segunda-feira, 23 de abril de 2012

Amor bandido: conheça as armadilhas desse relacionamento

Por um amor bandido, a mulher acaba se desequilibrando
Por um amor bandido, a mulher acaba se desequilibrando
 
"Amor bandido" existe sim! Sou testemunha plena de que existe. Quantas lágrimas pingaram sobre a minha mesa de trabalho, quantas mulheres, das mais diferentes condições e idades se desesperaram... Mulheres, sim, e essa é outra constatação importante. São mulheres as principais envolvidas nessa espécie de vínculo, tão contraditório.
O quadro geral se repete, um padrão de estrutura básica: aí está ela em grande sofrimento, porque foi abandonada pelo homem que só a fez sofrer, que não a valorizou por anos a fio. Ela, cabisbaixa, fragilizada e infeliz, não se dá conta da dimensão do abismo para o qual ele a empurrou e o que ela deseja mesmo, viciada na queda, é continuar a cair.
Amor bandido, sedutor, é aquele que se impõe devagar, solícito e atencioso. Envolvendo a mulher, ele acaba confessando a ela todas as dificuldades pelas quais tem passado, as injustiças profissionais e até mesmo os tropeços conjugais. Macio, ele vai enrodilhando a mulher embevecida, lento e ardiloso como uma serpente que só aperta o laço quando a vítima já não pode mais escapar.
"Sim", resolve ele, "só você pode me ajudar". O nó aperta a romântica criatura que, hipnotizada pela chance de ser tão importante para alguém no mundo, se entrega desmedidamente, ilimitadamente.
O amor bandido monta então a próxima armadilha: torna-se arredio, explica-se cada vez menos, e - essa é a finalidade - mostra a sua verdadeira natureza de controlador, com imensa disposição para ferir a sua vítima.
Ela sofre. Ele a censura, reprime e atormenta. Ela se desequilibra, se atrapalha na vida profissional, perde a autoestima, se vê feia no espelho. Golpe final, sem compaixão, o amor bandido se afasta com vagas explicações, pressa e mau-humor. Se vai sem deixar rastro.
Com ela fica a perplexidade de estar de repente sozinha, a necessidade de reiniciar um caminho, de reorganizar uma vida cujo sentido ela perdeu, de juntar forças para se recuperar. Ocasião propícia para pedir ajuda! Há uma gama de profissionais competentes - do comportamento ao sentido espiritual da experiência - que podem auxiliar oportunamente, seja avaliando a trajetória psicológica, seja compreendendo a expressão do carma - para dele se libertar.
 

Veja 5 dicas para dar mais ânimo à sua segunda-feira

Transforme o dia de trabalho em algo mais animado. Foto: Getty Images
Transforme o dia de trabalho em algo mais animado

Voltar ao trabalho depois de um fim de semana tranquilo ou cheio de diversão não é uma tarefa fácil. Para quebrar o clima de que segunda-feira é o pior dia da semana, O Savy Sugar listou cinco maneiras para transformar o seu dia em um momento mais interessante e animador.
Estabeleça metas administráveis​​: ao invés de olhar para sua enorme lista de afazeres e ficar confusa, coloque um foco e realize as tarefas sem desespero. Você pode se dar os parabéns a cada vez que atingir uma meta.
Se dê recompensas: Cada vez que você atingir uma de suas metas estabelecidas para o dia, se dê uma recompensa. Ela pode ser tão pequena quanto uma caminhada até a cozinha para atacar um prato de doce ou tão grande quanto um intervalo de 30 minutos para desfrutar de alguns instantes no sol. Fornecer incentivos para suas tarefas ao longo do dia pode ser uma forte defesa contra a preguiça da segunda-feira.
Crie uma lista com suas músicas favoritas: prepare uma lista otimista com suas músicas favoritas para que você escute no primeiro dia de uma semana de trabalho longo.
Deligue-se um pouco: claro que uma segunda-feira não é o dia ideal para se desligar do trabalho porque ele está apenas começando. Mas, em certo momento, desligue seus alertas de e-mail e mude seu status do chat para "ocupado".
Faça algo novo: tente almoçar em algum lugar novo, visite um mercado nas proximidades ou faça alguns alongamentos no parque durante a sua pausa. Mudar a sua rotina vai lhe dar motivação para seguir em frente e fazer o dia passar mais rápido.

Pesquisa: casais estão rompendo antes dos 3 anos de relacionamento

Decisão por ter filhos é usado como uma das justificativas pelo rompimento. Foto: Getty Images
 Decisão por ter filhos é usado como uma das justificativas pelo rompimento

De acordo com uma pesquisa realizada pela Netmums, os casais estão, com o passar do tempo, mais tendenciosos a acabar após três anos juntos.
O estudo foi feito com 1.500 pessoas e constatou que 21% dos casais que se separaram mantiveram apenas de dois a quatro anos no relacionamento. Apenas 3% das pessoas romperam após o tradicional "Seven Year Itch", sete anos de casamento.
O nascimento de filhos é usado como a explicação para este ponto de crise pela maioria das pessoas. Especialistas em relacionamento explicaram que os casais de hoje dedicam menos tempo para conhecer um ao outro antes de começarem a viver juntos e terem filhos. Uma em cada 20 das entrevistadas ficou grávida com três meses de relacionamento.
Longe de ser a chave para fazer uma família feliz, uma em cada dez pessoas acredita que a decisão de ter filhos é levada muito a sério no início do relacionamento. Quase metade dos participantes, 42%, acham que ter filhos torna o casal menos parceiro e apenas 1/3 disse que a criança os deixaram mais próximos.
Preocupações com o dinheiro, falta de tempo para passarem juntos e as mulheres que têm que trabalhar também foram citados como problemas nos relacionamentos.
Segundo o estudo, há uma pressão sem precedentes sobre as mulheres para serem a esposa perfeita, mãe e mulher de carreira, enquanto os homens estão se sentindo cada vez mais inseguros sobre seu papel.

Sexo tântrico: sem ejaculação, relação pode durar o dia todo

Técnicas proporcionam orgasmos múltiplos e mais intensos. Foto: Getty Images
Técnicas proporcionam orgasmos múltiplos e mais intensos

Orgasmos múltiplos para o homem e para a mulher, sexo que dura horas sem que os parceiros sintam cansaço ou vontade de parar e troca de energias e carinho como principais objetivos. Parece a descrição da relação sexual perfeita e, graças ao tantrismo, é completamente possível. "Com o sexo tântrico a relação pode durar 30 minutos, duas horas ou o dia todo, não existe regra", disse o mestre Victor Lino, diretor da Prakriti Ioga e professor de sexo tântrico há oito anos.
"No sexo normal você tem um gasto de energia que, no caso do homem, é a ejaculação", disse. Na prática tântrica o homem não ejacula e, por isso, tem energia para manter o ato sexual por quanto tempo quiser. A pergunta que pode surgir é: "mas, então, o home não tem orgasmo?" A resposta é: "sim, ele tem. Mais de um por relação e mais intensos", segundo Lino. "A ejaculação não tem nada a ver com o orgasmo, ejaculação é eliminação de sêmen, o orgasmo acontece momentos antes. Quando ele não ejacula, tem mais orgasmos e proporciona mais para a mulher também, pois ele não precisa para pelo desperdício de energia", explicou o mestre.
Segundo Lino, os homens demoram, por vezes, mais de seis meses para conseguir controlar a ejaculação. "É uma coisa cultural. A dificuldade toda acontece pela cultura, a ligação que ele tem hoje com o sexo e ter que começar a ver diferente", disse. A nova visão consiste em interpretar o sexo com o objetivo de autoconhecimento, expansão da consciência, produção de energia, conhecimento do parceiro e evolução. "Quando existe o foco em valorizar a mulher, fazer com que a relação seja harmonizada, os dois caminham juntos, se chega ao sexo tântrico", disse ele.
Na intenção de poupar energia, as mulheres param de menstruar, segundo Lino. "Com tempo, elas conseguem até parar de ovular. Isso tudo sem qualquer remédio, apenas com as técnicas tântricas", disse o mestre. Porém, ele garantiu que quando decidir ela pode voltar a ter ovulação. "O sangue que ela perde causa um estresse no corpo que precisa arrumar formas para supri-lo", justificou.
O prazer
O criador de uma ideologia de sexo tântrico e coordenador do Centro Metamorfose, Deva Nishok, acredita na mudança de comportamento e aprendizado em relação a ejacular. "Trabalho sobre o ponto de vista de transcendência da energia sexual', disse ele. Nishok explicou que existe o sexo primitivo em que a partir de um estímulo o homem tem ereção e a mulher a lubrificação. "Ele vem instalado na máquina orgânica, é de fábrica. Então o homem sente compulsão por penetrar e a mulher por ser penetrada", descreveu.

