quinta-feira, 21 de julho de 2011

Você acredita que lavar a mão pode influenciar a sua sorte?

Você acredita que lavar as mãos pode afastar a sorte ou o azar? Pode ser que não acredite, mas um estudo publicado no Jornal de Psicologia Experimental mostra que, mesmo sem perceber, as pessoas demonstram incluir a superstição no momento de tomar uma decisão arriscada.
Rami Zwick, professor de marketing da Universidade da Califórnia, trabalhando com Alison Jing Xu da Universidade de Toronto e Norbert Schwarz da Universidade de Michigan, fizeram dois experimentos para verificar se a decisão de correr ou não um risco dependia do sujeito lembrar de um episódio de má ou boa sorte e de lavar as mãos. 
Em conversas com os participantes, verificou-se que eles não percebem as influências que a superstição pode ter em suas decisões. Apesar de conhecerem práticas supersticiosas, eles não sabiam que isso seria usado no estudo e insistiam que nunca seriam influenciados por isso. A pesquisa procurou verificar se a ideia de que lavar as mãos lava a sorte (seja ela boa ou má) influencia as decisões sobre correr ou não riscos.
No primeiro experimento, metade dos participantes foi instruído a lembrar de algum momento no qual tiveram boa sorte nas finanças e a outra metade lembrou de algum episódio de má sorte com dinheiro. Depois, para que os participantes não suspeitassem, todos fizeram a avaliação de lenços antissépticos para limpar as mãos, metade de cada grupo era instruído a usar o lenço para limpar as mãos e metade avaliou sem fazer a limpeza das mãos. Ao final, era dada a missão de tomar uma decisão estratégica como se fossem um executivo de uma empresa, eles deveriam aceitar ou rejeitar a proposta de melhorar o produto, ao rejeitar eles teriam um lucro certo, ao aceitar, teriam 25% de chance de ter menos lucro do que rejeitando e 75% de chance de ter ainda mais lucro.
Os resultados mostraram que aqueles que relembram um caso de má sorte e lavam as mãos e aqueles que relembram um caso de boa sorte e não lavam as mãos estão mais propensos a escolher a alternativa mais arriscada. Dos que lembraram um caso de má sorte e lavaram as mãos, 73% escolheu a opção mais arriscada, contra 36% dos que não lavaram as mãos. Entre os que relembraram um momento de boa sorte, 77% dos que não lavaram as mãos escolheram a opção mais arriscada, contra 35% dos que lavaram as mãos.
No segundo experimento, os participantes recebiam dinheiro para fazer apostas e poderiam ficar com a quantia que conseguissem no final da pesquisa. Eles precisavam escolher entre uma bola rosa e uma verde, em seguida pegavam uma bola sem ver, se fosse da cor escolhida ganhavam uma quantia, se fosse da outra cor, perdiam. Eles repetiam a aposta até perder tudo, dobrar o dinheiro ou completar quatro rodadas. Depois todos recebiam um sabonete orgânico (com a instrução de avaliá-lo para que não desconfiassem), metade foi instruída a usá-lo lavando as mãos e metade não. Ao final eles recebiam mais uma quantia, mas dessa vez poderiam escolher a quantia a ser apostada e teriam apenas uma aposta. 
Em concordância com os resultados da outra pesquisa, os participantes que apresentaram sorte na primeira rodada apostaram mais dinheiro que os que tiveram má sorte, mas os que tiveram má sorte apostaram mais no final quando lavaram as mãos. Os que tiveram boa sorte e lavaram as mãos apostaram menos dinheiro que os que não lavaram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...]
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.