terça-feira, 2 de agosto de 2011

Remédio diminui trabalho de parto mas não reduz intervenções

A oxitocina sintética é um medicamento seguro e eficaz para acelerar o trabalho de parto. Porém, segundo nova análise de estudos sobre a droga, ela não reduz o número de cesarianas nem de partos a fórceps.
O trabalho de parto lento está relacionado à morbidade fetal e materna. A razão médica mais comum para a realização da cesariana é a ausência de progresso na evolução do processo. A pitocina, versão sintética da oxitocina produzida pela glândula pituitária, é fornecida para acelerar as contrações e diminuir a necessidade de parto assistido.
Contudo, uma análise publicada on-line em julho, na Biblioteca Cochrane, sugere que o medicamento pode não estar atingindo o seu objetivo.
Pesquisadores dos hospitais da Universidade de Nottingham, na Inglatera, reuniram dados de oito estudos aleatórios envolvendo 1.338 gestantes de baixo risco, na primeira fase do trabalho de parto. Em comparação com a ausência de tratamento, o uso da oxitocina sintética encurtou em duas horas o trabalho de parto. Porém, as cesarianas não diminuíram com o uso do medicamento nem houve aumento do número de partos não assistidos.
O fornecimento de pitocina no início ou no final do trabalho de parto não apresentou diferença aos resultados. Ele parece não oferecer prejuízos ao bebê nem à mãe, porém, a amostra era muito pequena para indicar se o medicamento exerce alguma influência na taxa de mortalidade dos recém-nascidos.
"Nós precisamos de formas mais adequadas de controlar o progresso do trabalho de parto", afirma o doutor George J. Bugg, principal autor do estudo e médico obstetra dos hospitais da Universidade de Nottingham.
"Trata-se de um problema real e o método que utilizamos por tanto tempo não funciona de fato".

Droga que provoca crises psicóticas é proibida no Brasil

Vendida até hoje sem nenhum tipo de restrição, a mefedrona, uma droga que provoca crises paranoicas e psicóticas, foi proibida no País. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu incluir a substância na relação de drogas de uso e comércio proscrito no Brasil, que consta na Portaria 344.
Com isso, ela passa a ser considerada como droga ilícita, ao lado de substâncias como crack e cocaína. Os efeitos da decisão da Anvisa, no entanto, passam a valer apenas quando a resolução for publicada no Diário Oficial da União, o que é esperado para os próximos dias.
A resolução da Anvisa foi tomada depois de um pedido feito pela Polícia Federal (PF), encaminhado à agência há cerca de dois meses. Usada principalmente em clubes noturnos e conhecida como miau-miau ou sal de banho, a droga provoca no organismo uma reação semelhante ao ecstasy e à cocaína. Originalmente, a substância era usada como fertilizante para plantas.
Usuários consumiam o produto em forma de cápsula ou injetado na veia. Dentre os efeitos colaterais, estão náusea, insônia e sangramentos que podem levar à morte. No Brasil, o produto podia ser encontrado facilmente pela internet.
O consumo do produto aumentou de forma expressiva nos Estados Unidos. Em 2010, a Associação Americana de Centros de Controle de Envenenamento registrou 303 pessoas atendidas em hospitais por efeitos provocados pela droga. No primeiro semestre deste ano, o número subiu para 3.470.

Descubra os benefícios do sexo para a saúde do casal

 . Foto: Getty Images
Vantagens vão desde a prevenção de doenças ao aumento da fertilidade


Quando se trata de sexo, não há há nada melhor do que aproveitar o frio para ficar embaixo das cobertas. A varejista de lingeries Ann Summers observou um aumento de 40% nas vendas de roupas íntimas no mês de agosto do ano passado. As informações são do Daily Mail.
Por outro lado, pesquisadores do Hospital Estadual de Boston, nos EUA, descobriram que o sol do verão pode dobrar o nível de testosterona no corpo, o que aumenta o desejo sexual.
As vantagens de ter relações sexuais regulares vão desde o aumento da fertilidade à queima de calorias. Uma pesquisa levantou que 87% das mulheres consideram o sexo como o exercício favorito.
Conheça mais razões para agitar a cama com o parceiro:
1 - É um ótimo jeito para testar os seus olhos - O sexo relaxa os músculos, alivia as tensões do pescoço e das costas, de acordo com o especialista Arun Gosh. Segundo ele, há casos em que a pessoa não consegue enxergar direito logo após a transa. Isso acontece pois assim como os demais músculos, os dos olhos também relaxam e mostram a real capacidade que a pessoa tem de enxergar. Então, os minutos após o sexo são uma boa avaliação para descobrir problemas na visão.
2 - Evita doenças do coração - Fazer sexo três vezes por semana evita infartos ou problemas cardíacos. O sexo pode ter um efeito protetor no coração. Um estudo em Israel descobriu que mulheres que têm dois orgasmos por semana, têm 30% menos chances de ter problemas cardíacos do que as que não têm satisfação sexual. A endorfina liberada durante o sexo neutraliza o estresse.
3 - Fortalece os ossos - Uma pesquisa dos EUA descobriu que as mulheres na menopausa que têm relações sexuais regularmente têm níveis de estrogênio duas vezes maior que as que não têm. O hormônio tem um efeito protetor na saúde óssea e a falta dele, após a menopausa, tem sido associada à osteoporose.
4 - Aumento da fertilidade - Quanto mais o homem fizer sexo, melhor será a qualidade do esperma. Então, se a mulher pretende engravidar, é melhor manter a vida sexual ativa, para que o esperma esteja na melhor qualidade possível.
5 - Previne o câncer de próstata - Pesquisas da universidade de Nottingham descobriram que os homens que tem uma vida sexual ativa após os 50 anos têm menos chances de desenvolver câncer de próstata. É uma informação que você pode dar ao parceiro.
6 - Ajuda a parar de fumar - O sexo é uma forma de ajudar o homem a largar o cigarro, já que o hábito causa impotência. Se você manter a vida sexual do seu parceiro ativa, ele não vai querer correr o risco de falhar no momento da transa.
7 - É um sedativo natural - Um poderoso orgasmo é equivalente a 2-3mg de diazepam. A endorfina liberada nas relações sexuais pode ajudar no tratamento de depressão e limpar a mente.
8 - Previne incontinência urinária - O sexo trabalha os músculos pélvicos, que detêm o fluxo da urina reduzindo vazamento. Fortalecer essa região do corpo é muito importante, principalmente, para as mulheres que já tiveram filho.
9 - A falta de uso, causa disfunção erétil - A falta do fluxo sanguíneo pode causar a morte de alguns tecidos do pênis. Homens que fazem sexo menos de uma vez por semana, têm duas vezes mais chances de desenvolver difunção erétil. Toda vez que ele recusar, lembre-o disso.

Confira seis passos para melhorar a vida sexual

1 - Durma bem: dormir bem deve fazer parte da sua rotina. É importante para se sentir descansado, mesmo que isso signifique mudar sua agenda para incluir intimidade e diversão em outros momentos do dia, disse a terapeuta sexual Suki Hanfling, fundadora e diretora do Instituto de Sexualidade e Intimidade, dos Estados Unidos. Se estiver com algum problema relacionado a sono, procure um médico  Foto: Getty Images
1 - Durma bem: dormir bem deve fazer parte da sua rotina. "É importante para se sentir descansado, mesmo que isso signifique mudar sua agenda para incluir intimidade e diversão em outros momentos do dia", disse a terapeuta sexual Suki Hanfling, fundadora e diretora do Instituto de Sexualidade e Intimidade, dos Estados Unidos. Se estiver com algum problema relacionado a sono, procure um médico

2 - Exercite-se: atividade física pode aumentar os níveis de dopamina (ligada ao bem-estar e relaxamento) e, por meio de um efeito dominó, também os de testosterona, um hormônio que eleva a libido, segundo a antropóloga Helen Fisher, da Universidade Rutgers, nos Estados Unidos. Malhar também abre espaço para se sentir mais sexy e confiante na cama, na opinião de Sallie Foley, do Serviço de Aconselhamento de Saúde Sexual do Centro Médico da Universidade de Michigan, nos EUA  Foto: Getty Images
2 - Exercite-se: atividade física pode aumentar os níveis de dopamina (ligada ao bem-estar e relaxamento) e, por meio de um efeito dominó, também os de testosterona, um hormônio que eleva a libido, segundo a antropóloga Helen Fisher, da Universidade Rutgers, nos Estados Unidos. Malhar também abre espaço para se sentir mais sexy e confiante na cama, na opinião de Sallie Foley, do Serviço de Aconselhamento de Saúde Sexual do Centro Médico da Universidade de Michigan, nos EUA
3 - Faça compras: a professora de psiquiatria, ginecologia e obstetrícia Sandra Leiblum, diretora do Centro de Saúde Sexual e do Relacionamento da Escola de Medicina Robert Wood Johnson, nos Estados Unidos, recomenda gastar dinheiro com você. Também vale apostar em vibradores, que permitem explorar sua sexualidade e ajudam a manter a elasticidade das paredes vaginais  Foto: Getty Images
3 - Faça compras: a professora de psiquiatria, ginecologia e obstetrícia Sandra Leiblum, diretora do Centro de Saúde Sexual e do Relacionamento da Escola de Medicina Robert Wood Johnson, nos Estados Unidos, recomenda gastar dinheiro com você. Também vale apostar em vibradores, que permitem explorar sua sexualidade e ajudam a manter a elasticidade das paredes vaginais
4 - Vá ao médico: se tiver incômodos na relação sexual, como dor, pode ser sinal de algum problema de saúde ou queda nos níveis de estrogênio, que diminuem naturalmente com o envelhecimento. Procure um médico  Foto: Getty Images
4 - Vá ao médico: se tiver incômodos na relação sexual, como dor, pode ser sinal de algum problema de saúde ou queda nos níveis de estrogênio, que diminuem naturalmente com o envelhecimento. Procure um médico

5 - Verifique seus remédios: antidepressivos, analgésicos, ansiolíticos e até laxantes podem interferir no desejo sexual, segundo a professora de psiquiatria Sandra Leiblum. A terapeuta sexual Suki Hanfling acrescentou que, se o médico mantiver a recomendação do remédio, é possível desfrutar do sexo, só que vai precisar de mais tempo e estimulação para ficar excitada e chegar ao orgasmo  Foto: Getty Images
5 - Verifique seus remédios: antidepressivos, analgésicos, ansiolíticos e até laxantes podem interferir no desejo sexual, segundo a professora de psiquiatria Sandra Leiblum. A terapeuta sexual Suki Hanfling acrescentou que, se o médico mantiver a recomendação do remédio, é possível desfrutar do sexo, só que vai precisar de mais tempo e estimulação para ficar excitada e chegar ao orgasmo
6 - Tenha calma: seja paciente com seu parceiro e com você enquanto trabalha para tornar as coisas melhores. O sexo é como cozinhar. O resultado final pode ser delicioso, mas é importante saborear os passos ao longo do caminho, disse a terapeuta sexual Suki Hanfling  Foto: Getty Images
6 - Tenha calma: seja paciente com seu parceiro e com você enquanto trabalha para tornar as coisas melhores. "O sexo é como cozinhar. O resultado final pode ser delicioso, mas é importante saborear os passos ao longo do caminho", disse a terapeuta sexual Suki Hanfling

Prevenção da obesidade deve começar na escola

Ações são eficazes e reduzem gastos futuros do governo com obesos, diz pesquisa

Ensinar alunos do ensino fundamental sobre a importância de comer alimentos saudáveis, fazer atividades físicas e passar menos horas em frente à TV pode significar uma economia considerável aos cofres públicos. De acordo com uma pesquisa publicada no periódico Archives of Pediatrics & Adolescent Medicine, programas voltados à prevenção da obesidade e dos distúrbios alimentares entre jovens são mais econômicos do que o custo dos tratamentos para essas doenças.
A análise econômica, realizada por S. Bryn Austin, epidemiologista do Hospital da Criança de Boston, e por Li Yan Wang, economista da área de saúde, teve como base o programa Planet Health. Desenvolvido pela Escola de Saúde Pública de Harvard, o Planet Health é um projeto com o intuito de tornar professores capazes de guiar os alunos do ensino fundamental na escolha de alimentos mais saudáveis, no aumento das atividades físicas e em evitar o sedentarismo em frente à TV. Ele fornece ainda treinamento a esses professores, planos de aulas, materiais e o Fit Check, uma ferramenta de autoavaliação para os próprios alunos.
Pesquisa – Os pesquisadores utilizaram dados de um estudo randomizado em 10 escolas de Massachusetts, das quais cinco haviam adotado o Planet Health e as outras cinco não (grupo controle). Descobriu-se, então, que as meninas com sobrepeso nas escolas com Planet Health tinham duas vezes mais chances de voltarem aos seus pesos ideais. Elas apresentaram também metade dos riscos de uso de remédios para controle do peso. Os efeitos não foram estatisticamente significativos para os garotos. "Ficamos surpresos e encorajados ao ver o quão protetor o Planet Health foi para os transtornos alimentares em garotas”, diz Austin.
A bulimia é um dos principais problemas alimentares encontrados na juventude. O distúrbio costuma ter início com alguns comportamentos específicos, como uso de remédios para emagrecer ou purgativos. A doença pode colocar em risco a vida do pacientes e traz uma série de complicações médicas, tais como desidratação, desequilíbrio do organismo, distúrbios do ritmo cardíaco, erosão dentária e disfunção intestinal. “As desordens alimentares podem ser crônicas e caras de se tratar. Isso costuma ser um grande fardo financeiro sobre os indivíduos, seus familiares e sociedade”, diz Austin.
Economia – Austin e Wang estimaram que 3,4% das garotas no programa seriam prevenidas de desenvolver distúrbio alimentares com a idade de 13 anos e meio. Os pesquisadores se basearam em números do estudo original randomizado sobre o Planet Health: sete das 254 garotas no Planet Health (2,8%) desenvolveram desordens alimentares, frente a 14 das 226 meninas das escolas de controle (6,2%). Ancorados em conhecimentos atuais sobre a progressão dos transtornos alimentares, eles calcularam que um caso de bulimia seria prevenido na idade de 17 anos entre as 254 garotas.
Considerando os custos dos tratamentos usuais – que podem ser de dezenas de milhares de dólares –, Austin e Wang estimaram que uma média de 34.000 dólares seriam economizados ao se prevenir que apenas uma garota das cinco escolas do Planet Health desenvolvesse bulimia nervosa. Acrescentando à conta achados anteriores de Wang que estimaram uma economia de 27.042 dólares na prevenção da obesidade nas mesmas cinco escolas, o programa traria, assim, uma economia líquida de 14.238 dólares – já subtraídos o custo do programa nas escolas de 46.803 dólares.
“Como os distúrbios alimentares podem ser caros de se tratar, prevenir apenas um caso nas cinco escolas com o programa se traduziu em uma redução de custos médicos de 34.000 dólares”, diz Austin. “Mas se nós intensificarmos os custos para, digamos, 100 escolas do ensino fundamental em Massachusetts, a redução dos custos médicos pela prevenção da bulimia seria de mais de meio milhão de dólares. Se elevarmos isso a níveis nacionais, para digamos 1.000 escolas, o potencial de redução dos custos é considerável.”

