domingo, 15 de abril de 2012

Descubra a desculpa número 1 das mulheres para evitar sexo

Cansaço é a razão número 1 para as britânicas evitarem o sexo à noite. Foto: Getty Images
 Cansaço é a razão número 1 para as britânicas evitarem o sexo à noite

É verdade, as mulheres inventam desculpas para evitar sexo com o parceiro. De acordo com uma pesquisa do site MyVoucherCodes, do Reino Unido, 61% das entrevistadas confirmaram que já lançaram mão da artimanha. E se você pensa que a frase mais comum é "estou com dor de cabeça", está errado. A número 1 é "estou muito cansada". Os dados foram divulgados pelo site Female First.
O levantamento contou com a opinião de 1.213 pessoas do sexo feminino. Constatou também que mais da metade (53%) das que admitiam inventar motivos para fugir do ato acreditavam que o homem estava "consciente" sobre a mentira. E dois quintos se sentiam culpadas pela atitude.
Confira abaixo as 10 desculpas mais comuns: 1 Estou muito cansada (69%);2 Tenho de me levantar cedo (61%);3 Estou com dor de cabeça (57%);4 Sinto-me gorda (54%);5 Não tenho tempo (48%);6 Não estou disposta (47%);7 Estou me sentindo mal (39%);8 Fingir que está dormindo (33%);9 Estou com o estômago muito cheio por conta da refeição (28%);10 Não me depilei (27%).

Saiba por que as pessoas gostam de assistir a filmes dramáticos

Algumas pessoas se sentem mais felizes ao ver tragédias. Foto: Getty Images
Algumas pessoas se sentem mais felizes ao ver tragédias


Se você faz parte do grupo que adora assistir a filmes dramáticos e seu parceiro e familiares não entendem qual é a graça de ver só tristeza, já tem uma explicação para dar a eles. De acordo com uma pesquisa da Universidade Estadual de Ohio, nos Estados Unidos, algumas pessoas se sentem mais felizes ao ver tragédias porque, assim, ela prestam mais atenção em pontos positivos de suas próprias vidas.
Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores recrutaram centenas de alunos para conferir o longa Desejo e Reparação, em que dois amantes se separam e, em seguida, são mortos na guerra. Fizeram perguntas antes, depois e três vezes durante a trama para avaliar os níveis de emoção.
Quanto mais os participantes pensavam sobre seus relacionamentos e entes queridos por conta do filme, maior era a felicidade que sentiam. "Muitas vezes, histórias trágicas se concentram em temas de amor eterno e isso leva os espectadores a pensar sobre seus entes queridos e a contar suas conquistas", disse a professora de comunicação Silvia Knobloch-Westerwick, que conduziu o estudo. Os dados foram divulgados pelo jornal Daily Mail.

Elas falam se preferem românticos ou selvagens na hora do sexo

Um homem que prepara o quarto com velas e a cama com pétalas de rosas ou aquele que rasga as roupas da parceira, pega ela pelos quadris e a joga na cama? Entre o certinho mais romântico e o selvagem, as entrevistadas  escolheram a segunda opção.
As mulheres entrevistadas disseram gostar de homem pulso firme, com pegada
As mulheres entrevistadas disseram gostar de homem pulso firme, com pegada

Um homem que prepara o quarto com velas e a cama com pétalas de rosas ou aquele que rasga as roupas da parceira, pega ela pelos quadris e a joga na cama? Entre o certinho mais romântico e o selvagem, as entrevistadas escolheram a segunda opção. "Sexo é sexo, não combina com nada 'santinho', nada de puritanismo. Só acho que sexo de verdade, para ser bom mesmo tem que ter aquela coisa de instinto, sabe meio animal", disse a empresária Stéphanie Lo Mont.
 
A parte romântica pode vir depois, segundo Stéphanie. "Tem que ter aquele chamego gostoso", disse. A promotora de vendas Jill Gebara contou que gosta do homem "que levanta, empurra, gruda, pega, puxa, aperta, deixa de ponta cabeça e tem pegada. Aquele que dança conforme a música".
Apesar de confessar que entre quatro paredes gosta de mandar e dominar o parceiro, a estudante Myllene Menezes afirmou que existe um momento em que o homem precisa mostrar "para o que veio". "Os selvagens deixam a sua marca em nós, nos santinhos somos nós deixamos a nossa marca. Por isso os selvagens são mais interessantes", explicou ela. "A pegada é o melhor dos selvagens, eles são muito mais seguros e confiantes", disse Stéphanie.
Mas o "selvagem" tem limite e não pode fugir do controle. "O homem deve ter uma postura firme, saber levar a mulher, sendo selvagem e ao mesmo tempo santinho, mas nunca perdendo o pulso firme do momento", disse Myllene. A violência não cabe, apesar de tapinhas e palavras de sacanagem poderem fazer parte do relacionamento se os dois estiverem de acordo.
Hora do romantismo
As mulheres não querem apenas um tipo de homem. Às vezes, elas podem preferir o bonzinho, mais certinho e romântico. "Palavras melosas e xingamentos são sempre bons, é preciso perceber o que ela vai querer no momento, tem dias que estamos mais carinhosas e outros mais selvagens", explicou Myllene.
A maior preocupação com a mulher, paciência e calma são as qualidades do homem que não é selvagem na cama. "Tudo depende, tem dias que você está a fim de uma coisa mais rápida e forte outros em que você está romântica, acaba rolando aquele clima gostoso, com palavras deliciosas", de acordo com Jill. Para Stéphanie, o romantismo é legal dependendo da ocasião. "Agora melação não curto, fica muito 'over'", completou.

Como saber o que elas querem
"A mulher não vem com um manual de instruções para o sexo, mas no decorrer do momento ela acaba deixando transparecer o que quer naquele momento, cabe ao homem ser esperto e captar a mensagem", disse Myllene. Stéphanie concorda, segundo ela, a mulher dá sinais. A dica da empresária é "ir com calma, se soltando conforme rolar a música e acompanhando a parceira".
"A gente sabe quando está no bem bom, dá para saber conforme as coisas vão acontecendo", disse Jill. O ritmo do beijo, por exemplo, é um sinal. A intensidade do abraço e da pegada também, exemplificou a promotora de vendas.
Banho de água fria
Para cortar o clima na cama não precisa muito, por isso, as entrevistadas deixam algumas dicas para não estragar a noite a dois. "Trocar o nome da mulher entre quatro paredes é totalmente desanimador, o homem nunca pode fazer isso", alertou Mylenne. Chame de "amor" ou "benzinho", mas não diga o nome de outra mulher.
Para a promotora de vendas Jill Gebara, pedir coisas indecentes - que o homem sabe que a mulher não concorda - também acaba com o clima do casal. Insistir nisso piora ainda mais a situação.

Ela está fingindo? Saiba identificar o orgasmo verdadeiro

Espasmos musculares e contrações vaginais são indícios de um orgasmo real
Espasmos musculares e contrações vaginais são indícios de um orgasmo real
 
Durante a relação sexual, existem sinais que indicam como está a sensação de prazer para a mulher. O siteAsk Men listou mudanças no corpo feminino que podem ser avaliadas para saber se a parceira está fingindo um orgasmo.
As mulheres, por vezes, simulam alcançar o ápice sexual por estresse, ansiedade e insatisfação com a imagem corporal. Segundo pesquisas, 85% dos homens disseram que levaram a parceira ao orgasmo no evento sexual mais recente, contra apenas 64% das mulheres que chegaram ao clímax na última relação sexual. A diferença de números é uma prova de que elas fingem.
  
Saiba reconhecer o orgasmo real
Sinais de excitação se tornam visíveis durante a transa, especialmente, na fase pré-orgasmo. As mãos dela e o abdômen ficam mais quentes, a linguagem fica ininteligível e a expressão facial aparenta que ela está enfeitiçada. Estes são sinais que indicam que ela está sentindo prazer de verdade.
  
Outros sinais de um orgasmo verdadeiro são o aumento do ritmo da respiração; elevação da temperatura corporal e frequência cardíaca; tensão dos músculos; aperto dos músculos abdominais; espasmos nos braços, pernas, pés e pescoço; e contrações vaginais, entre 8 e 10 em menos de 20 segundos.
  
