sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Partos induzidos aumentam riscos desnecessários, segundo OMS

As mulheres grávidas que decidem induzir o parto sem razão médica estão assumindo riscos desnecessários, revela estudo feito pela OMS (Organização Mundial da Saúde) divulgado nesta sexta-feira.
Para este estudo, foram analisados na América Latina 37.444 partos de risco, dos quais 11.077 foram induzidos, e comparados os resultados com o restante dos partos naturais.
Foi registrado um total de 1.847 partos induzidos por escolha voluntária da mãe, 4,9% do total, tendo a oxitocina como o método mais utilizado em 83% dos casos.
Nestes casos, as mulheres apresentaram mais probabilidades de precisar de anestesia durante o parto, três vezes mais chances de ingressar na unidade de terapia intensiva, assumiram risco cinco vezes maior de histerectomia pós-parto e precisaram mais de remédios uterotônicos.
O estudo demonstra que nos partos induzidos o risco de cesárea e de outras intervenções cirúrgicas é mais elevado e a necessidade de um tempo para a recuperação é maior, o que acarreta maiores gastos médicos.
Não houve constância de riscos para os bebês, exceto pelo fato de que as mães apresentaram risco 22% maior de lactação retardada, ou seja, com seu início entre 1h e sete dias depois do parto, ao invés de na primeira hora após o nascimento, como considera norma a OMS.
A recomendação da OMS é que indução de parto seja feita somente em casos justificados por razões médicas. O organismo de saúde ressalta que os riscos de resultados adversos maternos e perinatais não compensam os benefícios.
O pesquisador da Universidade de Campinas, José Cecatti, informou que a indução de partos por reivindicação da mãe se transformou em uma prática muito comum.
"Estes pedidos ocorrem quando a mãe tem de percorrer longas distâncias de sua casa ao hospital e para se adaptar à disponibilidade do médico", disse Cecatti.

Estímulo cerebral reduz em até 80% 'fissura' por cocaína

Uma pesquisa do Instituto de Psiquiatria da USP mostra que o uso de estimulação magnética no cérebro para tratar o vício em cocaína é eficaz e reduz em até 80% o desejo de usar a droga.
Os resultados preliminares são baseados na primeira etapa do estudo, com 20 pacientes do sexo masculino entre 18 e 40 anos que usavam cocaína há até sete anos.
Outros 20 pacientes participam da segunda parte da pesquisa, já em andamento.
O tratamento é indolor e não invasivo, e pesquisas já mostraram sua eficácia para depressão e dor crônica.
Os voluntários foram divididos em dois grupos. Um recebeu o tratamento ativo e o outro, placebo. Eles foram submetidos a 20 sessões de estimulação e fazem também psicoterapia.
RECOMPENSA
A bobina que gera um campo magnético foi aplicada na região do cérebro chamada córtex dorsolateral pré-frontal esquerdo.
Essa área responde pelo comportamento impulsivo e pela tomada de decisão. A estimulação "reorganiza" os circuitos cerebrais danificados pela cocaína para controlar a dependência.
"A cocaína modula o sistema de recompensa e as áreas que medem consequências. Remodelamos esse sistema", diz o psiquiatra Phillip Leite Ribeiro, autor do estudo.
Antes e depois das sessões, todos foram avaliados por meio de escalas que medem a intensidade e a frequência da vontade de usar a droga.
Os resultados mostram uma queda grande nas recaídas, na fissura e na impulsividade dos pacientes. "Ainda não sabemos se eles vão precisar repetir as sessões para que o efeito se mantenha. Pode ser que o vício volte", diz Ribeiro.
Marco Marcolin, psiquiatra, coordenador do grupo de estimulação magnética do Hospital das Clínicas da USP e orientador do estudo, diz ainda que o ideal seria fazer testes de urina para medir a presença da droga e comprovar a diminuição da fissura.
Ambos esperam que, no futuro, a estimulação possa ser usada aliada a outros tratamentos. "Esse paciente sempre vai precisar de psicoterapia. Muitas vezes, remédios também são necessários", diz Marcolin.
O psiquiatra Marcelo Niel, psiquiatra do Proad (Programa de Orientação e Atendimento a Dependentes), da Unifesp, diz que o surgimento de uma nova possibilidade terapêutica para tratar dependência é animador. "No entanto, são necessários estudos maiores para ter uma melhor visualização do efeito do tratamento em comparação com o efeito placebo. Além disso, como muitos dependentes têm doenças psiquiátricas associadas, pode ser que o resultado seja decorrente do tratamento desse outro problema."

