Nove em cada dez professores têm computador em casa
O levantamento TIC Educação analisou o uso de computador de acesso à internet em colégios brasileiros. Foram entrevistados 1.541 professores, 4.987 alunos, 497 diretores e 428 coordenadores pedagógicos em 497 escolas brasileiras.
Entre todas as ações realizadas pelos professores durante o cotidiano escolar, ensinar os alunos a usar computador e internet é a atividade menos frequente: 59% dos docentes disseram que isso nunca é realizado, 17% disseram que ensinam o uso da web uma vez por semana, 12% menos de uma vez por semana, 9% menos de uma vez por mês e 2% todos os dias ou quase.
As atividades mais frequentes são exercícios para prática e fixação de conteúdo, aulas expositivas e interpretação de textos.
75% dos professores dizem que a principal fonte de apoio para o desenvolvimento de suas habilidades tecnológicas são os contatos informais com outros educadores. Cinco em cada dez professores fizeram curso específico para aprender sobre computação e internet. Na visão do docente, ele depende principalmente de sua motivação pessoal e da ajuda dos colegas para desenvolver habilidades no uso do computador e da internet.
A pesquisa foi realizada pelo CETIC.br (Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação, órgão ligado ao NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR).
Juliano Cappi, coordenador de pesquisas do CETIC.br, diz que os professores entendem que não são nativos digitais (não convivem com computação e internet desde a infância).
- O professor sabe que precisa melhorar seu conhecimento sobre computador e internet. Isso mostra o quanto são importantes os programas públicos de capacitação. O grande desafio é o professor passar a se ver não como uma pessoa que deve ensinar a usar a web, mas ajudar os alunos a aprenderem, a pesquisar, com a ajuda da internet.
Nove em cada dez professores têm computador em casa e oito em cada dez têm internet, sendo que 86% têm PC e 48% computador portátil. Quatro entre dez professores levam seu equipamento à escola.
Foram entrevistados 1.541 professores, 4.987 alunos, 497 diretores e 428 coordenadores pedagógicos em 497 escolas públicas brasileiras, todas em áreas urbanas nas cinco regiões do país.
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