Saiba identificar quando ela está fingindo
A maioria das mulheres repete com exageros a performance feita quando ela tem um orgasmo de verdade. No entanto, as contrações vaginais a parceira dificilmente vai conseguir fazer igual.
Gemidos altíssimos, imitações de filmes pornôs, e expressões pouco naturais indicam o fingimento. O orgasmo não vem do nada, então, quando de repente ela chega lá, sem passar por todas outras etapas, melhor ficar esperto, pois ela pode estar mentindo sobre o orgasmo.
 

Aprenda 5 dicas para usar o poder da mente a seu favor

Imagine  Aproveite o poder da mente. Seus poderes de imaginação podem mudar o modo como seu corpo reage.  Se você imagina uma situação, o cérebro se estimula como se você estivesse vivendo isso, explica Joachim Vosgerau, diretor do Center for Behavioral Decision Research at Carnegie Mellon University   Foto: Getty Images
Imagine

Aproveite o poder da mente. Seus poderes de imaginação podem mudar o modo como seu corpo reage. "Se você imagina uma situação, o cérebro se estimula como se você estivesse vivendo isso", explica Joachim Vosgerau, diretor do Center for Behavioral Decision Research at Carnegie Mellon University

Distraia-se  Pense em coisas boas. Em um estudo, os voluntários foram capazes de diminuir desejos alimentares imaginando um arco-íris ou o cheiro de eucalipto   Foto: Getty Images
Distraia-se

Pense em coisas boas. Em um estudo, os voluntários foram capazes de diminuir desejos alimentares imaginando um arco-íris ou o cheiro de eucalipto

Finja não ter defeitos   Pensar positivo faz com que seus defeitos percam a força. Segundo um estudo, os participantes que tinham funções que exigiam uma visão perfeita, como os pilotos, mostraram melhora acentuada em testes de visão em comparação com os demais   Foto: Getty Images
Finja não ter defeitos

Pensar positivo faz com que seus defeitos percam a força. Segundo um estudo, os participantes que tinham funções que exigiam uma visão perfeita, como os pilotos, mostraram melhora acentuada em testes de visão em comparação com os demais

Seja autoconfiante  De acordo com os pesquisadores, ter uma postura confiante estimula uma resposta hormonal. Pensando dessa forma, você se livra da sua insegurança em instantes   Foto: Getty Images
Seja autoconfiante

De acordo com os pesquisadores, ter uma postura confiante estimula uma resposta hormonal. Pensando dessa forma, você se livra da sua insegurança em instantes

Visualize seu treino  Antes de se deixar vencer pela preguiça, reserve alguns minutos para pensar no seu treino e listar todos os benefícios que ele pode te proporcionar. Assim, vai ser mais fácil sair do sofá  Foto: Getty Images
Visualize seu treino

Antes de se deixar vencer pela preguiça, reserve alguns minutos para pensar no seu treino e listar todos os benefícios que ele pode te proporcionar. Assim, vai ser mais fácil sair do sofá

Casos de demência podem dobrar até 2030, diz OMS

Hoje, cerca de 35,6 milhões de pessoas vivem com a doença. A Organização Mundial da Saúde estima que, em 2030, o número possa chegar a 65,7 milhões

O Alzheimer, forma mais comum de demência, não tem causa conhecida e sua incidência aumenta com a idade
 O Alzheimer, forma mais comum de demência, não tem causa conhecida e sua incidência aumenta com a idade 
O número de pessoas com demência deve dobrar até 2030 - e atingir 65,7 milhões - e triplicar até 2050, para 115,4 milhões. Atualmente, cerca de 35,6 milhões de pessoas vivem com a doença no mundo. Os dados são do relatório Dementia: a public health priority (Demência: uma prioridade de saúde pública, em tradução livre), divulgado nesta quarta-feira pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Segundo a OMS, o custo do tratamento e dos cuidados médicos para pessoas com a condição está estimado em 604 bilhões de dólares por ano. O valor inclui tanto os gastos com cuidados médicos e sociais, como a perda de poder aquisitivo das pessoas com demência ou daquelas que cuidam deles. Mais da metade dos doentes (58%) vivem em países de renda média e baixa, mas esse número pode aumentar para 70% em 2050.
Envelhecimento — "Uma vez que a prevalência da doença vai explodir neste século, porque todos vamos viver mais, o risco de demência é de um em cada oito para aqueles com mais de 65 anos. Uma proporção assustadora de um em 2,5 para os maiores de 85. O impacto vai se tornar maior ao longo das décadas," diz Shekhar Saxena, chefe do departamento de saúde mental da OMS.
"Precisamos aumentar nossa capacidade de detectar a demência precocemente para oferecer as condições sociais e de saúde necessárias," disse Oleg Chestnov, diretor geral assistente de Doenças Não Transmissíveis e Doença Mental da OMS. Segundo o relatório, são necessários diagnósticos muito mais eficazes, já que, até mesmo em países ricos, apenas de 20% a 50% dos casos de demência são rotineiramente reconhecidos. "Muito pode ser feito para reduzir o problema da demência. Os profissionais de saúde, com frequência, não são treinados adequadamente para reconhecer a demência."
Apenas oito países em todo o mundo (Austrália, Grã-Bretanha, Dinamarca, França, Japão, Coreia do Sul, Holanda e Noruega) atualmente têm programas nacionais para a demência. Alemanha e Suécia estabeleceram listas de recomendações.
Informação - O estudo também destaca um falta de informação e conhecimento geral sobre a doença, que alimenta o estigma e leva as pessoas a adiar a busca por apoio. "Agora é vital enfrentar os baixos níveis de conscientização e entendimento públicos e reduzir drasticamente o estigma associado com a demência," diz Marc Wortmann, diretor executivo da Alzheimer's Disease International. "Precisamos agir, precisamos deter essa epidemia."
No relatório, a OMS recomenda que as autoridades procurem minimizar o estigma que tem sido, há muito tempo, associado à demência e a melhorar os cuidados gerais para as vítimas, junto com o apoio para os enfermeiros. A demência não tem cura, mas o avanço da doença, em alguns casos, pode ser desacelerado.

Descoberta pode ajudar no combate ao câncer e no transplante de órgãos

Proteína pode tanto aumentar a ação do sistema imune quanto diminui-la

Células de defesa do organismo atacam tumor Células de defesa do organismo atacam tumor 
O sistema imunológico humano está em ação o tempo todo, combatendo de vírus e bactérias até células do nosso próprio corpo, que apresentam mutações potencialmente cancerígenas. Por isso existem vários remédios destinados a pacientes com câncer que estimulam as células de defesa do organismo. Em casos especiais, porém, como em pacientes que passaram por transplantes, é preciso administrar medicamentos que atenuem sua ação, senão essas mesmas células vão tratar o novo órgão como um corpo estranho e provocar sua rejeição.
Um novo estudo realizado na Universidade Loyola de Medicina, de Chicago, nos Estados Unidos, pode fazer o nosso sistema imune agir das duas maneiras. A pesquisa descobriu que uma proteína chamada TGF-BETA, que já é conhecida por diminuir a resposta do sistema imunológico, também pode atuar da forma oposta, aumentando a força de nossas defesas.
"A TGF-BETA é uma faca de dois gumes", diz Makio Iwashima, autor-sênior do estudo publicado na edição online do Journal of Immunology. "Ela provoca reações do sistema imunológico mas não determina a direção destas reações. Dependendo das condições, elas podem tanto ativar quanto suprimir o sistema imunológico."
Para chegar à descoberta, Iwashima e sua equipe testaram a ação da molécula em culturas de células de camundongos. O próximo passo será testá-la em animais vivos. Segundo Iwashima, entender melhor o funcionamento da TGF-BETA pode levar ao desenvolvimento de medicamentos que possam tanto aumentar ou diminuir a resposta do sistema imunológico, conforme seja necessário.

