Famílias inteiras, vindas dos mais distintos Municípios, esperam por transporte na rodoviária da Princesa do Norte
Sobral Rota de milhares de pessoas da região norte, com destino a Fortaleza, a rodoviária de Sobral está abarrotada de passageiros. A qualquer hora do dia ou da noite todos os bancos reservados aos que esperam o ônibus ficam ocupados. Famílias inteiras, vindas dos mais distintos Municípios da Zona Norte, se aglomeram em uma espera que pode ser de dias inteiros. É comum observar senhoras e crianças com travesseiros e lençóis aproveitando a longa espera para dormir, sempre se protegendo das muriçocas que invadem o local, localizado às margens da Rio Acaraú.
Quem pretende ir dos distritos de Sobral e de outros Municípios cearenses para Fortaleza ou para Estados do Norte do País só têm uma escolha: Expresso Guanabara. A empresa, criada em 1992, venceu a licitação realizada pelo Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran), e opera as linhas em toda a região norte desde novembro de 2009, com concessão válida por 15 anos.
De acordo com o Detran, o Governo do Ceará fez licitação para regularizar empresas de ônibus alternativo, conhecidas como Topics e regulamentar, os ônibus. Desde então, o Estado está gerenciando o sistema com o objetivo de exigir maiores contrapartidas das empresas prestadoras, como o pagamento de multas a passageiros que tenham bagagens extraviadas.
Segundo Paulo Ernesto Serpa, assessor de comunicação do Detran, a Expresso Guanabara atendeu às exigências do sistema e venceu o processo licitatório.
Para o gerente de marketing da Expresso Guanabara, Rodrigo Mont´Alverne, a situação é transitória e acontece, principalmente, nos feriados e nos meses de férias escolares, como janeiro, fevereiro e julho.
Campanha
"Há mais de um ano fazemos campanhas para que, especialmente nos feriados e nas férias, os usuários façam compras antecipadas. Nesse período, a sazonalidade é muito grande e a compra antecipada nos permite contratar ônibus extras", explica Mont´Alverne.
De acordo com o gerente de marketing, a Guanabara está sublocando 15 ônibus de outra empresa para suprir o aumento da demanda nessas últimas semanas. "A cultura que se tinha até algum tempo atrás, de chegar na rodoviária e achar passagem para poucos minutos depois, está acabando. Muitos usuários já compram passagens com antecedência e os que deixam para a última hora acabam tendo que esperar um pouco mais", admite ele.
A compra de passagens da Guanabara pode ser feita com 30 dias de antecedência nos pontos de vendas e pela internet. Mas, pela rede mundial de computadores, ainda é difícil conseguir comprar os bilhetes. Quem passa por essa dificuldade acaba desistindo da compra online e é obrigado a se deslocar aos pontos de venda ou a própria rodoviária. O problema é de conhecimento da Guanabara que afirma que, em aproximadamente 45 dias, será disponibilizada, para os usuários, uma nova página de compras de passagens online.
Horários extras
Ainda segundo o gerente de marketing da Guanabara, a empresa disponibiliza neste mês de julho dez horários extras diariamente para Fortaleza, além de colocar a venda bilhetes de ônibus que vem de outros Municípios e de outros Estados e que passam por Sobral. "O mercado de transporte intermunicipal está aquecido e estamos trabalhando para não deixar nenhum usuário sem viajar", finaliza.
A auxiliar de enfermagem, Maria José, esperava às 7 da manhã o ônibus das 14 horas para viajar para Fortaleza. "Cheguei aqui às 5 de Groaíras para pegar o ônibus para Fortaleza ainda pela manhã, mas vou ter que esperar até a tarde. O pior é que o dinheiro é curto e não teremos como nos alimentar até chegar ao nosso destino final", lamentou a agricultora. Ela estava acompanhada da filha e de um sobrinho. Iam acompanhar a cirurgia de uma parente na capital cearense.
Outra reclamação
Também é fácil encontrar passageiros insatisfeitos com o preço diferenciado para passagens da Guanabara que saem de Sobral e de outras linhas que se originam em outros Estados, mas que passam pela cidade.
