domingo, 7 de agosto de 2011

Nível de colesterol em brasileiros assusta médicos

Existem dois tipos de colesterol. O bom, chamado de HDL, e o mau, chamado de LDL. O HDL é benéfico por facilitar a eliminação do mau colesterol do organismo ao retirá-lo das células. Já o LDL é o causador de problemas e doenças.
O colesterol, também conhecido como ‘gordura do sangue’ é encontrado em alimentos de origem animal e também em todas as células humanas. Ele é uma substância esbranquiçada, sem cheiro e gordurosa, necessário para a fabricação da bile, dos hormônios e da vitamina D. O excesso da substância no organismo faz com que placas de gordura se formem nas artérias, podendo causar doenças cardiovasculares. Acredita-se que 15% dos casos de derrame cerebral e 56% das doenças cardiovasculares sejam causadas por níveis elevados de colesterol.
Frente a essa realidade alarmante, no dia 7 de agosto deste ano a Sociedade Brasileira de Cardiologia irá lançar a Campanha Nacional de Controle do Colesterol. Além dos dados apurados pela SBC, uma descoberta realizada na Universidade de Warwick (Reino Unido) fortalece a necessidade da conscientização da população quanto a importância do controle do colesterol. Os pesquisadores identificaram um tipo de colesterol LDL que é ainda mais nocivo que os tipos já conhecidos. Outros estudos também apontam novos prejuízos causados pela substância, como a associação do colesterol a doenças como a demência senil, o Alzheimer, cânceres e artrite reumatóide.
Um dos maiores perigos relacionados ao colesterol alto é a dificuldade do diagnóstico da condição. Evandro Guimarães, presidente da Sociedade Mineira de Cardiologia (SMC), explica que “O colesterol alto não provoca sintomas e a única forma de saber se ele está elevado é através da realização do exame de sangue, que deve ser realizado durante as avaliações médicas de rotina, check-up e em todas as pessoas que apresentam fatores de risco para doenças cardiovasculares ou que possuam parentes de primeiro grau acometidos por infarto, angina, acidente vascular cerebral, insuficiência vascular periférica, displidemia, dentre outras doenças”.
A tabela abaixo mostra dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia que podem servir como referência quanto a níveis saudáveis e problemáticos do colesterol e também hábitos de vida e risco de doenças. Porém, a opinião de um médico é sempre imprescindível.
Adulto sadio
Colesterol total ideal: até 200mg/dl
Pessoas com fatores de risco: Colesterol LDL: até 130mg/dl
Pessoas com doenças coronarianas: Colesterol LDL: até 100mg/dl
Qual a vantagem de fazer o tratamento e quais os fatores de risco?

Controlar o colesterol

• Menos 33% de risco de infarto
• Menos 25% de risco de morte
• Menos de 20% de risco de derrame
Controlar a pressão arterial
• Menos 15% de risco de infarto
• Menos 42% o risco de derrame
Parar de fumar
• Menos 50% de risco de infarto
• Menos 70% e risco de morte
Perder peso e praticar exercícios físicos
• Menos 25% de risco de diabetes

Meias de compressão ajudam a melhorar a apneia obstrutiva do sono

De acordo com pesquisadores europeus, usar meias de compressão pode ser uma maneira simples de reduzir os efeitos da apneia obstrutiva do sono em pacientes com insuficiência venosa crônica.
"Descobrimos que em pacientes com insuficiência venosa crônica, meias de compressão reduziram o acumulo de líquidos durante o dia nas pernas, o que, por sua vez, reduziu a quantidade de líquido que flui para o pescoço à noite, diminuindo assim o número de apneias e hipopneias em mais de um terço", diz Stefania Redolfi, da Universidade de Brescia, na Itália, que liderou a pesquisa.
A insuficiência venosa crônica ocorre quando as veias não conseguem bombear sangue sem oxigênio de volta ao coração, e, frequentemente, afetam as pernas.
Em pessoas ativas, acúmulo de líquido nas pernas é contrabalançado por contrações musculares que espremem as veias. No entanto, ficar períodos prolongados sentado pode evitar este processo e o líquido acumulado nas pernas pode migrar para outras partes do corpo durante a noite. Esta mudança resulta em acúmulo de líquido no tecido pescoço, o que pode elevar o número de eventos de apneia, já que aumenta o volume do tecido, levando ao colapso repetitivo da faringe durante a respiração noite.
Em indivíduos que têm insuficiência cardíaca ou hipertensão, a quantidade de fluido no corpo durante a noite é fortemente correlacionada com o grau de aumento na circunferência do pescoço e do número de apneias e hipopneias por hora de sono.
"Trabalhamos com a hipótese de que o acúmulo de líquido que ocorre nas pernas de pessoas com insuficiência venosa crônica seria reduzido através do uso de meias de compressão, e que a redução no fluido irá também reduzir a mudança de que o fluido no pescoço durante a noite", disse Dra. Redolfi. "Há fortes evidências ligando essa mudança noturna do fluido à apneia. Se reduzirmos esse processo, podemos esperar que os eventos de apneia sejam igualmente reduzidos", completa. 

Satisfação com a aparência também é importante para pessoas mais velhas

É fato que a vaidade faz com que a maior parte das pessoas se preocupe com sua aparência. Contudo, muitas pessoas acreditam que esse sentimento de satisfação corporal se dê, em prevalência, entre a população mais jovem, em especial as mulheres.  Estudo da Universidade de Baylor, nos Estados Unidos, mostra que sentir-se bem com seu corpo é um sentimento que não se extingue com o avançar da idade.
Segundo Dr. Renee Umstattd, coordenador da pesquisa, homens e mulheres passam a ver seus corpos de forma diferente, tanto em funcionalidade quanto em aparência. Entretanto, a sentir-se bem ao se olhar no espelho é importante independente da idade. A pesquisa mostrou que a prática de atividades físicas pelas pessoas mais velhas ajuda nesse processo de bem estar, além de aumentar a satisfação com a função e aparência corporal.

Rir pode fazer mal aos pulmões

Diversas pesquisas mostram que o humor pode exercer influências muito benéficas na saúde de uma pessoa. Porém, em certos casos, as risadas podem exercer o efeito contrário.
Pesquisadores da Ohio State University analisaram o efeito que risadas tinham em pacientes com doença crônica obstrutiva pulmonar. Os participantes que tinham um melhor senso de humor tinham maiores chances de demonstrar menos sintomas de depressão, ansiedade e problemas respiratórios antes de ingressarem no estudo. Mas em um segundo momento da pesquisa, os cientistas exibiram um vídeo humorístico de 30 minutos aos pacientes. No final da exibição, as pessoas que riram mais apresentaram níveis mais baixos de função pulmonar.
O pesquisador Charles Emery explica que “esse estudo mostra que o humor realmente é mais complexo do que as pessoas fazem parecer. Sim, o humor definitivamente tem benefícios, mas os comportamentos associados ao humor de fato podem não serem bons para as pessoas o tempo todo – o que é uma coisa útil de se saber”.

Palavras ou ações: descubra como você expressa o amor

Toque físico:  Você precisa de gestos e proximidade física para se sentir realmente amada e desejada. Você gosta de dormir perto do seu parceiro. Faz .... Foto: Getty Images
Você precisa de gestos e proximidade física para se sentir realmente amada e desejada

Muitos casais brigam com frequência e reclamam de ruídos na comunicação. Briguinhas bobas por falta de conversa desgastam o relacionamento e não resolvem os problemas. De acordo com o site Your Tango, muitas mulheres que se sentem mal interpretadas, na verdade, não estão captando os sinais do parceito porque ele não os demonstra da maneira como elas sempre sonharam.
Em outras palavras, o seu companheiro não está falando a sua língua. É o que diz Dr. Gary Chapman, autor do best-seller As Cinco Linguagens do Amor. Ele acredita que a conversa pode ajudar o casal a descobrir como amar um ao outro. Algumas pessoas sentem o amor por meio de elogios ou presentes. Outros tendem a apreciar atos. Alguns simplesmente desejam toques suaves.