Na visão tântrica, existe um estado de consciência capaz de sobrepor a esta força primitiva. "Quando o homem e a mulher conseguem, o ganho sensorial e da qualidade do prazer é astronômico. O orgasmo é muito maior, a qualidade e intensidade são superiores", disse. Segundo Nishok, o homem é capaz de obter orgasmos múltiplos ejaculatórios ou não, sem perder a energia.
"Os homens têm capacidade de ejacular até oito vezes. Através de alguns exercícios, o homem aprende a controlar o reflexo sobre os músculos ejaculadores e dominar o processo primitivo. Ele também aprende a ejacular, várias vezes na mesma relação, sem perder a energia", explicou. "Ele fica 2h com o pênis ereto, pois o fortalecemos com exercícios", completou.
Com o tantrismo, a mulher conhece o verdadeiro orgasmo. O prazer descrito pela mulher é, antes do conhecimento tantra, alimentado pela fantasia. "É um resultado da falta de educação sensorial. Damos início à sexualidade através da masturbação que exige fantasia para acontecer. Com isso o sexo fica atrelado à fantasia", afirmou. As técnicas de meditação mudam este conceito, no entanto, é preciso que os dois parceiros tenham conhecimento da filosofia tântrica.
Sexo tântrico: o passo a passo
A técnica nasceu no norte da Índia há mais de 5 mil anos, segundo Lino. Ao longo dos anos se desenvolveram várias vertentes para a filosofia. Nishok explicou que enquanto uma escola é baseada na aplicação psicológica, cheia de representação simbólica e aspectos mitológicos; outra se fundamenta no controle ejaculatório; uma tem um conceito mais filosófico que estuda vida, morte e renascimento; e a neotantra que é liberal.

Na escola de Lino as técnicas são físicas e de meditação, podem ser feitas em casal, em grupos ou individualmente. O curso tem duração de três meses. "Os alunos não chegam a ter relações sexuais durante as aulas, mas existem exercícios que usam massagens, estímulos e artefatos", contou.
Uma das atividades visa o trabalho da respiração - uma pessoa senta de frente para outra e se concentram na respiração mútua. "Em um momento levo diversos alimentos diferentes para os alunos, eles experimentam e vivenciam gostos. É uma aula de percepção", disse. Em outro exercício é ensinado uma massagem nos testículos que ativam os hormônios e também a movimentação dos quadris em harmonia com a respiração.
Os alunos de Nishok passam por meditação, trabalho com os genitais para vivências sensoriais e desenvolvimento da região durante dois anos de treinamento. O primeiro passo engloba o olhar e a respiração, segundo ele. "Os olhos têm um poder sexual que não é aproveitado. Usamos como expressão", disse ele. Depois, vem a audição que é trabalhada por meio de palavras e transmissão de sentimentos do orgasmo na forma linguística. O olfato também é estimulado com odores diferentes.
Então, chega a vez do tato, com foco na bioeletricidade do corpo. "O hormônio ocitocina, por exemplo, é produzido com o toque nos mamilos. Imediatamente com o toque é possível sentir uma mudança no corpo todo", disse Nishok. O clitórios é outra região trabalhada na fase do tato, com massagens. "Existem 12 mil fibras nervosas entrelaçadas, é muito sensível. O homem tem 6 mil fibras no tecido da glande peniana", comparou.
Uma técnica importante ensinada por Nishok é o estímulo do clitóris com sucções. "É como se fosse um sexo oral, mas muito distante destas lambidas que os homens acham que as mulheres gostam. É um movimento cirular com a língua e uma leve sucção ao mesmo tempo", descreveu. Segundo ele, neste processo, o homem aprende a encontrar onde está o estímulo do prazer na mulher, pois ele muda de região no clitóris.
"O homem precisa aprender a ler os sinais do corpo da mulher", disse. Antes da penetração, a vulva e o clitóris devem estar inchados e precisa existir lubrificação vaginal, de acordo com Nishok. Na penetração, não tem a compulsão do movimento. "Tudo é lento e espaçado, o ideal é aprender a ter o orgasmo ao mesmo tempo", disse.
As quatro posições
"Existem posições muito indicadas para determinados resultados". Em geral, quatro posições são as mais recomendadas em função do acesso a determinados pontos internos da musculatura vaginal das mulheres, segundo Nishok.

São elas: cachorrinho, em que a mulher fica em quatro apoios de costa para o parceiro; conchinha, em que ambos ficam deitados - o homem atrás da mulher; com o homem deitado de barriga para cima, a mulher sobre ele virada de frente para os pés do parceiro; e sentada sobre o parceiro deitado, mas, desta vez, de frente para a cabeça dele.

É o fim da traição: mulheres detetives investigam homens infiéis

Elas seguem o homem, testam a fidelidade dele, tiram fotos e fazem gravações das atividades dele e lugares que frequenta. Foto: Getty Images
 Elas seguem o homem, testam a fidelidade dele, tiram fotos e fazem gravações das atividades dele e lugares que frequenta

A notícia não é boa para os homens que gostam de galantear por aí: mulheres bonitas atuam como detetive particular para descobrir possíveis traições masculinas. Para as mulheres, a ideia de Rebecca Jane, que criou sua própria agência de detetives depois de ser traída pelo marido, pode ajudar a elas não serem passadas para trás no relacionamento. As informações do The Sun.
O homem vai a um bar, então, vê uma mulher bonita sentada na mesa ao lado corresponder ao seu sorriso ou piscada. A detetive, além de testar a intenção de infidelidade dele, registra encontros com outras mulheres em fotos e vídeo.
O número de contratações de mulheres detetives particulares para descobrir traições dos parceiros está subindo. Em uma pesquisa recente, advogados de divórcio relataram que metade dos casos atendidos tinha o trabalho de uma detetive em traição envolvida.
A Lady Detective Agency, na Inglaterra, cobra o equivalente a R$ 116,55 por hora pelo trabalho, mais os serviços adicionais, como rastreador de carro. Segundo a dona da empresa, Rebecca Jane, algumas mulheres fazem até empréstimo para contratar o serviço.

Faça com que seu namorado pare com atitudes irritantes

Especialistas explicaram as principais atitudes e como fazer para que eles parem com elas. Foto: Getty Images
Especialistas explicaram as principais atitudes e como fazer para que eles parem com elas

Você pode amar seu namorado e ele pode ser muito especial. No entanto tem alguns defeitos e atitudes que a irritam profundamente. Especialistas explicaram ao Cosmopolitan as principais atitudes e como fazer para que eles parem com elas.
Ele envia SMS durante um encontro
Se vocês estão juntos em um programa e ele fica enviando mensagens de texto, não significa que está desinteressado em você, mas que se sente a vontade quando está contigo. Às vezes nem passa pela cabeça do homem que está sendo rude. De acordo com o especialista em relacionamentos Tiger Devore, ele não vai parar ao menos que você diga que isso a incomoda.

Ele não emite opinião
Segundo os especialistas, quando os homens não têm ideia do que fazer para agradá-la, eles simplesmente se calam. Então se você perguntar a opinião dele, muitas vezes ele dirá que não sabe. Às vezes, só está esperando um tempo a mais para conhecê-la e tentar agradá-la. Mas se isso demorar certo tempo, o melhor que tem a fazer é dizer que você gostaria de saber a opinião dele de vez em quando. Seja sincera e diga o que está sentindo.

Ele chega do trabalho e fica quieto
Às vezes o homem chega a casa depois do trabalho e fica quieto. Ou há situações em que ele sai com os amigos para tomar cerveja. Não se preocupe, os homens precisam de um tempo a mais para se desligar do seu dia atarefado. Não tome isso como pessoal ou um problema seu. Se você quiser estar com eles nestes momentos, tente fazer um programa mais light, como assistir a um DVD.

Ele demora para se arrumar
Alguns homens se recusam a acreditar que precisam de tanto tempo quanto você para se vestir para um passeio. Isso faz com que maioria comece a se arrumar bem mais tarde do que você, fazendo com que a namorada tenha de esperar algumas vezes. Da próxima vez, antes de ficar o pressionando para que ele se arrume, diga o quanto ele ficou bonito com aquela camisa listrada e lindo com gel no cabelo. Ou seja, você indiretamente está mostrando que o esforço dele valeu a pena, e que talvez seja a hora de ele começar a se preparar para a noite, sem estresse.

Em viagem de casal, mulheres olham mais para os outros do que eles

Segundo pesquisa, mulheres são mais propensas aos olhares furtivos. Foto: Getty Images
Segundo pesquisa, mulheres são mais propensas aos olhares furtivos

Em sua opinião, são os homens ou as mulheres que admiram mais a beleza de pessoas do sexo oposto em uma viagem com um parceiro? Se respondeu homens, está enganado. De acordo com uma pesquisa realizada pela agência de viagem Sunsgine, no Reino Unido, mulheres são mais propensas aos olhares furtivos. Os dados são do Belfast Telegraph.
O levantamento contou com dados de 1.972 voluntários que estavam em relacionamentos e que haviam viajado nos últimos 12 meses. Constatou que 74% das entrevistadas admiraram a "paisagem", em comparação com 56% dos representantes masculinos.
Dos que afirmaram olhar para outros, 77% tentou encobrir o fato esperando por momentos em que estivessem sozinhos ou com a ajuda dos óculos de sol. Alguns chegaram a fingir que estavam olhando para alguém do mesmo sexo.

Homens veem mais chances de sexo com mulheres de vermelho

Pesquisa constatou que as mulheres que usam vermelho charmaram mais a atenção dos homens do que as que vestiam azul, verde e branco. Foto: Getty Images  
Pesquisa constatou que as mulheres que usam vermelho charmaram mais a atenção dos homens do que as que vestiam azul, verde e branco


Homens preferem mulheres que se vestem de vermelho. Isso porque acreditam ser mais provável que pretendentes com peças dessa cor façam sexo no primeiro encontro, de acordo com uma pesquisa da Universidade do Sul da Bretanha, na França. Os dados são do jornal The Telegraph.
Para chegar a essa conclusão, os psicólogos analisaram 120 estudantes do sexo masculino entre 18 e 21 anos, que foram divididos em quatro grupos. Cada voluntário teve de olhar por 30 segundos para a foto de uma mesma mulher de 20 anos, que aparecia com camiseta de cor diferente (vermelha, azul, verde ou branca) para cada equipe. Por meio de um questionário, constatou-se que a moça foi considerada mais atraente quando usava vermelho, seguido de branco, azul e verde.
Também foi julgada mais propensa a concordar com sexo no primeiro encontro quando vestia vermelho, azul, verde e, por fim, branco. "Estudos têm demonstrado que o vermelho está ligado ao amor romântico e desejo, assim como a fertilidade feminina", disseram os cientistas. "Mas a evolução biológica também poderia explicar a importância do vermelho. Durante sua fase de fertilidade, o períneo de fêmeas de babuínos e chimpanzés, por exemplo, se torna vermelho, provavelmente para atrair os machos", acrescentaram.

Grávidas com problemas cardíacos têm mais chance de terem meninas

E os cromossomos?
Mulheres com problemas cardíacos têm uma probabilidade muito maior de dar à luz meninas do que bebês do sexo masculino.
Esta estatística inusitada foi apresentada durante o Congresso Mundial de Cardiologia, realizado em Dubai, nos Emirados Árabes.
O que mais chama a atenção é que são os cromossomos do pai que são tidos como únicos determinantes do sexo dos filhos.
Contudo, o estudo constatou que três quartos das 216 crianças nascidas de 200 mulheres grávidas diagnosticadas com doença cardíaca eram do sexo feminino.
Sem explicação
"Acreditamos que este seja o primeiro estudo a verificar a relação entre gênero e doença cardíaca da mãe," disse o Dr. A. Alizadehasl, da Universidade de Tabriz (Irã). "Esperamos que isto leve a uma investigação mais aprofundada nessa área."
A Dra. Kathryn Taubert, da Federação Mundial do Coração concorda: "Esta é uma observação muito interessante. Os cromossomos no esperma do homem são responsáveis pelo sexo do bebê, mas este estudo sugere que pode haver uma relação entre o estado de saúde da mãe e o sexo dos bebês.
"Como o número de mulheres com doença cardíaca está aumentando em todo o mundo, esta pode vir a se tornar uma área muito interessante para futuras pesquisas," afirmou.
Coração feminino
O estudo analisou o sexo das crianças nascidas de mulheres com diagnóstico de doença cardíaca.
64% dessas mulheres tinha diagnóstico de doença valvular, 19% possui cardiomiopatia dilatada, enquanto 14% apresenta doença cardíaca congênita residual ou não corrigida.
As 200 mulheres deram à luz 216 bebês, dos quais 75% eram do sexo feminino.

Dez tabus sexuais que você deve esquecer para ter mais prazer

Libertar-se de preconceitos em levar homens e mulheres a experiências sexuais jamais imaginadas

Sexo ainda é um assunto cercado de preconceitos, medos e ansiedade. Quando alguém decide encarar alguns tabus, porém, ganha autoconhecimento: ao desvendar o desconhecido, a pessoa pode, finalmente, saber se aquilo é bom para ela ou não, se gostou ou detestou determinada experiência. Para te ajudar, especialistas listaram dez tabus comuns e deram dicas sobre como quebrá-los para ter uma vida sexual mais prazerosa. Confira:

Anal 

Muitas mulheres sonham em experimentar, mas não o fazem, principalmente, por temer a dor. "Quando praticado da maneira correta, sexo anal não dói", afirma a ex-garota de programa e escritora Vanessa de Oliveira, que recomenda a posição de lado com as pernas flexionadas para as iniciantes. A ansiedade dificulta o relaxamento e a tensão causa dor. O ideal é apostar antes nas preliminares –não só nas carícias locais, mas pelo corpo todo, para que a mulher fique bem à vontade. Só a penetração, porém, não garante o orgasmo: para alcançar o clímax, o parceiro precisa também estimular o clitóris. A excitação provocada pela posição ainda contribui –e muito– para o prazer.

Cheiro e sabor

Numa de suas citações mais famosas, o cineasta Woody Allen brinca que sexo bom é sexo sujo, aludindo aos fluidos corporais. Muitas mulheres não conseguem relaxar na hora da transa, principalmente durante o sexo oral, com receio de que seus órgãos genitais apresentem mau cheiro ou um gosto esquisito. Alguns tipos de infecção (esses casos precisam ser tratados) e determinados alimentos de fato podem causar alterações nos fluidos vaginais, mas, de modo geral, são poucos os sujeitos que se incomodam com o aroma e o sabor femininos. "Várias garotas se preocupam em manter a vagina sem odor nenhum, mas o sexo oposto aprecia o cheiro característico de uma mulher quando esta está com o pH normal. Eles os excitam", diz Vanessa de Oliveira.

Orgasmo feminino

Um dos mitos mais comuns em relação ao sexo, segundo o terapeuta Oswaldo Martins Rodrigues Jr., do Instituto Paulista de Sexualidade, é a de que o gozo feminino deve ser bombástico, extremo, intenso, avassalador. "Se uma mulher experimenta sensações que estão aquém do que acredita ser orgasmo, ela já desclassifica esta sensação e não a nomeia de orgasmo", afirma. Como segue a acreditar que ainda não vivenciou o clímax sexual, a mulher reforça sua performance como sendo negativa, o que conduz a novos episódios ruins e de desvalorização do prazer. Vale lembrar que o tremor, o calor e a sensação de relaxamento que caracterizam o orgasmo feminino variam não só de mulher para mulher como de experiência para experiência.

Carícias no ânus 

Segundo a sexóloga Isabel Cabral Delgado, ainda são muitos os preconceitos em relação ao ânus como zona erógena. "No caso dos homens heterossexuais, há o medo de esse comportamento ser considerado homossexual pela parceira e, às vezes, até por ele mesmo. No caso das mulheres, há o receio de que essa carícia funcione como uma preliminar para a penetração anal, que nem sempre é desejada ou permitida", diz a especialista. Deixar os temores para fora do quarto, porém, pode ser uma garantia de um enorme deleite. "Estímulos nessa região podem proporcionar muito prazer, visto que é muito inervada e com grande concentração sanguínea", explica a terapeuta sexual Carla Cecarello.

Brinquedos

Apesar do mercado de sex shops não parar de crescer e inovar, muita gente ainda tem vergonha ou resistência em aderir aos implementos sexuais. "O moralismo ainda existe. não são raras as pessoas com tendência a romantizar o sexo e a negar qualquer coisa que dê um aspecto mais erotizado a ele", diz a terapeuta sexual Arlete Gavranic, do Instituto Brasileiro Interdisciplinar de Sexologia e Medicina Psicossomática. Ela conta que os medos, em se tratando de brinquedinhos, são diferentes para mulheres e homens: "Elas receiam ser vistas como promíscuas. Eles pensam imediatamente em vibradores realísticos, os quais encaram como rivais, e temem ser penetrados pelos acessórios. E, claro, temem gostar".  