Empresa planeja oferecer banda larga sem fio e gratuita

Com apoio de um dos fundadores do Skype, FreedomPop vai dar aos americanos quase um gigabyte de acesso livre e de alta velocidade


"A internet é um direito, não um privilégio" é a divisa da FreedomPop
"A internet é um direito, não um privilégio" é a divisa da FreedomPop

Quando pensamos em direitos humanos básicos, o acesso à internet de banda larga sem fio provavelmente não está no topo da lista. Porém, uma nova empresa apoiada por um dos fundadores do Skype discorda e planeja levar banda larga móvel gratuita para os Estados Unidos até o fim do ano usando o slogan "a internet é um direito, não um privilégio".
Chamado FreedomPop, o serviço dará aos usuários quase um gigabyte de acesso livre e de alta velocidade à internet móvel por mês pela rede WiMAX da Clearwire e, no futuro, pela da LTE. Também estarão à disposição outros planos pré-pagos de baixo custo com acesso a mais dados. Tony Miller, vice-presidente de marketing do FreedomPop, deu poucos detalhes específicos sobre os produtos da empresa e de como pretende ganhar dinheiro - e nem sequer cita os executivos ou fundadores -, mas disse esperar que o serviço estreasse entre julho e setembro e termine sendo lançado em outros países.
A chegada do FreedomPop coincide com o rápido crescimento do número de usuários de smartphone e o lançamento de redes 4G à medida que as operadoras sem fio tentam acompanhar o passo com a demanda crescente por dados móveis. A companhia não é a única que vê uma oportunidade no lançamento de um serviço 4G gratuito: a NetZero recentemente lançou planos gratuitos e de baixo custo. Porém, se a NetZero oferece 200 megabytes de dados sem fio gratuitos por mês, o FreedomPop oferecerá quase o quíntuplo dessa quantidade - mais do que a maioria dos usuários atualmente consomem por mês.
"Desejamos transformar o acesso em commodity, da mesma forma que o Skype fez com a voz", diz Miller. Segundo ele, os criadores da empresa são amigos de Niklas Zennstrom, cofundador do Skype, que há muito tempo queria trabalhar com uma empresa novata ligada a acesso gratuito a internet. Zennstrom é apoiador e consultor, mas não faz parte ativa da administração da firma.
De acordo com Miller, da mesma forma que o Skype, o FreedomPop usará um modelo "freemium" pelo qual os usuários recebem alguns serviços de graça e precisam pagar por mais. Depois que os usuários ultrapassarem a cota mensal, pagarão uma taxa. Segundo Miller, a cobrança sobre o excedente será "barata" - provavelmente um centavo por megabyte; talvez mais barato para clientes do serviço pré-pago - já que a empresa deseja incentivar o uso.
Sem dar detalhes, Miller acrescenta que os usuários poderão ganhar mais consumo de dados por meio de recursos sociais embutidos no serviço e dividir parte da cota de dados com outros usuários.
Miller afirma que, a princípio, a FreedomPop oferecerá três equipamentos de banda larga móvel. Haverá um adaptador USB para laptops, um "hotspot" Wi-Fi pelo qual até 20 equipamentos poderão se conectar à web e um estojo para iPhone que permitirá ao smartphone contornar a operadora sem fio do cliente, recarregar o telefone e que também funciona como "hotspot" para até oito aparelhos adicionais.
Os usuários não vão pagar pelos aparelhos, mas terão de efetuar um depósito restituível. Miller afirma que a intenção é evitar o abuso, como o de pessoas revendendo um "hotspot" ou estojo para iPhone no eBay. Os equipamentos serão vendidos principalmente online, mas talvez também estejam disponíveis em lojas físicas.
A FreedomPop ainda venderá planos de dados pré-pagos sem fio cujo preço será "significativamente mais baixo" do que os pré e pós-pagos existentes no mercado. Os preços variam, mas a AT&T cobra US$ 50 mensais por um contrato de dois anos que dá ao usuário cinco gigabytes para usar com um modem USB ou um "hotspot" móvel, enquanto os planos para smartphone incluem uma opção de três gigabytes a um custo de US$ 30 mensais. Entre os pré-pagos, a GoPhone oferece 500 megabytes por US$ 25.
"Um gigabyte não será suficiente" - Segundo Miller, a FreedomPop espera que a maior parte da receita venha de serviços além do acesso à internet. Ele não especificou quais serão esses serviços, mas garantiu que oferecer segurança como uma rede virtual privada não será um deles - o teste não apresentou bons resultados. Ainda de acordo com Miller, a empresa também está de olho em oportunidades publicitárias, que poderiam ser outra fonte de receita.
Brian Rich, sócio da empresa de capital de risco Catalyst Investors, que investiu na Clearwire, disse que a FreedomPop é uma ideia inteligente, por estar se aproveitando da capacidade oferecida pela rede da Clearwire, menos restrita que as da AT&T e Verizon Wireless. Ele também se pergunta se a FreedomPop conseguirá lucrar o suficiente revendendo o serviço da Clearwire para que a iniciativa valha a pena.
Neil Shah, analista da Strategy Analytics, tem a mesma opinião, dizendo que a FreedomPop precisará fechar acordos com outros parceiros de banda larga móvel porque o alcance da Clearwire ainda é limitado. Atualmente, o serviço cobre mais de 130 milhões de pessoas em pelo menos 70 cidades norte-americanas. A FreedomPop também tem um acordo com a LightSquared, que planeja a venda no atacado em âmbito nacional da rede da LTE, porém a Comissão Federal de Comunicação recentemente cancelou a licença da empresa. Miller disse que a FreedomPop está negociando outro contrato nacional.
Shah alerta para o fato de que à medida que as pessoas ficarem mais acostumadas a usar dados nos celulares, a FreedomPop necessitará dar ainda mais para atrair usuários para o serviço. "No fim das contas, um gigabyte não será suficiente."

Inteligência humana evoluiu graças a preocupação, diz pesquisa

A preocupação pode ter evoluído junto com a inteligência como uma característica benéfica do ser humano, segundo um estudo liderado por cientistas da Suny Downstate Medical Center, em Nova York, nos Estados Unidos. Jeremy Coplan, professor de psiquiatria da Suny Downstate, e seus colegas descobriram que a inteligência elevada e a preocupação excessiva têm relação com o mesmo tipo de atividade cerebral, o que sugere que a inteligência pode ter evoluído a partir da preocupação dos seres humanos. "Enquanto a preocupação excessiva é geralmente vista como um traço negativo e a alta inteligência como uma algo positivo, a preocupação pode ajudar a nossa espécie a evitar situações perigosas, independentemente de quão remota seja a possibilidade de isso vir a acontecer," disse Coplan. "Em essência, a preocupação pode fazer as pessoas não se arriscarem e terem taxas mais altas de sobrevivência. Assim, como a inteligência, a preocupação pode conferir uma vantagem à espécie", reitera o líder do estudo. Na pesquisa, pacientes com transtorno de ansiedade foram comparados a voluntários sadios para avaliar a relação entre quociente de inteligência (QI), preocupação e metabolismo. Em um grupo controle de voluntários normais, o QI elevado foi associado a um menor grau de preocupação. Mas em pessoas diagnosticadas com o transtorno, o maior QI foi associado ao maior grau de preocupação. A correlação entre QI e preocupação foi significativa em ambos os grupos. No entanto, no primeiro caso, a correlação foi positiva e no último, negativa. Foram avaliados 18 voluntários saudáveis (oito homens e 10 mulheres) e 26 pacientes com o transtorno (12 homens e 14 mulheres). Estudos anteriores indicaram que a preocupação excessiva tende a existir tanto em pessoas com inteligência superior e inferior, e pouco menos em pessoas de inteligência moderada. Foi levantada ainda a hipótese de que pessoas com menor inteligência sofrem mais ansiedade, porque alcançam menos sucesso na vida.

Medicina chinesa é potencialmente nociva, diz estudo

Exames de DNA em amostras de remédios tradicionais chineses revelaram substâncias potencialmente perigosas e inclusive restos de animais em risco de extinção, segundo um estudo australiano publicado nesta quinta-feira (12) nos Estados Unidos. "A medicina tradicional chinesa tem uma longa história cultural, mas antes de adotá-la, hoje em dia seus usuários devem ser conscientes dos problemas legais e de saúde que possam existir", disse o doutor Michael Bunce, da Universidade de Murdoch, na Austrália, principal autor do estudo. As quinze amostras de substâncias medicionais tradicionais chinesas estudadas foram apreendidas pela alfândega na Austrália em forma de pó, comprimidos, cápsulas, flocos e preparados para infusões. "No total encontramos 68 famílias de plantas diferentes nestes tratamentos, que são misturas complexas", disse Bunce, cujo trabalho é publicado na revista científica PLoS Genetics. "Algumas destas misturas contêm plantas medicinais que pertencem aos gêneros Ephedra e Asarum", respectivamente, de pequenos arbustos e plantas ornamentais, acrescentou. Estas plantas contêm substâncias químicas que podem ser tóxicas se forem mal dosadas. Apesar disso, observou o pesquisador, as concentrações destas substâncias não aparecem na etiqueta. "Também detectamos traços de animais, cujo comércio está restrito, classificados como espécies vulneráveis, em risco de extinção ou gravemente ameaçadas, inclusive o urso negro asiático e o antílope saiga", disse o autor do estudo. O investigador afirmou que alguns destes produtos tinham etiquetas fraudulentas. Um deles, apresentado como de procedência 100% de antílope saiga, continha importantes quantidades de cabra e ovelha. Antes do desenvolvimento de técnicas de sequenciamento de DNA, era muito difícil determinar as origens biológicas dos ingredientes nos produtos de medicina tradicional chinesa, disse. O fato de que estas substâncias tivessem sido transformadas em cápsulas e em pó tornou particularmente difícil identificá-las, acrescentou Bunce, mas o processo de transformação não altera a marcação genética das substâncias. As etiquetas fraudulentas, por sua vez, são outro obstáculo para fazer cumprir as leis e perseguir os infratores. "O sequenciamento de DNA ajudará a realizar auditorias genéticas destes medicamentos, o que deverá melhorar significativamente a regulamentação e o controle dos suplementos alimentícios e da medicina alternativa", informou. Com mais de 3.000 anos de antiguidade, a medicina tradicional chinesa conta com milhares de substâncias, das quais 300 são de uso comum.