Crescimento do cérebro de bebê de chimpanzé é similar ao humano

Muitas das capacidades mentais humanas, como a criatividade e a moralidade, estão ligadas a um crescimento da porção pré-frontal do cérebro após o nascimento. Pesquisadores japoneses descobriram que um processo semelhante também ocorre entre os chimpanzés.
O estudo, publicado na revista científica "Current Biology", é o primeiro a acompanhar o tamanho do cérebro de chimpanzés ao longo do desenvolvimento e compará-lo com o de humanos.
Os pesquisadores descobriram que o córtex pré-frontal dos chimpanzés é imaturo após o nascimento e se desenvolve lentamente, ainda sem atingir o volume de adulto na puberdade.
"Ambos, humanos e chimpanzés, estão sujeitos à influência das experiências na formação das conexões neurais pré-frontais", diz um dos responsáveis pela pesquisa, Tetsuro Matsuzawa, da Universidade de Kyoto.
A comparação com o desenvolvimento da área pré-frontal em humanos também mostra diferenças. O crescimento dessa área no nosso caso é mais rápido.
"Isso pode estar relacionado a diferenças cognitivas entre as duas espécies, como interações sociais complexas".
A predisposição para a aprendizagem, graças à maturação mais lenta do pré-frontal na infância, já devia existir no ancestral comum.

Pesquisa: 25% das mulheres compram roupas menores

25% das mulheres compram roupas menores que seus manequins. Foto: Getty Images
Mulheres dizem se sentir bem ao comprar peças de manequim menor

Comprar roupas com números menores do que atualmente veste pode parecer loucura, mas faz parte da vida de muitas mulheres. Um levantamento feito por uma empresa de cupons de desconto na Inglaterra descobriu que pelo menos 25% das mulheres admitem adquirir itens que não servem, o que foi batizado de 'fraude do tamanho'.
Basta lembrar de roupas deslumbrantes que encontrou em lojas de tamanhos menores, mas que valiam muito a pena ter, ou de compras feitas com a promessa de perder alguns quilinhos ou ainda de encontrar itens em liquidações e bazares que valiam a compra devido ao preço para concluir que a fraude do tamanho encontra várias justificativas.
Segundo o levantamento, 66% das mulheres afirmaram precisar se enganar sobre seu corpo para levantar a auto-estima. Metade delas disse sentir-se bem comprando números menores.
Os itens mais consumidos em tamanhos errados são calças, jeans e sapatos, de preferências os de saltos altíssimos.
A pesquisa ainda investigou sobre a satisfação em relação ao corpo e os resultados foram que 89% estão infelizes com suas silhuetas, 77% desejariam ser mais magras e que apenas 11% sentem-se felizes com as formas atuais.

Japoneses lançam bermuda que queima calorias em caminhadas

 . Foto: Goldwin Inc /BBC Brasil
Os fabricantes afirmam que um homem de 65 quilos que caminha 90 minutos por dia usando a bermuda por baixo da roupa queima 210 calorias a mais por semana

Uma empresa japonesa lançou uma bermuda que supostamente queima calorias quando é usada. As "MXP Calorie Shaper Pants", desenvolvidas por cientistas da companhia Goldwin, fariam os músculos trabalharem mais quando a pessoa caminha ou sobe escadas graças a um material não-elástico feito de resina que é aplicado em partes da bermuda.
Os fabricantes afirmam que um homem de 65 kg que caminha 90 minutos por dia usando a bermuda por baixo da roupa queima 210 calorias a mais por semana, o equivalente a meio litro de cerveja. O público-alvo da empresa são homens e mulheres de negócios entre 35 e 45 anos. Além das propriedades "emagrecedoras", a bermuda também teria partículas desodorizantes que absorveriam odores desagradáveis.
O produto custa 2.940 iênes (R$ 60), mas só está à venda no Japão e segundo o porta-voz da empresa, Jun Kurita, ainda não há planos de exportação.
Moda de roupas "emagrecedoras"
Roupas e calçados que prometem queimar calorias são cada vez mais populares no Japão. Além das "Calorie Shaper Pants", o país também tem vários tipos de tênis que queimariam calorias, incluindo o Chung Shi, um favorito entre celebridades.
O tênis tem um solado diferenciado que, segundo os fabricantes, "torna caminhadas e corridas mais dinâmicas e ajuda na postura, tônus muscular e equilíbrio". Já a empresa ShaToBu produz uma lingerie modeladora que levaria as consumidoras a queimar 12% a mais de calorias.

Mulheres que abortam têm mais chances de ter problema mental

Quando o sentimento de culpa é armazenado pode gerar depressão, medos e alterações emocionais mais graves. Foto: Getty Images
Estudo concluiu que o aborto pode aumentar em 155% as chances de a mulher cometer suicídio

Mulheres que fazem abortos têm quase o dobro de risco de desenvolver problemas mentais em comparação com as demais pessoas, segundo estudo. A pesquisa descobriu que o aborto afeta a saúde mental e pode causar ansiedade, depressão, alcoolismo, abuso de drogas e suicídio. As informações são do Daily Mail.
O estudo foi baseado em uma análise de 22 projetos separados que avaliaram as experiências de 877 mil mulheres, das quais 163,831 tinham abortado. Os resultados apontaram que mulheres que se submeteram ao aborto tiveram um risco 81% maior de problemas de saúde mental e quase 10% das doenças mentais mostraram ligação direta com o ato.
A pesquisa concluiu que o aborto estava relacionado a 34% de aumento de chances de transtornos de ansiedade, 37% de depressão, 110% de aumento de risco do abuso do álcool, 220% do uso de maconha e 155% mais chances de suicídio.

Tinta usada em tatuagem pode entrar na lista de câncerígenos

Telefones celulares, bebidas alcoolicas, formol, todos foram colocados como possíveis causadores de câncer. Ao que tudo indica, mais um item poderá entrar na lista dos elementos câncerígenos. Tintas usadas para fazer tatuagens podem ter substâncias químicas tóxicas causadoras de tumores.
A Food and Drug Administration (FDA), orgão americano responsável por fazer o controle de alimentos, medicamentos e cosméticos iniciou uma pesquisa para descobrir se há substâncias câncerígenas na tinta. Estudos publicados recentemente descobriram que as tintas podem conter uma série de substâncias duvidosas, incluindo alguns ftalatos, metais e hidrocarbonetos que são cancerígenos e desreguladores endócrinos.
Um produto químico usado para fazer a tinta de tatuagem preta chamada benzopireno é conhecido por ser um cancerígeno potente para a pele de animais. Tintas coloridas, muitas vezes contêm cádmio, chumbo, cromo, níquel, titânio e outros metais pesados que podem provocar alergias ou doenças, dizem cientistas.
Agora, a FDA lançou uma investigação sobre a segurança a longo prazo das tintas, incluindo o que acontece quando elas se quebram no corpo ou desaparecer de exposição à luz.

Elas contam porque mudam de opinião frequentemente

Uma das principais queixas masculinas sobre o relacionamento é sobre a inconstância nas decisões tomadas pelas mulheres. Afinal, basta chegar o fim de semana para começar o dilema de escolher onde o casal vai passar a noite de sábado, o que vão comer, o que devem usar, dentre tantas outras perguntas que tanto tiram o sono feminino - e a paciência deles.
Maria Fernanda Fernandes, antropóloga da capital paulista, destacou que muda de ideia constantemente "porque é difícil decidir. São muitas as opções: qual o sapato? Qual o programa de sábado?" e, diante dessa grande quantidade de opções, realmente acabam surgindo dúvidas nas cabeças femininas.
Marina Guimarães, advogada da mesma cidade, contou que a troca de opinião não acontece por falta de um ponto de vista. "É que as situações passam, mas continuamos a pensar sobre elas. Amadurecemos as possibilidades, ficamos martelando o assunto e os hormônios oscilam nesse meio tempo. Aí já viu, né?", sintetizou.
A assessora de moda Michele Dovoezem, de São Paulo (SP), contou que elas são mais realistas que os homens, mas também mais sentimentais, o que acaba influenciando nas decisões. "Não é que não tenhamos opinião formada, mas é que adequamos aos momentos e, muitas vezes, por conta da expectativa que temos sobre o relacionamento. Toda mulher já tem um padrão de homem ideal na cabeça, mas ao descobrir que o parceiro não se encaixa nesse perfil, tem de se adaptar."
Personalidades diferentes
A personalidade da mulher também é essencial na forma como ela toma decisões - ou a frequência com que muda delas. A paraense Katiucia Lima, assistente administrativa, contou que é bastante indecisa e, por insegurança, acaba mudando de opinião nos seus relacionamentos. "Há dias em que me sinto pra baixo e outros no qual acho que sou a Mulher Maravilha e que posso tudo", explicou.
Outro problema que faz com que as mulheres mudem de opinião é justamente a falta de palpites por parte do parceiro. Afinal, quantas vezes chega o momento de sair e eles não têm sequer uma proposta de lugar para ir, o que comer, qual filme assistir? Ter que tomar a decisão pelo casal também deixa a mulherada perdida sobre qual a melhor opção. "Eu sou precipitada e quando paro para refletir sobre o que tinha decidido, vejo que não precisava ser necessariamente assim ou que não era da forma como eu estava vendo. Mas acho que os homens também mudam muito de ideia, só não admitem e fingem que cederam às nossas 'chantagens'", declarou Simone Pinho, administradora de imóveis de São Pedro (SP).
Então, homens, fica a dica: não quer perder tempo ou se irritar com a troca de opiniões, ajude sua parceira a decidir, sendo sincero ao dizer o que gostaria ou não de fazer. Com uma boa conversa, tudo se resolve e em tempo recorde!