Masturbação e voyeurismo

Por questões culturais, é mais fácil para um homem se masturbar diante de uma mulher do que o contrário. Entretanto, é muito mais excitante para um homem ver uma mulher se masturbando do que o contrário, já que o sexo masculino é mais sensível ao estímulo visual. "Apesar disso, alguns sujeitos mais inseguros se sentem ‘ameaçados’ pela capacidade feminina de se dar prazer sem a participação deles", diz Isabel Delgado. Outro fator que contribui para que a experiência seja um tabu é que muitos casais não têm intimidade suficiente para compartilhar essa prática. "A masturbação diante do outro apresenta como principal característica a vergonha. Masturbar-se na frente do outro implica em desprendimento, total segurança com o próprio corpo e não se importar com a opinião alheia. É preocupar-se apenas consigo mesmo", explica Carla Cecarello. Deixar a timidez de lado, no entanto, não só pode aumentar a cumplicidade entre os dois como melhorar a vida sexual, posto que aprenderão muito sobre como proporcionar mais prazer um ao outro.
A três 

Para Patricia Pelegrina Rosseto, psicóloga e psicoterapeuta com enfoque na sexualidade, trata-se de uma configuração de relação muito diferente da esperada socialmente, o que não deixa de ser excitante para muitas pessoas, e também algo que reside na fantasia de um grande número de casais. "Porém, muitos temem revelar suas fantasias acreditando que estas terão um impacto negativo no parceiro ou parceira, e atrapalhar a relação", diz a especialista, que recomenda sempre abrir o jogo. "A expressão da fantasia é um importante passo para superar os tabus sexuais. Poder conversar sobre isso pode trazer muita excitação, mesmo que tudo aquilo que foi imaginado não seja literalmente realizado, mas adaptado ao gosto e às necessidades do casal", completa. Patricia Rosseto avisa que o sexo a três ou qualquer variação sexual sempre deve ser realizada com o consentimento dos participantes. E sua realização deve ser antecedida de uma preparação, fato que vai colaborar para que a vivencia seja algo excitante e proporcione o prazer esperado.  

Forma física

Homens e mulheres estão cada vez mais obcecados pela forma física. Para a terapeuta sexual Arlete Gavranic, esses pré-requisitos acabam gerando tensão, medo, vergonha, ansiedade e muita frustração, porque pessoas muito críticas e inseguras ficam na defensiva. Esquecem-se, portanto, de valorizar seus pontos fortes, seus melhores atributos, que vão da inteligência, do senso de humor e do bom papo, para os homens, à pele macia e aos cabelos bonitos, para as mulheres. Na cama, em vez de apelarem para o velho truque de apagar a luz ou ficar na penumbra, podem muito bem estimular os sentidos com perfumes, preservativos com sabores, géis de massagem. "E forma física em dia, é bom lembrar, nem sempre é sinônimo de boa performance sexual. O que conta é a autoestima e a autoconfiança", diz Arlete.  

Espontaneidade

O cinema, a literatura e as novelas de TV pregam que sexo bom, gostoso, é aquele que acontece repentinamente, de forma inesperada, movido pela força da paixão entre um homem e uma mulher. Sim, o efeito surpresa é muito bom e excitante. Porém, na vida real, com poucas horas para múltiplas tarefas e o peso da rotina e dos afazeres sobre os ombros do casal, o espaço e animação para uma transa abrupta e apaixonada é menor. Para o terapeuta sexual Oswaldo Martins Rodrigues Jr., não há nada de mais em "agendar" o sexo. Programá-lo para o momento mais conveniente –livre de filhos, empregada, relatórios– não o torna menos legítimo ou estimulante. "Ir fantasiando sobre o que vão fazer, conversar a respeito, imaginar, também excita", diz o especialista.

Mulheres ligam mais para sua melhor amiga ou seu namorado?

Uma nova pesquisa afirma que entre as amigas e o namorado, mulheres podem deixar a amizade em segundo plano, pelo menos de acordo com os dados de ligações telefônicas. O estudo mostra que ao redor dos 20 anos, as pessoas para quem as mulheres participantes mais ligavam eram frequentemente seus parceiros amorosos. Ao chegar aos 45, elas passaram a ligar mais para suas filhas. Já os homens não apresentaram o mesmo comportamento, tendo uma conexão com uma melhor amiga durante toda a vida.
Os pesquisadores acreditam que esse padrão reflete a estratégia das mulheres ao formarem laços sociais, que são inicialmente focados em seus parceiros, e depois se voltam para os filhos.
“Para nós isso parece ser um investimento estratégico de capital social da parte da mulher que homens simplesmente não fazem”, explica o pesquisador Robin Dunbar, da Universidade de Oxford. “Você tem uma quantidade limitada de tempo, esforço e emoção que você pode investir nos seus relacionamentos, e mulheres tendem a investir fortemente em apenas um indivíduo”, completa.
A pesquisa foi publicada no periódico Nature Scientific Reports.

Por que a cabeça dói quando tomamos algo gelado?

Dor de cabeça súbita
Cientistas apresentaram uma nova teoria para explicar a chamada "dor de cabeça do sorvete" - uma dor de cabeça súbita que ocorre quando tomamos algo muito gelado.
Até agora a principal suposição envolvia o estímulo da substância gelada sobre o nervo trigêmeo, ou trigeminal, o maior nervo do crânio.
Mas Jorge Serrador e seus colegas da Universidade Galway, na Irlanda, afirmam que a dor súbita ocorre por uma vasodilatação na artéria cerebral.
Proteção do cérebro
A explicação mais provável é que o corpo sente o frio excessivo e repentino e age imediatamente para tentar proteger o cérebro, aumentando o fluxo de sangue de forma a evitar a queda de sua temperatura.
Os pesquisadores monitoraram o cérebro dos voluntários usando um exame chamado Doppler transcraniano, conforme eles sugavam água gelada por um canudo. Depois o procedimento foi repetido com água a temperatura ambiente.
Os voluntários indicavam aos pesquisadores sempre que sentiam dor de cabeça súbita.
Os resultados mostraram que a dor de cabeça do sorvete está sempre associada com a dilatação da artéria cerebral - assim que a artéria, que fica atrás dos olhos, volta à sua dimensão normal, a dor de cabeça cessa.
Enxaqueca
Como o crânio é um espaço limitado, o aumento repentino no fluxo de sangue eleva a pressão do cérebro, causando a dor.
Os pesquisadores afirmam que o estudo fornece informações importantes para o estudo da enxaqueca e outros tipos de dores de cabeça, uma vez que podem estar ocorrendo processos similares de autodefesa do organismo.

Anote dez novas dicas que ajudam a mulher a chegar ao orgasmo

Usar lubrificante, ver filmes pornôs e até fazer "musculação íntima" ajudam a mulher a chegar ao orgasmo

 Não há uma mulher que nunca tenha ouvido "conheça melhor seu corpo" ou "capriche nas preliminares" como solução para resolver os problemas na cama. Claro que as preliminares ajudam a entrar no clima e que a pessoa que conhece bem seu corpo sabe o que pedir para o parceiro. Mas o que mais devemos saber para alcançar o máximo da relação sexual?  Confira as dicas:

Não pense em ter orgasmo

O primeiro passo para começar a relação sexual é não ficar pensando no orgasmo. Por mais que tudo esteja ocorrendo bem e a empolgação seja grande, se a pressão de terminar o sexo com orgasmo surgir, ele não vem. "É essencial se entregar. Desligar celular, desligar-se dos problemas e de tudo a sua volta", diz a personal sex trainer Fátima Moura. Ir para a cama pensando nas tarefas a cumprir ou em como agir com o parceiro na cama também é insatisfação na certa. "A mulher tem de se abandonar à sensação e deixar o momento fluir", diz o terapeuta sexual Paulo Geraldo Tessarioli. Para ele, é comum para quem tem pouca familiaridade com o sexo ficar o tempo todo atenta ao que está acontecendo. "O ideal é só dar atenção ao que se está sentindo".

Veja filmes pornôs

A ideia não é usar filmes pornôs para esquentar os ânimos. Até porque os filmes geralmente são voltados para os homens e têm uma visão machista pouco empolgante para as mulheres. "O importante é manter referências de sexo na cabeça para conseguir ativá-las durante a relação", diz o terapeuta sexual Tessarioli. Segundo ele, o orgasmo é mais fácil de ser alcançado se a mulher estiver concentrada no sexo. "A mulher sempre parte de uma neutralidade sexual, diferente do homem, que está sempre pensando em sexo", diz o médico sexólogo e terapeuta sexual Amaury Mendes Júnior. "Além disso, a maioria das mulheres não gosta de se tocar". Tessarioli acredita que os filmes eróticos podem ajudar nisso, servindo como uma espécie de modelo para as que têm dificuldade em se masturbar descobrir como fazê-lo. "O interessante é copiar, como se fosse uma brincadeira, até descobrir o seu jeito". Contos eróticos também são indicados para que as mulheres tenham mais referências sexuais.