Metade da Europa Ocidental é 'parente' de Tutancâmon

Já entre os egípcios, menos de 1% da população pertence ao grupo genético do faraó que viveu há 3.000 anos

Réplica da tampa do sarcófago do faraó egípcio Tutâncamon


Metade de todos os homens da Europa Ocidental é 'parente' do antigo faraó egípcio Tutancâmon. É o que aponta o estudo de cientistas de um centro de genealogia na Suíça, que reconstruíram o perfil genético do faraó que comandou o Egito há 3.000 anos, seu pai, Akhenaten, e o avô Amenhotep III.
Os resultados mostram que Tutancâmon pertenceu a um grupo de perfil genético conhecido como R1b1a2, o mesmo de metade dos homens da Europa Ocidental —  70% no caso de britânicos e espanhóis e 60% no dos franceses. Isso quer dizer que todos esses indivíduos compartilham um mesmo ancestral.
Com tantos parentes na Europa, é de se imaginar que a maior parte do Egito, terra natal do antigo faraó, também seja 'parente' de Tutancâmon. Mas não. Menos de 1% dos egípcios pertencem ao mesmo grupo genético, de acordo com iGENEA, o centro suíço que realizou o estudo.

Os especialistas acreditam que o ancestral comum viveu no Cáucaso, uma região na fronteira da Ásia com a Europa, há 9.500 anos. Estima-se que a migração do grupo R1b1a2 para a Europa começou com a disseminação da agricultura há 9.000 anos. Contudo, os pesquisadores não sabem como a linhagem paterna de Tutancâmon foi parar no Egito. Agora, o iGENEA está utilizando exames de DNA para procurar os parentes vivos mais próximos do faraó egípcio.

Consumo de vitaminas reforça o hábito de fumar

Fumante que toma suplementos crê estar protegido contra riscos do cigarro

Cigarro: para fumantes, os benefícios dos suplementos vitamínicos protegeriam contra riscos à saúde Cigarro: para fumantes, os benefícios dos suplementos vitamínicos protegeriam contra riscos à saúde 

Ao ingerir suplementos de vitaminas, pessoas viciadas em cigarro tendem a fumar ainda mais. É o que indica um estudo publicado no periódico especializado Addiction. Isso aconteceria porque, ao ingerir uma dose extra de vitaminas todos os dias, os fumantes passam a crer que sua saúde está protegida, o que lhes permitiria consumir mais cigarros sem correr riscos. O efeito compensatório é conhecido pela psicologia e funciona como um brinde: uma pessoa que ficou toda a semana sem beber, por exemplo, teria “direito” a um fim de semana de bebedeira.
O estudo descreve dois experimentos. No primeiro, 74 fumantes receberam comprimidos de placebo e foram divididos em dois grupos: apenas para uma metade foi dito que as pílulas eram de vitamina C. Aqueles que pensavam estar tomando vitamina acabaram fumando quase o dobro dos que tomavam placebo (grupo controle) e informaram ainda se sentir invulneráveis aos riscos do cigarro.
O segundo experimento foi uma versão expandida do primeiro, com 80 participantes, metade dos quais acreditava estar tomando vitaminas. Aqueles que acreditavam estar tomando as multivitaminas, novamente, fumaram mais do que o grupo controle. Mas, dessa vez, os pesquisadores descobriram que, entre os que achavam estar tomando vitaminas, aqueles que tinham uma postura mais positiva frente aos benefícios do suplemento tinham também uma maior sensação de invulnerabilidade. Assim, acabavam fumando muito mais do que os parceiros menos entusiasmados. Em outras palavras, quanto mais o fumante acreditava que as pílulas de multivitaminas beneficiavam sua saúde, mais eles fumavam.
Segundo os pesquisadores, fumantes que tomam vitaminas e têm consciência sobre seus benefícios podem acabar desenvolvendo crenças falsas de que estão ilesos aos maiores perigos de saúde associados ao cigarro. Para Wen-Bin Chiou, coordenador da pesquisa, isso acaba levando-os a fumar ainda mais, aumentando os riscos para a saúde em geral. “Eles podem se enganar e acreditar que estão protegidos contra o câncer e outras doenças. Saber que as multivitaminas não previnem o câncer poderia ajudar o fumante a controlar seu vício ou mesmo a tentar parar”, diz.

Insônia custa caro para a sociedade

A insônia afeta 10% da população mundial é um problema mais comum para os idosos e para as mulheres. Um estudo americano avalia o impacto econômico da insônia.
 Insônia é um problema na vida de muitas pessoas, principalmente em idosos e nas mulheres. E nas pessoas com problemas médicos e psiquiátricos. Ela pode ser definida como dificuldade em iniciar ou manter o sono, ou como sono de má qualidade, que tem efeito negativo sobre as atividades do dia a dia. Insônia pode ser uma condição primária ou decorrente de um transtorno subjacente. Neste caso, ela é mais comum em associação com dores, problemas físicos ou psicológicos.

