Uma propaganda bem feita de um produto que nunca existiu pode nos dar a ilusão de que já o testamos ou consumimos. Este é o resultado de um estudo publicado no periódico Journal of Consumer Research.
“Expor os consumidores a uma propaganda evocativa aumenta as chances de ele acreditar que já experimentou o produto e, consequentemente, produz atitude baseada na experiência genuína do produto”, explicam os autores do estudo, Priali Rajagopal e Nicole Montgomery.
Em um estudo, os pesquisadores mostraram aos participantes diferentes tipos de propagandas de um produto fictício, um novo sabor de uma popular marca de pipocas de micro-ondas. Outros participantes provaram o que eles acreditavam ser a pipoca, mas era outro produto da mesma marca, um já existente no mercado.
Uma semana após a experiência, todos voltaram ao laboratório para responder a questionários. Aqueles que viram o anúncio em alta qualidade relataram que haviam provado a pipoca – mesmo que isto não tenha acontecido. Eles estavam tão confiantes sobre isso como aqueles que realmente haviam provado. “Isto sugere que a visualização de anúncios vivos cria uma falsa memória do produto”.
No entanto, quando o teste foi feito com uma marca menos conhecida, e o tempo entre a visualização do anúncio e os relatórios de avaliações foi mais curto, diminuíram também as falsas memórias dos participantes.
Para os autores, os resultados servem de alerta aos consumidores, para que fiquem atentos e não se deixem levar pelas propagandas. “Os consumidores precisam estar atentos durante o processamento das imagens de alta qualidade nos anúncios, porque podem criar falsas memórias de experiência com o produto”.
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