Musculação íntima

Um exercício simples como o de interromper o xixi por alguns momentos pode ajudar as mulheres a ter mais consciência do corpo. "Se a mulher percebe sua vagina, chega ao orgasmo", diz o terapeuta sexual Paulo Geraldo Tessarioli. Vale treinar também o pompoarismo, técnica em que os músculos da região vaginal são contraídos e relaxados. "O exercício é ótimo para ajudar a ter uma lubrificação melhor", diz Fátima.

Brinquedos

Pare de torcer o nariz para produtos eróticos e os tenha como aliados. "Se a mulher tem muita dificuldade em se tocar, o vibrador pode ajudá-la", diz o terapeuta sexual Tessarioli. Ele indica o bullet, uma espécie de cápsula vibratória, para aquelas que querem se iniciar no mundo dos brinquedinhos. "Se colocá-lo em cima da vulva, a mulher vai perceber as partes mais estimuladas pela vibração, o que irá auxiliá-la a descobrir como chegar lá", diz o terapeuta. A personal sex trainer Fátima Moura é do time que defende os acessórios. "Uma dica é usar o butterfly, um massageador do clitóris, enquanto está sendo penetrada”. A sexóloga Patrícia Cardoso também acredita que novidades do mercado erótico podem ajudar a quebrar a rotina, mas lembra que é indispensável conversar com o parceiro antes. "Qualquer desaprovação na hora H pode quebrar o clima", diz ela.

Não se compare com as amigas

Quando dizem que as mulheres compartilham tudo com as amigas, não é mentira. Vale contar sobre o tamanho do pênis do namorado, a performance, a quantidade de orgasmos... Quando vê, a mulher já está questionando se a sua vida sexual é tão boa quanto a da amiga. "Cada uma tem uma sensação única, nunca vai ser igual a de ninguém", diz a sex trainer Fátima Moura. É importante saber que cada orgasmo é de um jeito para a mesma pessoa e que a intensidade pode variar de relação para relação. Lembre-se também de não levar tudo o que se ouve muito a sério. "O discurso é que todo mundo gosta muito e faz sexo muito bem, mas não é verdade", diz Paulo Geraldo Tessarioli. "Vivemos a ditadura do orgasmo. É como se para ser feliz você devesse fazer sexo ao menos toda semana e sempre chegar ao orgasmo. Às vezes, o meio de campo é muito melhor do que o final".

Use lubrificante

A lubrificação começa no fundo da vagina, explica o terapeuta sexual Paulo Geraldo Tessarioli. "A mulher pode estar excitada e com o fundo lubrificado, mas a entrada do canal vaginal ainda não, o que causa desconforto e até dor". E aí começa o problema. Com o incômodo, a empolgação pode diminuir e a lubrificação que começava a surgir pode cessar. E volta tudo à estaca zero. O segredo é ter o lubrificante sempre à mão, seja para usá-lo no começo da relação sexual ou durante, se perceber que a lubrificação foi reduzida.

Fique em posições de comando

Ficar por cima ou em posições nas quais você consegue controlar mais o ritmo e a intensidade da relação sexual aumentam o prazer e, consequentemente, as chances de se chegar ao orgasmo. "O atrito no clitóris ou o toque do parceiro no local durante o sexo também são essenciais", diz a personal sex trainer Fátima Moura.

Inove nos ambientes 

Você chega em casa do trabalho e tem uma pilha de louça para lavar, ninguém ajudou com o jantar e seu parceiro está lá no sofá, com as pernas esticadas para cima. Difícil rolar sexo nesse ambiente? "Sair dessa casa tão conhecida e cheia de obrigações pode ser extremamente excitante", diz o terapeuta sexual Tessarioli. Permitir-se passar um fim de semana romântico ou até mesmo uma ida ao motel podem despertar aquele clima de lua de mel e dar outros ânimos ao sexo. Mas para o dia a dia também há solução: mudar de espaços dentro da própria casa. "Fazer sexo sempre na cama pode não ser um problema para o homem, mas a mudança para locais como banheiro, sala ou área de serviço pode ajudar a mulher a se entregar mais", diz Tessarioli. Criar um clima estimulante para você também é essencial. "A mulher pode deixar uma meia luz com velas aromatizadas, algo que permita que ela se encontre no ambiente e ative seus sentidos", diz a personal sex trainer Fátima Moura.

Aproveite o período de ovulação

O período que vem cerca de 15 dias antes da menstruação é aquele em que a mulher mais está no pique para o sexo. "Há um pico de testosterona que deixa a mulher com muito mais tesão do que nas outras épocas”, diz o sexólogo Amaury Mendes Júnior. "A natureza é sábia. É mais fácil conseguir o orgasmo nesse período, mas o risco de engravidar é muito maior", diz o sexólogo.

Quer conversar com o parceiro para melhorar o sexo e não sabe como começar o papo? "Diga que leu uma reportagem sobre o assunto e mostre para ver o que ele acha”, diz a personal sex trainer Fátima Moura. “É um jeito de chegar ao assunto numa boa”. Conversar sobre preferências e insatisfações é essencial para relacionamentos fixos. E nem os casuais dispensam pistas. "Se a transa for com alguém novo, diga as carícias e fantasias que mais gosta”, diz a sexóloga Patrícia Cardoso. “Se for um parceiro estável, tente descobrir algo novo".



Ter um animal de estimação ajuda grávidas a manterem o peso saudável

Mulheres grávidas que possuem cães tendem a ser mais ativas e praticarem mais atividade física durante a gestação. Estudo da Universidade de Liverpool, na Grã-Bretanha, mostrou os benefícios dos cachorros sobre a saúde da mulher durante a gravidez.

A Dra. Sandra McCune, coordenadora da pesquisa, diz que a prática de atividade física durante o período gestacional motiva a mulher a ter uma vida mais saudável.


A pesquisa sugere que, ao passear com os cães, as mulheres correm menos risco do que em outras formas de exercício. “Como passear com o cão é um exercício de baixo risco, as mulheres tendem a praticá-lo sem medo. Juntando-se a isso uma dieta equilibrada, as chances de uma mulher que tem um cachorro como animal de estimação ter uma gravidez saudável são maiores”, diz a pesquisadora.


O estudo descobriu que mulheres grávidas que possuem cães têm aproximadamente 50% mais probabilidades de alcançar os índices de prática de atividade física recomendados (30 minutos por dia), ao dar um passeio rápido com o animal pelo bairro. Além disso, essas mulheres apresentam peso adequado à idade gestacional mais frequentemente do que aquelas sem animais de estimação.

O que a raça do seu cachorro diz sobre você?

A raça de cachorro que a pessoa escolhe ter pode dizer muito sobre a sua personalidade, afirma uma nova pesquisa desenvolvida na Universidade Bath Spa, na Inglaterra.
“Nós procuramos cães que sejam parecidos com a gente, assim como nós procuramos parceiros amorosos que são parecidos com a gente”, explica o pesquisador Lance Workman. A literatura médica mostra que pessoas que possuem cachorros têm diferenças de personalidade em relação a pessoas que não possuem um desses pets, e a pesquisa de Workman mostra que é possível associar cães de raça pura aos seus donos, o que sugere que características das raças podem ser ligadas a tipos específicos de pessoas.
Os pesquisadores dividiram os tipos de cães em sete categorias: cães de armas (como labradores e golden retriever), cães de caça (como o greyhound) pastores (pastor alemão e o collie), terriers (bullterrier, yorkshire), raças toy (chiuaua), cães de utilidade (bulldogs) e cães de trabalho (como o doberman).
De acordo com os resultados da análise dos pesquisadores, a correlação entre raças e características de personalidade mostrou que pessoas que possuem cães pastores são mais extrovertidos. Quem tem cães de armas ou toys são mais agradáveis, e donos de cães de caça são0 mais emocionalmente estáveis.
O estudo afirma que na hora de escolher os pets, as pessoas naturalmente selecionam uma raça que combine com suas atitudes e estilo de vida. Mas essas informações também podem ajudar quem esteja se preparando para escolher um cachorro.
A pesquisa foi apresentada na British Psychological Society Annual Conference desse ano, em Londres.