          Uma revisão examinou o impacto da insônia na sociedade por meio de índices de qualidade de vida, utilização de serviços de saúde, entre outros tópicos. Dois grupos foram avaliados: adultos entre 18 e 64 anos e idosos, pessoas com mais de 65 anos. Resultados mais do que esperados: as conseqüências sociais da insônia são consideráveis e incluem problemas de qualidade de vida e aumento na utilização dos serviços de saúde. A piora da qualidade de vida e das atividades diurnas, comuns na insônia, pode levar a efeitos indiretos, como menor produtividade do trabalho, aumento dos dias sob licença médica, e uma maior taxa de acidentes com veículos automotores. Para ficar apenas num exemplo, as conseqüências econômicas associadas ao desempenho reduzido no trabalho, devido à insônia, são significativas e podem ser mais importantes do que aquelas associadas com o absentismo. Uma estimativa em adultos com insônia primária crônica relatou que o custo total da insônia devido à redução do desempenho no trabalho era de 860 dólares, mas os custos totais, o que incluía perda de produtividade e falta ao trabalho, foram de 1100 dólares por pessoa ao longo de 6 meses. Ou seja, a insônia é associada com significativo aumento de custos diretos e indiretos para a sociedade. E é quase impossível separar os custos associados com insônia primária e transtornos psiquiátricos.

          A proposta dos autores é investimento na padronização do diagnóstico da insônia e a quantificação mais precisa do verdadeiro fardo social do problema. Só assim vai ser possível maior compreensão desta desordem que é muita séria já que estudos estimam que pelo menos 10% da população mundial sofre com a insônia.  Mas que apenas 5% das pessoas insones recebem tratamento adequado. Os outros 95% se limitam a continuar virando na cama ou contando carneirinhos. E ainda por cima vão dividir a conta com quem dorme muito bem.

Fome pode prejudicar a dieta

O senso comum pode acreditar que a fome é um sinal de que a dieta está funcionando, mas na realidade regimes saudáveis são montados de forma que a pessoa não sinta fome e fique bem nutrida. A fome pode, inclusive, atrapalhar a perda de peso.
Quando uma pessoa reduz drasticamente o seu consumo de calorias, as células do cérebro percebem essa alteração, enviando sinais que fazem com que a sensação de fome aumente e o metabolismo fique mais lento, podendo fazer com que seja mais difícil perder peso.
“Os neurônios sentem nutrientes no corpo e dizem a ele que é hora de comer, e hora de parar de comer. Quando você está com fome, tem esse processo no cérebro que fica regulado ascendentemente e faz você comer”, explica Rajat Singh, pesquisador da Albert Einstein College of Medicine (EUA).
Mudanças na alimentação devem sempre ser feitas com o acompanhamento de um profissional, para que a saúde não seja prejudicada.

Definição de felicidade muda com os anos

Pesquisas mostram que os níveis de felicidade vivenciados por uma pessoa são diferentes de acordo com a idade. Um novo estudo, desenvolvido na escola Warthon (EUA), mostra que outro aspecto da felicidade também pode ser alterado pelos anos, a sua definição.
 De acordo com o estudo, em pessoas mais jovens a felicidade está ligada ao empolgamento, a animação frente a algo. Já para os idosos, o sentimento está relacionado a uma existência feliz. Para a pesquisadora Cassie Molginer, seu estudo mostra que existem duas visões da felicidade. Uma associada à sensação de paz e contentamento e outra ao excitamento.
 A pesquisadora acredita que a diferença de opiniões pode acontecer porque enquanto os jovens estão mais preocupados com o futuro, os idosos valorizam mais o tempo presente. Assim o contentamento se torna uma maior fonte de felicidade para as pessoas mais velhas e faz com que elas vejam o sentimento sob outra perspectiva.

Sonolência e taquicardia são sintomas de anemia ferropriva

O ferro é um nutriente essencial ao organismo, associado à produção de glóbulos vermelhos e ao transporte de oxigênio dos pulmões para todas as células do corpo. Uma das consequências mais comum da deficiência deste mineral para o organismo é a anemia ferropriva.
“A anemia ferropriva é uma anemia secundária à carência de ferro. Pode ser decorrente de uma deficiência na dieta, dificuldade na absorção do nutriente pelo organismo ou perda de sangue gradual e em pouca quantidade e, por este motivo, não percebida”, explica a hematologista Alessandra Takato, do Hospital Santa Catarina.
Segundo Alessandra, a anemia ferropriva é mais comum entre as mulheres em idade fértil, mas pode acometer qualquer pessoa, principalmente aquelas que sofrem de doenças intestinais que provoquem sangramentos ou hemorroidas. “Vegetarianos de longa data também tendem a adquirir uma anemia ferropriva, a não ser que tenham uma dieta extremamente balanceada com a qual consigam aporte de ferro necessário para substituir a dieta animal, nossa maior fonte de ferro”, diz.
Além da carne vermelha e de peixes, o ferro encontrado nos ovos é mais bem aproveitado pelo organismo, mas as verduras de folhas escuras (espinafre, brócolis, couve, salsa), leguminosas (feijão, lentilhas, grão-de-bico, ervilhas) e frutas (uvas, maçãs, nozes, amêndoas, castanhas) também contêm este nutriente.
“A quantidade de ferro que absorvemos depende do nosso organismo. Primeiro é necessário um pH ácido”. É o pH ácido do estômago que promove a conversão do íon férrico (Fe+++) em íon ferroso (Fe++), aumentando a sua absorção. A vitamina C, pelo mesmo mecanismo, é um importante agente estimulante da absorção de sais de ferro.
O diagnóstico é feito com base no levantamento do histórico do paciente, avaliação clínica e dos hábitos alimentares, além de exames laboratoriais e de imagem, para investigar a origem.
Sintomas e tratamento
“Quando o sangramento é exteriorizado, o diagnóstico é mais fácil. Caso contrário, a anemia só é percebida quando tem início a sintomatologia, o que significa que os níveis de hemoglobina do sangue já estão muito baixos”, alerta. Os principais sintomas são cefaleia (dor de cabeça), sono, cansaço, palidez, desânimo, indisposição e taquicardia. “As pessoas percebem principalmente quando fazem um esforço mínimo e logo ficam ofegantes, com o coração batendo mais depressa”. Em crianças, a anemia ferropriva pode afetar o crescimento e aumentar a predisposição a infecções.
Sem tratamento, além da possível progressão da doença que está causando a perda de sangue, o principal risco é o desmaio. “A pessoa pode cair na rua e bater a cabeça, por exemplo. Esse é um risco”.
A hematologista explica que a primeira medida no tratamento é determinar e corrigir a causa da deficiência de ferro. Uma vez constatada a carência, recomenda-se uma dieta rica nesse nutriente e prescreve-se um complemento de sulfato ferroso. “A maior dúvida é se os sintomas irão desaparecer. Com o tratamento, se for apenas carência, o paciente se recupera, sim, e os sintomas vão embora. Se houver alteração no metabolismo, por exemplo, então é necessário investigar e descobrir que alteração é essa e tratar”, finaliza.

