terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Vale a pena!

Vale a pena a tentativa e não o receio;
Vale a pena confiar e nunca ter medo;
Vale a pena encarar e não fugir da realidade...
Ainda que haja fracasso, vale a pena lutar.
Vale a pena discordar do melhor amigo e não apoiá-lo em suas atitudes erradas;
Vale a pena corrigi-lo;
Vale a pena encarar-se no espelho e ver se esta certo ou errado;
Vale a pena procurar ser o melhor e aí...
Vale a pena ser o que for...
Enfim...
Vale a pena viver a vida, já que a vida não é tudo que ela pode nos dar,
Mas sim tudo o que podemos dar por ela.
Não se ocupe com o passado: a vida é para a frente.
E não se preocupe com o futuro, que ainda não existe.
Viva momento a momento, sem se refugiar no passado nem se projetar no futuro.
Escolha estar em sintonia com o seu tempo,
tudo muda e é preciso estar preparado para as novas situações.
Escolha descobrir o que você tem de melhor,
isso será seu melhor auxilio diante das adversidades.
Escolha alcançar objetivos estimulantes.
Quem tem a especialidade da verdade,
é capaz de atrair o coração de todos,
mesmo à distância.
O grande segredo da vida
mora em cada coração.
Esse grande segredo é amar,
amar à todos sem nenhuma distinção.

Uso excessivo de salto alto pode trazer complicações para a saúde

O uso excessivo dos sapatos pode causar até mesmo problemas de coluna
O uso excessivo dos sapatos pode causar até mesmo problemas de coluna

Símbolo de beleza e poder, os sapatos de salto alto são os queridinhos das mulheres. Deixam as pernas mais longas e finas, além de dar mais elegância a qualquer visual. Mas de acordo com o ortopedista do Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT) do Hospital das Clínicas da FMUSP, Alexandre Godoy, o uso excessivo pode trazer riscos a saúde, como lesões e deformidades nos pés e tornozelos.
O glamour dos saltos também está relacionado a outros problemas, como joanete, metatarsalgia (dor na face plantar da região dos dedos), fasceíte plantar (dor no calcanhar), entorse do tornozelo (lesão ligamentar do tornozelo), tendinite e até problemas na coluna.
Para a alegria das mulheres, evitar esses problemas é mais simples do que parece e ninguém precisa ser radical e abrir mão. Segundo o especialista, no dia-a-dia, basta usar sapatos com até seis centímetros de salto e guardar os mais altos para ocasiões especiais.
Já para aquelas que têm que usar o acessório no trabalho, como as modelos que desfilam na São Paulo Fashion Week, por exemplo, a dica do médico são exercícios físicos constantes e fortalecimento específico dos grupamentos musculares envolvidos na movimentação da coluna, do pé e do tornozelo.
Mas não é todo mundo que pode usar os saltos, mesmo com ressalvas. Pessoas que estão passando por tratamentos de lesões na topografia do pé e tornozelo estão proibidas de colocar os pés neles, pois eles prejudicam na cicatrização da lesão, alerta Godoy.

Pesquisadores desenvolvem protetor solar que combate rugas e flacidez

A fórmula alia dois tipos de substâncias fotoprotetoras e vitaminas A, C e E
A fórmula alia dois tipos de substâncias fotoprotetoras e vitaminas A, C e E

Um filtro solar que, além de proteger contra os efeitos nocivos da radiação ultravioleta, melhora a textura e a elasticidade da pele, estimula a renovação celular, hidrata e diminui as rugas foi desenvolvido por uma equipe de pesquisadores da Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto.
A fórmula alia dois tipos de substâncias fotoprotetoras aos extratos vegetais de Ginkgo biloba e de algas marinhas vermelhas. Também foram adicionadas vitaminas A, C e E, para estimular a renovação celular e melhorar as condições da pele.
De acordo com a coordenadora da pesquisa, Patrícia Maia Campos, os estudos anteriores haviam confirmado que alguns extratos vegetais eram capazes de melhorar a condição da pele fotoenvelhecida e torná-la menos vulnerável à radiação.
O primeiro passo foi desenvolver uma formulação com filtros fotoestáveis, ou seja, capazes de permanecer ativos na presença da luz, com fator de proteção solar (FPS) 20. Para isso foram combinados filtros químicos (orgânicos), compostos por moléculas capazes de absorver os raios ultravioleta e transformá-los em raios de baixa energia inofensivos à pele, e filtros físicos (inorgânicos), que refletem a radiação e impedem sua penetração.
Graças à presença dos extratos vegetais, a pele das voluntárias ficou livre de danos tanto no alto verão como no inverno e também em condições de mudança brusca de temperatura.
Segundo Campos, a fórmula está pronta para ser comercializada, mas ainda não houve contatos com empresas do setor nesse sentido. Parte da pesquisa foi publicada na revista Journal of Investigative Dermatology.
Proteção ao DNA
Testes feitos com camundongos mostraram que o produto desenvolvido na USP em Ribeirão Preto reduziu a presença das proteínas p53 e caspase-3, marcadores genéticos que indicam dano celular causado pela radiação. Além de menor produção da enzima metaloproteinase, que destrói o colágeno e deixa a pele flácida.
Em uma segunda etapa feita com voluntárias humanas, avaliou-se a ação do creme em tempo real, por meio de técnicas de biofísica e imagem da pele e foi possível observar uma hidratação profunda e melhora na aparência da pele com duração aproximada de oito horas.
A combinação dos filtros com as algas marinhas vermelhas foi a que mais reduziu a presença das proteínas p53 e caspase-3, ou seja, a que mais evitou danos celulares. A combinação com o Ginkgo biloba foi a que mais protegeu a função barreira da pele.
Quanto maior a perda de água, mais frágil e sensível fica a pele. Isso nãoo apenas facilita a penetração da luz ultravioleta, mas também favorece doenças como a dermatite de contato e o eczema tópico.
Segundo a pesquisadora, a formulação completa foi a que mais hidratou e protegeu a função barreira da pele, melhorando também a aparência e diminuindo as rugas e a aspereza. Mas ela alerta que o produto é para ser usado no dia a dia e não quando a exposição ao sol for intensa, como na praia ou piscina.