Vitamina C ajuda a reduzir pressão arterial, aponta estudo

Diminuição pode ocorrer com grandes quantidades da vitamina tanto em pessoas com hipertensão quanto naquelas que não têm o problema

Ingerir grandes quantidades de vitamina C pode reduzir a pressão sanguínea, de acordo com um estudo que estará presente na edição do mês de maio do periódico The American Journal of Clinical Nutrition. A pesquisa, desenvolvida na Faculdade de Medicina da Universidade de Johns Hopkins, observou que a diminuição da pressão arterial pode ocorrer tanto em pessoas com hipertensão quanto em indivíduos livres do problema.
Acredita-se que a vitamina C, por atuar como um diurético no organismo, possa fazer com que os rins eliminem mais sódio e água do corpo, o que ajuda a relaxar as paredes dos vasos sanguíneos e diminuir a pressão sanguínea. Estudos anteriores sobre o assunto chegaram a resultados diferentes e, para estabelecer uma conclusão mais consistente, a equipe revisou 29 pesquisas já publicadas que compararam variações de pressão sanguínea a consumo de vitamina C.
Os pesquisadores chegaram à conclusão de que a ingestão de uma média de 500 miligramas da vitamina ao dia — ou seja, quase cinco vezes a quantidade mínima recomendada — durante oito semanas reduz a pressão arterial moderadamente em todas as pessoas, e reduz ainda mais em indivíduos com diagnóstico de hipertensão. Essa quantidade de vitamina C pode ser obtida em seis copos de suco de laranja, por exemplo.
Segundo Edgar Miller, um dos autores do estudo, embora os resultados tenham mostrado uma redução moderada na pressão arterial, se todas as pessoas tivessem esse benefício, o número de casos de acidente vascular cerebral (AVC) já seria menor. No entanto, segundo os pesquisadores, essas conclusões ainda não são suficientes para fazer com que pacientes comecem a tomar suplementos de vitamina C a fim de evitar a hipertensão, já que alguns suplementos ainda não mostraram ser eficazes.

Pensar sobre a morte pode ser saudável

O pensamento natural sobre a morte pode ajudar a priorizar valores e os objetivos pessoais

 Pensar sobre a morte pode fazer bem à saúde. Uma análise de estudos publicada na versão online da edição de maio do periódico Personality and Social Psychology Review demonstra que, em vez de ter um efeito destrutivo e perigoso, a consciência sobre a mortalidade pode, na verdade, melhorar a saúde física e ajudar a pessoa a priorizar seus valores e objetivos.

Estudos anteriores haviam sugerido que pensar sobre a morte poderia alimentar comportamentos prejudiciais, como preconceito, ganância e violência. Essas pesquisas relacionavam ainda a teoria de gestão do terror, segundo a qual defendemos determinadas crenças culturais para conseguirmos lidar com nossos sentimentos sobre a mortalidade. "Alguns estudos sugeriam que a consciência da morte é simplesmente uma força sombria de destruição social. Existe pouca compreensão de como a consciência sobre a morte, sutil e diária, pode ser capaz de motivar atitudes e comportamentos que minimizem os danos e promovam o bem estar", diz Kenneth Vail, da Universidade de Missouri e coordenador do estudo.
Durante o atual levantamento de dados, Vail descobriu inúmeros exemplos de experimentos que sugeriam um lado positivo no fato de lembrarmos naturalmente da morte. Um estudo conduzido por Matthew Gailliot e publicado no Personality and Social Psychology Bulletin em 2008, por exemplo, indicava que só o fato de estar fisicamente perto de um cemitério afetava o quanto uma pessoa se sentia motivada a ajudar outra. "Esse tipo de comportamento teria sido motivado pela consciência da morte", diz Vail.
Uma pesquisa de 2011, coordenada por D.P. Cooper, descobriu ainda que a lembrança da morte aumenta o cuidado com a saúde. No estudo, o cientista descobriu que as mulheres se sentiam mais inclinadas a fazer o autoexame de mama, quando deparadas com a consciência da morte. Outros estudos apontam para um aumento geral nos cuidados com a saúde, como maior uso de protetor solar, redução no fumo e aumento na atividade física.

Medidas de restrição ao sal poderiam reduzir em até 3% as mortes por doenças cardiovasculares

Intervenções como aumento dos impostos e redução do teor de sal sobre alimentos também poderiam diminuir custos com tratamentos de saúde

Sal: medidas restritivas podem reduzir mortes por doenças cardiovasculares
Sal: medidas restritivas podem reduzir mortes por doenças cardiovasculares 

Um relatório elaborado na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, indicou que a redução do teor de sal e a implementação de taxas sobre os produtos que contenham o composto poderiam reduzir em até 3% as mortes por doenças cardiovasculares. Os dados preliminares deste trabalho, que será publicado integralmente ainda este ano, foram apresentados neste sábado no Congresso Mundial de Cardiologia, em Dubai.
O estudo analisou o impacto desses dois tipos de intervenção — ou seja, da redução voluntária por parte das indústrias no teor de sal dos alimentos e da criação de taxas sobre esses produtos — em 19 países em desenvolvimento, que representam metade da população mundial. A pesquisa ressalta que o consumo de sal pode elevar a pressão arterial, um importante fator de risco para doenças cardiovasculares evitáveis e prematuras em todo o mundo.
Os autores do trabalho concluíram que ambas as estratégias implicariam a redução do dinheiro gasto com o tratamento de pessoas com hipertensão e problemas cardiovasculares, como ataque cardíaco e acidente vascular cerebral (AVC). Além disso, essas intervenções, de acordo com o relatório, poderiam causar uma diminuição da taxa de mortalidade por doenças cardiovasculares de 2% a 3% nesses países. A incidência de ataques cardíacos poderia ser reduzida em até 1,7% e 1,47% na China e na Índia, respectivamente, e os casos de AVC em 4,7% e 4% nesses dois países, respectivamente.
"Esses resultados mostram que estratégias para redução de consumo de sódio, mesmo de pequenas quantidades, podem levar a uma diminuição significativa de mortalidade por evento cardiovascular em países em desenvolvimento, além de reduzir os custos de saúde pública associados a essas doenças", diz Thomas Gaziano, um dos autores do estudo. Segundo o pesquisador, o peso dos problemas cardiovasculares é maior em nações em desenvolvimento e, por isso, medidas simples como as estudadas podem ter um impacto significativo a longo prazo.
Pressão arterial — Nesse mesmo trabalho, os pesquisadores também buscaram identificar o impacto de medir mais vezes a pressão arterial sobre a saúde da população. Os dados mostraram que um aumento de 25% nas triagens de pressão do sangue nesses mesmos 19 países poderiam desencadear uma redução de até 3% na incidência de doenças cardiovasculares. Além disso, esse maior rastreamento poderia aumentar em até 10% a taxa de tratamento adequado para hipertensão. Segundo os autores do relatório, um programa que aumentasse o acompanhamento da pressão arterial dos indivíduos teria custos adequados ao Produto Interno Bruto (PIB) desses países em desenvolvimento.
De acordo com o estudo, 900 milhões de pessoas em países em desenvolvimento têm pressão alta, mas somente um terço delas têm consciência sobre o problema e apenas 100 milhões recebem tratamento adequado.

Insatisfação no trabalho pode desencadear dores nas costas permanentes

Qualidade do ambiente profissional é capaz de determinar se dores ocasionais se tornarão frequentes. Pesquisadores recomendam atitude positiva

Dor nas costas: condição casual pode se tornar permanente se ambiente de trabalho for insatisfatório
Dor nas costas: condição casual pode se tornar permanente se ambiente de trabalho for insatisfatório

Os médicos ortopedistas e reumatologistas precisam prestar mais atenção ao grau de satisfação no trabalho de seus pacientes, segundo um estudo da Universidade da Austrália Ocidental. A pesquisa afirma que pessoas que se conformam em trabalhar em empregos insatisfatórios têm mais chances de sofrer de dores persistentes nas costas. Pessoas com uma atitude positiva, que buscam mudanças na carreira ou no local de trabalho sofrem menos com o problema. De acordo com o trabalho, que será apresentado nesta sexta-feira no encontro da Sociedade Australiana de Coluna, em Sydney, um terço dessas pessoas que já apresentam dores terão dores persistentes no futuro.
"Todo mundo tem dores nas costas ocasionais, mas nós estamos preocupados com essas pessoas quem têm dores não específicas que duram semanas e têm sérias consequências”, diz Markus Melloh, um dos autores do estudo. "É um círculo vicioso que precisa ser quebrado." Quando a dor aumenta e se torna persistente, o trabalho se torna ainda mais penoso.
Participaram da pesquisa 169 pessoas que haviam apresentado pela primeira vez um episódio de dor lombar não específica. Elas foram acompanhadas e avaliadas ao longo de seis meses. Segundo a equipe, o trabalho teve foco nesse tipo de dor, pois ela foi mais comumente relatada do que dores no pescoço, por exemplo. De todos os participantes, 64 foram classificados como portadores de dores nas costas permanentes.
Sentimentos negativos — Os pesquisadores observaram que os pacientes que estavam insatisfeitos com o trabalho e relatavam ter sentimentos negativos no ambiente profissional foram os mais propensos a desenvolver uma condição persistente de dor nas costas. De acordo com a equipe, a qualidade do local de trabalho e pensamentos positivos mostraram exercer grande impacto em relação ao problema. Esses resultados, para os autores do estudo, revelam que as terapias para pacientes com dores na lombar devem abordar também aspectos psicológicos e a condição da vida do indivíduo, como a de seu ambiente profissional, por exemplo.