Quem usar cartão de crédito em contas terá de pagar imposto

O "Diário Oficial" da União publica em sua edição desta terça-feira (2) um ato que dispõe sobre a incidência do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) sobre operações de crédito.
Com isso, quem utilizar o cartão de crédito para quitar contas terá de pagar o IOF. A alíquota do imposto para pessoas físicas é de 3% ao ano. Para pessoa jurídica é de 1,5%. 
Aumentando o imposto do cartão de crédito o governo sinaliza que quer controlar a utilização maciça de crédito --antes estimulada por uma série de medidas que incentivavam o consumo com o intuito de aquecer a economia no pós-crise internacional (2008). O governo precisava manter a demanda interna aquecida, para não depender do mercado externo --em queda e sem recursos para consumir.
Assim, o governo estimulou a tomada de crédito de vários setores, como o próprio consumidor e empresas. Agora, com a economia muito aquecida e a escalada de preços, o governo tenta diminuir a busca desse crédito, tornando mais caro, para tentar controlar a inflação que já superou o teto da meta, de 6,5%.
Essa é apenas uma das medidas adotadas para diminuir o consumo, controlar a inflação e evitar a tomada de crédito sem lastro.
MACRO
Na semana passada, o governo publicou uma MP (medida provisória) que permite aumentar a alíquota do IOF em até 25% sobre operações com derivativos, contratos feitos no mercado futuro. A medida, no entanto, só passará a vigorar a partir de outubro.
Os derivativos podem proteger as empresas de grandes perdas, mas puxam o dólar para baixo porque "apostam" na sua queda e influenciam o mercado.
Com a medida, as empresas exportadoras, por exemplo, que fizerem contratos derivativos apostando na queda do dólar apenas para cobrir o valor de suas exportações não serão atingidas. A medida tem como alvo as operações com derivativos cambiais, que possuem influência na formação da taxa de câmbio.
A nova medida provisória aumenta os poderes do governo regular as operações com dólar no mercado futuro --onde as operações financeiras são liquidadas com diferenças de semanas ou meses-- e que tem enorme influência para a formação dos preços no mercado à vista. Também aumenta a taxação de IOF incidente sobre os negócios com a moeda.
Há meses, o governo luta para reduzir o interesse estrangeiro em trazer dólares para cá e, em contrapartida, diminuir a saída de reais seja via empresas brasileiras com negócios nos exterior ou até com gastos de turistas brasileiros no exterior.

Fiscalização eletrônica de Sobral começará a partir do dia 15 de agosto


A Coordenadoria de Trânsito estará iniciando, em 15/08/2011 a fiscalização relativa às infrações ao Art. 281 do CTB, referente ao excesso de velocidade exercido pelos veículos que transitam nas principais vias da cidade de Sobral. Já estão implantados e devidamente aferidos pelo INMETRO, os equipamentos de fiscalização eletrônica. Inicialmente foram implantados nove equipamentos. Para escolha dos locais de instalação destes equipamentos, levou-se em consideração o fluxo de veículos e os índices de acidentes levantados pela Gerência de Controle e Dados Estatísticos da CTTU, conforme estudos preliminares, cumprindo o disposto na RES. 146/2003 do CONTRAN. As vias onde os equipamentos foram instalados são as seguintes:
- Av. Fernandes Távora, em frente ao nº 1177;
- Av. Fernandes Távora, em frente ao nº 1622;
- Av. Fernandes Távora, próximo ao acesso ao bairro dom expedito;
- Av. Idelfonso de Holanda Cavalcante, 276;
- Av. Idelfonso de Holanda Cavalcante, 328;
- Av. Dr. Arimathéia Monte Silva, em frente ao supermercado lagoa;
- Av. Dr. Arimatéia Monte Silva, em frente ao centro de convenções;
- Av. John Sanford, em frente ao nº 1279;
- Av. John Sanford, em frente ao nº 2629.
Além destes nove equipamentos fixos a CTTU ainda dispõe de um equipamento estático que será utilizado em locais diversos, devidamente sinalizados.
A CTTU já começou o trabalho educativo que se estenderá até o dia 14/08/2011. Para esclarecimento da nova modalidade de fiscalização, em Sobral, a CTTU já está encaminhando Notificações de Advertência aos proprietários dos veículos que foram flagrados com excesso de velocidade, nos meses de junho e julho/2011. Além disto serão realizadas campanhas nos meio de comunicação local, além de movimentos educativos nos locais onde os equipamentos foram implantados.
Segundo a CTTU, os equipamentos já estão funcionando em fase de teste desde o início deste ano. De acordo com o órgão, a maior parte dos condutores de veículos já conhecem suas localizações e já vêm diminuindo a velocidade nos pontos onde estão instalados, fazendo com que os índices de acidentes e atropelamentos caíssem de forma considerável nestas vias.
A CTTU apela para que os condutores de veículos respeitem a sinalização de trânsito, para que Sobral tenha um trânsito mais humano e seguro.
NÃO MORRA, NÃO MATE, NÃO CORRA.

Você tem mau hálito?

A maioria das pessoas não sabe que tem mau hálito, ou "halitose", como dizem os dentistas. Alguns estudos mostram que o número de pessoas com mau hálito chega a 50% da população adulta (1). Estima-se que, só nos Estados Unidos, cerca de 60 milhões de pessoas sofrem de halitose crônica (2).
Entre as causas do mau hálito estão certos alimentos, condições de saúde e hábitos pessoais. Em muitos casos, uma higiene dentária apropriada pode resolver o problema.

Se as técnicas simples de higiene bucal não derem resultado, é aconselhável que você consulte seu médico ou dentista para assegurar-se de que a causa do mau hálito não seja um problema mais sério.

Causa do mau hálito

O mau hálito pode ser causado por fatores externos e internos. Os fatores externos podem estar relacionados com o tipo de alimento que você come (como atum ou tacos) e os condimentos com que são preparados (como, por exemplo, alho, cebola e outros). Se achar que seu mau hálito é produzido pelos alimentos que você consome, faça uma lista do que você come para determinar se esta é a causa real. As pessoas que fumam ou ingerem bebidas alcoólicas também podem sofrer de mau hálito.