Sono irregular aumenta risco de obesidade e diabetes

A falta de sono, ou dormir de forma irregular, contrariam o relógio biológico humano, podendo aumentar o risco de desenvolver diabetes e obesidade. A conclusão é do Dr. Orfeu Buxton e seus colegas do Brigham and Women's Hospital e da Universidade de Harvard (EUA). Os resultados reforçam um outro estudo divulgado nos últimos dias, quando cientistas identificaram uma substância que faz emagrecer alterando o relógio biológico humano. Por outro lado, eles vão contra um estudo polêmico divulgado por cientistas britânicos, que defenderam que dormir oito horas ininterruptas é algo social, e não natural. Os pesquisadores avaliaram 21 voluntários saudáveis em um ambiente controlado durante seis semanas. Foram regulados fatores como horas de sono, em que período do dia os participantes dormiam, dieta e outras atividades. A ideia foi simular situações que levam ao sono irregular, como turnos de trabalho alternados (diurno e noturno) ou jet lag - problemas fisiológicos causados pela mudança de fuso horário em viagens. Substância que controla relógio biológico pode virar pílula contra jet lag Inicialmente os participantes dormiram cerca de 10 horas por noite. Em seguida, passaram três semanas domindo entre 5 e 6 horas a cada 24 horas, com períodos de sono alternados, de modo a simular trocas de turno. Para terminar, os voluntários passaram os últimos nove dias da pesquisa dormindo períodos normais e à noite. Os resultados mostraram que a interrupção prolongada do sono normal e do ritmo circadiano afeta a produção de insulina, levando ao aumento de glicose no sangue. Em alguns casos, a elevação atingiu níveis considerados pré-diabéticos. Os participantes também apresentaram importante queda em suas taxas metabólicas, que, segundo os autores do estudo, pode ser traduzida em um ganho de peso superior a 4,5 quilos por ano. A boa notícia é que os efeitos negativos dos períodos de sono ruim podem ser revertidos em grande parte com a volta do sono aos padrões normais. Os pesquisadores agora pretendem avaliar interações entre sono, dieta e exercícios, já que, neste experimento, os voluntários não fizeram exercícios.

Cientistas encontram calcanhar de Aquiles do vírus da dengue

Cientistas descobriram uma região no vírus da dengue que é neutralizada em pessoas que são curadas da infecção. O resultado se contrapõe às pesquisas atuais em busca de uma vacina contra a dengue, que vem se concentrando em uma região diferente do vírus. O problema está em que as outras equipes estão fazendo estudos em camundongos, mas o vírus da dengue se comporta de maneira diferente em camundongos e em humanos, garante o professor Aravinda de Silva, da Universidade da Carolina do Norte (EUA). "Os pesquisadores vêm-se baseando em estudos com camundongos para entender como o sistema imunológico mata o vírus da dengue, assumindo que os estudos em camundongos vão se aplicar também às pessoas," explica o pesquisador, que é natural do Sri Lanka. "Nosso estudo mostrou pela primeira vez qual região o sistema imunológico dos humanos alveja quando está tentando destruir o vírus da dengue. E a região alvejada pelo sistema imunológico humano é muito diferente da região atacada pelo sistema imunológico dos camundongos," completa o pesquisador. A pesquisa do Dr. Aravinda, que será publicada na revista PNAS, foi realizada usando amostras de sangue de pessoas infectadas com o vírus da dengue. Ele e seu colega Ruklanthi de Alwis descobriram que, em vez de se ligar a pequenos fragmentos do vírus, como ocorre nos animais de laboratório, os anticorpos humanos ligam-se a uma estrutura complexa que está presente apenas em um vírus da dengue completo. Ruklanthi diz que algo parecido havia sido detectado no ano passado em relação ao HIV e ao vírus da febre do Nilo. Segundo o grupo, a descoberta deverá redirecionar as pesquisas em busca de uma vacina da dengue, que poderá passar a ser feita em bases mais realísticas. A criação de uma vacina contra a dengue é algo complicado pelo fato de existirem quatro formas distintas, mas estreitamente relacionadas, de vírus que causa a doença. Dois grupos brasileiros trabalham na vacina contra a dengue Uma vez que as pessoas se recuperam de uma infecção com uma forma do vírus, elas ganham imunidade vitalícia contra essa forma. Mas, se são infectadas por uma das outras três formas do vírus, isso aumenta as chances de desenvolvimento da forma hemorrágica da dengue, muito mais grave e, por vezes, fatal. A principal teoria para explicar porque algumas pessoas desenvolvem febre hemorrágica da dengue é que, sob algumas condições, ainda não conhecidas, a resposta imunológica humana pode efetivamente potencializar o vírus e a doença durante uma segunda infecção.

Alimentos com sabor umami ficam deliciosos, mas enjoativos

Alimentos com sabor umami ficam deliciosos, mas enjoativos

Delicioso
Ao imaginar um prato ou uma bebida que dá água na boca, as pessoas podem ir além do salgado, doce, amargo e azedo.
Elas podem chegar ao quinto sabor básico: o umami.
A palavra, de origem japonesa, significa delicioso e saboroso.
Os livros-texto afirmam existir cinco gostos básicos: doce, amargo, azedo, salgado, e umami - uma palavra de origem japonesa que significa saboroso. A diferença crucial é entre gosto e sabor - o sabor envolve, além do paladar, o olfato.
Mas essa lista pode crescer porque, em janeiro deste ano, cientistas norte-americanos anunciaram a descoberta de que a língua humana possui também um receptor capaz de sentir o gosto de gordura, o que explicaria em parte a preferência mundial por comidas gordurosas.
Umami
Na prática, o umami é reconhecido por ser duradouro, ficando na boca por mais tempo do que os demais sabores.
Inconscientemente ou não, parece que as pessoas tendem a não exagerar na alimentação quando ingerem algo cujo sabor predominante é o umami.
O sabor está presente em vários alimentos e temperos que ocupam a mesa do brasileiro, como o queijo parmesão, os peixes, os frutos do mar, o tomate, os cogumelos, o molho shoyu e algumas carnes.
O professor Felix G. Reyes, da Unicamp, conta que a descoberta do umami foi gerada pela percepção de que o glutamato monossódico - mais conhecido como aji-no-moto - modifica o sabor dos alimentos. Segundo o professor, em seguida foi verificado que o inosinato e guanilato também contribuem com o umami.
"A descoberta do umami é do começo do século 20, no Japão, quando o pesquisador Kikunae Ikeda, da Universidade Imperial de Tóquio, fez pesquisas e chegou à conclusão de que existe um quinto sabor, daí o nome umami ser de origem japonesa," disse Reyes que, atualmente, desenvolve pesquisas para avaliar o uso seguro do glutamato como aditivo alimentar para observar possíveis efeitos que esse composto possa provocar no organismo humano.
Origem dos sabores
Ao comer ou beber algo são acionados de 7.500 a 12.000 sensores gustativos na boca. A língua faz o registro inicial e envia essas informações para o cérebro.
O gosto doce está associado à glucose e à sacarose, o salgado ao cloreto de sódio (sal de cozinha), no amargo há um conjunto de elementos que são na sua maioria orgânicos e, no azedo, a sensação gustativa depende da concentração do íon hidrogênio.
Uma outra pesquisadora brasileira, Bettina Malnic, Instituto de Química da Universidade de São Paulo, decifrou o que se pode chamar de código dos cheiros, ou seja, como as diferentes moléculas de odor interagem com os neurônios e disparam as informações que serão interpretadas pelo cérebro, permitindo aos seres humanos distinguir um repertório com milhares de odores.
E os cheiros estão intimamente relacionados com nossa percepção dos sabores.
Efeitos adversos
Reyes acrescenta que o uso do glutamato como aditivo alimentar é autolimitante, pois os resultados mostram que o exagero na ingestão de um alimento ou tempero nos quais predominam o umami causam uma sensação desagradável - ou seja, o umami parece ser fortemente enjoativo, apesar do aumento inicial no sabor.
Por outro lado, efeitos adversos à saúde têm sido associados ao glutamato monossódico quando o organismo é exposto a ele por uma via que não seja a oral.
Assim, segundo o cientista, é necessário avançar nas pesquisas para verificar os impactos das substâncias que integram o umami, quando ingeridas junto com os alimentos.
"As evidências científicas indicam que essas moléculas [que formam o umami] são seguras quando usadas como aditivos alimentares. Mas é preciso desenvolver mais pesquisas. Queremos verificar se há impactos bioquímicos, hematológicos ou outros efeitos adversos ao organismo", disse Reyes.