Ejaculação retardada: conheça as causas e os tratamentos

Disfunção sexual que atrasa o orgasmo precisa de auxílio médico 

A prevalência parece ser baixa: aproximadamente 5% dos homens apresentam ejaculação retardada em algum momento da vida, de acordo com os médicos. "No entanto, acreditamos que esse número seja muito maior, já que a maioria dos homens tem vergonha de procurar ajuda", afirma o urologista Milton Skaff, do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo. Segundo o médico, essa disfunção sexual pode ter causas tanto psicológicas quanto físicas, mas é possível reverter a situação com tratamento individualizado. 

Atraso do orgasmo

Ao contrário da ejaculação precoce, a retardada ocorre quando o homem demora muito para ejacular durante a relação sexual - ou até não consegue (problema chamado de anejaculação). No entanto, a ereção do pênis e desejo sexual existem. 
Milton Skaff conta que o tempo médio para que a ejaculação aconteça durante o sexo é em torno de cinco minutos, mas é possível controlar e prolongar conscientemente esse tempo. "No caso da ejaculação retardada, entretanto, esse atraso não é consciente- o homem quer chegar ao orgasmo e não consegue, mas o tempo vai variar para cada um", comenta. 
O problema pode não trazer malefícios diretos à saúde, mas prejudica a qualidade de vida masculina. "Há um impacto na autoestima e na autoconfiança, o que pode gerar dificuldades no relacionamento amoroso", comenta o urologista Milton. Ele conta que a disfunção sexual pode ser temporária, principalmente quando as causas são psicológicas. "Ainda assim, é fundamental conversar com o seu médico para esclarecer e identificar melhor o problema", aconselha. 

Causas psicológicas

Na maioria das vezes, a deficiência de ejaculação é causada por fatores psicológicos. Um determinado problema que cause tensão, estresse ou medo no homem é capaz de interferir no organismo e prejudicar o orgasmo. "Pode ser desde um trauma na infância que repercute na idade adulta até o medo de engravidar por conta da relação sexual", exemplifica o urologista e andrologista Cláudio Gorga, da Unimed Paulistana. Confira alguns motivos: 
  • Culpa/ansiedade por motivos religiosos
  • Medo de engravidar
  • Estresse
  • Traumas na infância ou fase adulta
  • Tensão durante o ato sexual por motivos diversos
  • Preferência da masturbação à relação sexual.

Masturbação influencia?

Em alguns casos, sim. Muitos dos homens que apresentam ejaculação retardada numa relação sexual, não conseguem ejacular normalmente ao se masturbar. "Há pacientes, principalmente os mais jovens, que têm preferência por masturbação em vez do ato sexual e não conseguem sentir prazer suficiente para ejacular durante a relação", comenta Milton Skaff. Segundo o urologista, este comportamento pode estar muito ligado ao nervosismo e à ansiedade da relação sexual, da pressão para ter um bom desempenho ou do fato de ter que chegar ao orgasmo junto com outra pessoa. 
Também podem existir situações em que o homem - sobretudo adolescente, que ainda não teve muita experiência sexual - está acostumado a se masturbar fazendo uma pressão excessiva com a mão. Na hora da relação sexual, pode ser que a pressão da penetração vaginal sobre o pênis seja menor do que a realizada com as mãos, dificultando o estímulo no homem para chegar ao orgasmo e ejacular. 

Causas orgânicas

Entre as causas orgânicas mais comuns, está o uso constante de medicamentos antidepressivos. "É comum este tipo de medicação causar retardo ou mesmo grande dificuldade ejaculatória", explica Cláudio Gorga. O envelhecimento também é outro fator influente. "Conforme a idade avança, há uma diminuição da sensibilidade do pênis, afetando a facilidade de atingir um orgasmo", esclarece o urologista Milton.
Os fatores orgânicos que mais estão relacionados são:

- Abuso de álcool e drogas;
- Diabetes;
- Uso de antidrepressivos e outros medicamentos específicos;
- Esclerose múltipla;
- Distúrbios hormonais;
- Lesões neurológicas;
- Problemas decorrentes do envelhecimento.

Tratamento individualizado

Uma vez levantadas as causas da ejaculação retardada, o médico deverá fazer um tratamento específico, com ou sem medicamentos, dependendo dos motivos que levaram à disfunção. "Geralmente, é preciso fazer um trabalho que vai envolver diferentes especialidades. Tanto o urologista quanto psicólogo ou especialidades médicas de alguma doença específica - como um endocrinologista no caso de diabetes", comenta Milton Skaff. 
O terapeuta sexual também é um ótimo profissional para ajudar a melhorar a relação, principalmente quando a ejaculação retardada atinge um estado que causa frustrações para o casal. "Também é preciso trabalhar a autoestima e a autoconfiança, além de identificar possíveis motivos que causem estresse e tensão no homem", complementa o urologista Milton.

Expectativa de vida de homens pode alcançar a de mulheres até 2030

Ambos os sexos poderão viver, em média, até os 87 anos, diz estudo


A expectativa de vida dos homens deve alcançar a das mulheres até 2030, segundo um pesquisador do Escritório Nacional de Estatísticas Nacionais, da Grã-Bretanha.
De acordo com o pesquisador Les Mayhew, a expectativa de vida de ambos os sexos está crescendo, mas o índice dos homens está crescendo a um ritmo mais acelerado.
Mayhew, que é professor de estatísticas do Cass Business School, analisou dados de expectativa de vida da Inglaterra e do País de Gales, mas outros pesquisadores percebem um padrão global nos estudos de Mayhew.
O pesquisador estava analisando os dados de pessoas com 30 anos de idade na ocasião do estudo e qual seria a expectativa de vida deles.
Tendência em 2030
O estudo mostrou que os homens ficaram atrás das mulheres em relação à expectativa de vida ao longo de várias décadas, mas que agora eles estão se aproximando. Se a atual tendência prosseguir, afirma o analista, ambos os sexos poderão viver, em média, até os 87 anos em 2030.
— O interessante é que nos últimos 20 anos, a expectativa de vida de homens na faixa dos 30 anos aumentou em seis anos. Se seguir aumentando, nos próximos 20 anos, a expectativa de vida masculina irá coincidir com a feminina.
Os motivos disso, segundo o analista, podem estar ligados aos homens estarem levando um estilo de vida mais saudável.
— Uma das principais razões, acredito, é a tendência de declínio do hábito de fumar. O fumo ganhou força entre a população masculina na década de 20. E em seu ápice, na década de 70, 80% dos homens fumavam. A expectativa de vida nesse período registrava uma disparidade de 5,7 anos entre homens e mulheres'.
Outros fatores, segundo ele, seriam mudanças no ambiente de trabalho dos homens, que, em sua maioria, afirma, passaram a ser ofícios realizados em escritórios e não mais em ambientes que ofereciam danos à saúde, como, por exemplo, poços de mineração.
Pessoas com doenças cardíacas, atualmente, por exemplo, têm uma expectativa de vida muito superior à que tinham pessoas com condições cardíacas há décadas atrás.
Em contraste com a melhora do desempenho masculino, as mulheres começaram a fumar mais tarde que os homens. As taxas de câncer de pulmão entre mulheres estão aumentando, mas estão declinando mais rapidamente entre os homens.
Vantagem feminina
Um menino e uma menina nascidos no mesmo dia ainda têm a mesma expectativa de vida, mas o estudo se concentrou somente em pessoas que já chegaram aos 30 anos de idade.
Os meninos são mais propensos a morrer em seu primeiro ano de vida e mais sujeitos a se envolver em acidentes fatais ou com esportes que oferecem riscos de vida. Por isso, as mulheres ainda poderão prosseguir na dianteira, em se tratando de expectativa de vida, nos próximos anos.
De acordo com David Leon, da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres, "em virtualmente todos os países do mundo, as mulheres ainda têm uma ligeira vantagem''.
Mas ele afirmou que as disparidades estavam diminuindo em alguns países. Os países que contam com baixas expectativas de vida, como a África subsaariana, têm pouca diferença entre os sexos. Isso se deve ao fato de que tais nações, segundo David Leon, enfrentam doenças infecciosas que ''não escolhem entre homens e mulheres''.
Em países que conseguiram superar as taxas das principais doenças infecciosas, como os do Leste Europeu, a diferença é maior, ainda dominada por fatores ligados aos contrastantes estilos de vida de homens e mulheres, comenta o pesquisador.
Durante um período, na década de 90 as expectativas de vida na Rússia chegaram a alcançar um nível de 13 anos de diferença entre homens e mulheres.
Em uma terceira categoria de países, entre as quais se inclui a Grã-Bretanha, a expectativa de vida começa a diminuir.
— Os homens estão começando a se portar melhor e as mulheres estão adotando expectativas de vida dos homens.

