quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Escolas públicas e privadas terão que oferecer aulas de música a partir de 2012

Aulas tem como objetivo ensinar a diversidade cultural aos estudantes

A partir do próximo ano, o ensino de música será obrigatório na educação pública e privada do país. As escolas têm até o final de 2011 para se adequar à exigência que surgiu com a Lei nº11.769, sancionada em 18 de agosto de 2008.
A lei deveria ter começado a valer no último dia 18, mas como as escolas realizam o planejamento pedagógico anualmente, a adaptação na grade curricular acontecerá no ano que vem, de acordo com a SEE (Secretaria de Estado da Educação).
O MEC (Ministério da Educação) recomenda que, além das noções básicas de música, dos cantos cívicos nacionais e dos sonos de instrumentos de orquestra, os alunos aprendam ritmos, danças e sons de instrumentos regionais e folclóricos para, assim, conhecerem a diversidade cultural do Brasil.
De acordo com a professora da Escola de Música da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais ), Maria Betânia Parizzi, a lei não impedirá a liberdade das escolas na hora de decidir o conteúdo das aulas.
- A lei não especifica conteúdos, portanto as escolas terão autonomia para decidir o que será trabalhado.
Mas ela orienta, por exemplo, que a música não seja, necessariamente, uma disciplina exclusiva. Pode integrar o ensino de outra matéria, como a de artes.
O objetivo não é formar músicos, e sim, desenvolver a criatividade, sensibilidade e, consequentemente, a integração dos alunos.
- A ideia, conforme a lei, é trabalhar com uma equipe multidisciplinar.
Mestre em Educação Musical e doutora em Ciências da Saúde e Desenvolvimento da Criança, Betânia Parizzi ressalta que a lei é muito bem-vinda, mas há lacunas a serem preenchidas.
Segundo ela, para trabalhar de forma adequada o conteúdo, a categoria reivindica um concurso para professores especialistas em música.
Apesar de ser uma iniciativa positiva, o trabalho com equipes multidisciplinares para o ensino de música nem sempre acontece de forma satisfatória nas escolas, na avaliação de Betânia.
Para atender melhor os estudantes, 160 professores generalistas estão participando de um curso de extensão da UFMG coordenado pela professora.
- É preciso ter um trabalho conjunto da universidade que forma os professores com a rede pública.
O ensino, como ressalta educadores, deve ser contínuo e com uma metodologia capaz de desenvolver a capacidade musical dos estudantes de forma gradual, sem interrupções.

Um bom exemplo é o da Escola Municipal Pedro Guerra, localizada na Região de Venda Nova, em Minas Gerais. Há seis anos, a instituição ministra aula de música como atividade extracurricular.
O projeto, que começou com duas turmas de 25 alunos, conta hoje com 80 estudantes. As aulas, ministradas por uma maestrina contratada, acontecem de segunda a quarta-feira.
O diretor e professor de Artes, Edgar Garcia Maciel, diz que a escola sempre procura alternativas diferentes para os estudantes.
- A escola sempre procurou oferecer aos alunos alternativas criativas. Acreditamos na música como valor importante. Escolhemos música como investim ento e os resultados são positivos.
O estudante David Alan Rodrigues, de 13 anos, que começou aprendendo flauta, hoje toca violino e começa a fazer aulas de violão.
- Meu pai é professor de música e toca violão e guitarra. Já tinha uma certa noção, mas aprendi de verdade aqui na escola. Eu gosto muito das aulas de músicas.
Já a colega de turma Lorraine Pereira Macedo, de 14 anos, viu uma apresentação na escola, gostou e pediu para participar das aulas.
- Comecei com a flauta e agora estou no canto. Eu quero me preparar muito bem, pois serei professora de música.

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