Como convencer sua parceira a topar sexo a três

Fantasia da maioria dos homens, o ménage a trois (ou sexo a três) ainda é cercado de tabus –principalmente, por parte das mulheres. Afinal, como persuadir aquela namorada ciumenta a aceitar mais uma garota na cama com vocês, quando você não pode nem olhar para o lado na balada? A tarefa é difícil, mas não é impossível.
Abordagem
Nada de abordar o tema na cama, logo após a transa. A mulher terá a impressão de que você não gostou da performance dela e precisa de mais estímulo. Aborde o assunto bem longe do quarto, de preferência em um jantar, durante uma conversa picante. "Sexo a três somente é possível para casais que considerem essa proposta dentro de seus valores morais, individuais e a dois", diz o terapeuta sexual Oswaldo Rodrigues Martins Jr., diretor do Instituto Paulista de Sexualidade. "Uma boa preparação é começar a frequentar casas de swing e observar como as pessoas se comportam", exolica a ginecologista Carolina Carvalho Ambrogini,coordenadora do Projeto Afrodite de Sexualidade, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). O homem pode, também, falar sobre o tema sem envolvê-la -quando uma transa a três aparecer em um filme que vocês estão assistindo, por exemplo. Não pergunte, de cara, se a mulher toparia. De acordo com a reação da mulher ao ver a prática de sexo a três, o homem poderá saber se é possível tocar no assunto sem que ela se assuste.
Regras
De acordo com o terapeuta sexual Oswaldo Rodrigues, quando o casal já pode conversar sobre o que pensa a respeito do sexo a três (e concorda com a nova busca), ainda precisará tomar algumas decisões: quando, com quem e quais são os limites para cada um e para o casal. "Uma das regras comuns é a proposta de apenas fazer sexo, sem a possibilidade de um relacionamento afetivo. Se algum sentimento surgir, o casal se afasta da pessoa em questão", afirma o terapeuta. Outra regra é não buscar a pessoa escolhida sem a presença do parceiro. "Nunca proponha aquela amiga bonitona dela. Sua namorada vai passar a acreditar que você tem interesse e que pode ser trocada", diz a ex-garota de programa Vanessa de Oliveira, autora de "100 Segredos de uma Garota de Programa" (Matrix Editora). Se ela propor à amiga, não diga de cara "sim". Responda que vai pensar e disfarce o entusiasmo. Há casais que optam por prostitutas, justamente para evitar vínculos. Outro cuidado fundamental: usar preservativo –sempre!– e trocá-lo quando mudar de parceira. Evite, ainda, realizar a experiência na própria cama do casal, que é um lugar somente dos dois. Um motel é mais impessoal e menos comprometedor.
Argumentos
Para Vanessa de Oliveira, autora do livro "100 Segredos de uma Garota de Programa",  uma maneira de tentar convencê-la é explicar o quanto a experiência é excitante para você –e que, portanto, deseja compartilhá-la com a pessoa mais importante de sua vida... Ou seja, ela. "O ménage pode ser uma boa maneira de testar formas novas de sentir prazer", afirma. Diga isso a ela, fale que a moça também vai poder se divertir –e muito! E garanta, ainda, que, na hora da transa, você dará mais atenção a ela do que à outra. “Mulheres são competitivas. Nunca procure por essa variação sexual como forma de tratar um problema entre o casal. O sexo a três não vai fazer um relacionamento que era ruim ficar bom.
 
