terça-feira, 19 de julho de 2011

Passageiros reclamam da falta de ônibus em Sobral

Famílias inteiras, vindas dos mais distintos Municípios, esperam por transporte na rodoviária da Princesa do Norte



 Sobral Rota de milhares de pessoas da região norte, com destino a Fortaleza, a rodoviária de Sobral está abarrotada de passageiros. A qualquer hora do dia ou da noite todos os bancos reservados aos que esperam o ônibus ficam ocupados. Famílias inteiras, vindas dos mais distintos Municípios da Zona Norte, se aglomeram em uma espera que pode ser de dias inteiros. É comum observar senhoras e crianças com travesseiros e lençóis aproveitando a longa espera para dormir, sempre se protegendo das muriçocas que invadem o local, localizado às margens da Rio Acaraú.

Quem pretende ir dos distritos de Sobral e de outros Municípios cearenses para Fortaleza ou para Estados do Norte do País só têm uma escolha: Expresso Guanabara. A empresa, criada em 1992, venceu a licitação realizada pelo Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran), e opera as linhas em toda a região norte desde novembro de 2009, com concessão válida por 15 anos.

De acordo com o Detran, o Governo do Ceará fez licitação para regularizar empresas de ônibus alternativo, conhecidas como Topics e regulamentar, os ônibus. Desde então, o Estado está gerenciando o sistema com o objetivo de exigir maiores contrapartidas das empresas prestadoras, como o pagamento de multas a passageiros que tenham bagagens extraviadas.

Segundo Paulo Ernesto Serpa, assessor de comunicação do Detran, a Expresso Guanabara atendeu às exigências do sistema e venceu o processo licitatório.

Para o gerente de marketing da Expresso Guanabara, Rodrigo Mont´Alverne, a situação é transitória e acontece, principalmente, nos feriados e nos meses de férias escolares, como janeiro, fevereiro e julho.

Campanha
"Há mais de um ano fazemos campanhas para que, especialmente nos feriados e nas férias, os usuários façam compras antecipadas. Nesse período, a sazonalidade é muito grande e a compra antecipada nos permite contratar ônibus extras", explica Mont´Alverne.

De acordo com o gerente de marketing, a Guanabara está sublocando 15 ônibus de outra empresa para suprir o aumento da demanda nessas últimas semanas. "A cultura que se tinha até algum tempo atrás, de chegar na rodoviária e achar passagem para poucos minutos depois, está acabando. Muitos usuários já compram passagens com antecedência e os que deixam para a última hora acabam tendo que esperar um pouco mais", admite ele.

A compra de passagens da Guanabara pode ser feita com 30 dias de antecedência nos pontos de vendas e pela internet. Mas, pela rede mundial de computadores, ainda é difícil conseguir comprar os bilhetes. Quem passa por essa dificuldade acaba desistindo da compra online e é obrigado a se deslocar aos pontos de venda ou a própria rodoviária. O problema é de conhecimento da Guanabara que afirma que, em aproximadamente 45 dias, será disponibilizada, para os usuários, uma nova página de compras de passagens online.

Horários extras
Ainda segundo o gerente de marketing da Guanabara, a empresa disponibiliza neste mês de julho dez horários extras diariamente para Fortaleza, além de colocar a venda bilhetes de ônibus que vem de outros Municípios e de outros Estados e que passam por Sobral. "O mercado de transporte intermunicipal está aquecido e estamos trabalhando para não deixar nenhum usuário sem viajar", finaliza.

A auxiliar de enfermagem, Maria José, esperava às 7 da manhã o ônibus das 14 horas para viajar para Fortaleza. "Cheguei aqui às 5 de Groaíras para pegar o ônibus para Fortaleza ainda pela manhã, mas vou ter que esperar até a tarde. O pior é que o dinheiro é curto e não teremos como nos alimentar até chegar ao nosso destino final", lamentou a agricultora. Ela estava acompanhada da filha e de um sobrinho. Iam acompanhar a cirurgia de uma parente na capital cearense.

Outra reclamação
Também é fácil encontrar passageiros insatisfeitos com o preço diferenciado para passagens da Guanabara que saem de Sobral e de outras linhas que se originam em outros Estados, mas que passam pela cidade.

Segundo Rodrigo Mont´Alverne, as tarifas diferenciadas nos Estados de origem do ônibus acabam repassadas ao usuário. "Não temos nenhum ganho com passagens com preços diferentes. O valor mais caro é parte das tarifas cobradas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e pelos Estados de início da viagem", explica o gerente.

MAIS INFORMAÇÕES


Para reclamações:
155 (gratuito) - Ouvidoria do Estado
Expresso Guanabara: 0800.7261992
sac@expressoguanabara.com.br

Diário do Nordeste 

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