sábado, 26 de março de 2011

O que afeta a autoestima da mulher também influencia seu comportamento social

Em um novo estudo publicado no periódico Cyberpsychology, Behavior and Social Networking, da Universidade de Buffalo, nos EUA, o pesquisador Michael Stefanone e sua equipe descobriram que as mulheres que baseiam sua autoestima na aparência tendem a publicar mais fotos on-line e ter mais amigos em sites de redes sociais.
 
O objetivo da pesquisa foi investigar as variáveis ​​que explicam o comportamento on-line específico em sites de rede social. Entre outras coisas, a equipe analisou a quantidade de tempo gasto no gerenciamento de perfis de indivíduos, o número de fotos que compartilham, a quantidade de amigos em suas redes on-line e como eles eram promíscuos em termos de “amizades”.
Michael diz que o resultado sugere que as mulheres que se identificam mais com a sua imagem e aparência usam os sites de redes sociais como uma plataforma para chamar a atenção. “O resultado sugere diferenças consideráveis entre o comportamento de homens e mulheres, que resultam de um enfoque cultural na imagem feminina e aparência”, diz.
O estudo de Stefanone apontou que as contingências da autoestima explicam muito sobre o comportamento social praticado on-line.
No estudo, 311 participantes com idade média de 23,3 anos – 49,8% do sexo feminino – responderam a um questionário medindo suas contingências da autoestima. Os temas também foram consultados a respeito de seus comportamentos típicos nas redes sociais.
Foi observado que as mulheres deste estudo, que baseiam sua autoestima na aparência, são as que mais compartilham fotos.
“Os participantes cuja autoestima é baseada em contingências particulares de base – definido neste estudo como competência acadêmica, ter apoio e carinho da família e ser uma pessoa de grande moral –, passam menos tempo on-line. Para estas pessoas, os sites de redes sociais não têm a ver com chamar a atenção”, explica.
Segundo Stefanone, as contingências em que as pessoas avaliaram sua autoestima representam uma nova abordagem para compreender como as identidades pessoais são desenvolvidas e mantidas. “Este estudo fornece um quadro para explorações futuras de construção de identidade, interação social e uso da mídia em um ambiente de comunicações em rápida mudança”.
“Apesar de ser estereotipado e previsível, é decepcionante que, em 2011, tantas jovens tentem afirmar sua autoestima pela sua aparência física – neste caso, postando fotos de si mesmas nas redes sociais como uma forma de propaganda pessoal. Talvez isso seja reflexo dos valores atrelados aos olhares distorcidos das mulheres ao longo da cultura popular e em reality shows”, diz.
A pesquisa de Stefanone dá ênfase ao nível do grupo, à comunicação mediada por computador (CMC), divisão em grupos e ferramentas de comunicação baseadas na internet, como sites de redes sociais. Ela também explora novos usos de tecnologias de CMC, como blogs e sites de redes sociais, e os efeitos que estes instrumentos têm nas relações interpessoais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...]
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.