domingo, 12 de junho de 2011

As mudanças na pele da futura mamãe vão da cabeça aos pés

Como você está bonita! Com certeza, toda grávida já ouviu ou vai ouvir essa frase. Além da felicidade estampada no rosto, o físico da mulher se modifica devido ao aumento do fluxo sanguíneo na gravidez, o que deixa a pele mais rosada pela ação transformadora dos hormônios. As unhas se fortalecem, aumentam os números de fios de cabelo, a pele fica mais radiante, mas há também os sintomas negativos que podem variar de fracos a intensos. Quem determina essa classificação é o pico dos hormônios esteróides (estrógeno e progesterona) que refletem diretamente nas manifestações cutâneas.
A dermatologista Rosanna Nocito, da Sociedade Brasileira de Dermatologia, responsável pelo serviço de dermatologia do Hospital e Maternidade São Luiz, dá dicas de como permanecer grávida e bela durante a fase do barrigão.
De cara limpaAs manchas na pele, também conhecidas como melasmas - aumento na pigmentação da pele - são um dos inimigos das gestantes. Mesmo sendo alterações fisiológicas (normais do organismo, sem significar doença), podem ser motivo de angústia para muitas gestantes A dermatologista explica que tanto a radiação ultravioleta B, como os raios de luz visível são fatores que causam o aparecimento desses sinais na pele que se apresentam como uma máscara gravídica. “Utilizar protetor solar e proteger a pele, especialmente o rosto, é uma medida eficaz para a prevenção. Mas, visitas constantes ao dermatologista também é importantíssimo.”
Segundo a especialista, 75% das grávidas desenvolvem o melasma no segundo trimestre, momento em que os hormônios estão em alta. “Após a gestação é possível utilizar substâncias clareadoras, com indicação médica. Ainda assim é comprovado que 10% dos casos desaparecem até um ano após o parto e 30% podem ficar com sequelas. Apenas os casos extremos merecem tratamento”, afirma.
PerfumariaLer rótulos e bulas é o primeiro passo quando o assunto é cosmético. Antes de utilizar qualquer produto, o ideal é que a gestante converse com o obstetra. “Existe uma classificação de drogas específicas que apontam riscos ou não na fase gravídica (para a mãe e para o feto) estabelecida pela FDA (American Food and Drug Administration), separadas por categorias e que devem ser liberadas e monitoradas pelo médico”, diz a dermatologista. A subdivisão é a seguinte:
A – Não mostram risco em qualquer trimestre;
B – Sem evidências de riscos para o feto;
C – Oferecem risco à mãe e ao feto;
D – Há evidências de risco para o feto, mas os benefícios para a mãe podem justificar o uso;
E – Contraindicado.
AcneO fato é que mesmo após a adolescência as espinhas podem aparecer. Na gravidez a acne é imprevisível. Em algumas mulheres pode aumentar e em outras a gravidez tem efeito reverso, logo essas lesões desaparecem. Dra. Rosanna reforça que a oleosidade da pele aumenta nessa fase, por esse motivo é comum elas se intensificarem. “Mas, não há regras, cada mulher tem o seu histórico”.
DuchaMamãe, nada de ficar horas embaixo do chuveiro. O banho da gestante deve ser rápido, mornos e sem bucha. “Em seguida, o indicado é se secar levemente e, com a pele ainda úmida, aplicar no corpo hidratante - há no mercado produtos específicos para a gestação - para a prevenção da flacidez e também das estrias”, aconselha a especialista. Para que a hidratação seja realmente eficaz é recomendado que seja realizada de três a seis vezes ao dia.
SolSe bem aproveitado essa estrela pode ser amiga da gestante. O filtro solar não deve sair da bolsa e é fundamental, atenção com os horários de exposição. Como já é sabido de todos, mas sempre é bom repetir, deve-se evitar o sol entre 10 e 16 horas, mesmo com a pele protegida. “O exagero e/ou a falta de cuidados podem intensificar ou até despertar alguns problemas de pele”, diz a dermatologista.
Xiii inchou!Os edemas são comuns, ainda mais em dias com a temperatura elevada. As mãos, os pés, a face e os tornozelos são os principais pontos arredondados. “O inchaço acontece pela retenção hídrica ligada aos fatores hormonais, ou seja, o organismo retém sódio e água e a circulação não dá conta de eliminá-los”, esclarece Dra. Rosanna que ainda completa: “As varizes também são queixas comuns das grávidas. As alterações vasculares podem ser evitadas com o uso das meias elásticas.”
Atenção: A drenagem linfática pode ser ótima aliada, desde que feita por profissional especializado em gestantes. Esse cuidado é fundamental para que não haja prejuízos tanto para a mulher como para o feto. Mas fale com seu médico.
PigmentaçãoA especialista reforça que algumas partes do corpo tendem a ficar mais escuras, como os mamilos, a aréola mamária e até a área genital. Além disso, se aparecer uma linha escura que vai do umbigo até o centro do osso púbico, ou seja, a linha média do abdômen ou ainda linha nigra, não se desespere, esse distúrbio de pigmentação é outro sintoma causado pelos nossos amigos hormônios e que desaparecem depois do parto.
Cabelos & unhasTambém de forma fisiológica, durante a gravidez é comum ocorrer crescimento mais intenso dos cabelos, especialmente no terceiro trimestre.
Por esta razão, observa-se com frequência o aumento da queda dos cabelos após o parto, denominado de eflúvio telógeno. Também neste caso, não há necessidade de tratamento, pois os fios voltarão a crescer inicialmente mais finos e aos poucos voltam ao normal.
Já em relação às unhas, a dermatologista explica que também podem sofrer alterações como a fragilização e descolamento.
EstriasA má notícia dada pela dermatologista é: de 70 a 90% das grávidas apresentam estrias, especialmente a partir da 24ª semana de gravidez, não sendo explicadas apenas pela distensão do abdômen. Outro ponto negativo é que, ao contrário dos outros sinais, as estrias não desaparecem após o parto e o tratamento é difícil. “O uso de emolientes e hidratantes durante a gestação devem ser encarados como forma de evitá-las. Mas, cientificamente falando, não há garantias de que elas não vão surgir”, finaliza Dra. Rosanna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...]
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.