Não há mais diferença entre herpes labial e genital, diz médica

O herpes é uma doença de pele, transmitida pelo contato. Por isso, se você tem herpes na boca, ele pode ser transmitido para qualquer outra parte da pele, em especial, as mucosas. Segundo a dermatologista Karin Helmer, com o aumento da prática do sexo oral, é comum ver vírus da herpes que antigamente era associado aos lábios nos genitais e vice-versa.
"Tem o tipo 1 e o tipo 2, eles são da mesma família. Teoricamente o 1 era conhecido como labial e o 2 como genital, mas eles se manifestam da mesma maneira e hoje são encontrados tanto nos lábios quanto nos genitais pela prática de sexo oral", explica.
Veja a seguir perguntas e respostas sobre o herpes:
Herpes tem cura?
Não tem cura, porque o vírus fica em latência no organismo. Sempre que a pessoa tem queda de imunidade, a herpes simples aparece.
Quem tem genital também tem labial? É o mesmo vírus?
Tem o tipo 1 e o tipo 2, eles são da mesma família. Teoricamente o 1 era conhecido como labial e o 2 como genital, mas eles se manifestam da mesma maneira e hoje são encontrados tanto nos lábios quanto nos genitais pela prática de sexo oral. Nem na sorologia é possível saber qual tipo é. O vírus fica em latência em gânglios nervosos próximos ao local afetado, por isso ele sempre é manifestado no mesmo lugar, mas pode emacular outras áreas pelo contato com as bolhas.
Qual a incidência na população?
Se for fazer teste de sangue, 90% das pessoas tem anticorpos, mas na clínica chega a 50, 60% das pessoas.
Quais os sintomas?
Antes de aparecerem as bolhinhas na pele, há sintoma como queimação, ardência e coceira. O local fica inchado e em cima de uma lesão vermelha aparecem varias lesões agrupadas, as "bolhinhas".
Mesmo que não esteja com bolhas, transmite o vírus?
Não, ele só é transmitido quando tem as bolhas.
Qual o tratamento?
O tratamento em geral, tanto do tipo 1, quanto do tipo 2 é tópico, para aliviar a dor e os sintomas, com pomada antiviral aciclovir. O surto dura de 7 a 14 dias. Se demorar para cicatrizar, pode ser usado antiviral vira oral, o aciclovir, valaciclovir, famciclovir ou penciclovir. "Quando se faz uso do medicamento oral, já nos primeiros sintomas antes da bolha, aborta-se o ciclo e quando ele aparece, é cicatrizado mais rápido", explica a médica.
De quanto em quanto tempo tem surto?
A alteração de imunidade é o que determina a frequência dos surtos, que não devem ser mais do que 6 vezes ao ano. Se a pessoa teve gripe ou outra infecção, passou por cirurgia, estresse, ficou muito tempo exposta ao sol, pode ter surto.
Como é diagnosticado no homem e na mulher?
A herpes são pequenas bolhas agrupadas sobre uma mancha vermelha, em qualquer lugar da pele, em especial nas mucosas do lábio ou órgãos genitais.
Pode levar a uma doença mais grave?
A primeira infecção é mais perigosa, principalmente em crianças. "Elas podem ter gengivoestomatite, sangramento na gengiva que pode durar de 7 a 14 dias".
Há perigo na gravidez?
O maior risco é o herpes genital na gravidez, por isso mulheres que têm o herpes na região genital não devem fazer parto normal. O bebê pode ter sequelas neurológicas, com retardos ou convulsões, se a bolsa romper.
Existe vacina?
Ainda não existe vacina.
Há algum alimento para prevenir?
Alimentos com bastante aminoácido lisina, como carne vermelha, peixe, frango, leite e derivados, ovos, batata e soja, previnem a herpes. Casos graves podem contar com suplementação do aminoácido.
O que é herpes zoster? É herpes? Herpes pode dar no cérebro?
O herpes zoster é o mesmo vírus da catapora, que se aloja no cérebro. Geralmente ele é desenvolvido como uma comorbidade em pacientes com câncer, idosos ou desnutridos.

