início, a mudança é grande, pois o casal já não tem mais tempo só para eles. Cabe aos pais impor uma rotina saudável para todos. “O cuidado em relação à demonstração de afeto deve existir", afirma a terapeuta de família Sylvia Faria Marzano. "Mas a criança que não presencia essas atitudes não aprende a importância de expressar seus sentimentos de carinho, como abraços, beijos e delicadezas”. É fundamental estabelecer regras de convivência. A principal delas é: cada um dorme no seu quarto. 

Beijos estão liberados?

O casal não precisa manter apenas o "selinho" relâmpago na frente dos filhos. Um beijo mais demorado está liberado. “É importante para a criança crescer observando que os pais se amam e se desejam”, explica o sexólogo Charles Rojtenberg, fundador do Instituto Brasileiro de Sexologia. Isso também é fundamental para diferenciar a relação da criança com os pais. “Os filhos precisam entender que o papai é namorado da mamãe. Essa é uma maneira natural de fazer com que a criança entenda a ideia de sexualidade”, informa a educadora sexual Maria Helena Vilela, diretora do Instituto Kaplan. Carinhos também estão liberados, já carícias mais íntimas devem ser evitadas. 

Flagrante

O pior pesadelo de todos os pais acaba de acontecer: você é flagrado por seu filho bem na hora H. O que fazer? “Se a criança for muito pequena, não vai entender o que está acontecendo e pode até se assustar, pois vai associar gemidos à dor”, diz a educadora sexual Maria Helena Vilela. Portanto, é fundamental agir rápido. Levante-se, cubra o corpo e ponha o filho para fora do quarto. Segundo Maria Helena, é fundamental deixar claro que a criança invadiu a privacidade dos pais, o que é errado. Por isso, as crianças devem ser ensinadas desde cedo que, antes de entrar no quarto dos pais, devem bater na porta e aguardar. Se vocês pularam essa lição, aproveitem o momento para fazer isso. E, claro, é importante que os pais sempre tenham o cuidado de manter a porta fechada e até trancada para evitar surpresas. 
Passado o susto, é hora de se explicar.  Não é preciso entrar em detalhes se seu filho tiver menos que cinco anos. Seja sucinto e diga algo como "estávamos namorando e isso é coisa de adulto”.  Para crianças com idade entre cinco e oito anos, a terapeuta de família Sylvia Faria Marzano orienta usar o mesmo argumento e acrescentar que é dessa maneira que são formados os bebês. Quem tem filhos acima de oitos anos deve estar preparado para dar uma explicação mais plausível. “Já dá para explicar o que ocorre durante o namoro, as idades próprias para cada coisa, mas sem repressão”, afirma Sylvia.  


Pergunta indiscreta

A curiosidade faz parte do universo infantil e é normal que eles questionem tudo. Como é comum ouvir comentários sobre sexo na televisão, na roda de amigos ou até em família, o tema pode despertar o interesse. Se a dúvida surgir, os pais devem procurar entender por que o filho quer saber isso. “Não saia explicando tudo, diga o necessário. Também não vale ficar irritada e não dar resposta alguma”, diz a educadora sexual Maria Helena Vilela. Se a criança não disser mais nada, o assunto se encerra aí. O sexólogo Charles Rojtenberg acredita que é importante aproveitar o momento para explicar que transar é vínculo, amor, respeito e que o sexo faz parte do relacionamento do casal.

Objeto suspeito

O filho encontrou um brinquedo erótico e, claro, quis saber para que serve. O que fazer? Para a terapeuta de família Sylvia Faria Marzano, o melhor é explicar que é um brinquedo que papai e mamãe usam e é só para gente grande. “Essa resposta resolve para quem tem criança em casa com idade até uns oito anos”, diz. E se o objeto encontrado for um preservativo, ótimo. “Diga que é usado para a mamãe não ficar grávida de novo”, explica educadora sexual Maria Helena Vilela. Segundo ela, isso é muito bom para a educação sexual da criança. “Eles registram tudo e devem olhar o sexo como algo positivo, e não repressor. Cabe aos pais investir nessa formação desde cedo”, diz. Depois de passado o drama, fica a lição: lugar de brinquedo erótico é bem longe do alcance das crianças. 

Foto comprometedora 

Lembre-se: criança sabe mexer em um aparelho eletrônico com uma habilidade invejável. Portanto, se não quer problemas, evite fotos obscenas que podem ser descobertas a qualquer momento. Uma foto de nudez é mais fácil de ser contornada. Se for algo mais pornográfico, pode chocar demais e o filho deverá ser encaminhado a um especialista. Por isso, todo cuidado é pouco. 

Constrangimento em família 

Imagine aquele almoço de domingo com avós, tios e sobrinhos à mesa. Nesse momento, seu filho resolve revelar, em alto e bom som, algo que exponha a intimidade do casal ou insinue isso. Como agir? Se for alguma besteirinha, tente distrair com outro assunto. “Os adultos podem achar engraçado o que a criança disse e ela vai querer chamar mais atenção”, diz a terapeuta de família Sylvia Faria Marzano. Se o assunto for mais inadequado para o momento, os pais devem apenas encerrar com um “conversaremos em casa, com calma”. Só que essa promessa deve ser cumprida. É possível que a criança tenha aproveitado a oportunidade para falar de um tema que desperta o interesse, mas ainda não havia encontrado uma chance de abordá-lo em casa. Por isso, ao retornar para casa, retome o assunto e procure esclarecer suas dúvidas.   

 Um estranho em casa

Muitas crianças são frutos de relacionamentos que não deram certo. E algumas, desde cedo, já convivem com "estranhos" por perto. “Em uma separação, é preciso deixar bem claro que papai e mamãe são os mesmos, mas que não são mais marido e mulher e poderão ter namorada ou namorado”, explica a terapeuta de família Sylvia Faria Marzano. E quando o assunto é sexualidade, as regras são as mesmas. Se acontecer um flagrante, o ideal é que a criança seja orientada pelos pais. 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...]
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.