Entre os fatores internos estão aqueles ligados à higiene bucal, que podem afetar o corpo de forma sistêmica. A língua é um dos lugares nos quais as bactérias podem proliferar. A maioria das bactérias que causam o mau hálito produzem substâncias chamadas “compostos sulfurados voláteis” ou CSV. Os CSV causadores do mau hálito são representados, principalmente, pelo sulfeto de hidrogênio e o metil mercapatana. A maioria dessas bactérias acumulam-se na parte posterior da língua.


Outras causas do mau hálito podem ser (3):

  • Problemas dentários (má higiene bucal, gengivite e doenças periodontais);
  • Próteses Totais (os alimentos e a placa bacteriana podem aderir a próteses totais);
  • Boca ressecada (falta de fluxo salivar);
  • Problemas na boca, nariz e garganta (infecções dos seios [maxilares/paranasais] e da garganta ou tonsilite críptica);
  • Enfermidades sistêmicas (diabetes, infecção ou abscesso pulmonar, insuficiência renal/hepática, distúrbio gastrintestinal);
  • Pacientes em dietas regulares
Por favor, consulte seu dentista para saber se você sofre de mau hálito e continue a usar creme dental antibacteriano com flúor, fio dental e limpador de língua.

Referências:
1. American Dental Association, Council on Scientific Affairs: Association report: Oral Malodor, J Am Dent Asso 134:209-214, 2003
2. The American Breath Specialists. Causes and Treatment of Bad Breath. Reviewed information at www.breath-care.com
3. Bad Breath, Mayo Clinic, Reviewed information at www.mayoclinic.com

Pesquisa: 45% dos homens não namorariam colega de trabalho

Apesar de gastarem boa parte de suas vidas no trabalho, os homens vêm se mostrando muito mais conservadores do que eles próprios gostariam de ser, segundo informa o jornal Huffington Post. A constatação vem de uma pesquisa realizada pelo site AskMen, que mostrou que 45% deles consideram "péssima" a ideia de namorar uma colega de trabalho, afirmando que jamais fariam isso. 
No entanto, alguns deles, 27%, disseram que sim, poderiam namorar alguém do trabalho, mas com uma condição: que a escolhida em questão estive em uma posição inferior à sua. O estudo também mostrou que muitos homens ainda tratam a vida sexual e afetiva de formas bem distintas, uma vez que 56% deles afirmaram que poderiam dormir com uma colega de trabalho caso surgisse uma oportunidade.
A pesquisa mostrou também que 34% dos homens acham que a mulher se torna promíscua a partir do momento que dorme com seu décimo parceiro, e 32% acham que isso acontece após o vigésimo encontro sexual.
A revista Cosmopolitan, em parceria com o site AskMen, aplicou a mesma pesquisa com um grupo de 13 mil mulheres. Para 38% elas, o homem se torna promíscuo depois que vai para a cama com 20 parceiras. Para o estudo masculino, foram ouvidos mais de 70 mil homens do Canadá, Estados Unidos, Reino Unido e Austrália.

Turismo espacial será realidade até 2016, diz astronauta brasileiro

Marcos Pontes fala de crise americana, Marte e até de futuros passeios turísticos pela órbita

Ele só espera a próxima oportunidade de visitar o espaço mais uma vez. Enquanto aguarda o convite para uma nova missão, o astronauta brasileiro Marcos Pontes se divide entre o Brasil, onde mantém negócios e assumiu a nova função de professor universitário e a casa de sua família, em Houston, nos Estados Unidos.

Cheio de histórias para contar, decidiu registrá-las ao grande público em um livro sobre a história completa e os bastidores da chamada Missão Centenário, que tripulou em março de 2006, à bordo da nave russa Soyuz TMA-8. Missão Cumprida reúne em mais de 500 páginas suas experiências mais marcantes, mas também serve de legado para seus filhos.

- Fábio e Ana Carolina têm 25 e 20 anos e não pretendem seguir a carreira de astronautas. Ele, hoje antropólogo, por ter enfrentado um linfoma aos 14 anos e correr o risco de ser rejeitado nos rígidos testes da Nasa (a agência espacial norte-americana). Ela, estudante de medicina, ainda pode estudar e seguir os passos do pai, se desejar. Quem sabe mais para frente?

E tudo caminha para que mais pessoas “sigam a trilha” de Pontes além de seus herdeiros, já nos próximos anos. Segundo ele, o planeta está bem próximo de finalmente alcançar o sonho do Turismo Espacial. Para ele, até 2016, haverá um forte “empurrão” neste sonho humano.

- Vejo esse período como o começo da aviação comercial, lá atrás. Pessoas que tinham seu aviãozinho, seu balão, quase uma brincadeira. Militares adotaram e sabemos o fim da história. Passando esse interesse governamental para o setor privado, arrisco dizer que, em 2014, já teremos módulos infláveis habitáveis e voos suborbitais – os mais adiantados até o momento. Algumas pessoas poderão usufruir desse avanço pagando cerca de R$ 250 mil a 320 mil para viajar em uma nave com cinco passageiros, piloto, copiloto e até um comissário.

E se ele fosse um cidadão comum, toparia entrar nessa dívida para conhecer o espaço? A resposta vem acompanhada de um largo sorriso.

- Eu deveria ter um orçamento de dez vezes este valor por ano para topar a aventura. Sou engenheiro, controlado, muito certinho com as finanças. Preferia pensar num investimento em pesquisa para que aquilo me rendesse. Um treinamento de uma semana ou dez dias é suficiente para que a pessoa faça um belo passeio no espaço. O maior problema dos especialistas é como desenvolver uma espaçonave para turismo por conta de sua complexidade técnica: multiplique por 50 o grau de dificuldade de segurança e alta tecnologia em relação a uma nave para quem como eu é escalado para missões especiais. Mesmo assim, empresas como Boeing e SpaceX já devem estar com todos os seus equipamentos prontos para passeios com uma estação espacial privada. Até 2020, certamente já teremos uma estação turística no espaço.


De acordo com o jornal britânico The Telegraph, cerca de 450 pessoas já se candidataram a embarcar na aeronave que está sendo construída pela Virgin Galactic. As viagens, que incluem 15 minutos para flutuar no ambiente do microespaço, deve ter um total de duas horas. Algumas celebridades já estão na fila, mas a data exata o voo ainda não foi confirmada. O preço do delírio: R$ 312 mil.
Tudo isso, certamente, deverá ocorrer bem antes de uma possível viagem do homem a Marte. A Nasa tem como projeto enviar um explorador de crateras para o planeta apenas em 2030.

- Seriam oito meses desgastantes de viagem. Não temos estrutura para isso ainda e seria impossível preservar a vida desse corajoso astronauta. Afinal, ele chegaria doente, com resistência baixa e, como imaginamos, não deve haver um hospital em Marte. Com toda a certeza, é uma viagem sem volta nos dias de hoje.