Pesquisa conclui que homens se excitam mais no outono

De acordo com o estudo, a intensidade da luz das estações interfere na libido 


Sim, meninas, estamos no outono e essa é a estação em que os homens mais se excitam. Pelo menos é o que diz um estudo realizado pela Universidade de Tromsø, na Noruega, e divulgado no site do jornal norueguês The Local. Para quem acha que eles estão sempre cheios de desejo, a pesquisa apontou que o “fogo” pode oscilar de acordo com a intensidade da luz e do sol nas estações, que podem variar um pouco.
A pesquisa mostrou também que as mulheres se excitam mais na primavera, apontando um efeito causado pela maior quantidade de luz dessa estação nos hormônios femininos. "As mulheres são afetadas pela luz em relação ao desejo sexual, mas surpreendentemente os homens não", disse Arne Holte, uma das pesquisadoras da Universidade de Tromsø.
O estudo avaliou a conexão entre o desejo sexual e a luz em diversos jovens em Tromsø, Alta e Hammerfest, que são cidades no norte da Noruega. A quantidade de luz solar é conhecida por ter um impacto sobre os níveis de vários hormônios como a endorfina. Portanto, é um fator explicativo e determinante da atividade sexual ser mais intensificada ou não.
Segundo a sexóloga Bente Træen da Universidade de Tromsø, a sexualidade masculina é considerada mais estável, enquanto a das mulheres é mais afetada pelo ambiente e pela menstruação.
Ela argumentou que, enquanto os homens produzem testosterona o tempo todo, os hormônios femininos são mais variáveis, afetando o aumento do interesse sexual de acordo com a quantidade de luz do dia. "Isso está ligado à sensação de estar apaixonada e na produção de dopamina, que estimula o centro do prazer no cérebro", disse Bente. E você, concorda com o estudo?

Alimentação saudável = cabelo bonito

Qual mulher não quer ter cabelos bonitos, saudáveis, brilhantes e sedosos? Para alcançar tal objetivo, boa parte delas gasta muitas horas em salão e muito dinheiro com produtos caros que prometem deixar o cabelo tão bonito como aqueles que aparecem nos comerciais. Contudo, o que essas mulheres talvez não saibam é que a beleza dos fios começa de dentro para fora. A ideia é simples, um corpo bem nutrido resulta em cabelos mais fortes.
Sementes como lentilhas e feijão fornecem proteína e nutrientes essenciais para a constituição do cabelo, como ferro, zinco e biotina. Outros alimentos, como a sardinha e o salmão, ricos Omega-3, aqueles que contêm proteínas, ferro e vitamina B12,m além de sementes moídas de linhaça e nozes, que são ricos em ácidos graxos essenciais, contribuem para um cabelo forte e brilhante.

Homofóbicos podem ter sentimentos homossexuais secretos

Pessoas que têm sentimentos fortes contra homossexuais podem estar lutando contra seus próprios desejos secretos por pessoas do mesmo sexo.
Uma nova pesquisa desenvolvida na Universidade de Rochester, nos Estados Unidos, mostrou que pessoas que possuem visões hostis em relação à homossexualidade podem ter essas tendências, mas lutar contra elas e escondê-las de outras pessoas. A homofobia pode se originar também a partir de pais autoritários, com opiniões fortes contra os gays.
“Esse estudo mostra que se você tem aquele sentimento de reação visceral em relação a um grupo (social), se pergunte ‘por quê?’”, explica o pesquisador Richard Ryan. “Essas emoções intensas deveriam servir como uma chamada para auto-reflexão”.
A pesquisa foi publicada no periódico Journal of Personality and Social Psychology.

Esmaltes podem oferecer risco à saúde

A exposição constante a esmaltes pode provocar danos à saúde, especialmente de manicures e pedicures que os manipulam durante longos períodos. A afirmação está presente no relatório Controle de Substâncias Tóxicas, produzido por um departamento do governo da Califórnia, nos Estados Unidos.
Segundo o relatório, um estudo realizado em 2008, esses produtos contêm substancias tóxicas, como o formaldeído, tolueno e dibutil ftalato, trio que está ligado ao câncer e a defeitos de nascimento. Os pesquisadores fazem um alerta: em muitos dos produtos analisados, o rótulo não informava a presença de tais substâncias e ainda se intitulavam como “não tóxicos”.

Quem espera viver pouco se casa mais cedo

Pessoas que esperam viver muito tempo tomam decisões diferentes das pessoas que acreditam que irão morrer jovens. O fenômeno pode ser subconsciente, o que faz com que os indivíduos nem mesmo percebam o padrão de suas decisões.
“Não é como se você estivesse pensando sobre quanto tempo você tem que viver”, explica Daniel Krupp que desenvolveu uma pesquisa sobre o tema na Queen’s University, no Canadá. “Não tem que ser o tipo de decisão lógica, fria e racional. Também pode ser emocional. Você sente que você quer ter um bebê logo; você sente que você que se casar agora.”
As escolhas afetam, por exemplo, maiores ou menores investimentos em educação e a idade em que a pessoa decide se casar. Indivíduos que esperam viver menos se casam mais cedo e se dedicam menos aos estudos.

Prática esportiva é segura para gestantes

Mulheres grávidas podem se sentir inseguras quanto à pratica de exercícios durante a gestação, mas estudos mostram que atividades físicas podem ser muito benéficas para a mãe e o bebê.
Pesquisadores da Universidade Johns Hopkins desenvolveram uma pesquisa que avaliou os efeitos que atividades aeróbicas tinham nas mamães e nos fetos. De acordo com os resultados, os exercícios da mãe diminuíam as taxas de batimento cardíaco em descanso do bebê, um sinal de boa saúde.
Assim, o estudo aconselha que gestantes devem considerar a prática esportiva durante pelo menos 150 minutos por semana. Porém, apenas mulheres saudáveis participaram da pesquisa, que excluiu gestações com complicações,
Antes de iniciar qualquer prática esportiva, a grávida deve conversar com seu médico, para que a sua segurança e a do bebê sejam garantidas.

O que queima mais calorias: fazer sexo ou lavar a louça?

