Jovens do Ensino Fundamental podem melhorar as notas em provas de matemática e interpretação de texto se tiverem um peso adequado e praticarem atividades físicas
Praticar atividade física com regularidade pode levar o jovem a um melhor desempenho escolar
Uma pesquisa feita na Universidade do Texas, nos Estados Unidos, mostrou
que estudantes do Ensino Fundamental com peso adequado e fisicamente
ativos têm um melhor desempenho acadêmico do que o restante. De acordo
com o estudo, que foi apresentado neste fim de semana no encontro anual
da Associação Americana de Psicologia, em Orlando, estar em forma foi
associado a notas maiores em testes de matemática e de interpretação de
texto.
Ao todo, 1.211 jovens de dez a 15 anos que estudavam em cinco escolas
diferentes do Texas participaram da pesquisa. Os autores do trabalho
analisaram características como rendimento escolar, autoconfiança, nível
socioeconômico, índice de massa corporal (IMC) e frequência com que
praticavam exercícios físicos. Os alunos também realizaram testes que
avaliaram a aptidão física de cada um em relação à capacidade
cardiorrespiratória, aeróbica, flexibilidade e força e resistência
muscular.
De acordo com os resultados, a capacidade cardiorrespiratória, que é
desenvolvida com atividades aeróbicas, como correr, andar e nadar, foi o
fator mais fortemente associado a um melhor desempenho acadêmico —
embora as outras características físicas também tenham sido relacionadas
a bons resultados na escola. As conclusões foram semelhantes para ambos
os sexos. Para os pesquisadores, o estudo reforça a ideia de que a
atividade física melhora a memória, a concentração e a organização de
uma pessoa — e deve incentivar os pais a incluírem algum tipo de
exercício na rotina de seus filhos.
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