Quer casar? Saiba como induzir o parceiro a fazer o pedido

E foram felizes para sempre. O Terra conversou especialistas sobre como insinuar o desejo de casar ao parceiro, sem que ele se sinta pressionado; veja a seguir  Foto: Getty Images
"E foram felizes para sempre". 
Plantar a ideia no parceiro não é tarefa fácil. Tem que ser muito sutil, para que o homem não saia correndo. Se o homem for fujão, que valoriza muito a liberdade e não acredita em casamento, é melhor desistir, aconselhou a psicóloga Marina Vasconcellos  Foto: Getty Images
Plantar a ideia no parceiro não é tarefa fácil. "Tem que ser muito sutil, para que o homem não saia correndo. Se o homem for fujão, que valoriza muito a liberdade e não acredita em casamento, é melhor desistir", aconselhou a psicóloga Marina Vasconcellos
A melhor estratégia é colocar assunto na pauta. Pode alugar um filme que aborde o assunto e assistir com o parceiro, sugeriu Marina  Foto: Getty Images
A melhor estratégia é colocar assunto na pauta. "Pode alugar um filme que aborde o assunto e assistir com o parceiro", sugeriu Marina
Citar pessoas próximas que estão se casando e perguntar o que ele acha é outra tática sugerida por Marina  Foto: Getty Images
Citar pessoas próximas que estão se casando e perguntar o que ele acha é outra tática sugerida por Marina
Comentar que teve um sonho de que estava casando com ele e perguntar já pensou?, indicou Marina  Foto: Getty Images
"Comentar que teve um sonho de que estava casando com ele e perguntar 'já pensou?'", indicou Marina
Se ele ficar quieto, significa que é um assunto do qual ele não quer falar; ficar bravo mostra que está com medo e não sabe lidar com o assunto; uma reação positiva é se ele falar naturalmente sobre o assunto, completou  Foto: Getty Images
"Se ele ficar quieto, significa que é um assunto do qual ele não quer falar; ficar bravo mostra que está com medo e não sabe lidar com o assunto; uma reação positiva é se ele falar naturalmente sobre o assunto", completou
A psicóloga e professora do Instituto de Psicologia da USP, Isabel Cristina Gomes, citou a gravidez como uma das estratégias usadas pelas mulheres para apressar o casamento. No entanto, segundo ela, a artimanha não funciona para todos os casos e a mulher pode acabar como mãe solteira  Foto: Getty Images
A psicóloga e professora do Instituto de Psicologia da USP, Isabel Cristina Gomes, citou a gravidez como uma das estratégias usadas pelas mulheres para apressar o casamento. No entanto, segundo ela, a artimanha não funciona para todos os casos e a mulher pode acabar como mãe solteira
Antes de colocar o plano de ser pedida em casamento em ação, o ideal é avaliar se realmente existem condições para a união. Alguns casais, diante a uma dificuldade financeira, não aguentam a pressão e se separam, exemplificou Marina.  É preciso entender que não é fácil, que não é possível mudar a outra pessoa, tem que respeitar as diferenças e as imposições não adiantam, disse Marina  Foto: Getty Images
Antes de colocar o plano de "ser pedida em casamento" em ação, o ideal é avaliar se realmente existem condições para a união. Alguns casais, diante a uma dificuldade financeira, não aguentam a pressão e se separam, exemplificou Marina. "É preciso entender que não é fácil, que não é possível mudar a outra pessoa, tem que respeitar as diferenças e as imposições não adiantam", disse Marina
O ideal, para a Isabel, é jogar aberto em uma conversa. Ela pode falar eu quero casar, quero saber o que você pretende, sugeriu. A sinceridade funciona com casais maduros e prontos para assumir uma união mais séria. Hoje, dentro de um modelo contemporâneo, a mulher pode pedir o homem em casamento, acrescentou  Foto: Getty Images
O ideal, para a Isabel, é jogar aberto em uma conversa. "Ela pode falar 'eu quero casar, quero saber o que você pretende'", sugeriu. A sinceridade funciona com casais maduros e prontos para assumir uma união mais séria. "Hoje, dentro de um modelo contemporâneo, a mulher pode pedir o homem em casamento", acrescentou

João e Maria namoraram por 15 anos, até que decidiram se casar. Passaram oito meses casados e se separaram. A história é hipotética, mas a situação acontece com frequência. Segundo Marina, isso ocorre pois o casal decide se unir oficialmente por pressão. No entanto, não existe mais amor ou paixão, apenas o costume  Foto: Getty Images
João e Maria namoraram por 15 anos, até que decidiram se casar. Passaram oito meses casados e se separaram. A história é hipotética, mas a situação acontece com frequência. Segundo Marina, isso ocorre pois o casal decide se unir oficialmente por pressão. No entanto, não existe mais amor ou paixão, apenas o costume

Excesso de vaidade faz mal à saúde masculina, diz pesquisa

O excesso de vaidade pode não ser algo tão positivo para a saúde masculina, dizem os cientistas
O excesso de vaidade pode não ser algo tão positivo para a saúde masculina, dizem os cientistas
 
A aura de excesso de confiança e vaidade que demonstram alguns homens não é positiva ao bem-estar do corpo. Isso porque pessoas no perfil, na verdade, sofrem com excessos de preocupações, provavelmente relacionadas à tentativa de manter essa aparência o tempo todo.  
A constatação é de uma pesquisa da Universidade de Michigan nos Estados Unidos, publicada pelo jornal britânico Daily Mail. "Ao mesmo tempo que há uma percepção grandiosa de si mesmo, há uma visão pessoal muito frágil e que leva a estratégias como a agressão quando o sentido de superioridade é ameaçado", explica o co-autor da pesquisa, David Reinhard.
Homens extremamente narcisistas sofrem de pressão arterial alta, altos níveis de cortisol (hormônio do estresse), mesmo em momentos de relaxamento. Em alguns casos, depressão e transtornos de personalidade.
Os especialistas explicam que o excesso de vaidade aciona o circuito do estresse no corpo de maneira crônica. Já nas mulheres, as consequências não foram verificadas.
Para chegar às conclusões, foram entrevistados 106 homens e mulheres, enquanto foram feitos testes de pressão e de saliva para medição de hormônios no corpo. O levantamento não associou níveis saudáveis de narcisismo com problemas de saúde.
A pesquisa reforça dados descobertos em estudos anteriores que apontam que os narcisistas pensam ser felizes e desfrutar de alta auto-estima, enquanto na verdade convivem com sentimentos de insegurança e infelicidade.

Nova definição do autismo pode cortar benefícios das famílias

Mudanças na definição do autismo pode reduzir drasticamente a alta taxa da doença e tornar o critério para obter serviços educacionais e sociais ainda mais rígido, segundo estudo. As informações são do New York Times.
A definição da doença está sendo reavaliada por um painel de peritos nomeados pela Associação Americana de Psiquiatria, que irão concluir os trabalhos da 5ª edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais. O documento é referência padrão para transtornos mentais, condução de tratamento, pesquisa e decisões de seguros.
Os resultados da nova análise são preliminares, mas eles oferecem a estimativa mais drástica de como apertar os critérios para o autismo pode afetar a taxa de diagnóstico. Durante anos, muitos especialistas sustentaram que a imprecisão dos critérios atuais para o autismo acabam por provocar diagnósticos equivocados, como a síndrome de Asperger que entrava na classificação do autismo.
A melhor definição do problema pode ser ruim para algumas famílias que contam com bolsas estudantis e de saúde. As novas determinações devem excluir boa parte dos diagnosticados com autismo do grupo e acarretarem no corte dos benefícios.

Remédio prescrito às grávidas dobra risco de câncer nas filhas

Medicamento foi prescrito no passado com a falsa crença de que prevenia o aborto. Foto: Getty Images
Medicamento foi prescrito no passado com a falsa crença de que prevenia o aborto

Milhares de mulheres cujas mães tomaram o remédio DES durante a gravidez têm mais risco de desenvolver vários tipos de câncer, segundo especialistas. O medicamento, cujo nome completo é dietilestiboestrol, foi amplamente prescrito entre 1938 e 1971 na falsa crença de que poderia ajudar a reduzir o risco de aborto. As informações são do Daily Mail.
Em 1971, pesquisadores descobriram uma ligação entre o DES e o câncer vaginal nas filhas destas mulheres medicadas. Estudos recentes têm ligado a droga a outros tipos de câncer nessas mulheres.
Um estudo recente conduzido pelo Dr. Robert Hoover no National Cancer Institute dos Estados Unidos descobriu que as filhas das grávidas que ingeriram DES têm quase o dobro de chances de desenvolver câncer de mama.
O grupo de mulheres também é 40 vezes mais propenso a desenvolver uma forma rara de câncer cervical e vaginal do que as mulheres não expostas. Cerca de 2 mil mulheres afetadas nos EUA trouxeram casos contra empresas farmacêuticas.

Tempestade solar que atinge a Terra é mais forte do que se pensava

Imagem do NOAA mostra o Sol nesta terça-feira. A tempestade solar que atinge a Terra é mais forte que se pensava, afirmou a agência  Foto: NOAA/Divulgação
Imagem do NOAA mostra o Sol nesta terça-feira. A tempestade solar que atinge a Terra é mais forte que se pensava, afirmou a agência
A sonda Soho, da Nasa, capturou a erupção (no alto, à direita) no dia 22. Segundo o NOAA, o fluxo de prótons era estimado em cerca de 3 mil pfu (sigla em inglês para unidades de fluxo de prótons, usadas para medir a energia da radiação desse tipo de evento). Contudo, hoje a agência registrou 6300 pfu  Foto: Nasa/Divulgação
A sonda Soho, da Nasa, capturou a erupção (no alto, à direita) no dia 22. Segundo o NOAA, o fluxo de prótons era estimado em cerca de 3 mil pfu (sigla em inglês para unidades de fluxo de prótons, usadas para medir a energia da radiação desse tipo de evento). Contudo, hoje a agência registrou 6300 pfu
Segundo a NOAA, é a maior tempestade solar desde outubro de 2003  Foto: Nasa/Divulgação
Segundo a NOAA, é a maior tempestade solar desde outubro de 2003

No dia 19, a Nasa já havia registrado uma erupção do Sol  Foto: Nasa/Divulgação
No dia 19, a Nasa já havia registrado uma erupção do Sol
A tempestade do dia 19 não causou grandes danos na Terra  Foto: Nasa/Divulgação
A tempestade do dia 19 não causou grandes danos na Terra

São Paulo é cidade que mais gasta com infidelidade, diz site de traição

Pesquisa do site Ashley Madison indica que paulistanos gastam, em média, 186 reais por mês com amantes

Traição

Ranqueada no terceiro lugar entre as cidades mais infiéis do mundo, São Paulo é também a líder brasileira nos gastos com a infidelidade, de acordo com levantamento do site de traição Ashley Madison. A pesquisa, feita entre os 220.000 usuários do site, revelou que os paulistanos cadastrados gastam, em média, 186 reais por mês com despesas ligadas às amantes.
No Rio de Janeiro, segundo lugar na lista, os moradores gastam cerca de 150 reais nas relações extraconjugais. Considerando apenas os pacotes vendidos pela empresa, o dinheiro “investido” pela cidade de São Paulo chega a 200 mil reais.

A empresa não sabe quanto esses gastos chegam a impactar na economia, mas garante que o comportamento mais comum é os maridos gastarem mais dinheiro com as amantes do que com as mulheres, seja em viagens, motéis, presentes ou restaurantes.


Bairros - 
O site pesquisou ainda os bairros de São Paulo que concentram mais pessoas que traem ou, pelo menos estão interessadas em trair. Em primeiro lugar, apareceu a tradicional Vila Mariana, com 5.346 cadastrados, sendo que 77% são homens. Para a empresa, o resultado pode ser justificado pela região ser de classe média alta e bastante populosa.

Em seguida, aparecem os bairros também de classe média alta Itaim Bibi e Vila Olímpia que, ao todo, têm 4.826 cadastrados no site. O site acredita que isso se deve ao fato de essas regiões terem muitos escritórios de grandes empresas, de onde muitas pessoas acessam para não correr riscos em casa, com a família.


Segundo a pesquisa, as mulheres paulistanas interessadas em trair se concentram no bairro Morumbi. Ali, 41% dos cadastrados são do sexo feminino, enquanto nos outros bairros a proporção de mulheres no cadastro é de 30%.

Orkut faz 8 anos sem razão para comemorar


Oito anos do Orkut
Sem muito alarde, o Orkut completa 8 anos de existência. A única menção ao aniversário é a inclusão da imagem acima – um bolo com velinhas – na página principal do site, acompanhada da seguinte declaração, assinada por Koji Pereira, designer do Google: “Quase uma década depois, ele (o Orkut) continua crescendo e melhorando com a ajuda de todos vocês que compartilham suas novidades e encontram seus amigos e interesses.” A história, contudo, não é bem assim. De fato, não há motivos para comemorar. A rede perdeu a liderança do segmento no Brasil e seu futuro parece incerto: é possível que o Google o mantenha ativo por meses – ou anos –, mas as últimas ações da nave-mãe sugerem que a sobrevida pode ser bem mais curta.
Há tempos o Orkut já perdeu apelo mundial: é um terreno virtual habitado quase exclusivamente por brasileiros. Em dezembro, a rede foi ultrapassada pela primeira vez no Brasil, ao registrar 34,4 milhões de visitantes únicos ante 36,1 milhões do rival Facebook, segundo relatório da empresa de medição Comscore.
O Orkut ainda é merecedor de respeito, é claro, já que permanece um dos sites mais visitados no Brasil. Mas a tática do Google aponta para outra direção: migrar essa valiosa fatia de audiência para o Google+, lançado em junho.
O primeiro passo foi dado em outubro. A companhia apresentou um recurso para migrar fotos do Orkut para o Google+. A funcionalidade, aliás, reproduz um aplicativo criado há tempos por um brasileiro, que permite a transferência de imagens do Orkut para o Facebook – o que, é claro, desagradou o Google, que bloqueou o serviço. Agora, ele resolveu usar as imagens em benefício próprio.
Fica evidente, então, que o Google quer duelar com o Facebook, mas sua arma será o Google+. Ao Orkut, resta morrer de causa natural. Ou melhor, em consequência da falta de interesse de seu proprietário.