Palavras de afirmação: Você prioriza a comunicação e deseja que o seu parceiro sempre diga palavras de apreço e incentivo. Quem faz parte dessa categoria, acredita que dizer eu te amo é um dos aspectos mais importantes de um relacionamento e se sente rejeitada ou ignorada quando o seu namorado não te elogia     Foto: Getty Images
Palavras de afirmação: Você prioriza a comunicação e deseja que o seu parceiro sempre diga palavras de apreço e incentivo. Quem faz parte dessa categoria, acredita que dizer "eu te amo" é um dos aspectos mais importantes de um relacionamento e se sente rejeitada ou ignorada quando o seu namorado não te elogia 
Presentes:Você reconhece o quanto ele se importa com quando recebe um presente. O ato de presentear demonstra que o parceiro pensou em você e que se esforçou para agradá-la.  Se você é do tipo que não perdoa o namorado quando ele não conseguiu encontrar um presente para o Dia dos Namorados, essa é a sua linguagem do amor    Foto: Getty Images
Presentes:Você reconhece o quanto ele se importa com quando recebe um presente. O ato de presentear demonstra que o parceiro pensou em você e que se esforçou para agradá-la. Se você é do tipo que não perdoa o namorado quando ele não conseguiu encontrar um presente para o Dia dos Namorados, essa é a sua linguagem do amor
Atos e favores: Para você, o companheiro perfeito é aquele que se preocupa e que faz favores para você por conta própria. Você acha que não há nada mais sexy do que um homem que sabe cozinhar ou passe corretamente a roupa. Pra você um ato omântico é o parceiro dirigir mais de uma hora e meia para estar com você por apenas um dia  Foto: Getty Images
Atos e favores: Para você, o companheiro perfeito é aquele que se preocupa e que faz favores para você por conta própria. Você acha que não há nada mais sexy do que um homem que sabe cozinhar ou passe corretamente a roupa. Pra você um ato omântico é o parceiro dirigir mais de uma hora e meia para estar com você por apenas um dia
Falar e ser ouvida: Esta é a linguagem da união. Você se sente amada quando ele tem tempo para lhe dar toda atenção, ouvir suas histórias com interesse e se preocupar genuinamente com seus problemas. Você acha que um dos aspectos mais importantes de um relacionamento é ser capaz de compartilhar abertamente seus sentimentos, paixões e desejos com seu parceiro   Foto: Getty Images
Falar e ser ouvida: Esta é a linguagem da união. Você se sente amada quando ele tem tempo para lhe dar toda atenção, ouvir suas histórias com interesse e se preocupar genuinamente com seus problemas. Você acha que um dos aspectos mais importantes de um relacionamento é ser capaz de compartilhar abertamente seus sentimentos, paixões e desejos com seu parceiro
Toque físico: Você precisa de gestos e proximidade física para se sentir realmente amada e desejada. Você gosta de dormir perto do seu parceiro. Faz você se sentir conectada e segura. Andar de mãos dadas é um aspecto importante de um relacionamento. Isso mostra que ele é carinhoso em público     Foto: Getty Images
Toque físico: Você precisa de gestos e proximidade física para se sentir realmente amada e desejada. Você gosta de dormir perto do seu parceiro. Faz você se sentir conectada e segura. Andar de mãos dadas é um aspecto importante de um relacionamento. Isso mostra que ele é carinhoso em público

Especialista ensina como evitar a rotina sexual

Sylvia de Béjar, Especialista em Sexualidade Humana, aborda o tema de como resolver as diferenças sexuais entre casais consolidados em seu ensaio  .... Foto: EFE
Sylvia de Béjar, Especialista em Sexualidade Humana, aborda o tema de como resolver as diferenças sexuais entre casais consolidados em seu ensaio "Deseo" (Desejo, ainda não lançado no Brasil)


