Uma companhia da Índia lançou o que afirma ser o primeiro creme para
"estreitar a vagina", chamado 18 Again (18 de novo), que afirma fazer a
mulher se sentir ''como uma virgem'' novamente.
A empresa Ultratech afirma que o produto oferece poder às mulheres, mas os críticos dizem que ele faz exatamente o contrário.
O comercial do 18 Again mostra uma indiana trajando um vestido
característico do país, cantando e dançando, como em um filme de
Bollywood.
''Eu me sinto como uma virgem'', afirma a personagem da publicidade, ainda que o anúncio deixe claro que ela não o é.
Seus sogros, chocados, observam-na. Logo seu marido se junta a ela, dançando salsa.
''Me sinto como se fosse a primeiríssima vez'', ela afirma, enquanto dança.
A sogra faz uma expressão de nojo ao observá-la, mas ao final do
anúncio até ela parece ceder, ao comprar o produto pela internet, diante
do olhar de aprovação do marido.
'Produto revolucionário'
A Ultratech, fabricante do 18 Again baseada em Mumbai, diz que o
produto é o o primeiro no gênero em toda a Índia (cremes semelhantes
existem em outras partes do mundo, como os Estados Unidos).
O proprietário da Ultratech, Rishi Bhatia, afirma que o creme, que está
sendo vendido por US$ 44 (cerca de R$ 90), contém ingredientes
naturais, como pó de ouro, aloe vera, amêndoa e romã, e foi clinicamente
testado.
''É um produto único e revolucionário, que também contribui para
aumentar a autoconfiança de uma mulher e seu amor próprio'', afirma
Bhatia, que acrescenta ainda que o objetivo do produto é dar mais
poderes às mulheres.
Ele frisa que o produto não se diz uma restauração da virgindade de uma
mulher, mas sim resgatar as emoções de ser uma virgem. ''Estamos apenas
dizendo, 'sinta-se como uma virgem'. É uma metáfora. Ele tenta retomar a
sensação que uma pessoa tem aos 18 anos de idade.''
Mas a estratégia de marketing da empresa gerou críticas de médicos,
grupos feministas e usuários de redes sociais. Os criticos afirmam que o
produto reforça a visão amplamente difundidade na Índia de que o sexo
pré-nupcial é algo recriminável, um tabu considerado até pecaminoso por
muitos.
'Complexo de inferioridade'
''Este tipo de pomada é um absurdo e pode gerar em mulheres um complexo
de inferioridade'', afirma Annie Raja, da Federação Nacional de
Mulheres Indianas, que luta pelos direitos femininos no país.
Ela opina que, em vez de fortalecer as mulheres, o creme tem o efeito
oposto, ao reafirmar a visão patriarcal de muitos na Índia - a noção de
que todas mulheres querem permanecer virgens até o dia do casamento.
''É o direito de uma mulher ter relações sexuais com um homem, mas a
sociedade aqui diz que elas não devem fazê-lo até se tornarem noivas.''
''Ser virgem ainda é algo valorizado e não creio que as atitudes
mudarão neste século'', afirma Mahinda Watsa, ginecologista que assina
uma popular coluna de conselhos sexuais nos jornais Mumbai Mirror e
Bangalore Mirror.
Watsa já respondeu a mais de 30 mil indianos que buscam conselhos
sexuais e afirma que a pergunta mais frequente por parte de homens é se
suas mulheres são virgens. Por parte das mulheres, a dúvida mais comum é
como fazer para esconder de seus maridos que elas deixaram de ser
virgens.
''Os homens ainda esperam se casar com uma virgem, mas mais e mais
mulheres na Índia, ao menos nas grandes cidades, estão fazendo sexo
antes do casamento. As mulheres me escrevem, perguntando, o que devo
fazer, já fiz sexo, mas como posso convencer que eu ainda sou virgem?'',
relata a ginecologista.
Modernidade x tradição
Nisreen Nakhoda, uma médica que assina uma coluna de conselhos sexuais
para o site MDhil, se diz cética em relação aos efeitos do 18 Again.
''O estreitamento da vagina se dá por meio dos músculos vaginais, por
isso eu não sei como um creme pode agir'', afirma. Mas ela acredita, no
entanto, que a pomada poderá fazer sucesso na Índia, mesmo diante das
rápidas mudanças de costumes, porque as pessoas ainda buscam maneiras de
encobrir suas ações.
''Tudo é envolto em segredos e cercado de discrição. Ninguém realmente
discute suas vidas sexuais com médicos ou namorados. A nova geração quer
ser moderna e fazer sexo antes do casamento, mas ainda é criada de
forma tradicional, segundo a qual é tabu fazer sexo antes do casamento.
Isso gera muito confusão entre vários adolescentes'', comenta.
A venda do 18 Again se dá pouco após a controvéria em torno de um creme
para clarear a vagina. Ambos são exemplos de valores tradicionais se
chocando com os costumes mais recentes na Índia.
O proprietário da Ultratech afirma que a polêmica em torno do 18 Again é
sem sentido. "Os homens têm à sua disposição tantos produtos que eles
podem usar para realçar o seu prazer sexual, isso representa apenas
colocar a intensificação do prazer sexual nas mãos das mulheres'',
comenta Rishi Bhatia.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário