quarta-feira, 1 de junho de 2011

Teste faz detecção precoce de problemas de linguagem

Pesquisa realizada no Instituto de Psicologia (IP) da Universidade de São Paulo (USP), normatizou testes que medem o desenvolvimento do vocabulário auditivo e expressivo em crianças de 18 meses a 6 anos, para detecção precoce de atrasos e distúrbios de linguagem.
A pesquisadora Miria Damázio utilizou Testes de Vocabulário Auditivo e Expressivo na realização do estudo, coordenado pelo professor Fernando Cesar Capovilla. Esses testes são compostos por um banco de figuras e desenvolvidos no Laboratório de Neuropsicolinguística 
O estudo avaliou o desenvolvimento do vocabulário auditivo e expressivo de 906 crianças de escolas particulares e públicas das cidades de Ribeirão Pires e Santo André, na Grande São Paulo, os resultados mostraram que o vocabulário da criança cresce de acordo com a idade, com a série escolar, e também com o nível socioeconômico.
Miriam explica que é comprovado cientificamente que o tamanho do vocabulário de uma criança aos dois anos é uma das características que vai garantir seu sucesso na fase escolar. Dessa forma, a aplicação dos testes permite ao educador localizar o problema e intervir precocemente a fim de suprir os problemas futuros de alfabetização.

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