segunda-feira, 1 de agosto de 2011

As mulheres devem tomar mais iniciativas amorosas?

Embora exista uma crença muito difundida de que são os homens que tomam a iniciativa amorosa, existem evidências de que as mulheres são tão ou mais ativas do que eles no flerte. Os homens apenas têm um papel mais óbvio do que elas. Por exemplo, imagine uma mulher dizendo o seguinte a um rapaz:
“Você já assistiu o filme Meia Noite em Paris? Já ouvi falar muito deste filme. Dizem que é muito interessante. Eu ainda não o assisti. Quase todo mundo já o viu. Por isso não encontro quem queira assisti-lo comigo. Este fim de semana não tenho nada para fazer e bem que eu gostaria de assisti-lo.”
O rapaz então fala:
 “Vamos?”
Podemos dizer que o homem é que foi ativo porque tomou a iniciativa do convite? Claro que não. A mulher trabalhou muito mais do que ele para que o encontro acontecesse.
Além disso, também existem evidências de que a mulher é muito mais ativa do que os homens nas fases iniciais de um relacionamento  amoroso. Os homens, nesta fase, só se tornam mais ativos quando estão querendo sexo com a parceira. 
Também existem evidências de que as iniciativas femininas para iniciar um relacionamento amoroso são bem vistas por uma boa parte dos homens e das mulheres. Por exemplo, uma pesquisa realizada por Muehlenhard e McFall (1981)1 mostrou que a pior coisa que uma mulher pode fazer é não fazer coisa alguma para verificar se o seu interesse amoroso por um parceiro é correspondido.
Estes pesquisadores perguntaram a 579 estudantes de um curso introdutório de psicologia (431 homens e 148 mulheres, cuja média de idade era  19 anos) o que uma mulher deveria fazer caso estivesse interessada em sair com um homem mas este não a tivesse convidado. Nesta pesquisa, foram oferecidas três alternativas de respostas para os participantes: (1) convidá-lo para um encontro, (2) apresentar sinais de interesse em ter um encontro amoroso com ele ou (3) esperar que ele tome a iniciativa de convidar.
A maioria dos homens (69,2%) e a maioria das mulheres (62,7%) afirmaram que o melhor tipo de iniciativa que pode ser apresentada por uma mulher nesta situação é apresentar sinais de que está interessada em sair com o homem.
O segundo tipo de iniciativa, convidar o homem, é fonte de divergência entre homens e mulheres: 26,5% dos homens e apenas 2,7% das mulheres aprovaram este tipo de iniciativa. Esta diferença entre as percentagens de homens e mulheres aparentemente contradiz a crença popular de que são os homens que têm mais preconceito contra as iniciativas femininas.
 “Esperar que o homem convide” só recebeu apoio substancial por parte das mulheres: 34,7% delas apoiaram este tipo de inação contra apenas 4,3% dos homens. Estas percentagens indicam que os homens querem que as mulheres atuem mais ativamente para iniciar os relacionamentos amorosos. Cerca de um terço das mulheres, no entanto, na época que esta pesquisa foi realizada, simplesmente preferiam esperar que os homens tomassem todas as iniciativas para iniciar um relacionamento  amoroso.
Um estudo exploratório que realizei para esclarecer esta questão do preconceito contra o convite direto por parte das mulheres indicou que os homens aprovam este tipo de convite, mas tendem a considerar as mulheres que os apresentam como sendo “avançadinhas demais” e “fáceis para fins sexuais”. Esta forma masculina de encarar as iniciativas femininas parece explicar por que as mulheres aprovam menos este tipo de iniciativa do que eles. É que elas não querem ser encaradas como mulheres “fáceis” ou como “objetos sexuais”.
Considerando em conjunto as percentagens podemos concluir que a grande maioria dos homens (95,7%) e a maioria das mulheres (65,4%)  acham que uma mulher deve apresentar sinais de que está interessada em um homem ou até convidá-lo para sair quando ela tem este tipo de interesse.
Esta pesquisa mostra, portanto, que quase a totalidade dos homens apoia a iniciativa feminina para começar um relacionamento amoroso. Embora a grande maioria das mulheres também apoie algum tipo de iniciativa feminina, cerca de um terço delas ainda achava, na época que esta pesquisa foi realizada, que o melhor para uma mulher seria simplesmente esperar a iniciativa masculina.
Ainda que, atualmente, as mulheres brasileiras atualmente sejam mais ativas do que as mulheres norte-americanas da época em que este estudo foi realizado, temos evidências de que ainda hoje, no Brasil, a grande maioria dos homens e das mulheres quer que as mulheres sejam mais ativas no início de um relacionamento  amoroso do que são agora.

Como as mulheres insinuam interesse amoroso

As mulheres possuem diversos recursos para mostrar interesse amoroso e induzir os parceiros a tomarem iniciativas mais explícitas para iniciar relacionamentos amorosos. Algumas das principais dessas iniciativas são as seguintes:

Exibir comportamentos eficazes para provocar a aproximação de pessoas do sexo oposto.

Monica Moore (1985)2, famosa pesquisadora norte-americana, identificou 52 comportamentos que, adotados pelas mulheres em locais públicos, provocam a aproximação masculina. Os 10 destes comportamentos mais frequentemente observados por esta autora foram os seguintes:
- Olhar de varredura (o olhar percorre todo o ambiente).
- Olhar dardo (olhar para uma pessoa durante 3 segundos ou menos).
- Fixar o olhar (olhar para uma pessoa por mais de 3 segundos).
- Sorrir (mostrando ou não os dentes).
- Rir (geralmente após algum comentário).
- Dança solitária (a mulher dança sozinha na pista de dança).
- Jogar a cabeça para trás (geralmente quando ri).
- Ajeitar os cabelos.
- Inclinar o tronco em direção ao parceiro (a mulher está sentada).
 - Gesticulação (aumentada durante a fala).

Apresentar transformações físicas e posturais na presença de um parceiro atraente.

Albert E. Scheflen (1965)3 descreveu várias transformações físicas e posturais que acontecem com uma pessoa que está na presença de alguém atraente: aumento da tensão muscular, murchar a barriga, endireitar as costas, etc. Tais transformações fazem com que a pessoa fique mais atraente e sinalizam para o parceiro que ela está sendo afetada pela sua presença.

Criar pretextos para encontros

As mulheres são peritas em criar pretextos para novos encontros quando estão interessadas amorosamente em alguém: pedem ajuda para realizar tarefas, mostram interesse em conhecer a atividade do parceiro, pedem emprego, etc.

Flerte não-verbal

As mulheres apresentam comportamentos não verbais mais variados e mais frequentes do que os homens. Elas, por exemplo, exibem as palmas das mãos, inclinam lateralmente a cabeça e abrem as pernas quando estão na presença de alguém por quem têm interesse amoroso.
As mulheres que insinuam mais e são mais diretas têm mais chance de iniciar relacionamentos amorosos. Os homens agradecem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...]
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.