Acalanto de Juan

"Embora o bom sexo não garanta a felicidade dos casais estabelecidos e represente apenas entre 10% e 20% da satisfação matrimonial, os problemas na cama representam até 90% do descontentamento, revela a escritora Sylvia de Béjar durante uma extensa entrevista concedida à Efe na cidade de Barcelona (Espanha).
Especialista em Sexualidade Humana e Educação Sexual e mestre em Programação Neurolinguística, Béjar aborda o tema de como resolver as diferenças sexuais entre casais consolidados em seu ensaio Deseo (Desejo, ainda não lançado no Brasil), publicado após ter transformado seu livro anterior, Teu sexo é teu, em referência internacional com 250 mil exemplares vendidos.
A jornalista, que trabalhou 17 anos no La Vanguardia e flertou com o Direito para poder atuar como advogada em casos de divórcios com o objetivo de "ajudar as mulheres", acabou enveredando para a questão da sexualidade feminina.
Por que você decidiu ser uma especialista em "assuntos da paixão"?
Pela vocação de ajudar as pessoas do meu sexo e pela ideia que nós mulheres temos de nos apropriar de nossa sexualidade como uma "cruzada vital". Logo me dei conta que temos uma sexualidade que é uma resposta à do homem, mas sem sermos conscientes da nossa.

Quando aparecem os problemas reais na convivência?
Podem ocorrer desde lutas pelo poder entre os dois que levam a mulher a se despersonalizar e a se adequar ao outro, mesmo que a contragosto, até divergências entre os cônjuges, como a pouca vontade do homem em ajudar nas tarefas domésticas. E isso faz com que o sexo feminino se ressinta.

E a paixão do homem, não diminui da mesma forma?
Não, porque o homem sabe dissociar uma irritação do sexo e não os mistura, enquanto, para a mulher, como diz um ditado popular, "a intimidade leva ao sexo". E se a intimidade é ruim, a paixão falha.

Por isso tantas mulheres têm "dor de cabeça" na hora de fazer amor com seus parceiros?
Sim, exato, mas não porque paramos de gozar, mas porque muitas mulheres estão muito, muito cansadas de não serem compreendidas por seus companheiros e, quando chegam ao limite, cruzam as pernas como castigo e como forma sutil de sabotar o sexo.

O que fazer para acabar com essa "irritação oculta"'?
Sou partidária de verbalizar as queixas de um jeito positivo, não com críticas duras, mas como uma maneira de assumir que o casal tem um problema. A mulher tem que sentar com o marido e explicar que continua desejando-o e que continua amando-o, mas que para ela há coisas que a desagradam e tentar buscar uma solução entre os dois.

Um desejo que nunca é o mesmo da etapa da paixão?
O problema do desejo é que muitos casais têm a imagem que sua vida tem que funcionar como se fosse um filme pornô e isso não é verdade. Se as pessoas idealizam o desejo em sua convivência diária, então elas têm um problema.

Novo gel usado em tratamento de câncer de mama reduz tumores

Gel reduz tumores de mama. Foto: Getty Images

Novo gel não tem efeitos colaterais fortes de pílulas

Um gel usado para o tratamento de câncer de mama foi desenvolvido por pesquisadores norte-americanos e tem sido eficaz na redução do tamanho de tumores, revolucionando o tratamento da doença, segundo noticiou o jornal Daily Mail deste sábado (6).
O gel é passado na pele diariamente e tem poucos efeitos colaterais por se concentrar no seio e não se espalhar pelo organismo como acontece com as pílulas. O pesquisador e professor Seema Khan, que tem testado o medicamento nos EUA disse que o gel pode ser uma solução alternativa para mulheres que são relutantes em tomar medicamentos para o tratamento do câncer de mama e que "por ser aplicado na pele, há menos droga circulando pelo sistema sanguíneo".
O tratamento, chamado afimoxifeno, tem se mostrado eficiente e deverá estar disponível para o uso em pacientes em três ou quatro anos. A droga bloqueia os receptores que aceitam estrógeno no seio e que seriam responsáveis por diversos tipos da doença.