Estudo demonstra resultados de terapia de células-tronco contra cegueira

Duas mulheres cegas receberam tratamento; melhora foi pequena, mas ausência de tumores anima

Foi publicado o primeiro artigo científico que descreve resultados preliminares do teste de uma terapia com células-tronco embrionárias (CTEs) em humanos. Os cientistas trataram duas mulheres que sofriam de cegueira. Os resultados ainda são tímidos, mas já animam os pesquisadores: depois de quatro meses de acompanhamento, não houve a formação de tumores, grande temor associado à terapia.

As duas pacientes receberam injeções em um dos olhos com cerca de 50 mil células do epitélio pigmentar da retina, tecido escuro que serve de suporte para as outras três camadas da retina.
Uma delas, de 70 anos, tinha degeneração macular seca, principal causa de cegueira nos países desenvolvidos. A outra, de 50 anos, sofria de uma doença chamada distrofia macular de Stargardt, que afeta pessoas mais jovens.
As células injetadas foram derivadas de uma antiga linhagem de CTEs. As pacientes receberam terapia imunossupressora leve para diminuir o risco de rejeição. De qualquer forma, o olho é considerado uma região imunoprivilegiada, pois a chance de o corpo combater o tecido transplantado é menor.
As duas mulheres apresentaram uma pequena, mas animadora, melhora. Os cientistas, no entanto, são cautelosos ao admitir que ela pode não ter relação com as células injetadas, mas sim com a terapia imunossupressora. Uma das pacientes, por exemplo, melhorou dos dois olhos (só um recebeu a injeção).
Futuro. O estudo foi divulgado na revista The Lancet. O principal autor, Robert Lanza, é um dos donos da Advanced Cell Technology, empresa americana que pretende comercializar a terapia. Não foi a primeira a injetar CTEs em humanos.
Em outubro de 2010, a Geron Corporation começou a utilizar células derivadas de CTEs em pacientes com lesões na medula espinhal. Em novembro do ano passado, no entanto, os testes foram interrompidos sem que os resultados preliminares dos estudos fossem publicados. A Geron argumentou que “falta de dinheiro para investir” e “insegurança do mercado” foram as principais razões para o abandono das pesquisas.
A geneticista Lygia da Veiga Pereira, do Laboratório Nacional de Células-Tronco Embrionárias (Lance) da Universidade de São Paulo (USP), afirma que os autores do trabalhos quiseram tranquilizar possíveis investidores, depois da decisão da Geron. “Provavelmente publicaram esse artigo para mostrar que as CTEs são um campo promissor e que há grupos obtendo bons resultados nessa área”, aponta Lygia.
Claudia Batista, neurocientista da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), concorda. “Mas os resultados são muito preliminares. Será necessário acompanhar essas mulheres por mais alguns anos para se ter certeza de que o risco de tumor desapareceu”, afirma.

 

Piores resultados são observados em pacientes que sofrem delírios após um derrame cerebral

Quadros de delírio se desenvolvem em cerca de 30 por cento dos pacientes hospitalizados logo após um derrame cerebral (acidente vascular cerebral ou AVC) e estão ligados a uma pior evolução, de acordo com novo estudo publicado na revista especializada em Stroke. O delírio é um estado agudo de confusão marcada por desorientação, déficit de atenção, estado mental alterado e com flutuações, e, às vezes, alucinações.
A pesquisa incluiu mais de 2.000 pacientes hospitalizados, de 10 diferentes estudos anteriormente publicados, e que haviam sofrido um derrame devido a uma obstrução dos vasos ou sangramento.
Ao contrário da demência, que é uma doença crônica e com deterioração mental progressiva, o delírio pode ser desencadeado por outros problemas, tais como infecção, abuso de substâncias, alterações metabólicas, insuficiência renal ou cardíaca, ou medicamentos.
Os pesquisadores descobriram que, na maioria dos estudos, de 10 de a 28 por cento dos pacientes internados com AVC agudo apresentavam delírio. E constaram que o risco de morte no hospital ou dentro de um ano após a internação é 4,7 vezes maior para aqueles com delírio.
O delírio pode ocorrer a qualquer momento após o derrame. Quando ocorre na fase aguda - num prazo de sete a 10 dias após um acidente vascular cerebral - pode ser parte da apresentação do curso, mas mais comumente está relacionada a uma complicação, como infecção respiratória ou urinária.
Em geral, pacientes com AVC que evoluem com delírios são mais velhos, têm mais problemas médicos e sofreram derrames maiores - fatores que podem ajudar a explicar os piores resultados.

Relações sexuais podem ser consentidas após um infarto do coração

Uma nova declaração científica da Associação Americana do Coração (American Heart Association) esclarece que a atividade sexual para aqueles indivíduos com problemas cardíacos é algo que pode ser consentido. A declaração foi publicada online em 19 de janeiro de 2012 na revista Circulation, e contém conselhos de especialistas em uma variedade de áreas, incluindo doença cardíaca, fisiologia do exercício e aconselhamento sexual.
Os autores alertam que as mulheres devem ser aconselhadas sobre uso de métodos contraceptivos e os possíveis efeitos adversos da gravidez, enquanto os homens devem tomar cuidado com certos medicamentos para disfunção erétil, que não são seguros para todas as doenças cardiovasculares.
Segundo os autores do artigo, a atividade sexual é uma importante questão relacionada com a qualidade de vida para homens e mulheres com doença cardiovascular e seus parceiros; ainda, segundo os autores, infelizmente as discussões sobre a atividade sexual raramente ocorrem no contexto clínico. É importante abordar a questão uma vez que a diminuição da função sexual em homens e mulheres muitas vezes acompanha as doenças cardíacas, e essa diminuição pode levar à ansiedade e depressão.
A realidade, segundo a nova declaração, é que a atividade sexual geralmente não coloca o coração sob pressão intensa por tempo suficiente para ser um problema para pacientes cardíacos. Assim, a taxa total de eventos cardiovasculares causados pela atividade sexual é muito baixo.
O artigo fornece um resumo de aconselhamento sobre atividade sexual, que os pacientes cardíacos e seus médicos deveriam considerar.

