quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Seis em cada dez mulheres palpitam nas contas do homem

Elas influenciam no que eles comem, vestem e até na escolha do carro da família

Todo homem sabe que quem manda em casa é a mulher, mas até agora eles não admitiam isso nem se conhecia o tamanho dessa influência sobre as decisões deles. Um estudo do instituto Data Popular, divulgado nesta quarta-feira (10), aponta que o público feminino tem um poder muito maior que se imagina sobre o masculino – e os homens sabem disso porque eles mesmos responderam à pesquisa. O estudo mostra que 65% das mulheres casadas palpitam no que o homem deve fazer com seu próprio dinheiro.

A pesquisa Tempo de Mulher, que ouviu 3.000 pessoas e levou em conta dados da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), comprova ainda que a maior parte dos homens casados - ou que moram junto - admite que a esposa tem influência significativa na escolha do mês de férias e a administração do orçamento doméstico – em ambos os casos, 82% dos homens afirmam que elas ajudam a definir quando será a folga prolongada ou como se gasta o dinheiro para manter a casa.

A interferência da mulher no orçamento doméstico não é um dado muito novo, a diferença é que o homem admite isso, o que é muito difícil, explica o sócio-diretor do Data Popular e especialista em mercados emergentes, Renato Meirelles.

- A mulher manda completamente. O dado mais legal do estudo é que a mulher influencia no orçamento individual, ou seja, no dinheiro dele. Ou seja, de cada dez mulheres casadas, seis interferem no dinheiro deles, desde o que ele tem na conta até o que ganha por mês e não só o que ele bota na casa. O cara chega e dá o dinheiro para a mulher.

As mulheres também tem opinião determinante no que os homens compram: 86% dos respondentes dizem que elas influenciam na escolha dos alimentos que consomem, 82% contam com a ajuda delas para comprar produtos de higiene e limpeza e 77% não comprar roupas e sapatos sem o palpite delas.

Até o carro da família ou os equipamentos de tecnologia, sobre os quais eles pensam que entendem mais que elas, dependem do aval delas para entrar em casa, segundo Meirelles.

- Até no que ele come, a mulher está palpitando. No caso dos produtos de tecnologia, o homem acha que sabe mais que elas, mas na hora que você vai ver, esse homem está comprando laptop rosa. 
A pesquisa do Data Popular aponta que, entre 2002 e 2011, enquanto a população feminina brasileira aumentou 11,5%, o volume de mulheres que trabalham com carteira assinada subiu 53,4% - de 9,5 milhões para 14,7 milhões. Esse aumento da influência da mulher em casa está aumentando exatamente por causa dessa independência financeira que conquistaram nos últimos anos, explica Meirelles.

- [O que explica] é uma maior participação das mulheres nas escolas e nas universidades, o que impacta na participação delas no mercado de trabalho. A mulher está saindo, indo trabalhar e ficando cada vez mais poderosa. Se ela mandava com o dinheiro do homem, agora que ela ganha o próprio dinheiro ela manda ainda mais. Elas deixam de ser as donas de casa e passam a ser as donas da casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...]
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.