Legado para os filhos

As primeiras linhas de É Possível e Missão Cumprida, as duas obras do aviador, engenheiro e astronauta, foram escritas no espaço. Ele redigia tudo nos intervalos da missão que tripulou, fazia um download para salvar e pedia para um amigo do Centro de Controle da agência espacial para guardar tudo.

- Em órbita, as noites e os dias têm, na realidade, apenas 45 minutos. Orientados pelo meridiano de Greenwich, temos ao todo seis horas para dormir. Mas muito ligado, eu só conseguia descansar por duas horas. Preferia pegar minha máquina fotográfica e ficar fotografando o espaço. São duas mil fotos em meu arquivo. Queria deixar algo escrito para os meus filhos. No espaço, tudo é muito arriscado e sabendo disso, da possibilidade de não voltar, fiz questão de deixar esse registro dedicado a eles.

Pontes lidera uma consultoria de engenharia de projetos e diz que se sustenta com os trabalhos desenvolvidos para empresas. Gosta muito de falar em sonhos, mas como bom engenheiro e amante das ciências exatas, diz que esses podem virar metas, planejamento, preparação, execução, as armadilhas, gerenciamento de tempo, controle do projeto e obstáculos e desafios que precisam ser suportados.

Está à disposição da Força Aérea Brasileira – onde iniciou sua carreira como piloto de caça. Atualmente na reserva, o astronauta gosta de deixar claro que isso nada tem a ver com a escolha de dedicar parte de sua vida às missões espaciais.

- As pessoas confundem muito o emprego na Aeronáutica e minha carreira como cosmonauta, onde sou um civil. Tive uma função militar até 1998 e a deixei para realizar meu sonho de ir ao espaço. Cheguei a passar aperto por uns tempos, até conseguir abrir a minha empresa, dar palestras e recomeçar a vida.

Crise no espaço?


Marcos Pontes também é responsável por acompanhar as missões recentes ao espaço, bem como enxergar possibilidades de investimento brasileiro – público ou privado – em alguns desses projetos. E logo de cara, aproveitou para “defender” a Nasa da confusão que, segundo ele, a imprensa tem feito mundo afora, confundindo a parada estratégica da agência para aperfeiçoamento de suas naves com atual e grave crise econômica que os Estados Unidos atravessam e o momento difícil do governo Barack Obama.

- Os Estados Unidos, Rússia e os países que participam dessa corrida espacial têm uma cooperação muito grande. E é a Rússia quem deve “segurar o rojão” desse período de “seca” americana no espaço. Mas não é verdade que a crise financeira tenha a ver com esse momento: a parada foi determinada em 2005, depois do acidente da Columbia e suas investigações. O Congresso Americano determinou esse espaço por conta de questões de segurança. Sendo assim, o orçamento de aproximadamente R$ 14 bilhões será destinado a um novo projeto: ao invés de gastarmos com operações dentro da Nasa, injetamos no setor privado para que esse se desenvolva e gere empregos. Agora, a agência não compra só mais um pedaço de foguete das empresas fornecedoras: compra o foguete inteiro e também sua operação, criando a possibilidade de desenvolvimento de novas tecnologias e incentivando outros mercados, como o do próprio turismo espacial.

Mágoas para os ares

Pontes também se acostumou a dizer que o ineditismo da Missão Centenário era passível de críticas. E ele admite que o investimento brasileiro para levá-lo ao espaço não foi compreendido por muita gente.

- Divulgar o programa espacial brasileiro, que é um dos maiores do mundo, era um dos nossos objetivos. A Índia, que caminha junto conosco em avanços, investe R$ 1 bilhão por ano, que são distribuídos para projetos de agricultura, comunicação, saúde e demandas que são atendidas pelo programa espacial. Aqui, temos um décimo do investimento. Existe, claro, um interesse do governo em mostrar seu país como autossustentável em tecnologia ou mesmo se esse quiser exportá-la e ter um astronauta é sinal de valorização lá fora, inclusive nas propostas e convites de trabalho. Mas eu decidi ficar no Brasil, mesmo assim. Todo pioneiro leva uma “pancada” e eu sei disso, mas não a vejo voltada a mim. Minha função é apenas cumprir a missão da agência espacial.

Pessoas agressivas e impulsivas ganham mais peso

Estudo indica que traços psicológicos influenciam compulsão e falta de disciplina

Pessoas com personalidade forte e instável têm mais chances de enfrentar problemas com a balança ao longo da vida, de acordo com um estudo feito pelo Instituto Nacional do Envelhecimento, nos Estado Unidos, e publicado no jornal online da Associação Americana de Psicologia.

A análise durou 50 anos e envolveu 1.988 pesssoas, metade homens e metade mulheres. O objetivo era determinar como a personalidade está associada ao peso e ao índice de massa corporal (IMC). Todos foram avaliados segundo cinco grandes traços de personalidade e suas subcategorias: abertura para novas experiências, capacidade de fazer planos para atingir objetivos, extroversão, amabilidade e instabilidade emocional. Também foram pesados e medidos ao longo do tempo.

Apesar de o peso tender a aumentar gradualmente à medida que as pessoas envelhecem, os pesquisadores indentificaram que as pessoas que mais apresentaram problemas de ganho de peso foram as impulsivas, as que gostavam de correr riscos e as antagônicas - cínicas, competitivas e agressivas.

Os autores do estudo afirmam que, para manter um peso saudável, é necessário ter uma dieta balanceada e um programa regular de atividade física, que requerem compromisso e moderação. Tal controle pode ser difícil para indivíduos com essas características acima, já que eles tendem a ceder à tentação e não têm disciplina para permanecer na meta em meio a dificuldades e frustração.  

A pesquisa também mostrou que os participantes com concienticismo, ou seja, capacidade de fazer planos para alcançar metas, tendem a ser mais magros e não possuir relações entre peso e mudanças na personalidade em toda a idade adulta.

Angelina Sutin, coordenadora do estudo, diz que pesquisas anteriores já haviam indicado que indivíduos impulsivos são mais propensos à compulsão alimentar e ao consumo de álcool. "Esses padrões de comportamento podem contribuir para o ganho de peso ao longo do tempo", conta.

A pesquisadora reconhece que identificar uma relação entre personalidade e obesidade é algo complexo, mas acredita ser um passo importante para conseguir desenvolver tratamentos mais personalizados que benefíciem diferentes pessoas. Exercícios que são feitos em grupo, por exemplo, podem ser mais eficazes para extrovertidos do que os introvertidos.
Você já passou por alguma situação de estresse e, de repente, sentiu uma enorme vontade de comer um doce ou algo que goste muito? Professores da Universidade de Paris, na França, demonstraram em pesquisas que existe uma relação direta entre o sistema límbico, onde se formam as emoções, e o hipotálamo, onde se concentra a fome. Os pesquisadores ainda contam que a comunicação errada entre esses dois núcleos cerebrais pode resultar no impulso de comer, e que cerca 95% das mulheres saudáveis na França engordam porque comem para suprir emoções.