Estudo relaciona apneia do sono à perda de audição

Homens com problemas para dormir podem ter risco 48% maior de surdez

Um estudo publicado no Archives of Otolaryngology - Head & Neck Surgery estabeleceu uma relação entre a apneia do sono e a perda repentina da audição, mal que atinge quatro mil pessoas anualmente nos Estados Unidos, segundo o National Institutes of Health. A análise foi liderada por pesquisadores da Taipei Medical University Hospital, em Taiwan.
Foram analisados dados médicos de 3.200 taiwaneses com perda repentina de audição entre 2000 e 2008. Cada paciente foi comparado a outros cinco da mesma idade e sexo, mas sem problemas de surdez. No total, foram examinadas 19 mil pessoas. Dessas, 240 foram diagnosticadas com apneia do sono e, posteriormente, um episódio de perda de audição repentina.
Em seguida, os especialistas analisaram os hábitos de vida desses indivíduos que poderiam ter ligação com problemas para dormir e de audição, como obesidade e problemas cardíacos. A diferença absoluta entre os dois grupos não foi tão divergente. Apenas 1,7% das pessoas com perda de audição tinham apneia do sono, enquanto que 1,2% com problemas para dormir não tinham problemas de surdez. Entretanto, eles descobriram que homens com perda repentina de audição tinham uma probabilidade 48% maior de ter apneia do sono em comparação aos demais pacientes.
Os pesquisadores acreditam que a apneia do sono, conhecida por aumentar o acúmulo de placas nos vasos sanguíneos, pode afetar vasos em regiões do cérebro que controlam a audição ou ainda vasos que nutrem os nervos responsáveis pela audição.

Apneia do sono triplica risco de derrame em homens

A apneia do sono também pode triplicar os riscos de derrame em homens, de acordo com estudo feito pela Universidade Western Reserve, nos Estados Unidos, que analisou mais de 5.400 pessoas com idade acima dos 40 anos que não tinham histórico de acidente vascular cerebral.
O estudo, publicado no American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine, também mostrou que o aumento do risco de AVC em mulheres com apneia do sono foi significativo apenas em casos de apneia grave.
Para chegar a essas conclusões, os pesquisadores submeterem os participantes a um teste padrão de sono em casa, para determinar se eles tinham apneia do sono e determinar o grau de gravidade. Depois, os pacientes foram acompanhados por cerca de nove anos e, durante esse período, 193 tiveram derrames, 85 homens de 2.462 inscritos e 108 mulheres em 2960.
De acordo com os pesquisadores, apesar dos dados apontarem que mais mulheres tenham sofrido um AVC, em comparação com os homens que não sofrem com o problema da apneia, os números de derrame do público masculino foram relativamente maiores.
Os cientistas disseram que a causa mais provável desses resultados, está ligada a maior duração da apneia do sono em homens do que em mulheres. Além disso, os homens podem desenvolver a síndrome mais cedo e, por isso, ficam mais tempo sem tratamento, uma vez que as complicações só começam a aparecer em idade avançada.
Mais de 15 milhões de acidentes vasculares cerebrais ocorrem em todo mundo a cada ano e, cerca de um terço são fatais. O estudo mostrou que o aumento do risco de derrame em pessoas com apneia existe mesmo sem outros fatores de risco, como peso, pressão elevada, diabetes e tabagismo.
Pesquisas anteriores já mostraram que essa síndrome obstrutiva do sono está associada também ao aumento dos riscos de hipertensão, ataque cardíaco, irregularidade nos batimentos do coração, obesidade e diabetes.

Acupuntura é eficiente contra enxaqueca, aponta estudo

Tratamento alternativo chinês funciona em longo prazo

Um estudo publicado no Canadian Medical Association Journal indica que a acupuntura ajuda a reduzir o número de dias de enxaqueca e pode ter efeitos duradouros sobre o problema. A análise foi liderada por um pesquisador da University of Traditional Chinese Medicine, na China.
Na pesquisa, quase 500 adultos foram submetidos a sessões da tradicional acupuntura chinesa ou da acupuntura sham, na qual agulhas são inseridas em pontos não específicos do corpo. A experiência durou cerca de quatro semanas e os grupos não foram informados sobre o tipo de método que receberiam.
Durante o teste, os participantes submetidos ao método chinês alegaram ter menos episódios de enxaqueca do que antes de fazer acupuntura. Antes do estudo, a maioria sofria de enxaquecas mensalmente, com cerca de seis ocorrências por mês. Após passar pelo procedimento, os relatos de enxaqueca caíram para três episódios por mês.
Mesmo após as quatro semanas de acupuntura, os participantes do método mais tradicional afirmaram ter menos dias de enxaqueca, com menos frequência e menor intensidade. Já os que fizeram a acupuntura sham não declararam qualquer alteração da rotina.

Alimentos que combatem a enxaqueca

São muitas as causas da enxaqueca, ou mesmo de uma simples dor de cabeça: falta de sono, estresse, variações de temperatura, hábitos alimentares... Ainda há, no caso das mulheres, aquela dor de cabeça típica do período pré-menstrual. De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde, 15% da população do planeta sofre desse mal, o que inclui, aproximadamente, 25 milhões de brasileiros afetados pela doença.
Além de usar medicamentos e evitar as causas acima, um dos poderosos remédios contra a enxaqueca pode ser o mesmo hábito que a provoca - a alimentação. Você sabia que alguns nutrientes têm o poder de aliviar os sintomas e reduzir essa complicação? Veja quais são e por quê:
1. Selênio contra os radicais livres
Presente principalmente em salmão, ostras cruas, castanha do Pará, fígado de boi e farelo de trigo, o selênio é um mineral capaz de retirar os metais tóxicos do corpo. "Esses metais tóxicos, quando se depositam em nosso organismo, não só contribuem para o aumento dos radicais livres como podem causar sintomas de enxaqueca, além de elevar o risco de doenças neurológicas, como Alzheimer e Parkinson", diz a nutricionista Roseli Rossi, da Clínica Equilibrio Nutricional.