Com rara alergia, mulher não pode usar sabonete no banho

Uma dona de casa britânica tem uma boa desculpa para evitar o trabalho doméstico: ela tem alergia a produtos de limpeza. O problema de Mary-Grace Milner não é tão simples quanto parece, ela pode morrer caso utilize até mesmo um sabonete.
Mary-Grace, de 40 anos precisa tomar mais de 40 remédios diariamente para controlar sua severa alergia. O cheiro do sabão em pó ou de um alvejanto pode gerar severas reações como inflamação da pele, pressão alta e visão turva.
A intolerância química - conhecida como Sensibilidade Química Múltipla - é tão severa que Mary-Grace não pode nem mesmo chegar perto do corredor de produtos de limpeza so supermercado. Até o último ano ela vivia uma vida normal, mas depois de utilizar um lenço bactericida na cozinha e, no quarto sua respiração começou a ficar difícil. O simples até desencadeou um mal que torna a sua vida muito difícil.
A reação bizarra, desde então, a obrigou a mudar todos os aspectos de sua vida. Ela teve que jogar fora itens de limpeza, desodorantes e cremes dentais - por medo de provocar uma reação que possa a levar a morte.
Em entrevista ao jornal inglês Daily Mail ela relatou como foi é viver assim. "Eu tenho uma lista de 400 produtos de limpeza e higiene pessoal que eu preciso evitar", contou.
O mais agrava a condição de Mary-Grace é que não há exames para verificara os tipos de intolerância química. Hoje ela só útiliza produtos naturais, não industrializado. Para tarefaz domésticas, como limpar o banheiro, ela só pode usar bicarbonato de sódio e vinagre. 

Médica indica consulta ao ginecologista a partir dos 9 anos

A médica indica que meninas mais novas estejam acompanhadas da mãe na primeira consulta. Foto: Getty Images
A médica diz que meninas mais novas devem estar acompanhadas da mãe na primeira consulta

A primeira vez a gente nunca esquece. Nem mesmo quando se trata da primeira visita ao ginecologista. Vergonha, nervosismo e muitas dúvidas costumam pairar na cabeça das adolescentes nesse momento tão pessoal. Especialistas alertam: não há o que temer ¿ pelo contrário. Quanto mais cedo a visita ao ginecologista acontecer, menos embaraçosa e mais proveitosa será a consulta.
"O ideal é que a primeira consulta ocorra aos 9 anos de idade. O ginecologista, nesse caso, vai atuar juntamente com o pediatra. Uma boa relação entre o ginecologista e a paciente, especialmente quando iniciada ainda na pré-adolescência, facilita o amadurecimento da menina. Mas é claro que é fundamental adequar a abordagem de assuntos mais delicados de acordo com a idade de cada paciente", explica a ginecologista Viviane Monteiro.
Segundo ela, os assuntos conversados no consultório variam de acordo com a idade. Na pré-adolescência, meninas costumam perguntar mais sobre mudanças do corpo e alterações hormonais que afetam cabelos e pele, como a temida acne.
"É um momento de autoconhecimento. Normalmente, elas vêm acompanhadas da mãe, que dão um breve histórico familiar. Mas normalmente, quando estão nessa faixa etária, elas até querem a presença da mãe", explica Viviane.
Ao entrar na adolescência, porém, o mais comum é que as consultas sejam feitas na companhia de amigas. E o assunto principal no consultório é esse mesmo que você deve estar pensando: sexo.
Vergonha da mãe
"É preciso abordar prevenção de DSTs, métodos contraceptivos e outras orientações sexuais. Muitas vezes as meninas têm vergonha de perguntar na frente da mãe. Se eu sentir que a paciente está desconfortável, peço para conversar a sós. É fundamental que a menina confie no médico. A consulta deve ser confidencial", afirma Viviane, ressaltando que a maioria das pacientes só procura o ginecologista aos 14 anos.