Desejo sexual masculino: veja o que pode mandá-lo para o espaço

Segundo as especialistas, mulheres que se autodepreciam afastam o desejo sexual do homem, pois perdem seu poder de sedução  Foto: Getty Images
Segundo as especialistas, mulheres que se autodepreciam afastam o desejo sexual do homem, pois perdem seu poder de sedução
Nem sempre as calcinhas mais confortáveis são as mais sensuais. Mas mais do que cor ou modelo das peças, o que manda a libido do homem pro espaço é o estado da lingerie: furadas ou velhas são as mais desanimadoras  Foto: Getty Images
Nem sempre as calcinhas mais confortáveis são as mais sensuais. Mas mais do que cor ou modelo das peças, o que manda a libido do homem pro espaço é o estado da lingerie: furadas ou velhas são as mais "desanimadoras"
O exagero nas bebidas alcoolicas, segundo as especialistas em comportamento sexual, pode comprometer as faculdades mentais e motoras, acabando com a possibilidade de uma intensa noite de sexo  Foto: Getty Images
O exagero nas bebidas alcoolicas, segundo as especialistas em comportamento sexual, pode comprometer as faculdades mentais e motoras, acabando com a possibilidade de uma intensa noite de sexo
Esperar que a libido continue lá em cima depois de um pratão de comida também é inútil: o organismo estará focado na digestão, provocando sono e diminuindo a energia  Foto: Getty Images
Esperar que a libido continue lá em cima depois de um pratão de comida também é inútil: o organismo estará focado na digestão, provocando sono e diminuindo a energia
O exagero em qualquer característica desagradável, por parte da mulher, pode afastar o homem sexualmente. As neuroses femininas podem colocar a libido em risco  Foto: Getty Images
O exagero em qualquer característica desagradável, por parte da mulher, pode afastar o homem sexualmente. As neuroses femininas podem colocar a libido em risco

Mulheres que sofrem com os sintomas da TPM, como irritação e sensibilidade, acabam transferindo este sentimento para o homem e, com isso, a vontade de fazer sexo acaba diminuindo para ambas as partes  Foto: Getty Images
Mulheres que sofrem com os sintomas da TPM, como irritação e sensibilidade, acabam transferindo este sentimento para o homem e, com isso, a vontade de fazer sexo acaba diminuindo para ambas as partes
Os homens se sentem atraídos sexualmente por mulheres que usam roupas que valorizam suas curvas. Sendo assim, moletons, roupas muito largas ou peças que escondam o corpo feminino não contribuem para o desejo sexual masculino  Foto: Getty Images
Os homens se sentem atraídos sexualmente por mulheres que usam roupas que valorizam suas curvas. Sendo assim, moletons, roupas muito largas ou peças que escondam o corpo feminino não contribuem para o desejo sexual masculino

Durante o período menstrual, alguns homens ficam incomodados ao ver sangue. No entanto, com cuidado e carinho a libido masculina pode ser preservada durante estes dias   Foto: Getty Images
Durante o período menstrual, alguns homens ficam incomodados ao ver sangue. No entanto, com cuidado e carinho a libido masculina pode ser preservada durante estes dias 
O homem se sente valorizado quando está no comando da situação, durante o ato sexual. Por isso, mulheres que tendem a assumir o controle o tempo inteiro podem acabar desanimando o parceiro sexualmente  Foto: Getty Images
O homem se sente valorizado quando está no comando da situação, durante o ato sexual. Por isso, mulheres que tendem a assumir o controle o tempo inteiro podem acabar desanimando o parceiro sexualmente
O estresse também é um grande inimigo da paixão e da libido, tirando até mesmo a resistência física para a prática sexual  Foto: Getty Images
O estresse também é um grande inimigo da paixão e da libido, tirando até mesmo a resistência física para a prática sexual
Relacionamentos estáveis sem grandes novidades acabam enfraquecendo aos poucos o desejo sexual; a rotina é uma das grandes inimigas da libido masculina  Foto: Getty Images
Relacionamentos estáveis sem grandes novidades acabam enfraquecendo aos poucos o desejo sexual; a rotina é uma das grandes inimigas da libido masculina
O homem que se sente desanimado sexualmente deve tentar investir em novidades na relação: ir a um motel, fazer um happy hour íntimo com a parceira ou fazer uma viagem romântica são algumas das dicas  Foto: Getty Images
O homem que se sente desanimado sexualmente deve tentar investir em novidades na relação: ir a um motel, fazer um happy hour íntimo com a parceira ou fazer uma viagem romântica são algumas das dicas

Não é correta ideia de que, com a idade, o desejo sexual do homem dimiui; segundo especialistas, enquanto houver investimento na relação e admiração mútua, a libido masculina estará garantida  Foto: Getty Images
Não é correta ideia de que, com a idade, o desejo sexual do homem dimiui; segundo especialistas, enquanto houver investimento na relação e admiração mútua, a libido masculina estará garantida

Obesidade, diabetes e tabagismo podem encolher o cérebro

Doenças típicas da meia-idade podem fazer o cérebro encolher. Foto: Getty Images
Capacidade de pensar pode ser afetada por hábitos e doenças na meia-idade

Excesso de peso, tabagismo, diabetes e pressão alta. Esses itens característicos da meia-idade podem fazer com que o cérebro encolha, interferindo na capacidade de pensar 10 anos mais tarde, de acordo com uma pesquisa da Universidade da Califórnia, Davis, nos Estados Unidos. Os dados são do site do jornal inglês Daily Mail.
Os cientistas mediram e pesaram mais de 1,3 mil homens e mulheres na faixa dos 50 e 60 anos. Também conferiram pressão arterial, colesterol e diabetes. Ao longo de uma década, os voluntários realizaram testes mentais e o volume de seus cérebros foi avaliado.
O cérebro encolhe com a idade, mesmo nas pessoas saudáveis. No entanto, o hipocampo, o centro da memória, diminuiu mais rapidamente nos diabéticos em comparação com os que não tinham a doença. O hipocampo também murchou antes em fumantes.
Os voluntários com pressão alta se mostraram mais propensos a pequenas lesões no cérebro ou a áreas de dano cerebral, além de piora dos resultados de avaliações mentais. Os obesos na faixa dos 50 anos também tenderam a se sair mal nesses mesmos testes. Os que estavam acima do peso aos 60 mostraram duas vezes mais chances de desenvolver demência aos 75.
Segundo o autor do estudo, Charles DeCarli, a identificação precoce desses fatores de risco pode ser útil na triagem de pessoas com propensão à demência e para encorajá-las a alterações no estilo de vida antes que seja tarde demais.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...]
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.