sexta-feira, 6 de abril de 2012

Confira dicas de como se comportar e o que não fazer no Twitter e no Facebook

Não importa o quão querido você seja: todo mundo tem hábitos que incomodam até mesmo os mais próximos. Se na vida real já é difícil lidar com essas manias, o que dizer de quando elas aparecem também nas redes sociais e são expostas para pessoas quase aleatórias (admita, seus 600 amigos do Facebook não são todos irmãos camaradas)? Veja abaixo algumas dicas do que evitar e pegar leve nas redes sociais para não queimar o seu filme na internet.
Não tente bancar o intelectual
Frases de efeito vindas de pessoas e obras famosas são uma fonte de inspiração muito popular que hoje podem ser geradas diariamente por aplicativos no Facebook. Mas para que banalizar essas pílulas de sabedoria se você nem ao menos conhece os autores? E mais: muitas citações que circulam por aí nem foram ditas por aquele escritor famoso do qual você finge ser fã. Ler um livro inteiro do Caio Fernando Abreu ou da Clarice Lispector é certamente mais produtivo do que encher a timeline dos amigos com reflexões profundas sobre como o amor é uma dor e o sentido da vida.
Pegue leve nos memes
Se você nunca ouviu falar de memes, é hora de verificar em que órbita você anda circulando e voltar para a Terra. Os bordões em inglês acompanhados de imagens de bonequinhos engraçados, como o “fuck yeah”, o “challenge accepted” e o “y u no” conseguem tornar um comentário simples em uma observação muito divertida. Porém, em vez de postá-los à exaustão, é preferível escolher o momento ou assunto conveniente para empregar o meme mais genial. Essa dica vale também para bordões textuais como o “aloka” e “xingar muito no Twitter”: repeti-los faz com que percam a graça mais rápido – e tornem-se bem irritante.
Evite avatares animados
Como é difícil se concentrar no resto da timeline com um quadradinho piscando no meio dela. Quando a pessoa se empolga e posta um tweet atrás do outro, então, você descobre que era seguidor de um mestre em hipnose. Prefira um avatar estático bacana. Você evita que seus seguidores fiquem tontos e fica mais fácil prestar atenção no que você escreveu.
Twitter não é MSN
Que maravilha: um belo dia, você acessa o Twitter e depara com um tweet daquele amigo do peito com quem você não falava há muito tempo. Ou talvez o fim de semana esteja chegando e com ele as combinações frenéticas de como curtir a noite de sexta. Antes de compartilhar toda uma conversa extensa entre você e seu best friend no Twitter, pense com carinho nos seus outros amigos e transfira o chat para o MSN ou via DM.
Controle-se nas hashtags
Em algum ponto da sua experiência no Twitter, você provavelmente já imaginou como deve ser legal colocar sua própria hashtag no topo dos Trending Topics. E você provavelmente também conhece alguém que leva essa ideia muito a sério e usa hashtags como ponto final, não importa o quão óbvias e sem sentido elas sejam. Sabendo quando marcar os tweets, você não só evita irritar seus seguidores como não fica parecendo uma criança empolgada com o brinquedo novo – ou melhor, com o login novo.
Use o retweet com moderação
O que você pode fazer se as pessoas que você segue no Twitter são simplesmente as mais geniais do mundo virtual? Às vezes, não dá para deixar passar os brilhantismos, e é por isso que existe a ferramenta de retweet. Mas nem por isso o seu perfil deve ser recheado com os tweets dos outros. Se você só publica mensagens dos outros, por que mesmo as pessoas devem segui-lo?
Não dê o minuto-a-minuto da sua vida
É necessário um grande talento para produzir frases de impacto em 140 caracteres. Porém, isso não quer dizer que o Twitter seja um depósito de mensagens rápidas e sem propósito. Quantos posts como “acordei”, “tô indo pro banho”, “vou dormir” você costuma ver nos perfis mais interessantes que você conhece? Comentários sagazes sobre assuntos e fatos com substância interessam a um número muito maior de pessoas do que os detalhes do cotidiano, que está cheio de momentos de tédio. Afinal, por que você usa tanto o Twitter mesmo?
Mania de Foursquare
Enquanto o mundo real está cheio de celebridades fugindo dos paparazzi, as redes sociais estão cheias de pessoas que divulgam cada passo seu durante o dia. Inundar seu Twitter com suas mensagens de localização do Foursquare é muito chato. A menos que você seja a Madonna ou o Justin Bieber, essa informação interessa a um número muito limitado de pessoas, e essas devem estar no Foursquare. Portanto, deixe seus posts apenas lá. Um ou outro tweet, ok; mas evite se tornar seu próprio “staker” no Twitter.
Evite as internas
“Odeio quando isso acontece…”, “Não sou mais a mesma depois de ontem”… Antes do Twitter e do Facebook, poucas coisas eram mais chatas no MSN do que aquelas mensagens pessoais que ninguém entendia e eram colocadas junto ao nick da pessoa para chamar a atenção. Agora elas também rondam as redes sociais. É mais fácil que os outros perguntem e comentem se você dividir de uma vez o que quer dizer. Indiretas também são de última: ninguém mais além daquela pessoa em particular tem a ver com o que está mal resolvido entre vocês.
Não espalhe correntes
Mais uma prática antiga que migrou para as redes sociais vinda diretamente das caixas de entrada de email. Muita gente ainda encontra no mural do Facebook uma maldição virtual que só pode ser quebrada até a meia-noite daquele dia ou sendo repassada para 573 amigos. Não perca tempo com as correntes. Ou vai dizer que você realmente acredita que o espírito de uma moça que foi brutalmente assassinada vá puxar seu pé durante a noite?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...]
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.