Vantagens e consequências
"A experiência do sexo entre três pessoas pode reforçar a cumplicidade do casal”, diz o terapeuta Oswaldo Rodrigues. Homem e mulher ficam mais próximos e mais abertos a viver novas fantasias. Na cama, a relação ganha pimenta extra. Diga tudo isso a ela –e comprometa-se, de verdade, a adotar a fidelidade como estilo de vida. "Se você tem a sorte de ter uma namorada que topa ménage, para que fazer a burrice de traí-la?", questiona Vanessa de Oliveira, ex-garota de programa que lançou o livro "100 Segredos de uma Garota de Programa" .

Lembre-se que há o risco de a prática se tornar uma constante entre o casal. "Se a frequência das transas a três é grande, o relacionamento pode virar um namoro a três, já que o casal não consegue mais obter a prazer a dois", explica o sexólogo Claudio Picazio, de São Paulo. E, homens, estejam preparados para possíveis cobranças... Várias mulheres entendem a realização de fantasias sexuais como uma prova de amor. E, claro, exigem correspondência. Não se assustem, portanto, se ela sugerir a prática com outro homem. Você pode até não topar, mas se reagir mal, poderá ofendê-la. Afinal, se você se sente inferiorizado ou desrespeitado com uma proposta dessas, ela também deveria ter se sentido? Não crie essa dúvida na cabeça de uma mulher.

Pais estressados podem tornar os filhos depressivos

Crianças nascidas de pais que viviam uma situação de stress durante a gestação têm mais riscos de desenvolver problemas relacionados ao stress

Stress: comportamento paterno pode gerar depressão e outros problemas de ansiedade nos filhos
Stress: comportamento paterno pode gerar depressão e outros problemas de ansiedade nos filhos

O stress do pai durante o período de gestação pode interferir na saúde mental do bebê. É o que mostra uma pesquisa publicada no periódico Biological Psychiatry. Segundo o estudo, o risco de depressão e de outros transtornos psicológicos são maiores em filhos de homens que viviam em situação de stress durante os nove meses da gravidez.
De acordo com os pesquisadores, a maioria dos estudos realizados até hoje focavam apenas nos efeitos que a saúde psicológica da mãe tinha sobre o bebê. A pesquisa em questão, porém, investigou a maneira como o humor paterno influencia a saúde mental da criança. Descobriu-se, então, que camundongos machos expostos ao stress crônico transferiam os comportamentos relacionados ao stress para sua prole.
Tanto os filhotes machos como as fêmeas demonstraram aumento na depressão e nos comportamentos relacionados à ansiedade, embora os efeitos tenham sido maiores nos machos. As mudanças de comportamento estavam presentes apenas na prole gerada por reprodução natural – os nascidos de fertilização in vitro não foram afetados. Isso sugere, portanto, que uma boa parte das vulnerabilidades relacionadas ao stress é transmitida para a geração posterior por meio do comportamento.
“A descoberta levanta a possibilidade de que parte dos riscos de depressão ou de outros transtornos relacionados ao stress para um indivíduo possa ser determinado pela exposição do pai ao stress”, diz Eric Nestler, da Escola de Medicina de Mount Sinai e coordenador do estudo.

Intensidade do relacionamento entre mãe e filho influencia habilidades sociais da criança

Bebês irritáveis que são fortemente ligadas às suas mães têm maiores chances de serem mais sociáveis do que crianças que não têm esse tipo de relacionamento.
Pesquisadores da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, avaliaram essa ligação. Cientistas acompanharam 84 crianças desde o nascimento até os dois anos de idade. Quando os bebês completaram um mês de vida, os pesquisadores realizaram um teste na própria casa da criança, avaliando suas reações a eventos e estímulos. Esse foi o método utilizado para a medição da irritabilidade. Um terço dos participantes foi classificado como altamente irritável e dois terços como moderadamente irritáveis.
Para a medição da ligação entre mãe e filho, os pesquisadores observaram o comportamento dos bebês quando confrontados com situações ameaçadoras aos 12 meses de idade. Quando a ligação é forte, os bebês buscam a mãe para conforto se estão amedrontados ou perturbados. Se a ligação é mais fraca, as crianças não agem dessa maneira.
Quando as crianças completaram 18 e 24 meses, elas foram levadas a um laboratório, onde os pesquisadores avaliaram como elas interagiam com adultos e brinquedos desconhecidos. Esse experimento mostrou que as crianças que eram altamente irritáveis enquanto bebês e tinham ligações fortes com a mãe se tornaram crianças mais sociáveis. As crianças altamente irritáveis com ligações mais fracas com suas mães eram menos sociáveis e exploraram menos o ambiente.
O experimento mostrou também que em crianças moderadamente irritáveis a ligação com as mães não exerceu influência nas suas habilidades de exploração e socialização.
A pesquisa foi publicada no periódico Child Development.