Mulheres contam se traição pode ser perdoada

O assunto é polêmico e delicado. Afinal, ninguém gosta de ser enganado, ainda mais por quem se ama. Por ser este um assunto polêmico, que traz dúvidas para os homens,  mulheres de profissões diversas para saber se uma traição pode ser perdoada. A resposta foi que 80% não perdoariam a escapada do parceiro e a quebra da confiança foi relatada como sendo talvez mais importante do que o fato de ter existido um contato físico com outra pessoa, o que é compreensível. Na mitologia grega, Eros, deus do amor, ao perceber que fora traído por sua esposa Psiquê, gritou que "o amor não vive sem confiança", abandonando-a e muitas mulheres disseram que agiriam da mesma forma.
Gabriela Araujo trabalha com Recursos Humanos na capital paulista e foi categórica: "eu não perdoaria. Acho que relacionamento não é feito só de amor e carinho. É feito de respeito e confiança também e a traição quebra esses dois elos. Acho que nunca mais ia conseguir confiar na pessoa, estaria sempre duvidando, com o pé atrás. E não dá para manter um relacionamento com essa insegurança". A analista Gabriela Gerbi, analista de marketing da mesma cidade concordou. "Sou bastante radical em relação a isso e não perdoaria uma traição. Como eu não trairia, não aceitaria que fizessem isso comigo e não conseguiria mais confiar e acredito que, naturalmente, o relacionamento não daria certo."
O assunto é discutido em terapia, entre amigas, na mesa do bar e traz reações bem variadas. Há mulheres que reagem a uma traição com a agressão física e aí, pobre parceiro, que leva uma surra e tanto! Outras caem no choro e muitas pensam em vingança. Antes de cair em tentação é preciso levar em consideração o perfil da parceira e, mais do que isso, os sentimentos dela. Pode até ser que o relacionamento não estivesse bacana, mas é preciso respeitar o outro e se colocar no lugar dele. Afinal, como reagiria se fosse o contrário?
Reações variadas
Algumas das mulheres ouvidas disseram acreditar que a traição pode virar um vício e, por isso, se ele errou uma vez e foi perdoado, tende a achar que pode repetir o ato sempre. Mas há mulheres que deixariam o deslize do parceiro passar. Algumas, da boca pra fora, apenas para poder dar o troco, outras o fazem de coração. "Pelo que tenho visto por aí, perdoar ou não uma traição depende de vários fatores e do quanto você gosta. A mulherada é mole", opinou a sommelière de cervejas Carolina Oda, de São Paulo (SP).
Para Bia Amorim, gerente de marketing de Ribeirão Preto (SP), a situação é bastante relativa. "Depende da situação, do contexto, do tempo de relacionamento, da graduação alcoólica sua, afinal, se está bêbada, perdoa. Mas acho que é muito fácil, quando alguém erra, simplesmente jogar tudo para o alto. É preciso ter muita maturidade para olhar a situação", explicou, deixando no ar que o perdão pode acontecer.
Se você traiu e espera o perdão, Carolina deixou uma dica: "acho que o segredo para ser perdoado é estar arrependido. É até bom se ficar traumatizado, porque vai pensar bastante antes de fazer de novo".

Sete tipos de oleaginosas que mais protegem o coração

Nozes, castanhas, pistaches e amêndoas diminuem riscos de doenças cardiovasculares 

Conhecidas por ser um grupo de alimentos muito saudável, rico em proteínas, gorduras insaturadas, vitaminas e minerais, as oleaginosas não podem ficar de fora da dieta. Algumas delas se destacam por proteger ainda mais o sistema cardiovascular. "Parte desses alimentos são especialmente ricos em gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas, nutrientes que agem de forma positiva nos níveis de lipídios sanguíneos. Manter os níveis adequados desses lipídios, como o colesterol, é fundamental para reduzir o risco de desenvolver doenças cardiovasculares", explica a nutricionista Maria Carla Leone, da Unilever.

Mesmo com todos esses benefícios, é preciso ter cuidado na hora de consumir as oleaginosas. "Por serem fontes de gordura, esses alimentos são altamente energéticos e, em grande quantidade, podem contribuir para o aumento da ingestão energética diária, ocasionando ganho de peso", alerta a nutricionista.

Confira a lista de oleaginosas que são campeãs na hora de proteger o sistema cardiovascular e a quantidade certa para consumo diário. 

Nozes

Uma pesquisa feita nos Estados Unidos Pennsylvania State University, nos Estados Unidos revelou que, entre as frutas oleaginosas, as nozes são as mais recomendadas para uma dieta saudável por conter o mais alto nível e a melhor qualidade de antioxidantes, substâncias que estimulam a dilatação dos vasos sanguíneos, o que minimiza os riscos de entupimento das artérias.