2. Magnésio para relaxar
O papel do magnésio no combate às dores de cabeça e enxaquecas foi demonstrado em uma série de estudos. De acordo com a nutricionista Roseli Rossi, a concentração de magnésio em nosso corpo afeta os receptores de serotonina - substância responsável por regular a percepção a dor e disposição - bem como outros receptores e neurotransmissores relacionados à enxaqueca.
3. Aproveite a ação anti-inflamatória do Ômega3
O consumo em excesso de alimentos inflamatórios, como carboidratos refinados, gorduras e embutidos, provoca a produção de substâncias pró-inflamatórias, que causam a dilatação dos vasos e, consequentemente, a dor de cabeça. Nesse caso, o ômega3 é o melhor remédio. "Ele tem ação anti-inflamatória, combatendo essas substâncias causadoras de enxaqueca", afirma a nutricionista Roseli Rossi.
4. Invista nos antioxidantes
"As substâncias antioxidantes têm o poder de fazer a varredura do excesso de radicais livres e outras substâncias tóxicas em nosso organismo", afirma a nutricionista Roseli Rossi. Essa ação contribui para o equilíbrio metabólico e o melhor funcionamento da circulação, além de ser anti-inflamatória. "Essas propriedades funcionais podem amenizar o sintoma de dor, interferindo indiretamente, portanto, na incidência de enxaquecas", completa Roseli.

Cerca de 20% dos trabalhadores do mundo trabalham de casa

Cerca de um em cada cinco trabalhadores mundiais, especialmente no Oriente Médio, América Latina e Ásia, trabalha de casa frequentemente, e quase 10 por cento deles trabalham de casa todos os dias, de acordo com uma nova pesquisa Ipsos/Reuters.
Trabalhar de casa é especialmente popular na Índia, onde mais de metade dos trabalhadores o fazem; na Indonésia, o índice é de 34 por cento; o México registra 30 por cento, seguido por Argentina, África do Sul e Turquia.
No entanto, essa opção de trabalho é menos popular na Hungria, Alemanha, Suécia, França, Itália e Canadá, onde menos de 10 por cento das pessoas trabalham de casa.
"A história na verdade gira em torno dos mercados emergentes, e não sei se o Ocidente está a ponto de desenvolver tendência parecida", disse a gerente de pesquisa da Ipsos Global Public Affairs, Keren Gottfried, que conduziu o levantamento.
"Mas muitas das vantagens são claras. A Europa e a América do Norte concordam que trabalhar de casa é uma ótima maneira de reter mulheres na força de trabalho. Isso causa menos estresse por reduzir a necessidade de deslocamento e oferece melhor equilíbrio entre a vida profissional e pessoal", disse ela em entrevista.
A pesquisa trata de profissionais que trabalham longe de seus escritórios, comunicando-se por telefone, e-mail ou em chats online, quer todos os dias, quer ocasionalmente.
Os avanços da tecnologia e das telecomunicações permitiram que as pessoas trabalhem de forma efetiva e eficiente sem que precisem estar o tempo todo em suas mesas no escritório. A tendência cresceu e parece que persistirá, já que 34 por cento dos trabalhadores que recorrem a esse método dizem que o fariam em tempo integral, se pudessem.
Entre os pesquisados, 65 por cento disseram que trabalhar de casa é produtivo porque oferece ao trabalhador mais controle sobre sua vida profissional.
"Isso dá à pessoa a oportunidade de trabalhar quando é mais produtiva", disse Keren. "Você trabalha quando sabe que pode executar seu trabalho melhor."
A Ipsos entrevistou 11.383 pessoas online em 24 países: África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Bélgica, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, França, Hungria, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Polônia, Reino Unido, Rússia, Suécia e Turquia.

Facebook gerou mais de 200 mil empregos indiretos na Europa em 2011

A rede social Facebook foi responsável pela criação de 232.000 empregos indiretos na Europa em 2011, segundo um estudo da empresa de consultoria especializada Deloitte, publicado nesta terça-feira.
Ainda segundo o relatório, nos 27 países da União Europeia e Suíça, o Facebook gerou 15,300 bilhões de euros (US$ 20 bilhões) em renda.
Oficialmente, o Facebook possui atualmente cerca de 600 empregados na Europa, entre editores de programas, desenvolvimento de internet ou profissionais de marketing e comunicação.
O Facebook diz possuir 800.000 usuários em todo o mundo.

Consumo de energéticos dispara no Brasil e coloca a saúde em risco

Quem abusa da bebida pode ter problemas no sistema cardiovascular

O consumo de bebidas energéticas disparou no Brasil nos últimos anos, com um crescimento de 25% só de 2010 para 2011, segundo dados da Abir (Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e Bebidas Não Alcoólicas), justamente num momento em que vêm à tona alertas sobre o aumento de hospitalizações relacionadas ao produto em pelo menos dois países.
No Brasil, se a mistura da bebida com o álcool nas baladas já preocupava os médicos, agora o problema está na associação do produto a estilos de vida saudáveis.

Quem abusa desses compostos em busca de pique extra para aguentar uma agenda cheia demais pode colocar a saúde em risco.
O médico Fábio Sândoli de Brito, da SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia), diz que mesmo o energético puro é capaz de fazer estrago no sistema cardiovascular.
A bebida é contraindicada para pessoas que já têm problemas cardiovasculares.
- Para esse grupo, existe o risco de arritmia, que leva a um risco de morte súbita. Um jovem saudável, que tome energético esporadicamente, provavelmente não terá problemas. Mas pode ser que um homem de 45 ou 50 anos tenha um desempenho físico acima de sua competência física e passe a entrar em risco

Brasileiros são os que se consideram mais gordos na América Latina

Pesquisa mostra que 62% da população diz estar acima do peso; média mundial é 53%

Uma pesquisa realizada em 56 países, incluindo todos da América Latina e Brasil, concluiu que entre os latino americanos, os brasileiros são os que mais se consideram acima do peso, totalizando 62% de sua população. Número superior à média global, que é de 53%. Os dados são da Pesquisa Global da Nielsen, divulgada nesta terça-feira (24).
América do Norte, Europa e América Latina superam a média global e possuem, respectivamente, 63%, 58% e 58% da população que se consideram acima do peso ideal.