Nozes ajudam na prevenção do câncer de mama

Incluir nozes regularmente na dieta pode ajudar a reduzir significativamente os riscos de câncer de mama. É o que mostra estudo norte-americano realizado com ratos. Os pesquisadores compararam os efeitos de uma dieta típica e uma dieta contendo nozes ao longo da vida dos ratos e descobriram que o grupo cuja dieta incluía nozes desenvolveu câncer de mama em menos da metade da taxa do grupo com a dieta típica.

Além dessa descoberta, os cientistas encontraram que o número de tumores e seus tamanhos foram menores. A explicação seria que a dieta contendo nozes modificou a atividade de vários genes que são relevantes para o câncer em camundongos e seres humanos. A pesquisa mostrou também que o crescimento do tumor diminuiu quando a vitamina E estava presente na dieta. A quantidade de nozes na dieta teste foi igual à cerca de 2 gramas por dia para os seres humanos. 

Beber antes de dormir relaxa, mas piora a qualidade do sono

Muitas pessoas utilizam pequenas doses de álcool para relaxar e pegar no sono. Realmente a técnica funciona: quem bebe consegue adormecer mais rápido. Contudo, a qualidade do sono fica prejudicada. A constatação é de pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Akita, no Japão.

Yohei Sagawa, autor da pesquisa, explica que o álcool afeta a arquitetura do sono em geral. Para realização do estudo, voluntários consumiram várias doses de álcool puro antes de irem dormir, e tiveram suas frequências cardíacas medidas durante o sono. Os resultados mostraram que quem bebe costuma acordar antes do chamado “sono reparador”, que é o responsável pela sensação de descanso ao acordar.  Quando isso acontece com frequência, a saúde é prejudicada.

Metade dos americanos vai desenvolver uma doença mental durante a vida

A depressão e a ansiedade são problemas comuns atualmente, mas elas podem se tornar ainda mais frequentes. Um novo estudo desenvolvido nos Estados Unidos aponta que aproximadamente metade dos americanos irá desenvolver alguma doença mental durante a vida.
“Pessoas com distúrbios mentais deveriam procurar ajuda com a mesma urgência que qualquer outra condição de saúde. Tratamentos e sistemas de apoio são eficazes e as pessoas se recuperam”, afirma Pamela S. Hyde, do SAMHSA (Substance Abuse and Mental Health Services Administration), órgão americano que controla serviços de saúde mental e abuso de substância.
Doenças mentais estão associadas a diversos problemas crônicos de saúde, como doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade. Com o tratamento adequado o paciente pode resgatar sua saúde física e mental.

Volume de lixo espacial chegou a "ponto extremo", diz estudo

Restos de equipamentos voam a 28.164 km/h ao redor da Terra

O volume de entulho orbitando a Terra chegou a um "ponto extremo" para colisões, o que gera mais detritos e põe em risco astronautas e satélites, segundo estudo divulgado nesta quinta-feira (1º) por uma instituição norte-americana de pesquisas.
A Nasa, agência espacial americana, precisa de um novo plano estratégico para mitigar os riscos impostos por carcaças de foguetes usados, satélites descartados e milhares de outros pedaços de lixo espacial voando ao redor do planeta a velocidades da 28.164 km/h, afirmou o Conselho de Pesquisa Nacional dos EUA no estudo --uma organização privada e sem fins lucrativos que fornece consultoria científica.
Os detritos em órbita representam uma ameaça para os cerca de mil satélites comerciais, militares e civis na órbita do planeta --parte de uma indústria global que gerou R$ 272,2 bilhões (US$ 168 bilhões) em receita no ano passado, de acordo com dados da Associação da Indústria de Satélites.
O primeiro choque espacial ocorreu em 2009, quando um satélite de telecomunicações da Iridium e um satélite russo não operacional colidiram a 789 km acima da Sibéria, gerando milhares de novos detritos em órbita.
A colisão aconteceu após a destruição, em 2007, por parte da China, de um de seus satélites climáticos fora de uso como parte de um teste amplamente criticado de mísseis antissatélite.
O volume de detritos em órbita monitorados pela Rede de Vigilância Espacial saltou de 9.949 objetos catalogados em dezembro de 2006 para 16.094 em julho de 2011. Quase 20% dos objetos são provenientes da destruição do satélite chinês Fengyun 1-C, afirmou o Conselho de Pesquisa Nacional.
Alguns modelos computacionais mostram que a quantidade de lixo em órbita "chegou a um nível extremo, com detritos suficientes em órbita para causar colisões contínuas e criar ainda mais destroços, o que aumenta o risco de falha de viagens espaciais", disse o conselho em um comunicado divulgado como parte do relatório de 182 páginas.
Além de mais de 30 descobertas, o painel fez recomendações para a Nasa sobre como mitigar e aprimorar a situação do lixo espacial, o que incluiria a colaboração com o Departamento de Estado para desenvolver o sistema regulatório sobre a remoção de lixo espacial.
Atualmente, por exemplo, acordos internacionais proíbem países de remover ou coletar objetos espaciais de outros países.