Site confere quantas calorias gastamos ao realizar atividades bem pouco esportivas 

Você já deve ter ouvido falar da pulseira Nike Fuelband, que funciona como um verdadeiro personal trainer portátil, contando todas as calorias que você gasta durante o dia, convertendo esses números em pontos, os Nikefuels.
Casey Chan, do site Gizmodo, resolveu testar a pulseira e conferir quantas calorias queimamos com algumas atividades bem cotidianas — assim como algumas um tanto quanto mundanas —, revelando uma lista bastante curiosa.
Só como referência, 3 mil Nikefuels correspondem a um dia ativo, enquanto que 2 mil correspondem a um dia de atividade normal.
Resultados
  • Escovar os dentes: 17 calorias ou 47 Nikefuels;
  • Comer pizza: 8 calorias ou 23 Nikefuels;
  • Lavar louça: 30 calorias ou 86 Nikefuels;
  • Mover o braço para cima e para baixo durante 30 segundos: 9 calorias ou 26 Nikefuels;
  • Fumar um cigarro: 8 calorias ou 21 Nikefuels*;
  • Subir 4 lances de escadas caminhando: 7 calorias ou 19 Nikefuels;
  • Tomar banho: 60 calorias ou 169 Nikefuels;
  • Ir ao banheiro (nº 1): 2 calorias ou 6 Nikefuels;
  • Ir ao banheiro (nº 2): 10 calorias ou 31 Nikefuels;
  • Dormir: 25 calorias ou 79 Nikefuels;
  • Se masturbar: 82 calorias ou 231 Nikefuels;
  • Fazer sexo: 179 calorias ou 514 Nikefuels;
  • Sair para beber com os amigos: 463 calorias ou 1303 Nikefuels;
  • Uma noite de balada qualquer (Chan não se lembra do que aconteceu nesse dia): 1129 calorias ou 3320 Nikefuels;
  • Estar de ressaca: 102 calorias ou 292 Nikefuels;
Conclusão
De acordo com Chan, de todas as atividades realizadas, a que ofereceu o pior “custo-benefício” foi subir quatro lances de escadas, enquanto que sair para a balada foi o que mais rendeu pontos ao rapaz.
* Segundo o autor, esta atividade foi repetida algumas vezes para comprovar se os números estavam corretos.

Pesquisa indica que o melhor dia para o sexo é quinta-feira

De acordo com o estudo, nesse dia da semana os hormônios estão mais acentuados para a prática 


Você sabia que quinta-feira é o melhor dia para fazer sexo? E que a noite de quarta-feira é a melhor aposta para encontrar o amor da sua vida? Pelo menos é o que diz um estudo realizado pela Escola de Economia e Ciências Políticas de Londres, que revelou que cada dia da semana é perfeito para certos tipos de atividades, desde fazer sexo até conseguir um aumento de salário.
Confira abaixo a lista dos dias da semana com as atividades sugeridas:
Segunda-feira
Ao contrário do que se pensa, a pesquisa revelou que esse é o melhor dia para desestressar. Encontre um tempinho para relaxar, pois segundo um estudo do British Medical Journal, neste dia da semana o nível de estresse sobe por ser o de retorno ao trabalho depois de um fim de semana de descanso.
Terça-feira
Melhor dia para resolver assuntos, pois a terça-feira é mais produtiva. Um estudo realizado pela Sociedade Americana de Psicologia Industrial e Organizacional diz que o lado esquerdo de nosso cérebro domina o pensamento no início da semana, sendo mais útil para a rotina de trabalho.
Quarta-feira
Melhor dia para encontrar um amor. Este é ideal para um primeiro encontro, segundo uma pesquisa feita com 8 mil pessoas. Dessas 40% se deram bem nesse dia da semana.
A quarta-feira também é um bom dia para pedir um aumento: os chefes são mais receptivos a pedidos desse tipo neste dia da semana.
Quinta-feira
O cortisol, além de ser a substância liberada durante os picos de stress, ele também estimula os hormônios sexuais, sendo na quinta-feira ele atinge o seu ápice.
Sexta-feira
Melhor dia para deixar de fumar. Segundo pesquisa, tentando parar de fumar neste dia, você pode sobreviver às tentações do fim de semana. Isto é porque os primeiros dias são quando sua vontade é mais forte.
Sábado
Melhor dia para ter um bebê. Os sábados são melhores se você quiser que seu filho seja um vencedor mostra uma pesquisa do Office for National Statistics. Segundo o estudo, crianças nascidas neste dia têm uma melhor chance de se tornar primeiro-ministro. De 21 primeiros ministros desde 1900, seis nasceram em um sábado.
Domingo
Melhor dia para comer fora. Segundo uma pesquisa, preparar o almoço em casa no domingo pode ser muito estressante.

Pesquisa revela que a escassez de solteiros em uma região resulta em mulheres com salários maiores

A falta de pretendentes pode fazer bem à sua carreira 

Quanto menor a variedade de homens para você escolher como parceiros, maior a probabilidade de você desenvolver uma carreira de sucesso. Essa foi a conclusão de uma pesquisa realizada na University of Texas at San Antonio (UTSA). Ela foi publicada na última semana no periódico Journal of Personality and Social Psychology.
Segundo descrição da American Psychological Association, os especialistas tinham como objetivo conferir como a diversidade de possíveis parceiros influencia nas pretensões femininas de carreira. O resultado foi que a falta de opções para escolher é bom para o lado profissional delas, que passam a procurar por empregos mais lucrativos, deixando a vida pessoal um pouco de lado.
A motivação pela busca de um trabalho melhor aconteceria porque elas têm receio de não conseguir sustentar uma família no futuro sem a ajuda de um parceiro. Essa escolha influenciaria, ainda segundo os pesquisadores, até mesmo o mercado da região com menor número de pretendentes. Isso porque os salários para as mulheres tendem a ser bem mais altos nesses locais do que em outros que possuem grande variedade de solteiros.

Se ele só quer me usar, devo usá-lo também?

por Eduardo Yabusaki 

O descompromisso é uma realidade cada vez mais presente. As pessoas querem se divertir e ficar, mas não assumem um envolvimento maior e consequentemente um compromisso.  
 
Não querendo aqui generalizar, mas esse comportamento é frequente, e o pior, tem sido reforçado socialmente.

Usar quem te usou não é uma boa estratégia, principalmente quando essa situação te incomoda, pois reproduzi-la não irá deixá-la bem ou mais confortável e muito menos resolver seu desejo de ter alguém.


Usar ou ser usado não é uma situação construtiva para nenhuma das partes. Quem usa entra apenas na repetição de uma situação que não resolve seu vazio e quem é usado vive o impacto e a descrença de mais uma vez não ter dado certo.


Quem expõe o outro a uma situação assim, precisa rever seus valores, no caso aqui, em relação à mulher, pois ela ao se sentir usada, certamente se afastará e você permanecerá numa busca sem fim, que não leva a nada e só magoa, além de criar uma referência negativa de sua imagem.


Quem passa por essa situação não deve desacreditar que possa viver um bom e duradouro relacionamento. É preciso avaliar e ser mais cuidadosa para não se expor a situações como essa. Por isso é importante observar como ele se apresenta e sacar sua real história (atos valem mais que palavras!) e não simplesmente vê-lo com um olhar idealizado e apaixonado. Afinal, a nossa história revela como somos e como nos relacionamos com as pessoas, desde a vida familiar, como a social, pessoal e amorosa.


Mesmo aqueles que usam as pessoas, procuram um par, pois esse é o desejo e a expectativa de todos.
Não desanime! Pode não ser numa primeira ou segunda tentativa, mas certamente em algum momento encontrará a pessoa certa para construir um verdadeiro relacionamento.

Sexo entre ex-namorados pode ser prazeroso, mas cuidado com as falsas expectativas

O lado bom do sexo com "ex" é que ambos conhecem bem um ao outro; mas cuidado com as expectativas

Sábado à noite, sem nada para fazer e o telefone toca. Os temidos "ex", quando ligam, certamente estão querendo uma noite para relembrar os velhos tempos. Os sentimentos são conflitantes: se por um lado transar com uma pessoa com quem você já se relacionou pode ser uma experiência prazerosa, no dia seguinte você poderá lidar com uma dose de culpa ou com a incerteza sobre seus sentimentos.

A psicóloga Claudia Feliciano explica que é muito natural ter desejo sexual por um ex-namorado, namorada, marido ou mulher, mesmo que o amor já não exista mais. "O casal cria uma intimidade e aprende a conhecer o outro", diz Claudia. "Sexo casual com alguém que já foi seu parceiro é muito excitante, pois um já sabe do que o outro gosta". 


As razões para procurar um "ex" para sexo casual são muitas, mas o fato de conhecer a pessoa e ter construído uma intimidade que não se consegue em um primeiro encontro são os motivos mais significativos. A psicóloga Luciana Barros lembra que muitas pessoas afirmam que o sexo pode ser ainda melhor depois do término da relação.


"Os parceiros se sentem mais livres para explorar novidades e é muito mais fácil fazer propostas ousadas para quem você já conhece", diz. As mulheres, por exemplo, costumam ter mais pudor para fazer sexo anal, mas para elas pode ser mais simples topar essa experiência com o "ex" do que com um parceiro eventual. "Ela conseguirá aproveitar muito melhor a sensação e o homem sentirá que ela está à vontade, e estar confortável faz toda a diferença para o sexo", afirma Luciana.
Defina as regras do jogo
Muitas vezes, quando o amor acaba, o desejo permanece e pode aumentar. Algumas pessoas, no entanto, temem que um momento de prazer possa trazer à tona traumas do relacionamento ou criar falsas esperanças em um dos envolvidos.