Segundo o estudo, um punhado de nozes contém duas vezes mais antioxidantes que uma mesma quantidade de castanha, amêndoa, amendoim, pistache, avelã, castanha-do-pará, castanha de caju, macadâmia ou noz-pecã. A pesquisa também concluiu que os essas substâncias encontradas em nozes são entre duas a 15 vezes mais poderosas do que os antioxidantes da vitamina E, também conhecida por esse benefício.

"Além da grande quantidade de antioxidantes encontrados nela, a noz é a oleaginosa que mais possui gordura poliinsaturada, considerada a gordura mais benéfica ao coração. Por isso, o seu consumo deve ser diário para quem tem problemas cardiovasculares", explica a nutricionista Maria Carla.

Quantidade recomentada por dia: até cinco unidades 

Castanhas

Um levantamento conduzido pela Universidade Loma Linda, nos Estados Unidos, sugere que a ingestão diária de 67 gramas de castanhas, o que dá aproximadamente dois punhados, reduz o LDL - o mau colesterol - em 7,4%. As concentrações de triglicérides chegaram a cair até 10%.

Segundo Maria Carla Leone, isso acontece graças à grande quantidade de gorduras monoinsaturadas que esse alimento fornece ao organismo. "Estudos mostram que substituir a gordura saturada da nossa alimentação por poliinsaturada reduz a concentração de colesterol no sangue. Um efeito similar acontece quando substituímos a gordura saturada por monoinsaturada", explica.

Quantidade recomendada por dia: duas a três unidades 

Castanhas do Pará

Essas oleaginosas típicas da Floresta Amazônica são fonte de fósforo e potássio, minerais essenciais para equilibrar o ritmo dos batimentos cardíacos e evitar arritmias. "Além disso, a castanha do Brasil, ou castanha do Pará, é a oleaginosa que contém a maior quantidade de selênio, mineral que diminui a viscosidade do sangue e facilita a circulação e o transporte de nutrientes pelo sistema cardiovascular", diz a nutricionista Maria Carla. Entretanto, não é recomendável exagerar: em longo prazo, a ingestão diária de mais de quatro castanhas do Pará por dia pode prejudicar a produção de unhas e cabelos, deixando-os mais fracos e quebradiços.

Quantidade recomentada por dia: duas a três unidades 

Pistaches

A Universidade da Pensilvânia, dos Estados Unidos, demonstrou que comer diariamente pistache faz bem à saúde do coração. Isso porque essa oleaginosa reduz o colesterol ruim (LDL) e ajuda na proteção do organismo contra radicais livres, pois tem efeito antioxidante. O pistache contém fitoesteróis em quantidades suficientes para melhorar a saúde do organismo, fazendo com que se evite um eventual entupimento das veias pelo mau colesterol.

Quantidade recomentada por dia: 30 gramas por dia. Aproximadamente uma xícara de chá.

Castanha de caju

Fonte de minerais, como ferro, cálcio, fósforo e sódio, e de gorduras insaturadas, essa parte do caju contém um aminoácido chamado argimino, que alarga as artérias e assim diminui a pressão sanguínea, protegendo todo o sistema cardiovascular. Segundo a nutricionista Maria Carla Leone, a castanha de caju contém grande quantidade de gorduras insaturadas que aumentam os níveis de colesterol bom, o HDL, no sangue.

Consumo diário: três unidades.

Avelã

Essa oleaginosa contém uma grande quantidade de gorduras monoinsaturadas, que combate o colesterol ruim, o LDL, no sangue. Para fazer uma comparação, ela possui o dobro desse ácido graxo em relação à castanha de caju. Além disso, a avelã é fonte de magnésio e vitaminas do complexo B que servem como antiinflamatórios que protegem o coração.

Consumo diário: quatro unidades por dia.  

Amêndoas

Rica em proteínas, que correspondem a aproximadamente 20% de sua composição, a amêndoa também é fonte de vitaminas E e B1, cobre, zinco, magnésio, proteínas, fibras e gorduras monoinsaturadas, que podem diminuir os níveis de colesterol ruim no sangue. Estudos da Experimental Biology, uma organização médica dos Estados Unidos, comprovam que essa combinação de nutrientes contidos na amêndoa pode diminuir o risco de doença cardíaca.

Quantidade recomentada por dia: 10 a 12 unidades

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...]
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.