No Brasil, 43% se consideram um pouco acima do peso, 16% acima do peso e 3% muito acima do peso. Números bem diferentes dos colombianos, por exemplo, que são os que mais se consideram próximos do peso ideal, com 44%, e dos chilenos que representam 8% da população muito acima do peso.


A pesquisa foi realizada com mais de 25 mil entrevistados com acesso à internet


Para os latino- americanos, a dieta é a melhor opção (74%) para perder peso, seguida da prática de exercícios físicos (61%). Entretanto, o número de pessoas que preferem emagrecer a base de medicamentos emagrecedores prescritos por médicos fica acima da média global (8%) na região. E ainda maior no Brasil, onde 12% dos entrevistados disseram utilizar os medicamentos com prescrição.


Tabela nutricional continua uma “incógnita”

A pesquisa da Nielsen também demonstra que 7% dos entrevistados no mundo não entendem as informações nutricionais nas embalagens de alimentos. Ao todo, 52% entendem parte da tabela e 41% compreendem quase todas as informações.


Na América Latina, 52% dos consumidores com acesso à Internet não entende “nada” ou apenas “uma parte” das informações nutricionais contidas nas embalagens.


Os consumidores na Ásia-Pacífico apresentam os níveis mais baixos de entendimento das tabelas nutricionais, especialmente na China e em outros mercados do sudeste asiático. Em contrapartida, mais da metade dos consumidores da América do Norte (57%), afirmaram entender “quase tudo” das informações nutricionais.


Mas quando o assunto é confiança, os consumidores latino-americanos são os que mais confiam nas informações nutricionais das embalagens. Quando se trata de confiar no “teor saudável”, 22% deles consideram sempre precisas ou verdadeiras, em comparação a uma média global de 19%.


Latinos controlam colesterol com margarina

A maior parte dos entrevistados concorda que há benefícios em ingerir alimentos com grãos integrais com alto teor de fibras para promover uma alimentação saudável. Mais de um terço (35%) dos consumidores declararam comprar estes produtos regularmente, 36% compram ocasionalmente e 11% nunca adquiriram estes alimentos.


Entretanto, as diferenças regionais refletem hábitos e tradições únicas aos paladares locais. Por exemplo, enquanto leite de soja fica em quarto lugar na lista de produtos comprados regularmente na região Ásia-Pacífico, ocupa a última posição entre 10 diferentes alimentos para a Europa, o Oriente Médio/África, e a América Latina.


De forma semelhante, óleos e margarinas para controle de colesterol são mais populares na América Latina (73%), no Oriente Médio/África (71%) e na América do Norte (64%), onde os entrevistados declaram comprar estes alimentos regularmente.


Pães enriquecidos com cálcio ou outras vitaminas são escolhas regulares para aproximadamente seis em cada 10 consumidores na Ásia-Pacífico, no Oriente Médio/África e na América do Norte, em comparação à cerca da metade dos latino-americanos e um quarto dos europeus.


Cidadão aderem à contagem calórica

Ainda de acordo com a pesquisa, 49% dos entrevistados são a favor da inclusão de informações calóricas nos cardápios dos restaurantes fast food. Essa ideia é mais forte entre consumidores da América Latina (64%), em seguida da América do Norte (56%) e da Europa (53%). No Oriente Médio e África, menos de um terço (28%) dos entrevistados consideram que informações calóricas sempre deveriam ser incluídas em cardápios de restaurantes tipo fast food.


Quando se trata de restaurantes de redes (não tipo fast food) e restaurantes independentes, respectivamente, 41% e 31% de todos entrevistados afirmaram que gostariam de saber a as informações calóricas do cardápio, independente do segmento.

Estudo revela que suplementos alimentares podem provocar câncer

Doses muitos elevadas de substâncias pode trazer efeito contrário e causar doenças

Alguns suplementos alimentares com doses muito elevadas de compostos que ajudam a prevenir o câncer e estão presentes na dieta mediterrânea podem ter o efeito contrário e causar a doença, apontou um estudo divulgado recentemente em Portugal.
A pesquisadora da Unidade de Química e Física Molecular da Universidade de Coimbra, Paula Marques, explicou nesta terça-feira (24) à Agência Efe que o estudo coordenado por ela foi feito em colaboração com o laboratório britânico Rutherford Appleton e o Instituto Português de Oncologia.
O trabalho analisou de forma individualizada o efeito dos compostos presentes em alimentos próprios da dieta mediterrânea na prevenção do câncer de pele e de mama.
Antioxidantes e fitoquímicos como o ácido caféico e os flavonóides, entre outros, se revelaram úteis para prevenir o câncer de pele e de mama, conforme foi observado na pesquisa.
A novidade é que o efeito positivo depende de que esses alimentos sejam consumidos nas doses adequadas, já que a partir de certo ponto podem ser nocivos e provocar o surgimento da doença.

"Em uma dieta normal nunca corremos risco, já que esses compostos não estão presentes nos alimentos em quantidades muito altas", explicou.
Mas, de acordo com Paula, "o problema pode aparecer em suplementos e aditivos alimentares, onde a concentração dessas substâncias pode ser muito alta", indicou.
A pesquisadora portuguesa informou que esses suplementos só devem ser tomados em momentos pontuais, "e não por períodos de tempo muito prolongados".
A descoberta fez Paula pedir às autoridades de saúde que obriguem as empresas a colocarem no rótulo desses aditivos os nomes dos compostos contidos e as quantidades, o que atualmente não é feito.
"Existem suplementos que são vendidos em supermercados, como os de extrato de alho e gengibre, que podem apresentar concentrações muito altas desses antioxidantes", disse Paula.
"Esses aditivos deveriam indicar claramente sua composição para que as pessoas e os médicos tivessem acesso a essa informação, assim como ocorre com os demais alimentos ou remédios", ressaltou.
O seguinte passo dos autores desse estudo será começar com o teste em animais para tentar "determinar quais são as doses mais corretas".
No entanto, a pesquisadora alertou que, por enquanto, "não há financiamento" devido às dificuldades econômicas e os cortes aplicados às pesquisas.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...]
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.