"A carência pode fazer com que um dos dois pense que o sexo será uma porta de entrada para uma nova etapa do romance", afirma Luciana. "É importante que as expectativas estejam claras. Por mais difícil que pareça, conversar antes é sempre o melhor caminho para evitar desentendimentos", diz a psicóloga.
A terapeuta Claudia concorda. "Tanto os homens quanto as mulheres têm algum nível de insegurança quando se trata de 'ex', mesmo que por uma noite", diz. Para ela, estabelecer um acordo com alguém que você já viveu uma história costuma ser mais prático e evita frustrações. As especialistas lembram, ainda, que é impossível prever a reação do outro e que os riscos de reacender um sentimento antigo existem.
Incapacidade de se libertar
Para alguns, lidar com o sexo casual é muito simples. Mas é importante saber que cada pessoa lida de um jeito com essa prática. E não são apenas as mulheres que podem se sentir usadas ao perceber que tudo foi apenas uma noite de sexo. "Muitas acreditam que o homem está mais disposto a uma transa sem compromisso, mas isso não é uma regra", diz Claudia.
O problema cresce quando a pessoa sabe que vai se frustrar, mas não consegue recusar os convites. Para evitar o sofrimento, é preciso conhecer seus limites e respeitá-los. "É comum perder o ritmo e prolongar uma história por mais tempo do que o ideal", afirma Luciana. Portanto, se você ainda nutre sentimentos por uma pessoa que não está disposta a reatar o relacionamento, é melhor não manter o vínculo sexual, pois isso só dificultará o processo de superação do rompimento.

Colocar um ponto final pela segunda vez com uma mesma pessoa pode ser uma atitude dolorida, mas é fundamental que os parceiros não se sintam obrigados a atender a todos os chamados. E se é você quem costuma tomar a iniciativa do convite, prepare-se para um possível não --assim como você não deve aceitar nenhuma proposta por educação.  "Alguns casais criam uma nova rotina, sem o envolvimento e as obrigações de uma relação , mas com encontros sexuais frequentes. Esse tipo de acordo pode causar algum desconforto se os dois estiverem em sintonias diferentes", explica Luciana.

Antioxidante pode interromper o processo da doença de Alzheimer

A doença de Alzheimer é a sexta maior causa de morte nos Estados Unidos, e afeta uma em cada oito pessoas com idade superior a 65 anos. Apesar de todos os avanços tecnológicos, não existe hoje nenhum tratamento que impeça o desenvolvimento da doença. No entanto, novo estudo mostra que a redução dos níveis de ferro no plasma sanguíneo pode proteger o cérebro de alterações relacionadas à doença.
Realizado na Universidade de Dakota do Note, nos Estados Unidos, o estudo foi desenvolvidos com coelhos que foram alimentados com uma dieta rica em colesterol, o que provocou o acúmulo de placas ricas em uma proteína chamada beta-amiloide, que são toxicas para os neurônios e contribuem para o desenvolvimento da doença de Alzheimer.
Os coelhos também desenvolveram alterações em outra proteína, chamada TAU que faz parte da constituição do esqueleto do neurônio. Quando essa proteína se torna fortemente fosforilada, a capacidade dos neurônios em conduzir os sinais elétricos é interrompida. Os coelhos receberam tratamento específico com uma substancia chamada deferiprona para redução dos níveis de ferro no sangue, o que resultou na diminuição dos níveis de beta-amiloide e TAu fosforilada no cérebro.  
Com essas descobertas, os cientistas acreditam que poderão ajudar a prevenir e controlar a doença de Alzheimer.

Facebook anuncia serviço de e-mail para usuários

Quem ainda não especificou seu contato pessoal receberá um @facebook.com

O Facebook anunciou que, a partir desta sexta-feira (13), os usuários que não especificaram seu endereço de email vão passar a ter um novo e-mail, com final @facebook.com.
Vamos dar um exemplo: se o endereço de seu perfil é www.facebook.com/josedasilva, seu e-mail será josedasilva@facebook.com.
Mas isso só vai valer para usuários que não especificaram o e-mail pessoal em "Configurações da conta" — ou seja, não é o email do login.
"Qualquer pessoa que já tiver selecionado seu endereço de e-mail não será afetada", disse o Facebook, em uma nota oficial.

Cidades da Copa das Confederações devem ter internet móvel 4G até o fim de 2013

Elas abrigarão o torneio preparatório que antecipa a Copa do Mundo de 2014


Todas as cidades que serão sedes da Copa das Confederações vão ter internet de quarta geração para celulares, o 4G, que é a mais rápida disponível. As cidades são, por enquanto, Rio de Janeiro, Brasília, Fortaleza e Belo Horizonte. Mas Salvador e Recife devem entrar para este grupo.
As operadoras que vencerem o leilão da faixa de frequência de 2,5 giga-hertz (GHz) vão poder oferecer o serviço. As regras para o leilão, que deve ser realizado no início de junho, foram aprovadas pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).
Todas as outras capitais do país e os municípios com mais de 500 mil habitantes terão a tecnologia 4G até dezembro de 2014. Mas as que forem sede da Copa das Confederações, como incentivo pela Copa, receberão antes.

As cidades com mais de 200 mil habitantes serão atendidos em dezembro de 2015 e as com mais de 100 mil habitantes, até dezembro de 2016. Os municípios que tem entre 30 e 100 mil habitantes serão atendidos até dezembro de 2017.


Nos pequenos municípios, as operadoras poderão utilizar a infraestrutura já existente para oferecer banda larga, mas ainda com a tecnologia de terceira geração (3G).


A proposta do edital foi colocada em consulta pública em janeiro e recebeu 2011 contribuições. O relator propôs a divisão de uma das subfaixas que será licitada em dois blocos, o que, segundo ele, vai aumentar a competitividade da licitação.


As empresas que vencerem o leilão das faixas destinadas à telefonia 4G deverão usar pelo menos 60% dos equipamentos fabricados no país em suas redes entre 2012 e 2014. Nos dois anos seguintes, o percentual dos investimentos em aquisição de bens e produtos com tecnologia nacional passa para 65% e, entre 2017 e 2022, para 70%.


Na mesma licitação, também será oferecida a faixa de 450 mega-hertz (MHz), para a oferta de telefonia em áreas rurais. Até junho de 2014, as operadoras deverão atender a 30% da demanda, em dezembro a exigência passa para 60% e até dezembro de 2015, todas as áreas rurais devem ser atendidas. Além dos serviços de telefonia e internet para as residências, as operadoras também deverão oferecer internet nas escolas da área rural.


Pelas regras do edital, a Anatel vai leiloar primeiro as faixas para a zona rural e, se não houver interessados, elas serão atreladas ao leilão da faixa de 2,5 GHz. As operadoras que ganharem a licitação da telefonia de 4G deverão cumprir as metas para a telefonia rural.

Veja dicas para proteger sua empresa de crimes na internet

Brasil não está preparadas para evitar ataques, diz consultoria

Os crimes realizados pela internet ocupam o segundo lugar da lista dos crimes econômicos identificados pelas empresas.  Apesar da dependência da tecnologia, estas firmas estão menos preparadas e mais aptas a sofrer esses riscos.
Segundo Fernando Cevallos, gerente sênior da Price waterhouse Coopers Brasil, os chefes das empresas consideram a segurança digital um problema da área da tecnologia da informação.
— A questão envolve também o modo como a área de Recursos Humanos garante que os funcionários entendam as políticas de segurança da empresa e como recruta pessoas para proteger a organização de ataques cibernéticos.
A Pwc realizou uma pesquisa na qual apontou que 33% dos respondentes no Brasil já sofreram algum tipo de crime econômico em 2011.
E, para tentar evitar que sua empresa seja alvo de crimes digitais, a consultoria dá algumas dicas básicas:
— A empresa deve saber com quem está se relacionando (funcionários, fornecedores, parceiros, intermediários);
— É importante  envolver as equipes da tecnologia da informação, auditoria interna e diretoria para combater o crime digital;
— Atribuir a liderança do combate ao crime ao CEO;
— Adotar o planejamento de resposta à crise cibernética.