Conheça as seis frutas que ajudam a evitar doenças

Elas são ricas em antioxidantes que combatem os radicais livres


As frutas promovem milagres à saúde. Ricas em antioxidantes ajudam a combater os radicais livres causadores de doenças e do envelhecimento celular. As frutas devem ser consumidas pelo menos duas vezes por semana e de preferência entre as refeições. Consumi-las como sobremesa, dizem especialistas, pode atrasar a digestão das proteínas e favorecer a formação de gases.
Veja as frutas que fazem milagres à saúde:
Laranja
É rica em vitamina C e atua no sistema imunológico ajudando a diminuir o risco de câncer. Seus gomos possuem pectina, uma fibra que ajuda a controlar o nível do colesterol.
Uva, ameixa e morango
São ricas em antioxidantes, as antocianinas. Elas protegem os órgãos vitais conta a ação dos radicais livres, que prejudicam às células saudáveis.
Banana
Fonte de potássio, esse mineral garante o bom funcionamento dos músculos e produzir energia no organismo.
Mamão
Possui substâncias laxativas que evitam a prisão de ventre. Também é excelente fonte de vitamina C, de potássio, cálcio e outros minerais importantes que controlam a pressão e previnem assim problemas no coração.

Estudo revela causas de dores de cabeça após ingestão de sorvete

Fluxo de sangue aumenta subitamente a pressão dentro da cabeça e causa desconforto

Um estudo conjunto realizado pela Escola de Medicina de Harvard, nos Estados Unidos, e pela Universidade da Irlanda em Galway revelou porque as pessoas sentem dores de cabeça súbitas quando tomam sorvete.
Os autores da pesquisa acreditam ainda que ela pode apontar para possíveis tratamentos contra a enxaqueca.
Os resultados do estudo, realizado com 13 participantes, foram divulgados na revista científica online Live Science.
Os cientistas tentaram reproduzir as sensações de dor nas têmporas característica de quando se toma um sorvete ou se bebe algo muito gelado, fazendo os voluntários ingerir água gelada por meio de um canudo.
O voluntários tinham de sinalizar quando começavam a sentir dor e quando deixavam de senti-la.
Ao longo desse processo, o cérebro de cada voluntário era monitorado por meio de um método similar à ultrassonografia, em que ondas sonoras de alta frequência são usadas para observar as mudanças internas do corpo.
Fluxo sanguíneo
O estudo mostrou que enquanto os participantes sentiam a dor nas têmporas característica de quando se toma um sorvete, a artéria cerebral se abria e registrava um aumento do fluxo sanguíneo.
De acordo com Jorge Serrador, pesquisador-sênior da Escola de Medicina de Harvard, como o cérebro precisa estar trabalhando o tempo todo e ele é muito sensível à variações de temperatura, daí a ocorrência da vasodilatação (a ampliação dos vasos sanguíneos), que serve para levar sangue quente para dentro do tecido, de modo a fazer com que o cérebro permaneça aquecido.
O aumento do fluxo sanguíneo e a rápida dilatação da artéria situada no meio do cérebro e atrás dos olhos estariam diretamente ligados à ''dor de cabeça do sorvete'', que gradualmente era dissipada à medida que o fluxo sanguíneo voltava ao normal.
Segundo os autores do estudo, o súbito fluxo de sangue aumenta a pressão dentro da cabeça e provoca a dor.
A fim de impedir que a pressão alcance um nível perigoso, a artéria se contrai, causando a queda da pressão. Os pesquisadores concluíram que a contração da artéria que ocorre em seguida, como uma resposta à sensação de súbito esfriamento que ocorre quando se toma algo muito gelado, é um mecanismo de autodefesa que visa reduzir a pressão na cabeça antes que esta alcance um nível perigoso.
Os cientistas acreditam que outros tipos de dores de cabeça possam ter causas similares e que o estudo poderia levar ao desenvolvimento de novos tratamentos contra enxaquecas, como o uso de drogas para prevenir a dilatação de vasos sanguíneos ou de outras que induzem à contração de vasos sanguíneos.

Saiba quais são os benefícios da corrida para as mulheres

É um ótimo exercício para modelar o corpo e excelente para a menopausa

Cada vez mais cresce o número de mulheres que procuram na corrida uma forma saudável de ficar em forma. Prova disso são as inúmeras provas que são direcionas especificamente para o público feminino.
A corrida é um ótimo exercício para modelar o corpo de forma natural e excelente para as mulheres que começam a entrar na menopausa, quando ocorre a perda de massa óssea.
A mulher que pratica a corrida nessa fase evita a osteoporose, pois a atividade ajuda a manter essa massa. A corrida influencia de forma benéfica as mulheres em várias fases da vida.
Praticada por adolescentes, estimula a prática de hábitos saudáveis. Na fase adulta, diminui a tensão e o estresse, evitando a insônia e para idosas, além de melhor o condicionamento físico, diminui a ansiedade e a depressão.
A atividade também evita riscos de queda nos idosos justamente por melhorar o equilíbrio e a consciência corporal. Pesquisas mais avançadas apontam também a corrida como uma forte aliada na prevenção do câncer mamário, além de diminuir o risco de problemas cardíacos.

Crime é uma das 20 maiores economias do mundo, diz ONU

O valor foi calculado recentemente pela primeira vez pelo Banco Mundial e pelo UNODC

O crime gera cerca de R$ 3,9 trilhões (2,1 trilhões de dólares) em receitas globais anuais, ou 3,6% do Produto Interno Bruto do mundo, e o problema pode estar crescendo, disse um alto funcionário da Organização das Nações Unidas nesta segunda-feira (23).
"Isso torna o negócio criminoso uma das maiores economias do mundo, uma das 20 maiores economias", disse Yury Fedotov, diretor do UNODC (Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime), descrevendo-o como uma ameaça à segurança e ao desenvolvimento econômico.
O valor foi calculado recentemente pela primeira vez pelo Banco Mundial e pelo UNODC, com base em dados de 2009, e não há comparações disponíveis, explicou Fedotov em entrevista coletiva.
Falando no dia da abertura de uma reunião de uma semana da Comissão Internacional sobre Prevenção ao Crime e Justiça Criminal, ele sugeriu que a situação pode estar piorando, "mas para corroborar esse sentimento eu preciso de mais dados".
Ele disse que até R$ 75 bilhões (40 bilhões de dólares) por ano são perdidos devido à corrupção nos países em desenvolvimento e a renda ilícita com o tráfico de pessoas chega a R$ 60 bilhões (32 bilhões de dólares) por ano.
"Segundo algumas estimativas, a qualquer momento, 2,4 milhões de pessoas sofrem a miséria do tráfico de pessoas, um crime vergonhoso de escravidão moderna", disse Fedotov separadamente em um discurso.
Ele também citou uma série de outros crimes que rendem muito dinheiro.
O crime organizado, o tráfico ilícito, a violência e a corrupção são "grandes obstáculos" para as Metas de Desenvolvimento do Milênio, um grupo de metas estabelecidas pela comunidade internacional em 2000 para tentar melhorar a saúde e reduzir a pobreza entre as pessoas mais pobres do mundo até 2015, afirmou Fedotov.
Os grupos criminosos têm demonstrado "impressionante capacidade de adaptação" às ações policiais e a novas oportunidades de lucro, disse um oficial sênior dos Estados Unidos na reunião em Viena.
"Hoje, a maioria das organizações criminosas não tem qualquer semelhança com os grupos familiares hierárquicos de crime organizado do passado", afirmou o secretário-adjunto, Brian Nichols, de acordo com uma cópia de seu discurso.
"Em vez disso, eles consistem de redes soltas e informais, que muitas vezes convergem quando é conveniente e se envolvem em um diversificado leque de atividades criminosas", explicou Nichols, do Departamento de Narcóticos Internacionais e Reforço da Lei dos EUA.
Ele disse que os grupos terroristas, em alguns casos, estavam se voltando para o crime para ajudar a financiar as suas operações: "Há inclusive casos em que os terroristas estão evoluindo para empresários criminosos em seu próprio direito."
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...]
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.