Comer batatas reduz pressão arterial, diz estudo

Mas o vegetal deve ser consumido cozido, e não frito

Um estudo científico apresentado nesta quarta-feira (31) nos Estados Unidos constata que o consumo moderado de batata reduz a pressão arterial e não produz aumento de peso. O trabalho, dirigido pelo pesquisador Joe Vinson da Universidade de Stranton da Pensilvânia, foi apresentado no Encontro Anual da Sociedade Química dos EUA (ACS, na sigla em inglês), realizado em Denver, estado de americano do Colorado.
- A batata, mais do que qualquer outro vegetal, tem uma desmerecida má reputação que levou muita gente que busca uma alimentação saudável a eliminá-la de sua dieta. Na realidade, quando se prepara sem fritar e sem manteiga, uma batata só tem 110 calorias e dezenas de saudáveis fitoquímicos e vitaminas. Nosso estudo espera ajudar a refazer a popular imagem nutricional da batata.
A pesquisa foi realizada com batatas preparadas no micro-ondas sem maionese nem ketchup, condimentos preferidos pelos consumidores, sobre 18 pacientes com sobrepeso e pressão alta, que comeram entre 6 e 8 batatas duas vezes por dia durante um mês.
Após esta dieta, a equipe de Vinson constatou que a pressão arterial média diastólica tinha caído 4,3% e a sistólica havia diminuído 3,5%. Além disso, nenhum dos participantes do estudo tinha ganhado peso.
Favorita dos americanos
A batata é o vegetal mais consumido pelos americanos, no entanto o estudo explicou que as batatas fritas, devido às altas temperaturas empregadas em sua preparação, destroem a maior parte das substâncias saudáveis. Vinson destacou que, segundo os resultados obtidos, a maneira mais saudável de preservar os nutrientes da batata é "cozida simplesmente no micro-ondas".

Células ricas em gordura podem levar à reversão da calvície, diz estudo

Injetar um tipo de célula gorda estimulou o crescimento de pelos em camundongos

 Células da pele ricas em gordura podem ter sido identificadas como fonte das substâncias necessárias para fazer o cabelo crescer, de acordo com uma pesquisa realizada por cientistas americanos.

Experimentos realizados em camundongos, publicados na revista científica Cell, indicam que as células-tronco do cabelo são controladas pela gordura.


Injetar um tipo específico de célula gorda estimulou o crescimento de pelos nos camundongos que tinham dificuldade em fazê-los crescer.


A equipe, da Universidade de Yale, afirma ser possível usar a descoberta para tratamentos de reversão da calvície.


Folículos


Os cientistas dizem que houve um aumento de quatro vezes no número de células gordas "precursoras" na pele em volta de um folículo de cabelo quando começou a crescer.


Os pesquisadores observaram camundongos que não conseguiam produzir essas células ricas em gordura. O cabelo normalmente cresce em ciclos, mas nos animais "defeituosos", os folículos ficaram presos em um estágio inerte desse processo.


Os cientistas injetaram células gordas dos camundongos sadios nos animais com problema. Duas semanas depois, os folículos começaram a crescer.


O estudo mostra que as células "precursoras" estavam produzindo uma substância química - um fator de crescimento derivado das plaquetas do sangue - cem vezes mais do que as células em sua volta.


Ao injetar o fator de crescimento na pele dos camundongos com problemas, o processo de crescimento foi iniciado em 86% dos folículos.


- Essas células precursoras contêm o fator de crescimento derivado das plaquetas para promover o crescimento de cabelo.


Outras substâncias


A equipe continua tentando identificar outras substâncias químicas que possam estar envolvidas no processo.


No entanto, ainda não se sabe se os mesmos processos químicos ocorrem com os seres humanos.