Pesquisa mostra alto uso de álcool entre jovens estudantes

O consumo de bebida alcoólica é mais comum entre mulheres

Três em cada quatro estudantes do ensino médio menores de 18 anos já consumiram bebidas alcoólicas, segundo pesquisa da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB), da Universidade Estadual Paulista (Unesp), divulgada nesta sexta-feira. Dos 1.507 alunos de escolas da rede pública e particular ouvidos na pesquisa, 40% disseram ter usado álcool nos últimos 12 meses. Entre os alunos do ensino fundamental (de 7 a 14 anos) 38,8% já experimentaram bebida alcoólica e 8,5% o fizeram em período recente.

A pesquisa, aplicada em escolas de Botucatu, a 235 quilômetros de São Paulo, indica que o álcool tem entrado cada vez mais cedo na vida de seus usuários, segundo a pesquisadora Priscila Lopes Pereira, responsável pelo estudo. Outra constatação da pesquisa é de que o uso do álcool tem sido mais comum entre mulheres, o que amplia o comportamento de risco entre as adolescentes, como, por exemplo, sexo sem proteção e dependência de drogas.


"Os jovens são os que apresentam maiores riscos em relação ao consumo do álcool, com consequências negativas como problemas nos estudos, problemas sociais, prática de sexo sem proteção, gravidez indesejada, maior risco de suicídio ou homicídio e de acidentes", afirmou.


Embriaguez


A maior propensão de "beber com embriaguez", revelou o estudo, também se encontra no grupo de estudantes do sexo feminino. A pesquisadora define como beber com embriaguez o consumo igual ou superior a cinco doses em uma ocasião para homens e a quatro doses para mulheres. Nesse caso, a dose equivale a 50 ml de destilado com teor alcoólico de 40%; 350 ml de cerveja (teor alcoólico de 4 a 5%) e 150 ml de vinho a 12,5% de álcool.


Pertencer à classe social mais alta, estudar em escola pública e não ter prática religiosa são fatores que facilitam o contato precoce com o álcool, segundo a pesquisa. Para a autora do trabalho, a influência de amigos que bebem e se embriaguem uma vez por semana é um estímulo crucial para os mais jovens. "O padrão de consumo segundo o sexo vem sendo objeto de discussão em estudos envolvendo a epidemiologia do alcoolismo.


As conquistas femininas nas últimas décadas, além da independência financeira, levaram as adolescentes a ter mais liberdade e a frequentar locais de consumo antes restritos aos homens", explicou Priscila. Estudos indicam, segundo ela, que as mulheres que consomem álcool desenvolvem mais rapidamente que os homens doenças graves como fígado gorduroso, hipertensão, anemia, desnutrição, hemorragia gastrointestinal e úlcera péptica.

Combata rouquidão e dor de garganta sem prejudicar a voz

Gengibre, conhaque, limão com mel e outros recursos não passam de mitos

Quem sabe usar a voz em diferentes situações só tem a ganhar - um tom mais firme e seguro ajuda um chefe a manter a sua postura, por exemplo, enquanto um tom mais carinhoso e sedutor pode fazer diferença na hora de agradar o parceiro. "Mas de nada adianta trabalhar essa comunicação se cuidados com as pregas vocais não forem mantidos diariamente", lembra a fonoaudióloga Marta Andrada, chefe do Departamento de Distúrbios da Comunicação da Faculdade Santa Casa.

Beber água, articular bem a boca ao falar e evitar refluxo gástrico são alguns dos cuidados fundamentais. Já limão com mel e outras receitas caseiras não são uma boa alternativa para acabar com a rouquidão e a dor de garganta - na verdade, podem até provocar o efeito contrário ao desejado. Aproveite o Dia Mundial da Voz, 16 de abril, e elimine os erros que podem prejudicar a saúde da sua.  

Mito: para projetar a voz, é só falar alto
Projetar a voz depende de técnica, enquanto falar alto pode ser prejudicial à saúde vocal e te deixar rouco. "Uma voz projetada e forte depende de um bom aporte pulmonar e de articulação ampla e precisa dos sons", explica a fonoaudióloga Maria Lucia Dragone, Coordenadora do Departamento de Voz da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa). Treinamentos e técnicas oferecidas por um fonoaudiólogo podem auxiliar no desenvolvimento dessas funções. 

Mulher sussurando - Foto: Getty Images
Mito: quando estamos roucos, o melhor é sussurrar
Jamais! Segundo a fonoaudióloga Anna Alice Almeida, da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, o sussurro pode provocar tensão da laringe na tentativa de bloquear a passagem do som. "Na rouquidão ou afonia, poupe a voz - usando-a somente quando necessário -, procure articular bem as palavras e hidrate-se", recomenda. A ingestão de goles de água ao longo do dia faz muita diferença. 

 

Professora gritando na sala de aula - Foto: Getty Images
Mito: é normal um professor ficar rouco ou cansado sempre
Não importa se a pessoa usa muito a voz na profissão - ficar rouco com frequência é um problema que precisa de atenção. "A rouquidão exige um esforço a mais para falar, porque a corda vocal está 'pesada', lesionada, e causa desgaste", explica a fonoaudióloga Marta. Essa lesão também pode indicar doenças, como câncer de laringe, ou mesmo ser indício de que a pessoa faz força demais para falar - o que não é necessário. Por isso, se a sua rouquidão persistir por mais de 15 dias, procure um médico ou fonoaudiólogo para verificar se há algum problema. 


Menino usando spray na garganta - Foto: Getty Images
Mito: pastilhas, sprays e balas de hortelã ou gengibre ajudam a manter a voz saudável
Segundo a fonoaudióloga Marcia Menezes, professora da Universidade de Guarulhos, essas soluções dão uma sensação de conforto temporário. "Na maioria das vezes, possuem componentes anestésicos que só camuflam o sintoma da disfonia (distúrbio da voz)", explica. Passado o efeito de anestesiar a dor, a inflamação e a rouquidão continuam. "Sprays devem ser usados, portanto, apenas quando prescritos pelo médico e em casos específicos, como de inflamações das vias aéreas", recomenda a fonoaudióloga Maíra Padilha, também da SBFa.

Mel e limão - Foto: Getty Images
Mito: mel e limão e vinagre e sal são boas soluções caseiras para a voz
As fonoaudiólogas são unânimes: não há comprovação científica de que essas alternativas realmente beneficiam a voz. Na verdade, essas combinações devem ser evitadas. A fonoaudióloga Maria Lúcia conta que apenas o mel, consumido sozinho, pode ser um lubrificante da garganta, da faringe e da boca. "Mas o limão, o vinagre e o sal ressecam as mucosas e não devem ser usados com objetivos vocais", alerta. 
 
Café - Foto: Getty Images
Mito: café e chá preto deixam a voz mais limpa
Marcia Menezes conta que essas bebidas costumam agredir o estômago. "Como muitas vezes as disfonias estão relacionadas a quadros de refluxo, que irritam a laringe, o café e o chá preto indiretamente podem não fazer bem à voz", explica. A fonoaudióloga Marta também lembra que esses líquidos devem ser evitados, principalmente, por cantores e atores: "Bebidas quentes podem ser vasodilatadoras, ou seja, dilatam os vasos sanguíneos e provocam edemas, inchaços nas pregas vocais que favorecem apenas os tons graves, prejudicando os agudos". 

Cantor com bebida alcoólica nas mãos - Foto: Getty Images
Mito: tomar goles de bebida alcoólica ajuda a aquecer a voz
A ingestão ou gargarejo de conhaque, uísque ou qualquer outra bebida com álcool irrita os tecidos da laringe e reduz a sua sensibilidade, causando a ação imediata de anestesia. "Desse modo, a pessoa não sente o esforço e pode cometer um abuso vocal, acreditando erroneamente estar falando ou cantando melhor", conta Anna Alice Almeida. O resultado desse exagero é um desgaste ainda maior da voz, com lesões, inflamação, dores e rouquidão. 


Homem pigarreando - Foto: Getty Images
Mito: quando há secreção na garganta atrapalhando a voz, é melhor pigarrear
Pigarrear faz com que ocorra um forte atrito entre as pregas vocais, ou seja, uma batida forte entre as "cordas vocais". "Quando esse efeito é constante, pode não só prejudicar a saúde vocal como contribuir para o aparecimento de lesões nas pregas, pois o atrito provoca irritação e descamação do tecido", alerta a fonoaudióloga Maria Lúcia. Para limpar e acabar com a secreção, a melhor forma é seguir o tratamento recomendado pelo médico e beber pequenos goles de água a cada 15 minutos. 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...]
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.