Segundo Rodrigo Mont´Alverne, as tarifas diferenciadas nos Estados de origem do ônibus acabam repassadas ao usuário. "Não temos nenhum ganho com passagens com preços diferentes. O valor mais caro é parte das tarifas cobradas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e pelos Estados de início da viagem", explica o gerente.
MAIS INFORMAÇÕES
Para reclamações:
155 (gratuito) - Ouvidoria do Estado
Expresso Guanabara: 0800.7261992
sac@expressoguanabara.com.br
Quem pretende ir dos distritos de Sobral e de outros Municípios cearenses para Fortaleza ou para Estados do Norte do País só têm uma escolha: Expresso Guanabara. A empresa, criada em 1992, venceu a licitação realizada pelo Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran), e opera as linhas em toda a região norte desde novembro de 2009, com concessão válida por 15 anos.
De acordo com o Detran, o Governo do Ceará fez licitação para regularizar empresas de ônibus alternativo, conhecidas como Topics e regulamentar, os ônibus. Desde então, o Estado está gerenciando o sistema com o objetivo de exigir maiores contrapartidas das empresas prestadoras, como o pagamento de multas a passageiros que tenham bagagens extraviadas.
Segundo Paulo Ernesto Serpa, assessor de comunicação do Detran, a Expresso Guanabara atendeu às exigências do sistema e venceu o processo licitatório.
Para o gerente de marketing da Expresso Guanabara, Rodrigo Mont´Alverne, a situação é transitória e acontece, principalmente, nos feriados e nos meses de férias escolares, como janeiro, fevereiro e julho.
Campanha
"Há mais de um ano fazemos campanhas para que, especialmente nos feriados e nas férias, os usuários façam compras antecipadas. Nesse período, a sazonalidade é muito grande e a compra antecipada nos permite contratar ônibus extras", explica Mont´Alverne.
De acordo com o gerente de marketing, a Guanabara está sublocando 15 ônibus de outra empresa para suprir o aumento da demanda nessas últimas semanas. "A cultura que se tinha até algum tempo atrás, de chegar na rodoviária e achar passagem para poucos minutos depois, está acabando. Muitos usuários já compram passagens com antecedência e os que deixam para a última hora acabam tendo que esperar um pouco mais", admite ele.
A compra de passagens da Guanabara pode ser feita com 30 dias de antecedência nos pontos de vendas e pela internet. Mas, pela rede mundial de computadores, ainda é difícil conseguir comprar os bilhetes. Quem passa por essa dificuldade acaba desistindo da compra online e é obrigado a se deslocar aos pontos de venda ou a própria rodoviária. O problema é de conhecimento da Guanabara que afirma que, em aproximadamente 45 dias, será disponibilizada, para os usuários, uma nova página de compras de passagens online.
Horários extras
Ainda segundo o gerente de marketing da Guanabara, a empresa disponibiliza neste mês de julho dez horários extras diariamente para Fortaleza, além de colocar a venda bilhetes de ônibus que vem de outros Municípios e de outros Estados e que passam por Sobral. "O mercado de transporte intermunicipal está aquecido e estamos trabalhando para não deixar nenhum usuário sem viajar", finaliza.
A auxiliar de enfermagem, Maria José, esperava às 7 da manhã o ônibus das 14 horas para viajar para Fortaleza. "Cheguei aqui às 5 de Groaíras para pegar o ônibus para Fortaleza ainda pela manhã, mas vou ter que esperar até a tarde. O pior é que o dinheiro é curto e não teremos como nos alimentar até chegar ao nosso destino final", lamentou a agricultora. Ela estava acompanhada da filha e de um sobrinho. Iam acompanhar a cirurgia de uma parente na capital cearense.
Outra reclamação
Também é fácil encontrar passageiros insatisfeitos com o preço diferenciado para passagens da Guanabara que saem de Sobral e de outras linhas que se originam em outros Estados, mas que passam pela cidade.
Segundo Rodrigo Mont´Alverne, as tarifas diferenciadas nos Estados de origem do ônibus acabam repassadas ao usuário. "Não temos nenhum ganho com passagens com preços diferentes. O valor mais caro é parte das tarifas cobradas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e pelos Estados de início da viagem", explica o gerente.
MAIS INFORMAÇÕES
Para reclamações:
155 (gratuito) - Ouvidoria do Estado
Expresso Guanabara: 0800.7261992
sac@expressoguanabara.com.br
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