Estudos anteriores realizados com homens mostram que as partes calvas do couro cabeludo têm o mesmo número de células-tronco que as áreas com cabelo.


A professora Valerie Horsley, da Universidade de Yale, falou sobre a pesquisa.


- Se nós conseguirmos fazer essas células gordas da pele “conversar” com as células-tronco inertes na base dos folículos do cabelo, podemos conseguir fazer o cabelo crescer novamente.


O estudo indica que as células ricas em gordura podem ter outras funções envolvendo células-tronco, tais como a formação de tumores ou a cura de ferimentos.

Senha de e-mail mais comum no Brasil é "123456"

Microsoft admitiu que investiga o vazamento de 8.233 senhas

Com base nas 8.233 senhas que vazaram das contas do Hotmail, a Eset, empresa especializada em softwares de segurança, concluiu que a senha mais comum usada pelos brasileiros é “123456”. A Microsoft admitiu nesta sexta-feira (2) que investiga o vazamento.
Veja quais são as dez senhas mais comuns usadas por brasileiros:

1. 123456

2. 123456789
3. 1234567
4. jesucristo
5. 12345678
6. FaMiLia
7. 555555
8. MARCELO
9. iloveyou
10. deusesamor

É recomendado que os usuários que usam qualquer uma dessas combinações, que a altere. A Eset aconselha senhas que combinem números, letras e caracteres especiais. A Microsoft endossa essa recomendação.


– A Microsoft também recomenda aos seus clientes que nunca adotem a mesma senha em diversas contas ou cadastros de internet [...]. O ideal é formar palavras ou pequenas frases que sejam fáceis de lembrar ou de associar às suas diferentes contas.


A análise da Eset dá conta de que o cumprimento médio das senhas é de nove caracteres, o que é considerado bom pela empresa. Porém, como as combinações são numéricas ascendentes, a extensão da senha acaba perdendo eficácia.

Governo do Estado abre seleção para Professor Substituto na UVA


A Seleção Pública para admissão de Professor Substituto com 39 vagas nos cursos de Administração, Ciências da Computação, Ciências Contábeis, Ciências da Matemática, Ciências Sociais, Direito, Educação Física, Enfermagem, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Pedagogia, Química, Tecnologia em Construção de Edifícios e Zootecnia ficará a cargo da Comissão Executiva de Processos Seletivos da UVA (CEPS).
As inscrições deverão ser feitas, exclusivamente, pela Internet, na página da UVA (www.uvanet.br/ceps), no período de 9 a 22 de setembro de 2011, podendo participar da seleção candidatos com graduação nos setores de estudo exigidos para aprovação.
No Edital Nº01/2011, da Fundação Universidade Estadual Vale do Acaraú, divulgado no Diário Oficial do Estado do Ceará, no dia 29 de agosto de 2011, estão disponíveis todas as informações aos candidatos, como documentação necessária à participação no Concurso.
A aplicação das provas, escrita e didática, ocorrerá nos dias 10, 11 e 12 de outubro, em locais e horários a serem definidos pela CEPS e divulgados na página da UVA na Internet: www.uvanet.br, onde também está disponível o Edital do Processo Seletivo.
Mais informações sobre a seleção para Professor Substituto da UVA podem ser obtidas na sede da CEPS, que fica no campus da CIDAO, em Sobral, ou pelo telefone: (88) 3677.4210.

Sobral sedia Segunda etapa do Circuito Brasileiro de Skate Street


Entre os dias 02 e 04 de setembro será realizado em Sobral mais uma edição dos Jogos de Ação, evento que reúne os melhores atletas do Skate Street do País para a 2ª etapa do Circuito Brasileiro de Skate Street Profissional e a Copa Sobral, válida como a 5ª etapa do Circuito Cearense de Skate Amador. Ao todo serão distribuídos R$ 40 mil para os 15 primeiros colocados do profissional e R$ 3 mil em artigos esportivos para os melhores colocados nas categorias Amador 1, Amador 2, Iniciante, Mirim e Feminino, além de troféus. Entre os atletas confirmados para a disputa em Sobral estão os melhores classificados na primeira etapa do Circuito, que prometem deixar a disputa bastante acirrada. Na liderança do ranking está Rodolfo Ramos “Gugu” (PR), seguido de Kelvin Hoefler (SP) e Rodil Júnior “Ferrugem” (PR), que foi o campeão do Circuito Brasileiro de 2010 e venceu também a etapa de Sobral do ano passado.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...]
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.